NAFRI-DH REALIZA XIII WORSHOP AFRO
Jorge Vieira – Jornalista
O NAFRI-DH/CESMAC (Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos), instituído no dia 28 de novembro de 2017, celebra sete anos de sua existência com a realização do XIII Workshop Multicultural nos dias 18 e 19 do mês corrente com o tema Resistência e Emancipação na Terra da Liberdade em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Neste período, resultados do processo de curricularização, já se constituíram o MEDNAFRI, ODONTONAFRI, NUTRINAFRI, ENGENAFRI, PSICONAFRI e a organização nas Faculdades Cesmac do Agreste e Sertão, além da realização de projetos em comunidades quilombolas e indígenas com os mestrados Pesquisa em Saúde, Análise de Sistemas Ambientais e Direito do CESMAC.
A abertura ocorreu às 17 horas do dia 18, com a inauguração da sala do DINAFRI (Núcleo Acadêmico de Direito), com a presença do pró-reitor acadêmico, prof. Dr. Douglas Apratto, da pró-reitora adjunta profa. Dra. Cláudia Medeiros e toda a equipe pedagógica, o coordenador do curso de Direito, prof. Dr. Lean Araújo, o coordenador do NAFRI-DH, prof. Dr. Jorge Vieira, corpo docente e discentes e representantes das Ligas Acadêmicas. Em seguida, às 19 horas, como o auditório lotado no Campus III, foi ministrado a palestra com a profa. Ms. Hilda Monte, com o tema o “O último enforcado no Império do Brasil”.
No dia 19, às 8 horas, foi aberto com mesa-redonda “Enegrecendo as matrizes curriculares”, tendo como debatedores o prof. Dr. Jorge Vieira (NAFRI-DH), profa. Dra. Rosa Maria Correia ((NEAB/UFAL) e a profa. Dra. Bárbara Lima (NEABI/UNCISAL). Em seguida foi dado início a apresentação de mais de 50 trabalhos de pesquisa sobre as comunidades tradicionais, realizadas por acadêmicos de vários cursos de graduação, projetos de iniciação científica e extensão e mestrados.
Na parte da tarde, foram realizadas duas oficinas, a primeira com a profa. Dra. Isabela Barbosa, com o tema “Saberes e Sabores da Culinária Ancestral Alagoana”, e, em seguida, com a Liga Acadêmica de Psicologia “A Felicidade do preto é quase: Trama do racismo e os desafios para a política de saúde mental na contemporaneidade”. A partir das 18 horas, o evento foi encerrado com mais apresentação de trabalhos científicos dos acadêmicos de Direito do CESMAC.
Com mais essa realização, o NAFRI-DH avanço no processo de curricularização e pesquisa junto às comunidades tradicionais, articulando o conhecimento científico e tradicional, e possibilitando a socialização com a comunidade acadêmica e sociedade em nível local, nacional de internacional, formando profissionais com capacidade teórica, técnica e cidadã, e com o objetivo de fortalecer a afirmação da identidade étnica e cultural e conquista dos seus direitos.