Os governadores do Nordeste assinam nesta sexta-feira (12) o contrato para a compra de 39,6 milhões da  vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia. O anúncio ocorreu na reunião o consórcio entre os governadores, nesta quinta-feira (11) e os termos do acordo serão apresentados hoje ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello. 

As doses serão encaminhadas ao plano nacional de imunização contra a covid-19 assim que aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O governador Renan Filho também participou da reunião virtual e pode anunciar hoje a participação de Alagoas no acordo. 

Renan Filho anunciará nesta sexta-feita um pacote de benefícios aos bares, restaurantes, lanchonetes e similares, em virtude dos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. 

Para as novas doses, as negociações vinham sendo feitas desde o ano passado pelo Consórcio Nordeste, liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), diretamente com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês).

*Com informações do Uol