Desde 2007 no AR!

 

E Educação

Atanazar ou atazanar?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Atanazar ou atazanar?

por: fábio campos


Foto: Robin Higgins / Pixabay

O primeiro termo do título, anotei num pedaço de papel, no início da semana. Captado pelos sentidos da audição, e visão. Vindo duma conversa entre estudantes, à saída da escola. Não sabia o cronista que sofreria na própria pele, antes do término da semana, os efeitos atribuídos ao termo, que somente hoje iria pesquisar. 

“Significado de Atazanar: (verbo transitivo) 1. Ação de apertar ou premer com tenazes; 2. (Figurado) Torturar ou angustiar; 3. (Figurado) Enfadar ou incomodar; 4. (Figurado) Incentivar à vingança; 5. (Figurado) Incentivar a agir de forma maligna. Etimologia: termo correto: “atenazar”. Fonte:  léxico.pt/atanazar”

 

“Atazanar: (v.t.) Alteração de “Atanazar” Causar sofrimento ou mortificação = mortificar, torturar; incitar a desforra ou fazer mal; causar incômodo: exemplo: mais um para atazanar nossa vida. O mesmo que ABORRECER; AZUCRINAR; INCOMODAR; MAÇAR. Sinônimo de Atenazar; Tanazar. Fonte: dicionário.priberam.org.br”

Duas velhas palavras brotaram da minha cabeça ao digitar esta parte da pesquisa: “Azucrinar” trouxe-me a música de Maria Bethânia “Grito de Alerta”: “Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça/Me bota na boca, um gosto amargo de fel. By 1979. Fonte: letras.mus.com.br”

Atanazar trouxe-me do passado a cola branca “Tenaz”, amplamente usada nos trabalhos escolares. A marca registrada do produto vinha com uma espécie de piça gravado no tubo do produto. Um mergulho no túnel do tempo.

Tivemos na última quinta-feira (03), a honra de receber na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva, a visita do ilustre secretário de estado da educação, professor Rafael Brito e sua comitiva. Acompanhados da comitiva da 6ª gerência regional de educação. Quão imensa foi nossa satisfação ao vê-lo prometer recuperar, entre outras coisas, a quadra poliesportiva da nossa escola. Pena que isso geraria nas redes sociais um desencontro de informações, com referência a matéria que está sendo divulgada sobre outra quadra poliesportiva. Acusações infundadas a nossa pessoa, que muito nos entristece. Daí, resolvemos esticar a crônica acrescentando outros termos, que costumeiramente são usados por pessoas que são alvos de fofocas, mentiras e boatos. 

“CALÚNIA: ETIMOLOGIA DA PALAVRA: Deriva do Latim “Calumnia-ae”. Com sentido de trapaça; Substantivo: algo sobre, à luz de Cavi. Sem acento na letra “u” é ação do verbo “caluniar” no sentido de manchar, ou atacar a reputação de alguém com acusações falsas. Sinônimos: aleive; detração; iriva; ladrado, maldizer; maledicência, mentira, murmuração; invenção. Fonte: dicio.com.br/mais acréscimos do cronista.”

“CALÚNIA [Justiça]: Crime descrito no artigo 138 do Código Penal. É acusar alguém publicamente de um crime, sabendo que a pessoa não o cometeu. A pena envolve multa e até prisão, 6 meses a 2 anos.

DIFAMAÇÃO: (Artigo 139 C.P.) É dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso. Espalhar algo sobre alguém que prejudica sua reputação. Importante: o acusado não precisa estar mentindo. Pode estar falando a verdade.

INJÚRIA: (Art. 140 P.C.) É a difamação que os outros não ouviram. Algo dito na cara de uma pessoa que o ofenda moralmente.

DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA (Art. 339 C.P.) Se a acusação a alguém virar uma denúncia falsa que gere uma investigação policial, e determinados custos à justiça, pode dar cadeia por mais tempo: 2 a 8 anos. Fonte: super.abril.com.br”

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32 explicado). Jesus é a verdade, o caminho e a vida. Ele veio libertar o pecador da escravidão do pecado. Quando Jesus é o centro da vida de alguém esta pessoa é realmente livre, e o pecado já não tem domínio sobre ela. Fonte: bibliaon.com/joao”

“Não nos cansemos de fazer o bem; porque a seu tempo colheremos… Papa Francisco [24/02] para a Quaresma de 2022”

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

“Se voltou a ameaça de uma guerra nuclear, isso é sinal que não avançamos muito desde a década de 70.”

“A baleia só bebe água e come peixe e é gorda; o elefante só come vegetais e é gordo. Então viva a batatinha frita!”

“Um homem sem barriga, é um homem sem história.”

“Jejue de queixas, tristezas e amarguras, de pessimismo; jejue da ira; jejue da falta de perdão. 

Jejue das palavras, se encha de silêncio e de escuta dos outros. Papa Francisco”

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter