N Nacional

Guilherme Boulos visita Maceió e inaugura cozinha solidária do MTST

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Guilherme Boulos visita Maceió e inaugura cozinha solidária do MTST

Projeto nacional do movimento dos sem-teto tem como foco o combate à fome

↑ Paulão, deputado Federal, Eliane Silva, da coordenação do MTST e Guilherme Boulos (Foto: Edilson Omena)

Oex-candidato a prefeito da capital paulista e liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que também disputou à presidência da República em 2018, Guilherme Boulos (Psol), inaugurou nesta quarta-feira (17), em Maceió, a segunda ‘’Cozinha Solidária’’ do País.

O projeto nacional do movimento dos sem-teto tem como foco o combate à fome. A Cozinha Solidária vai distribuir marmitas com alimentos saudáveis para a população carente. Em Maceió, o projeto foi inaugurado no Conjunto Selma Bandeira, no complexo Benedito Bentes.

De acordo com Eliane Silva, da coordenação nacional do MTST, a Cozinha Solidária irá distribuir diariamente 200 refeições ao moradores mais vulneráveis do bairro. “São moradores cadastrados previamente que estão passando por várias necessidades, inclusive faltando comida em suas mesas neste momento de pandemia da Covid-19. E uma pandemia já existe voltou a crescer que é a fome’’, relata.

Na ocasião, Guilherme Boulos disse que 2021 será um ano ainda mais caótico, tanto pela segunda onda da Covid-19, quanto por uma pandemia já existente e quase invisível – a miséria e a fome. Ele fez duras críticas ao Governo Bolsonaro e ressaltou que uma oposição política forte ao atual governo é uma questão de salvação nacional.

Projeto irá distribuir 200 marmitas diariamente á famílias pré-cadastradas (Foto: Edilson Omena)

‘’É inacreditável o quanto é desumano o que este governo vem fazendo na condução da pandemia e da crise social – eles não estão salvando vidas e nem empregos. O combate à pandemia é o pior do mundo. O presidente é um desastre, um genocida e é sim corresponsável pelas mortes que estão acontecendo no país porque essas mortes poderiam ser evitadas se o Brasil tivesse conduzido essa pandemia como os demais países. No mundo os números caem, aqui aumenta’’, pontua Boulos.

O militante partidário acrescentou que o projeto da Cozinha Solidária está sendo lançado em todo o Brasil E até abril outras 16 cozinhas serão inauguradas. ‘’Amanhã, [quinta-feira, 18], estarei no Rio de Janeiro inaugurando outra desta’’.

O projeto é uma extensão da Campanha de Solidariedade do MTST, criada nas primeiras semanas da pandemia e que distribui cestas básicas nos territórios onde o movimento atua. Agora, as cozinhas vão oferecer marmitas com comida pronta e saudável.

PRESENÇA

Na ocasião, Boulos recebeu alguns apoiadores que debateram as principais pautas do país e ideias que possam minimizar a situação. Entre as presenças estava o deputado federal Paulão (PT-AL) que manifestou apoio à iniciativa

‘’O desemprego no País tem avançado em por conta do total desgoverno, Bolsonaro não tem políticas de combate à fome e nem ao desemprego, e, além disso, a situação tem se agravado em diante do desmonte das políticas públicas na área da assistência social’’, lembra Paulão.

Ele lembrou também do corte do auxílio emergencial. “Em Alagoas atendia um milhão de pessoas agora só vai atender a 500 mil alagoanos. E pior, com um valor de R$ 250 e tem pessoas defendendo apenas R$ 150 por quatro meses. O que é um descaso com o trabalhador que vem sendo afetado com a pandemia’’, crítica Paulão reafirmando apoio a inicitiva do projeto.

Quem também criticou o governo Bolsonaro e parabenizou a iniciativa da cozinha foi a ex-candidata a prefeitura de Maceió e ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Rocha. “É um absurdo o que este governo vem fazendo, não há políticas que possa ser em favor da população que mais precisa. São mais de três mil pessoas morrendo diariamente por conta de uma negação a projeto de combate a pandemia, se não bastasse os demais problemas econômicos e sociais do país’’.

Outras lideranças de movimentos sociais estiveram presentes na inauguração.

25

Fonte: Tribuna Hoje / Lucas França

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter