OMirante do Pedrão em Santana do Ipanema recebeu, na última segunda-feira (25), os devotos de Senhora Sant´Ana que participaram de sétima Caminhada Cultural em homenagem as padroeira do nosso Município.

Devido as chuvas constantes nos últimos dias o acesso foi difícil, mas a fé e a devoção foram propulsoras para que o objetivo fosse atingido.

Mantendo a tradição uma cruz é colocada, marcando a passagem da caminhada.

No Mirante do Pedrão, o padre Jacyel Soares Maciel proferiu a bênção aos devotos/aventureiros.

CAMINHADA CULTURAL SENHORA SANTANA

Cada recanto em torno da cidade de Santana do Ipanema, com a paisagem natural de montes, serrotes e serras, tem sua história, sua cultura, sua religiosidade.
Visita-ló anualmente por ocasião da festa da Padroeira, Nossa Senhora Santana, tornou-se atração turística com uma agradável e concorrida caminhada, um exercício, também, de fé cristã.
Bastou ao professor Gileno de Melo Carvalho, a partir de 2016, a feliz ideia da criação dessa caminhada anual, de cunho religioso, histórico e cultural, para que despertasse a atração do então prefeito Isnaldo Bulhões, de saudosa memória, no sentido de torná-la parte oficial da programação da Festa da Padroeira da cidade.
A caminhada será mais um dos compromissos sociais, mais um acontecimento sério, histórico, cultural, religioso, turístico, que conta, atualmente, com o decisivo apoio da ilustre prefeita Christiane Bulhões.
A caminhada deverá constar, sobretudo do calendário festivo-culrural da cidade, anualmente.
Em cada monte, serrote e serra, uma cruz fincada servirá de marco turístico da visita e símbolo de fé cristã do santanense.
Da história de cada lugar visitado será recolhido da fonte oral do morador mais idoso, conhecedor dos primeiros habitantes do seu recanto natural, a preservação dos costumes e hábitos dos seus antepassados.
Hoje, o grupo interessado – à frente o próprio professor Gileno Carvalho, José Antônio Soares Campos (Xogoio) e Jorge Santana (secretário de agricultura) - conta com o apoio de Marcelo Silva (secreta´rio de obras), coordenador do projeto, Cleudson Nobre (chefe de gabinete) e da Dra. Renilde Bulhões (secretária de governo) e demais secretários da administração municipal.
Vale lembrar, afinal, que já foram visitadas, em anos anteriores, as seguintes localidades: serra do Gugy, serra da Micro-onda, serra da Cajarana, serra da Camonga, serra dos Macacos e serra da Pedra Rica.

CAMINHADAS REALIZADAS

1ª CAMINHADA 2016 – Mirante do Gugy
2ª CAMINHADA 2017 - Cajaraca
3ª CAMINHADA 2018 – Mirante da Micro-ondas
4ª CAMINHADA 2019 – Serra da Camonga
5ª CAMINHADA 2020 – Serra dos Macacos
6ª CAMINHADA 2021 – Pedra Rica
7ª CAMINHADA 2022 - Mirante do Pedão