Ogovernador Renan Filho e o secretário da Educação, Rafael Brito, receberam, nesta terça-feira (25), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, e representantes da categoria, para debater o plano de volta às aulas presenciais da rede pública estadual. O objetivo é estabelecer ações estratégicas, a partir da aquisição de equipamentos tecnológicos para os professores e ampla vacinação dos profissionais do setor, para que o processo de retorno aconteça de forma consistente já no início do 2º semestre, sem a necessidade de interrupções.

A retomada da abertura de diálogo com o governo do Estado foi apontada pela presidente da Sinteal como um pleito antigo dos trabalhadores da Educação, sobretudo, no reforço a valorização dos profissionais. “As tratativas de hoje foram fundamentais para o início da construção de debates e encontros conjuntos. Há um grande compromisso do governador Renan Filho em apoio a aquisição de equipamentos tecnológicos que vai garantir melhores condições de trabalho aos nossos professores. Esse é o caminho, o espaço de emponderamento do filho da classe trabalhadora é a Educação Pública”, avalia Consuelo Correia.

Somado a essas agendas, também foi alinhada a implantação de projetos que vão ao encontro do pleito de reconhecimento da categoria e melhorias de infraestrutura, como destaca o secretário da Educação, Rafael Brito.

“Temos feito um esforço grande no processo de valorização dos servidores, a exemplo da realização do Concurso Público para professores, que ofertará, ainda este ano, três mil vagas para reforçar a rede de ensino alagoana. Estamos todos na mesma página, convergindo no objetivo único de promover melhorias na Educação, na estruturação das unidades de ensino e, em especial, no nível pedagógico das aulas, que resultará no impacto positivo de toda a comunidade escolar”, ressalta o secretário.

Estiveram presentes também no encontro: a vice-presidente do Sinteal, Célia Maria Capistrano, o secretário adjunto de Funcionários da Educação da Sinteal, André Ribeiro, o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, o deputado federal, Paulão e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley.

Desconto previdenciário

Ainda durante a reunião, foi discutida a demanda pelo reajuste da cobrança previdenciária de 14% aos profissionais aposentados da Educação. O governador Renan Filho garantiu que a questão já está sendo atendida e revista junto à Assembleia Legislativa (ALE), devendo ter uma resolutiva em breve.

“Desde o início do ano legislativo, estamos revendo esse pedido e já está muito próximo de ser solucionado. O encontro de hoje foi determinante para entender as solicitações do Sindicato para unirmos elas com as possibilidades de atuação do Estado, a fim de amenizar e evoluir a situação, assegurando o equilíbrio previdenciário de Alagoas. Esse é um passo muito importante e, para isso, o governo precisará fazer um aporte de recursos do Fundo Previdenciário para sustentar a redução de arrecadação imposta pelo reajuste do desconto”, destaca o governador.