SINTEAL PARTICIPA DE SESSÃO PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Na tarde desta segunda-feira, representantes do Sinteal participaram de uma Sessão Pública na Assembleia Legislativa de Alagoas, que debateu o Dia Internacional da Mulher e a violência de gênero em Alagoas.
Além da representação do Sinteal, participaram da sessão convocada pelo Deputado Ronaldo Medeiros entidades da sociedade civil, a CUT, MST e a Secretaria de Estado da Mulher.
“O Sinteal sempre estará na luta e participará desse tipo de evento que se propõe a discutir políticas públicas e ações concretas para defender o direito das mulheres e as suas vidas. Viemos aqui para trocar ideias e denunciar a violência que as mulheres alagoanas vem sofrendo”, disse a secretária adjunta de mulheres do sindicato, Pastora Maria dos Santos
O estado tem números preocupantes sobre a violência contra a mulher, que vem crescendo anualmente. Segundo o Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Alagoas é o 6º no ranking de feminicídios por estado (empatado com o Rio Grande do Sul, Maranhão e Amapá), com 1,8 casos por 100 mil habitantes. A média nacional é de 1,3. No quesito homicídio de mulheres, o estado está na 15ª posição, com 4,1 homicídios por 100 mil habitantes (a média nacional é de 3,6).
“O parlamento ainda está muito longe de nós. A deputada Fátima Canuto mencionou várias leis aprovadas pela casa, mas a maioria delas não sabe que essas leis existem”, explicou Lenilda Lima, diretora da CUT.