N Nacional

Em Alagoas, mais de 400 famílias recebem o Auxílio Brasil a partir hoje; veja quem tem direito

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Em Alagoas, mais de 400 famílias recebem o Auxílio Brasil a partir hoje; veja quem tem direito

Redação|

Pelo menos 473 mil alagoanos que estão inseridos no programa Bolsa Família irão receber automaticamente o Auxílio Brasil, que começa a ser pago nesta quarta-feira (17) em todo o país. Conforme calendário, as famílias irão receber o recurso no valor de R$ 217,18, de acordo com o número final do seu NIS. 

De acordo com o economista Cícero Péricles, atualmente 717 mil pessoas estão recebendo o Auxílio Emergencial em Alagoas, das quais 425 mil são de famílias inscritas no Bolsa Família. Pelo projeto apresentado, esse grupo será mantido no novo programa. 

 
PUBLICIDADE

Uma pré-condição para participar do novo auxílio é estar inscrita no Cadastro Único das Políticas Sociais (CadÚnico), no qual estão todos os brasileiros que demandam algum benefício social. Mas, nem todas as 689 mil famílias alagoanas cadastradas terão o acesso garantido, apenas as 425 mil famílias consideradas de “extrema pobreza”, com renda de até 89 reais por pessoa, e mais 48 mil consideradas “em situação de pobreza”, com renda de até 178 reais por pessoa, o que resultaria em 473 mil famílias recebendo o Auxílio Brasil.

O novo programa reduziria o público atendido pelo Auxílio Emergencial, de 717 para 473 mil, e passaria a cobrir 40% das famílias alagoanas, uma população de 1,3 milhão de pessoas.

Como será o pagamento?

Os antigos beneficiários do Bolsa Família, que migrarão automaticamente para o programa Auxílio Brasil, poderão continuar a usar o mesmo cartão e senha para o saque do benefício. Da mesma forma, as famílias que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem continuarão a receber na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando o recurso pelo aplicativo

Quem recebeu Auxílio Emergencial tem direito ao Auxílio Brasil?

Os beneficiários do auxílio criado na pandemia não receberão automaticamente o novo benefício, como ocorrerá com os cadastrados no Bolsa Família. Haverá uma avaliação caso a caso, conforme o perfil de renda.

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter