Desde 2007 no AR!

 

A Alagoas

Alagoas: chegada da quadra chuvosa abre temporada do roteiro das cachoeiras

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Alagoas: chegada da quadra chuvosa abre temporada do roteiro das cachoeiras

Nesta época, muitas cachoeiras ganham, apesar de abertas o ano inteiro, uma temporada própria devido ao maior volume de água e trilhas com enorme grau de dificuldade

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente20/04/2024 10h05
Alagoas: chegada da quadra chuvosa abre temporada do roteiro das cachoeiras
Cachoeira da Escadinha, em Maribondo, faz parte do roteiro de muitas agências de turismo e viagens - Foto: Ascom Prefeitura de Maribondo

Alagoas é um estado muito rico em belezas naturais. Praias entre as mais belas do Brasil, regiões serranas que despontam para o turismo, rios ainda a serem explorados e muitas cachoeiras, que tem se transformado em locais perfeitos para admirar a natureza, relaxar, se desconectar, tomar um banho frio e recarregar as energias. Com a chegada da quadra chuvosa, muitas cachoeiras ganham, apesar de abertas o ano inteiro, uma temporada própria devido ao maior volume de água e trilhas com enorme grau de dificuldade, o que atrai muitos visitantes do turismo de aventura.

E se você é um daqueles que não resiste a um bom banho de cachoeira, unido a aventuras e muitas belezas, que tal conhecer algumas das quedas d´água mais belas e mais famosas de Alagoas.

Começamos com a mais próxima de Maceió, a Cachoeira da Geladeira, no município da Barra de São Miguel. Localizada a 15 km da cidade em direção a São Miguel dos Campos, seu nome faz referência às águas geladas e cristalinas. Cercada de densa vegetação, a queda d’água fica próxima a nascente do Rio Niquim. Para chegar ao local, basta seguir a estrada que sai da Barra em direção a São Miguel dos Campos. A entrada para o local é próxima a algumas caixas d’águas suspensas, do lado direito.

Pedra Branca

A Pedra Branca é uma cachoeira muito bonita, apesar de pequena, localizada em Pilar. O lugar e muito legal para tomar banho e fazer fotos, depois de percorrer uma pequena trilha. A água da cachoeira é muito gelada. Se for conhecer, levar repelente, pois tem bastante mosquito.

A Cachoeira da Tiririca, que fica na Fazenda Boa Sorte, zona rural de Murici, é queda d´água mais alta de Alagoas, com mais de 100 metros. Aberta durante o ano todo, o local possui 200 hectares, sendo 40 destinados ao turismo. Considerada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a estrada para chegar à cachoeira possui uma trilha de 2,5 km, o que dá mais de uma hora de caminhada.

Cachoeira Dias D´Ávila, também localizada em Murici, possui uma queda de 86 metros. Isso a torna ideal para os amantes do cascading, ou seja, a prática do rapel em cachoeira ou cascata. Boa parte de sua beleza advém da biodiversidade da região, que é área de Mata Atlântica e possui fauna e flora vastas.

A Cachoeira do Anel, em Viçosa, deve entrar na lista de qualquer um como uma das cachoeiras que devem ser visitadas em Alagoas. Formada pelo Rio Caçamba, situada no povoado do Anel, na Fazenda Cachoeira Grande, a cachoeira fica a 14 km da zona urbana da cidade. Na verdade, nem o problema para se chegar deve ser um obstáculo para quem quiser conhecer a região.

Na Serra Dois Irmãos, queda d’água é formada no Rio Paraíba, em Viçosa

A Cachoeira Serra Dois Irmãos também fica localizada na cidade de Viçosa. Lugar conhecido por suas belas cachoeiras, paisagens de tirar o fôlego e acontecimentos históricos. Há relatos de que a Serra Dois Irmãos foi o local dos últimos momentos de vida do líder Zumbi dos Palmares. A cachoeira dos Dois Irmãos é uma queda d’água formada no rio Paraíba que desliza entre as serras Alegre e Balança. Sua trilha, a depender do ponto de partida e chegada, pode chegar a 9 km de muita natureza misturada com história. Em seu trajeto há várias comunidades quilombolas. Em seus paredões é possível praticar rapel para iniciantes e em suas matas praticar acampamento.

Em Maribondo, que tem calendário próprio para a temporada, duas cachoeiras chamam a atenção: a da Escadinha e a do Boi, que já fazem parte do roteiro de muitas agências.

Cachoeira Vai e Vem, em Água Branca, fica localizada no Sertão alagoano. Apesar de estar a 246 km da capital alagoana, a ida até o lugar reserva cenários incríveis. Além disso, o local é característico por possuir uma trilha com alguns percalços que exigem certo esforço físico. Contudo, as águas frias da queda d’água são uma recompensa pelo caminho percorrido. Famosa por suas águas límpidas, a cachoeira também apresenta um pequeno volume de água. Com isso, se torna um local perfeito para banho sem oferecer perigos.

Cachoeira do Ximenes, cachoeira que fica próxima a Serra da Barriga. Apesar do difícil acesso, a vista e o banho na água gelada valem a pena todo o esforço. No caminho você encontrará uma vegetação deslumbrante, além da grande diversidade de fauna. A cachoeira do Sítio Ximenes também é ideal para quem pratica rapel. Porém, o espaço da Mata Atlântica que cerca o local também pode ser utilizado para fazer trilhas com motos.

Cachoeira do Tombador, que fica localizada dentro de uma área de Mata Atlântica, na Serra da Catita, entre Colônia Leopoldina e Ibateguara, oferece aos visitantes contato direto com a natureza. Para chegar na cachoeira Tombador, também conhecida como Véu da Noiva, é necessário subir a serra. A cachoeira do Tombador, por ser inclinada, não é alta. Formada por uma grande rocha que recorta a vegetação de mata atlântica, ela chama a atenção pelo volume de água que desce do topo formando uma espécie de manto que garante o nome de véu da noiva.

E as menos conhecidas, mas não menos belas. Cachoeira Raiz, entre São Luís do Quitunde e Flexeiras; Cachoeira da Tabela, entre Marechal Deodoro e Boca da Mata; Cachoeira Antônio Vitório, entre Palmeira dos Índios e Bom Conselho, em Pernambuco; a Cachoeira no Balneário Águas de São Bento, em Boca da Mata; Cachoeira Jangadão, em Igaci; Cachoeira do Sítio Canto e Cachoeira do Limão, ambas em Joaquim Gomes, Cachoeiras das Águas Frias, em Santana do Mundaú e a Cachoeira do Boi, em Mar Vermelho, que já ganhou dimensão já que a agência Peregrinos Eco Adventure já está realizando excursões para as cachoeiras e trilhas.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter