E Educação

SETEMBRO, GRATIDÃO.

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 SETEMBRO, GRATIDÃO.

Pela lógica, este mês deveria se chamar novembro.  Uma vez que se trata do nono mês do ano. Daqui pra frente, os demais, terminarão com o sufixo “bro”. No hemisfério norte, tem-se o  início de mais uma estação do ano, a Primavera. Daqui por diante eles passam a ter uma cor. Setembro é Amarelo. Marcado pela campanha de combate ao suicídio.

SETEMBRO E OS CINCO SENTIDOS: Interessante como os meses do ano, por força dos eventos que trazem no seu bojo, imprimem marcas nos nossos sentidos. NO SENTIDO DA VISÃO:  As Craibeira [nome popular da Tabebuia aurea] árvores em geral frondosa, que pintam o sertão com suas flores amarelas. Também conhecida como “Ipê-amarelo”. Fonte: significados.com.br É notória também as manifestações de patriotismo, marcada pelas decorações dos prédios públicos com as cores da bandeira brasileira.

NO SENTIDO DA AUDIÇÃO: Temos a oportunidade de relembrar de músicas que marcaram para sempre, a vida, em especial dos jubilados: “Manhãs de Setembro”, interpretada por Vanuza; “Sol de Primavera” Edinardo; “Estão Voltando as Flores” Emílio Santiago. Entre tantas outras. Ressoam ainda nos ouvidos, resquícios das bandas fanfarras e seus clarins. A entoação de hinos pátrios, tão marcantes na década de setenta.

NO SENTIDO DO OLFATO: Dispensaria até comentários. Uma vez que esse é o mês que dá início a estação das flores. NO SENTIDO DO PALADAR: Setembro é do trigo, do pão, e do feijão. Período em que chegavam, no passado, trazidas nos carros de boi, as sacas dessa leguminosa, para comercialização nas feiras livres da região. NO SENTIDO DO TATO: Para nós sertanejos, setembro, dá início ao verão. Época de muito calor. Há um aumento da temperatura. A ciência tem conceitos bem interessantes sobre estes dois termos.

“O calor é a sensação pela qual passa um ser vivo perante temperaturas elevadas. A física considera o calor, como sendo a energia que passa de um corpo para outro ou de um sistema para outro. Uma transferência associada ao movimento de átomos, moléculas e outras partículas. É importante ter em conta que os corpos não têm calor, mas sim energia interna. O calor é a transferência de parte dessa energia (energia térmica) quando os corpos, ou sistema, encontram-se a temperaturas diferentes. Até que ambos os corpos atinjam o equilíbrio térmico, até estarem à mesma temperatura. Sendo assim, a afirmação que o corpo tem mais calor que outro não é uma afirmação correta. É correto afirmar que o corpo humano é sensível ao calor, tanto sensorialmente, quanto fisiologicamente. Quando há muita transferência de calor do corpo para o ambiente, diz-se que há sensação de “frio”. Quando ocorre o contrário, havendo pouca, ou nenhuma transferência de calor do corpo para o ambiente, então tem-se a sensação de “quente”.

Unidades de medida: A quantidade de energia térmica que é trocada mede-se me calorias. Esta unidade diz respeito à quantidade de energia necessária para que um grama de água eleve sua temperatura de 14,5 para 15,5 graus Celsius. No Sistema Internacional de Unidades é conhecida pelo nome de Joule. Uma caloria equivale a 4,184 Joules. Também existe o BTU: Britsh Termal Unit, que me português significa: Unidade Térmica Britânica, aproximadamente: 252,2 calorias. Existem outras acepções para o termo CALOR, geralmente com sentido simbólico ou figurado, por exemplo: “O calor fez sentir-se no estádio do Benfica”; “As suas roupas acabaram por se romper no calor da batalha. FONTE: calor.conceito/Google.com.br

GRATIDÃO. É comum ouvir-se este termo nas orações, nas mensagens de otimismo, compartilhadas nas redes sociais. Mas de onde será que vem este termo? Qual sua origem e etimologia?

SIGNIFICADO DE GRATIDÃO “Substantivo Feminino, reconhecimento por um benefício recebido; demonstração de agradecimento a alguém, por algo que essa pessoa tenha feito; Obrigado! É uma interjeição [gramática] deriva do Latim “obrigare”, o particípio do verbo “obrigar” flexiona-se em dois gêneros: obrigado e obrigada; a palavra gratidão deriva do Latim: “gratitudo-nis” FONTE: dicio.com.br/gratidão

COMO SE DIZ OBRIGADO, EM OUTROS IDIOMAS: “Thank you! = Inglês; Merci = Francês; Grazie = Italiano; Danke = Alemão; Dank = Holandês; Tak = Dinamarquês; Spasibo = Russo; Shocran = Árabe; Arigatô = Japonês; Duo xiê = Chinês; Todá rabá = Hebraico. FONTE: educacao.umcomo.com.br

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR

TIRINHA: DOIS PERSONAGENS PRÉ-HISTÓRICOS

-O que vai fazer hoje?

-Nada.

-Mas você já fez isso ontem.

-É, mas não terminei.

 

A palavra “MERDA” em letras soltas na instante.

Com a Legenda: “Era DREAM, mas a arrumadeira não era obrigada a saber Inglês.”

 

PIADA DUMA TURMA DE CERVEJEIROS

-Sabia que a Heineken é Cerveja criada em Minas Gerais?

-É não...

-É sim. Alguém disse: Eita! Caiu um Raio! Aí o outro perguntou: Rai nin quem?

 

NO FACEBOOK

“Ficar velho é isso, você esquece chave, celular, máscara. Mas se tocar uma música dos anos 80, você lembra da letra, do cantor e até da coreografia.

 

Fabio Campos, 25 de Setembro de 2021.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter