O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) de Alagoas aprovou, por unanimidade, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Caiçara, que abrange cinco municípios do Sertão de Alagoas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Os municípios da APA são:

Maravilha;
Canapi;
Ouro Branco;
Poço das Trincheiras;
Santana do Ipanema.

A decisão foi tomada em sessão extraordinária do conselho realizada nessa terça-feira (14) e ainda depende de sanção do governador Renan Filho (MDB) para ser oficializada.

A Serra da Caiçara tem uma área total de 89.904,32 hectares, e aproximadamente 800 metros de altura.

Durante a sessão, foram apresentados dados mostrando o contexto atualizado da Serra da Caiçara, elaborados com base em estudos e levantamentos realizados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Essa pesquisa mostra que a criação da APA é justificada pela necessidade de proteção de áreas que possuem sítios arqueológicos e paleontológicos; proteção de remanescentes de vegetação nativa, que serve de refúgio para diversas espécies e áreas serranas vegetadas, possuindo ainda alta capacidade de retenção hídrica e vitais no fornecimento da água para a população daquela região.

A sessão foi presidida pelo secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que reafirmou que a criação da APA assegura a proteção dos sítios arqueológicos e paleontológicos e dos recursos naturais.