Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Após a publicação de um vídeo numa rede social onde o deputado Cabo Bebeto (PSL) aparece falando e dirigindo ao mesmo tempo, a polêmica sobre a legalidade do ato tomou conta das discussões dos internautas.

O CadaMinuto, na busca de esclarecer se o ato seria ou não uma infração ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) conversou nesta sexta-feira, dia 26, com a assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que esclareceu que, “a utilização de celulares para fins de gravação é permitida desde que o condutor utilize um dispositivo como suporte, sendo proibido usar as mãos para manusear o equipamento enquanto dirige o veículo”.

Já quem utiliza o celular dentro do veículo para orientação pelo GPS, é recomendado que, mesmo o equipamento estando no suporte, o motorista, caso precise fazer ajustes de rota ou outro tipo de interação, deve encostar o veículo num local adequado e só assim manusear o aparelho. Caso contrário é bom estar alerta pois, desde 2016 o manuseio de aparelhos celulares ao volante configura uma multa gravíssima com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o condutor terá ainda que pagar um valor de aproximadamente R$ 293,47, reforçou a assessoria.

Mesmo com todo o rigor da legislação e com a fiscalização do vídeo monitoramento, em Maceió, a SMTT informou que de janeiro até hoje, foram contabilizadas 3.535 infrações envolvendo o uso indevido de aparelhos celulares.