Paz e Conquistas!

     Feliz 2025

 

Prefeitura de Santana do Ipanema antecipa feira livre por conta do Dia do Evangélico

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Prefeitura de Santana do Ipanema antecipa feira livre por conta do Dia do Evangélico

Município diz que decisão é por conta de decreto estadual, mas decisões jurídicas diversas contestam interferência política sobre o direito do trabalho.

 
Foto: Alagoas na Net / Arquivo
Prefeitura de Santana do Ipanema antecipa feira livre por conta do Dia do EvangélicoFeira livre de Santana do Ipanema
Publicidade

 

A Prefeitura de Santana do Ipanema, na pessoa da prefeita Christiane Bulhões, decidiu antecipar a feira livre desta semana, tendo como justificativa uma data criada a partir de um decreto estadual pelo Governo de Alagoas.

O Decreto Municipal 176 (veja abaixo), publicado na última terça-feira (26), resolve, em seu artigo 1º: "antecipar a feira livre para a sexta-feira, dia 29, em virtude do feriado estadual do Dia do Evangélico, dia 30 de novembro".

Em contato por telefone, o site Alagoas na Net conversou com membros da gestão, que explicaram que essa decisão foi amparada pelo setor jurídico do Poder Executivo Municipal e que segue a legislação vigente.

Todavia, nossa reportagem questionou sobre a aplicabilidade desta norma, para a iniciativa entidades de iniciativa privada.

Segundo algumas decisões judiciais já deferidas, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), a legislação sobre o direito do trabalho é de competência privativa da União, conforme previsto na Constituição Federal.

Exemplos de decisões judiciais

No ano de 2015, a Associação Comercial de São José do Rio Prento entrou com uma ação na Justiça e conseguiu o direito de abrir num "feriado" criado por um decreto municipal. VEJA AQUI.

Em outubro de 2020, o STF decidiu que uma Lei do Piauí que cria Dia Estadual dos Bancários e Financiários é inconstitucional. CONFIRA AQUI.

Já em outubro de 2023, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região abordou algo semelhante, mas desta vez uma lei que foi também criada no ambito municipal, usurpando o poder da União. CONFIRA AQUI.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter