Mesmo com cancelamento, polícia investiga para identificar fraudadores de concursos
Mesmo com o cancelamento dos concursos das Policiais Militar e Civil, a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) vem investigando para conseguir identificar as pessoas que foram aprovadas nos certames através da fraude.
Os dois concursos, além do Corpo de Bombeiros em Alagoas foram cancelados depois que uma organização criminosa foi presa suspeita de operar um esquema resultou na fraude durante a aplicação das provas.
De acordo com o delegado Gustavo Xavier, além dos criminosos que praticaram a fraude e organizaram todo o esquema, a Polícia Civil vem investigando também as pessoas que pagaram e participaram da fraude. Buscando reverter o cancelamento do certame do Corpo de Bombeiros, alguns candidatos protocolaram um pedido autorizando a quebra do sigilo bancário.
Além disso, o mesmo grupo de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros recorreu á Defensoria Pública Estadual para tentar reverter o cancelamento.
Os aprovados alegam, em documento protocolado na Defensoria, que não existe nenhuma prova concreta sobre a fraude nas provas do Corpo de Bombeiros, assim como ressaltaram que o edital prevê pena individualizada para o candidato que fraudar a prova.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) cancelou três concursos públicos: o da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário da pasta, Fabrício Marques, a Seplag decidiu cancelar as fases já realizadas após o resultado da primeira fase da Operação Loki deflagrada pela Polícia Civil.