Ministério do Turismo apresenta ações na Marcha dos Prefeitos a Brasília
Importância do Mapa do Turismo e emendas parlamentares foram alguns dos temas detalhados a gestores de todo país durante o primeiro dia do evento
Durante o primeiro dia da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 25 e 28 de abril, em Brasília (DF), o Ministério do Turismo teve participação ativa na programação em que apresentou ações e programas da Pasta a prefeitos e secretários estaduais.
“A Marcha é um grande encontro e uma grande oportunidade de nos aproximarmos e conhecermos o trabalho que está sendo realizado na esfera federal, estadual e municipal. Juntos podemos construir um turismo mais sustentável”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Bob Santos, participaram do painel “Turismo e Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento”, que teve como foco a captação de investimentos e emendas parlamentares para fomento da atividade turística.
Entre os assuntos abordados no seminário estava a importância de os municípios integrarem o Mapa do Turismo Brasileiro, programa que orienta políticas públicas e investimentos do MTur. Atualmente, o Mapa reúne 2.597 cidades de 332 regiões turísticas do país (dados de 20/04) e, a partir deste ano, gestores municipais podem atualizar dados ou cadastrar cidades a qualquer tempo, e não mais a cada dois anos, como ocorria anteriormente. Os registros são homologados por gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo MTur.
“O Programa de Regionalização do Turismo é uma ferramenta fundamental para direcionar as políticas públicas em um país continental como o nosso. Este encontro com os gestores municipais e estaduais nos aproxima e facilita a troca de informações com quem está na ponta, fazendo o turismo acontecer em cada canto do Brasil”, ressaltou a secretária nacional de Atrações de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves.
Como nas outras edições, o Ministério do Turismo também oferta atendimento a prefeitos para que tirem dúvidas e recebam informações sobre os programas e ações da Pasta e o andamento dos projetos e liberação de recursos para as obras em execução.
O chefe da Assessoria Parlamentar, Bob Santos, detalhou as ações orçamentárias disponíveis para emendas parlamentares (individuais impositivas, de bancada e de comissão) e como realizar ações junto à Secretaria Especial da Cultura. Além disso, tirou dúvidas sobre como os municípios podem obter recursos do ministério para estruturar, qualificar e promover seus atrativos turísticos.
“Este é um tema que gera muita dúvida e o encontro foi essencial para alinhar o entendimento dos prefeitos e gestores de turismo. O Ministério do Turismo trabalha para desenvolver esses três pilares – estruturação, qualificação e promoção - e se coloca inteiramente à disposição de estados e municípios para esclarecer dúvidas”, destacou Santos.