Moradores de Pão de Açúcar relatam terem sido vítimas de golpe do WhatsApp clonado

  • Redação com Pão de Açúcar Notícias
  • 01/03/2021 16:53
  • Polícia
 
Divulgação

Pelo ou menos cinco moradores do município de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, relataram, nesta última semana, nas redes sociais, que tiveram o aplicativo WhatsApp clonado por criminosos e, que, após isso, pessoas que eles tinham como contato no app foram vítimas de golpes, com os golpistas pedindo dinheiro se passando pelas titulares dos números telefônicos.

Em depoimento à policia, uma das vítimas contou que um amigo recebeu um falso pedido de ajuda, enviado do aplicativo dele, e depositou R$ 989 em uma conta bancária informado pelos criminosos.

Em três, dos cinco casos, os estelionatários teriam agido da mesma forma: enviaram os códigos de segurança do WhatsApp aos celulares das vítimas por mensagem de texto, depois ligaram se passando por outras pessoas e obtiveram os números, que permitem o acesso irrestrito aos aplicativos.

Após clonar o telefone da vítima que passou os seis dígitos do código do SMS, o golpista começa a buscar, na agenda da vítima que passou os seis dígitos do código do SMS, o golpista começa a buscar, na agenda da vítima, seus amigos e familiares e envia a seguinte mensagem como se fosse a vítima: "Oi, td bem? Tô precisando de uma ajuda sua. Fui fazer uma transferência, mas como já paguei uns boletos de manhã, fiquei sem limite. Você consegue pagar da sua conta pra mim e amanhã eu já te devolvo sem falta?".

Os amigos e conhecidos da vítima, achando que estão falando com ela, passam o dinheiro para ajudá-la, mas, na verdade, transferem o valor, que geralmente é alto, para a conta de um "laranja". Com essa, eles nunca mais vão recuperar o valor transferido e perdem um dinheiro que pode ser importante, se tornando uma segunda vítima do crime do WhatsApp clonado.