Desde 2007 no AR!

 

A Alagoas

Em Alagoas, de janeiro a março são registrados 529 acidentes com postes de energia elétrica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em Alagoas, de janeiro a março são registrados 529 acidentes com postes de energia elétrica

Redação*|
Acidente com poste de energia elétrica
Acidente com poste de energia elétrica / Foto: Ascom Equatorial

De janeiro a março, em todo o estado de Alagoas foram registrados 529 acidentes com postes de energia elétrica da Equatorial Alagoas. De acordo com um balanço realizado pela distribuidora, no ano de 2021 foram registradas 2.051 ocorrências de acidentes, em todo o estado, provocadas por condutores de veículos automotivos, que colidiram contra postes da empresa. 

A assessoria de Comunicação da empresa informou que segundo a companhia, além dos danos causados ao veículo e ao condutor, em quase todos os casos, uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente.  A depender da gravidade da colisão, pode afetar também o fornecimento para bairros inteiros, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste que pode levar até quatro horas ou mais, a depender da situação.

Vale destacar, que o trabalho de manutenção, nesses casos, costuma depender também da ação de outros agentes públicos, como policiais militares, agentes de trânsito e bombeiros, uma vez que os acidentes podem gerar vítimas, incêndios e interdições de vias.

Por meio de ações em campo, a empresa atua preventivamente para proteção das estruturas contra possíveis colisões para impedir ou minimizar os abalroamentos como pontua o superintendente de operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho.     

“Com base no histórico de ocorrências a Equatorial tem feito investimentos no sistema seja para instalar proteções, que tem como objetivo minimizar o impacto do condutor diretamente com o poste, ou, atuar com a transferência das estruturas em regiões que coincidem com o número de maior incidência de abalroamentos”.

“Além disso, outra frente de atuação é o investimento em tecnologia, por meio do aperfeiçoamento de sistemas de recomposição automática do fornecimento junto ao nosso Centro de Operações, o que reduz as consequências dessas colisões de trânsito no fornecimento de energia para os consumidores”, complementa o superintendente.

Custos

A Distribuidora ressalta que, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 44 mil ou até valores ainda maiores. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

“Acidentes dessa natureza não trazem impacto somente para a rede elétrica. Ele primeiro traz um dano para o condutor, tendo em vista que a colisão pode gerar ferimentos graves ou até mesmo fatais. Em seguida aparecem os danos ao veículo e a reposição da estrutura atingida. Sempre que conseguimos identificar o condutor ou o proprietário do veículo, efetuamos a cobrança para ressarcimento dos prejuízos. Quando isso não é possível, infelizmente o ônus fica com a Distribuidora”, explica o superintendente.

O que fazer em caso em casos de acidente?

A Equatorial Alagoas reforça aos clientes, que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente pela Central de Atendimento da empresa no telefone 0800 082 0196 para que uma equipe técnica possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Caso um fio partido atinja algum veículo automotor com ocupantes, a Distribuidora orienta que jamais se deve tentar sair do veículo até que seja feito o atendimento pelas equipes especializadas para evitar que acidentes graves ou até mesmo fatais venham a acontecer.

Em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do veículo aterrissando com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por no mínimo 25 metros. 

Ações de conscientização

Durante este mês de maio, a Equatorial Alagoas estará intensificando as ações de conscientização em parceria com outros órgãos de trânsito, com o propósito de contribuir no alcance da informação sobre a importância de todos os motoristas estarem atentos ao trânsito, obedecendo todas as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A mudança de comportamento, além de proteger vidas e impedir acidentes, também colabora para evitar transtornos ao fornecimento de energia elétrica para a sociedade.

 

*Com assessoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter