Escritora Aparecida Santos publica primeiro episódio da série: Quer ser um bom contador de histórias?
LITERATURAPor José Malta Fontes Neto - Jornalista MTB/AL 1740 29/05/2021 - 20h 42min Reprodução Youtube canal da escritora0
Aparecida Santos é associada da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA
Aescritora Maria Aparecida Silva dos Santos (Aparecida Santos) publicou neste sábado no seu canal do YouTube Castelinho da Leitura o primeiro episódio da série: Quer ser um bom contador de histórias?
Segunda a escritora a série é composta por 10 episódios. O primeiro vídeo da série traz alguns passos de como contar uma história com o livro na mão. Apresenta o conto: Diante do Amor, da obra "Contos que te conto", de Aparecida Santos, editora: SWA Instituto, 2ª edição, 2021.
Confira o vídeo: Acesse o canal, inscreva-se compartilhe.
Maria Aparecida Silva dos Santos
É natural de Olho D’Água das Flores/AL, mas reside em Santana do Ipanema desde a sua infância. Filha de Edivaldo Monteiro da Silva e Maria José de Souza Silva. Casada com Adeval Ferreira dos Santos; mãe de Alexsandro, Alexandre Ricard e Aline. Formada em Pedagogia, pela UNEAL; em Letras/Português, pelo IFAL; especialista em Docência, pelo SESMAC. Tem experiência profissional como docente do ensino fundamental, médio e superior. Atuou em funções, como: coordenadora pedagógica geral, da rede municipal de educação; professora, articuladora de ensino e diretora de escola da rede estadual de educação; foi secretária municipal de educação e cultura, de Santana do Ipanema. É contadora de histórias; atua com palestras e oficinas. Hodiernamente, exerce a função de formadora regional, da 6ª Gerência Regional de Educação de Alagoas.
OBRAS PUBLICADAS:
CONTOS QUE TE CONTO – 2ª Edição Editora SWA Instituto, 2021
ENCANTOS DE NATAL (Org.) Editora SWA Instituto, 2020.
Leitura, um salto além das fronteiras. IN: ALAGOAS, TERRA DOS MARECHAIS. Editora Grafmarques, 2019, p. 119 a 123.
Janelas da Alma. IN: A dor que deveras sente. Volume 2; Editora Versejar, 2020, p. 32 e 33.
Comentários literários IN: I Antologia dos Novíssimos Poetas e Prosadores da Escola Municipal Maria Nepomuceno Barros, SWA Instituto, 2019, p. 53 e 54.
CONTOS QUE TE CONTO. Editora Viseu, 2019;
CONFABULANDO. 2ª edição; Editora SWA, 2015;
CONFABULANDO. 1ª edição; Editora SWA, 2014;
Dois Quadros e Uma Ponte. IN: À Sombra da Quixabeira. Portal Malta Net. Presidente Epitácio - SP: Epitaciana, 2012, p. 125 e 126 (Crônica publicada numa coletânea).
Os alunos da 4ª série têm a competência leitora e escritora das crianças da 1ª série. De quem é a culpa?. EDUCAÇÃO - O JORNAL, Maceió- Al, p. 1 - 12, 01 jun. 2007.
Proposta Pedagógica para Formação de Leitores Proficientes. Maceió/AL: Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, 2008 (Autoria de Proposta de Formação de Leitores).
Os Desafios da Leitura da Escrita e do Ato de Avaliar. Maceió - AL: Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, 2005 (Coautoria para melhoria da prática docente na área de alfabetização e avaliação).
Alfabetização numa Perspectiva de Aprendizagem através da Reflexão, Diversão e Diversidade. Maceió/AL: Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, 2003 (Coautoria para melhoria da prática docente na área de alfabetização).
Competência leitora e escritora. In: I Encontro Estadual de Formação de Professores, 2002, Maceió - AL. (Produção em dupla sobre a competência leitora e escritora). Brasília - DF: Ministério da Educação, 2002. v. 1. p. 49-50.
Ocupa a cadeira nº 9, da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes