Noutro dia, amanheci insistentemente lembrando, de um fato corriqueiro, vivido tantas vezes, na infância. Era uma espécie de floco de algodão que voava, tendo ao centro uma espécie de sementinha preta. Achávamos divertido assoprar, e observar aquilo indo embora, seguindo seu caminho. Já não vemos mais, faz tempo. Bateu-me, 50 anos depois, uma curiosidade: se aquele ser tratava-se de animal ou vegetal? O todo poderoso Google, como sempre acudiu-nos:

“Há já uns largos dias que esvoaçam e se espalham por todo o lado, levadas pelo vento, por vezes bem longe da árvore mãe. Presas a uma espécie de algodão, minúsculas sementinhas que volteiam como leves flocos de neve. Ficamos assim a saber de fonte segura quais os principais responsáveis por esta “folheca” primaveril, os “Choupos do Canadá” ou “Choupos americanos” [Populus deltoides], são o resultado da polinização ocorrida anteriormente, quando os amentilhos das árvores masculinas libertam o pólen. Os frutos são pequenas cápsulas que se abrem na maturação libertando as sementes milimétricas presas a um filamento semelhante a algodão. Em língua inglesa, as espécies de “Populus” que largam com mais abundância esta espécie de algodão, são genéricas, e muito apropriadamente designadas de “Cotonwood” Fonte: dias.com.arvores.blogspot.com”

Outra lembrança de infante, que jamais esquecemos. O “Olho -de-Boi” a semente de uma planta. Por muito tempo carreguei à crença, de tratar-se do órgão da visão extraído do bovino.
OLHO DE BOI [Dioclea violácea]: “Coronha é uma semente grande, bonita e lustrosa, da planta de nome científico: “Dioclea violácea, também conhecida como Cipó-de-Imbiri, Coronha, Micunã, Mucunã-assú, Pó-de-Mico ou Olho de Boi. É planta de pequeno porte, costua nascer na beira de rios e córregos. Onde suas sementes se espalham navegando. A semente é usada para o preparo de um tônico com propriedades calmantes, parasiticida e formicida. Serve para: prevenção de AVC (Derrame cerebral); tratar sequelas de AVCs; epilepsia; problemas do sistema nervoso. O preparo medicinal feito com “Coronha” precisa ser fervido ou torrado, não usar a raspa da semente crua. Tomar uma xícara ao dia e aos poucos. Fonte: malaguetaprodutosnaturiais.com.br

UMA COISA PUXA OUTRA: O artigo à cima remeteu-me a outro termo quase em desuso na atualidade. Pelo menos, com o sentido utilizado no passado. A palavra “Coronha” que adjetivava uma peça do vestuário masculino, a calça. Caso tivesse o cano das pernas muito curtos. Agora entendamos o porquê da alusão:

“CORONHA, OU COUCE (Gunstock, ou apenas Stock em inglês) é a designação de uma parte que dá suporte estrutural aos componentes de uma arma longa. Os componentes de uma arma de fogo, tipo: espingarda, em dois idiomas: No Brasil: ARMAÇÃO (Componentes) Soleira, Coronha, Punho e Guarda-Mão; Em Portugal: CORONHA (Componentes) Soleira, Couce, Delgado e Fuste; Na América: STOCK (Componentes) Butt, Forend, Comb, Heel, Toe, Grip e Thumbhole. Fonte: wikipedia.org.br
Conclusão do Cronista: Coronha, refere-se a algo que está atrás. No caso da calça, seria “Coronha” se fosse curta no coice, ou calcanhar.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
Em letras garrafais, o Sinal de Trânsito no solo anunciava: ÔNBIUS.
Alguém legendou no Watsapp: “DO MESMO CRIADOR DE: TAUBA, PRÁSTICO, VRIDO, FRÓSFO, MÁSCRA.

ACEITAMOS COMO PRESENTE DE AMIGO SECRETO: CARNE, BUJÃO DE GÁS, GALÃO DE GASOLINA.

ANTES EU TINHA MEDO DE ESCURO. AGORA VEJO A CONTA DE ENRGIA E PASSEI A TER MEDO DA LUZ!

ZÉ LEZIN CHAMOU A FAMÍLIA E ANUNCIOU:
-MULHER E FILHOS FIZ MEU TESTAMENTO. VOU DEIXAR PRA CADA UM DE VOCÊS COM O QUE POSSAM COMER PRO RESTO DA VIDA!
-ÓTIMO! O QUÊ?
-UM GARFO!

“BLACK FRIDAY SEM DINHEIRO: É IGUAL PULAR CARNAVAL COM A ESPOSA. VC FICA SÓ OBSERVANDO AS OPORTUNIDADES PASSAREM. AUTOR: DESCONHECIDO, E FALECIDO.”

Fabio Campos,22 de Novembro de 2021.