São duas as datas de grande significado para nós cristãos. A do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, costumeiramente chamada de Natal. E a Páscoa! Traduzida ao pé da letra, significa “passagem”. Daí, vai dar vazão um uma série de outros significados. E, se faz necessário recorrer as Sagradas Escrituras para explicar.

Páscoa! Passagem de que, ou de quem? “A Páscoa é a celebração do êxodo do Egito. Deus instituiu esta celebração para lembrar o livramento da escravidão. Segundo a lei de Moisés, no Antigo Testamento, famílias judaicas até hoje se reúne para celebrar a Páscoa. A primeira páscoa aconteceu na noite em que os israelitas saíram do Egito. Mesmo depois de nove pragas lançada sobre o Egito. Pois o faraó se recusava libertar o povo de Israel da escravidão. Deus avisou que a décima praga seria a morte do primeiro filho (o primogênito) de todas as famílias do povo egípcio. Ninguém escaparia, nem mesmo a casa do faraó. Para não sofrerem o castigo imposto aos egípcios, cada família israelita deveria sacrificar um cordeiro. Deveriam colocar o sangue do animal na viga superior e nas laterais das portas das casas. O anjo da morte iria passar naquela noite e na casa que visse o sangue nos umbrais, seguiria adiante. [Livro de Êxodo cap. 11 vs. 4-6] by Marcelo Teixeira Mallet pastor Batista Fonte: Google.com.br”

É meus irmãos, justamente sobre essa “passagem” do anjo ao qual se refere a palavra “páscoa”. No entanto novos questionamentos surgiriam na cabeça de qualquer leigo, se de fato ouvisse apenas esse relato: O que Jesus Cristo tem a ver com essa história? E mais, por que a quaresma? E o que o carnaval tem a ver com isso?

Recorremos a um site católico para ajudar nas respostas: “O primeiro Concílio geral da igreja o de Niceia, determinou que a Páscoa Cristã seria celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia, após o equinócio da primavera do hemisfério Norte, o que pode ocorrer entre 22/03 e 25/04. Por isso a Páscoa é um feriado móvel. A data serve de referência para a terça-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, quarenta e sete dias antes do domingo de Páscoa.A palavra “Carnaval” vem de “Currus navalis” cujo significado entre gregos e romanos era um desfile, em torno de um enorme carro alegórico no formato de um navio, dedicado ao deus Dionísio ou Baco. Entre os antigos celtas e germanos essa festa marcava a entrada do ano civil. Quando surgiu o Cristianismo estas comemorações já existiam e tinham inclusive caráter penitencial, onde os pagãos queriam expiar faltas cometidas no ano anterior.

E sobre Jesus Cristo? Nessa mesma matéria diz o cônego José Geraldo cf. :“A Igreja, colocou o Carnaval em seu calendário, antes da Quaresma para que antes do tempo de penitência, em que fazemos memória ao Cristo, o qual peregrinou pelo deserto e privou-se das necessidades do Seu corpo, os cristão tivessem um período de gozo e festa pelos dons da alegria e dos prazeres lícitos, dados por Deus. O Carnaval é uma festa para celebrarmos o dom da alegria, de forma virtuosa, por meio das coisas boas que trazem sabor a vida! Percebemos que o grande problema das festas de Carnaval de hoje não está no anseio das pessoas pela alegria, mas nos excessos e na permissividade que praticam. E quase sempre a desvirtuação dos valores e da moral, sem contar as ofensas a Deus.

O cristão não pode e nem deve, ser um alienado no mundo. Pelo contrário, devemos ser pessoas que encontram com a felicidade em Pessoa. Cristo é a personificação da Felicidade! By site: cancaonova/felipeaquino”

É isso meus irmãos, no passado, Antigo Testamento, o povo de Deus sacrificou um cordeiro, com seu sangue marcou a soleira das portas para não sofrer a perda do primogênito. A Páscoa do Novo Testamento é o próprio Jesus Cristo que vai Se doar em oblação, sendo Ele o cordeiro de Deus que veio para salvação do mundo!

A gastronomia relacionada as datas é que é interessante. Na quaresma por conta da abstenção de carne, os frutos do mar são amplamente utilizados, acostados pelo uso do coco: bacalhau no coco, arroz no coco, feijão no coco. A principal refeição é o almoço da páscoa. Regado à vinho, e ovos de chocolate de sobremesa. No Natal a principal refeição é a janta, os pratos principais são feitos a base de massa de trigo: macarronada, lasanhas, rocamboles e risotos. Acompanhados de aves e pernil. Regado a espumantes e champanhas, e de sobremesa doces e panetones.

Algumas tradições vão se perdendo com o passar dos anos. A malhação do Judas; o roubo de galinha na madrugada do sábado de Aleluia, são algumas delas. Outra que vi pela primeira vez quando morei em Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas: Serrar gente idosa, consistia em ir turmas de jovens noite a dentro, batendo matraca, com um serrote e pedaços de pau. De baixo de lamentos, por pilhéria, serravam a madeira como se tivessem fazendo o caixão de defunto na porta de um idoso. Isso rendia muita imprecações, garantia de diversão entre os participantes.

Gratidão à Deus! Pela Páscoa de Jesus Cristo! O anjo da vida! Feliz Páscoa! Feliz Vida!

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
O Marido assistia a um filme na TV. Ao ver um enfermo em coma no hospital, comenta:
-Amor, se um dia eu estiver assim numa vida vegetativa: dependendo de aparelhos e a base de líquidos na veia pode desligar os aparelhos!
A mulher prontamente desligou a TV e apagou as luzes.

Joãozinho não parava de olhar os pés da amiga de sua mãe. Tanto que curiosa quis saber:
-Por que olha tanto pra meus pés menino?
-É que mamãe falou pra nossa vizinha que a senhora tinha pés de galinha!

Fabio Campos 02 de Abril de 2024.