13 ANOS

Topo
SANTANA EDUCAÇÃO
BANNER PREFEITURA2

Compra de alimentos para merenda escolar deve ganhar novo impulso nos municípios

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Compra de alimentos para merenda escolar deve ganhar novo impulso nos municípios

Sebrae Alagoas e Unicafes querem estreitar relação entre prefeituras e cooperativas de agricultura familiar

↑ Foto: Assessoria/Sebrae-Alagoas

Acompra de produtos para merenda escolar nos municípios por meio de ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi discutida numa reunião entre o Sebrae Alagoas e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), na tarde de quinta-feira (24). O foco principal é ajudar a escoar a produção dessas cooperativas – a Unicafes reúne 50 delas.

Para viabilizar a aquisição dos alimentos sem entraves e estreitar a relação desses produtores com as prefeituras alagoanas, um evento deve ser realizado nos próximos dias com os gestores municipais – prefeitos e secretários de Educação e Agricultura -, tendo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) como parceira.

O gerente adjunto da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Márcio Barcellos, explica que essa demanda surgiu após uma reunião com a AMA, quando foram apresentados à associação alguns trabalhos que o Sebrae apoia como serviço de inspeção municipal, organização de feira livre e apoio aos municípios para produzirem termos de referência para compras públicas.

“O presidente da AMA [Hugo Wanderley] nos falou sobre a Unicafes, que está buscando apoio para a agricultura familiar. A conversa inicial foi sobre esse evento, como a gente pode ajudá-los no trabalho de organização junto aos municípios. Prefeitos e secretários de Agricultura e de Educação, para organizar as compras de alimentos para merenda escolar a partir do que os municípios produzem”, detalha Márcio Barcellos.

Sensibilização dos gestores

O fluxo para esse trabalho começa pela sensibilização dos prefeitos e secretários de Agricultura e de educação, para conhecerem o que é produzido na região, além de perceberem que é importante valorizar a produção local de alimentos. Esse caminho acaba refletindo no diretor da escola e na nutricionista do município, que estabelece a dieta para os estudantes da rede pública de ensino.

“A gente tem casos de municípios com produção de goiaba, mas a nutricionista tinha colocado maçã na composição da merenda escolar. Então, alinhando algumas coisas nesse sentido, você valoriza a produção local”, conta Barcellos.

“Tem um trabalho que a gente faz com as merendeiras para elas usarem o inhame ao invés do macarrão industrializado. A gente também faz concurso com merendeiras. O presidente da AMA gostou disso e resolveu fazer essa conexão nossa com a Unicafes”, completa.

Durante a reunião de quinta-feira, que contou com a Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas e representantes da Unicafes, também foram discutidas oportunidades de apoio à gestão empresarial das cooperativas e acesso a mercados em setores como a Cadeia do Turismo. Também foi discutido sobre crédito de carbono como oportunidade para a agricultura Familiar.

“Ao manter, por exemplo, uma área de produção de coco, os produtores podem oferecer serviço ambiental e se creditar por isso por meio de pagamentos de empresas que compram créditos de carbono”, diz Barcellos.

Além do gerente adjunto da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), também participaram do encontro o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o diretor técnico Vinícius Lages, a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE), Fátima Aguiar, o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial, Marcos Alencar, o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior, e o representante da Unicafes em Alagoas, Roberto Vieira Nascimento.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

35

Fonte: Assessoria Sebrae

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter