Desde 2007 no AR!

 

Destaque da natação alagoana disputa competição neste fim de semana em Fortaleza

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Destaque da natação alagoana disputa competição neste fim de semana em Fortaleza

Campeão Júnior Alexandre começa temporada de 2023 cheio de metas e com grandes chances de medalhas

Por Wellington Santos23/03/2023 14h27 - Atualizado em 23/03/2023 18h04
Destaque da natação alagoana disputa competição neste fim de semana em Fortaleza
Júnior Alexandre é destaque da natação paralímpica de Alagoas - Foto: Divulgação

Um dos maiores destaques da natação paralímpica de Alagoas nos últimos tempos entrará nas piscinas neste fim de semana, com plenas chances de medalhas para o Estado. Júnior Alexandre, 35 anos, disputará a Copa Cearense de Paranatação, nas provas de 50 livre, 100 costas e 200 medley.

Alexandre espera começar o ano nas piscinas com o mesmo ímpeto com que terminou 2022, quando abocanhou nada menos que 5 medalhas no Open de Natação na Argentina; 7 medalhas em campeonatos brasileiros; 2 medalhas em campeonato nacional; 5 medalhas em Campeonatos Alagoanos e 1 medalha Norte-Nordeste.

“A competição já começa nesta sexta-feira, mas só vou competir no sábado. Vou dar o meu melhor neste campeonato no Ceará para continuar com os bons resultados”, garantiu o campeão alagoano, em entrevista à Tribuna, antes de embarcar para a capital cearense.

Júnior Alexandre em ação na piscina (Foto: Divulgação)

 

Nesta Regional em que Júnior Alexandre participará estarão presentes atletas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Acre, Alagoas, Pará, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Em 2023, é o atual campeão alagoano na prova de 100 metros costas. Aberta a temporada de competições regionais e nacional, é o único alagoano que participará da classificatória que será realizada em Fortaleza neste fim de semana com mais de 200 atletas, com o objetivo de se classificar para o Nacional em São Paulo no mês de maio.

Atleta ganhou notoriedade após reportagem na Tribuna

Júnior Alexandre tem se notabilizado nas competições e ganhou ainda mais destaque depois de ter sido reportagem no portal tribunahoje.com e no jornal Tribuna Independente na edição do dia 18 de fevereiro deste ano com a reportagem intitulada: “Alagoano Júnior Alexandre é campeão na vida e nas piscinas”, de autoria do jornalista Júnior de Melo. O material revelou a luta e a vida do atleta para vencer os obstáculos no caminho até brilhar nas piscinas de Alagoas, do Nordeste, do Brasil e fora do país.

Júnior segue em busca de mais medalhas (Foto: Divulgação)

 

Na matéria, Júnior Alexandre conta que nasceu sem nenhuma deficiência física, mas, devido ao surgimento de um furúnculo, precisou remover a cabeça do fêmur. Aos 13 anos de idade entrou para a natação e se tornou paratleta. Hoje, faz parte da classe S10 e já acumula muitos títulos desde que começou a participar das competições. Dentre eles, o de campeão Norte-Nordeste, tricampeão brasileiro universitário e campeão pan-americano universitário.

Apoios têm sido fundamentais

Para alcançar o sucesso que obteve em 2022, Júnior Alexandre é defensor do clube da Associação Pestalozzi de Maceió, instituição que atua dando todo o suporte administrativo para viabilizar perante a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj) as passagens aéreas, hospedagem e inscrições nas principais competições do país, além de uniformes e equipamentos necessários. Esse apoio administrativo é vital para o atleta se credenciar nas competições.

Paratleta conta com apoio da Pestalozzi de Maceió (Foto: Divulgação)

 

Veja o currículo e o calendário de competições de Júnior Alexandre

* Medalha de Prata nos 100 m, no Rio de Janeiro, no 65º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, no Parque Aquático do Complexo de São Januário.

* 5 medalhas no Open de Natação na Argentina;

* 7 medalhas em campeonatos brasileiros;

* 5 medalhas no Panamericano universitário

2019 com 2 medalhas de ouro e 3 de bronze

* 2 medalhas em campeonato nacional; 5 medalhas em campeonatos Alagoanos e 1 medalha Norte-Nordeste.

Calendário de competições para o primeiro semestre

Jogos Cearenses Paralímpicos – 24 e 25/03

Campeonato Master (Rio) - 27/4

Brasileiro Paralímpico (SP) - 24/6

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter