Casos de Covid-19 aumentam 470% em uma semana em Arapiraca
Equipes de saúde continuam mobilizadas; cidade fará um mutirão de vacinas no sábado (15)
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Os casos de Síndromes Gripais em Arapiraca seguem em aumento constante e, consequentemente, a ocorrência dos casos positivos de Covid-19 também registram elevação.
Em uma semana, os casos saltaram de 3 para 17, quando comparadas a última semana de dezembro e a primeira de janeiro. O aumento, que já é de 470%, tem deixado os serviços de saúde em alerta.
De acordo com o coordenador de Informação e Análise da Secretaria Municipal de Saúde, Evandro Melo, os casos devem aumentar ainda mais durante esta semana.
“Muito provavelmente veremos um aumento expressivo de casos confirmados Covid-19 nessa semana, uma vez que no último domingo foram 9 casos confirmados”, projetou ele.
Na primeira semana de janeiro, a média móvel de atendimentos a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional é de 189 por dia.
Ocupação de leitos
De acordo com o Boletim desta semana, a taxa de ocupação hospitalar de leitos para Covid-19 e Influenza está em 30%.
São 10 leitos clínicos ocupados de um total de 30 disponibilizados, sendo que nenhum dos pacientes é residente de Arapiraca.
São 9 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados de um total de 30 disponibilizados, sendo 3 desses pacientes residentes em Arapiraca.
Atendimentos
Arapiraca é uma das cidades com maior cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Por aqui, quase 100% do território é coberto pelas Unidades Básicas de Saúde. Sendo assim, elas são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente agora durante o aumento dos casos de Síndromes Gripais. Apenas casos específicos serão direcionados para outros serviços de saúde.
Em meio ao aumento de atendimentos, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, convocou uma reunião na tarde da última quarta-feira (5), para realinhar os fluxos e organizar melhor os serviços que atendem a 7ª Região de Saúde, da qual Arapiraca é referência.
Além da equipe municipal, também estiveram presentes representantes do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, local que sediou o encontro; da Unidade de Pronto Atendimento Noel Macêdo, e do Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, o objetivo do encontro foi traçar o perfil assistencial em saúde para o enfrentamento a epidemia de síndromes gripais, levando em consideração as particularidades da Covid-19 e da Influenza.
“Estamos enfrentando um aumento significativo na procura de pacientes com sintomas gripais e isso tem feito com que o município reorganize os fluxos para melhorar o atendimento ao arapiraquense e cidades circunvizinhas. Nossos profissionais estão atuando com muita garra no enfrentamento de mais uma batalha”, disse a gestora, reforçando que as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para os casos gripais.
“As equipes de Saúde da Família realizarão o processo de acolhimento e primeiro atendimento. Apenas casos específicos serão direcionados para outros serviços de saúde”, explicou Luciana Fonseca.
Fonte: Davi Salsa com assessoria