Desde 2007 no AR!

 

Suspensão de operação carro-pipa deixa 150 mil pessoas sem água potável em Alagoas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Suspensão de operação carro-pipa deixa 150 mil pessoas sem água potável em Alagoas

Raíssa França|
Carro-pipa
Carro-pipa / Internet

Cerca de 150 mil pessoas em Alagoas foram afetadas pela suspensão da Operação Carro-Pipa, que fornece água potável a cidades em emergência por estiagem e seca. 

A operação é financiada pelo Exército em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, e Alagoas foi o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, ainda no início do mês.

Não é só em Alagoas que acontece isso. Os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte também estão com o fornecimento suspenso.

O Cada Minuto apurou que em Alagoas 37 municípios semiárido se encontram nessa situação e contavam com o abastecimento este mês.

Na semana passada, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, enviou um ofício à Coordenação Nacional de Defesa Civil solicitando informações sobre a paralisação após  reunião com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Defesa Civil Estadual e outros órgãos.

Wanderley afirmou que “existe uma demanda grande pelo acesso de água potável, porque apesar de existir água nos açudes, ela não é própria para o consumo humano”.

Na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Ronaldo Medeiros lamentou a situação do Nordeste ficar sem água.

“Os carros-pipa estão com os serviços suspensos, uma vez que o Governo Federal cortou os recursos para colocar água para o sertanejo. É mais uma maldade desse Governo que está saindo”, lamentou Medeiros, criticando o presidente da República, Jair Bolsonaro, por ter cortado os recursos desse e de outros programas sociais de grande interesse público.

Senadores do PT e de outros partidos apresentaram duas representações no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União pedindo para o retorno do envio de recursos para que a Operação Carro-Pipa continue.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter