Integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Santana do Ipanema realizaram, na última terça-feira (19), um momento especial na Associação Comunitária do Lageiro Grande, situada na Rua Padre Cícero, no bairro de mesmo nome.

A presidente do Conselho professora Jilcélia Gomes, apresentou para os participantes muitas informações importantes dentre elas os direitos dos idosos.

Num banner a professora mostrou que, todo idoso tem direito a: liberdade, dignidade, vida, profissionalização e ao trabalho, moradia e ao transporte, previdência social, Saúde. Respeito e a proteção, Educação, cultura e ao lazer.
 

 


A palestrante também apresentou informações sobre a violência contra o idoso e conclamou a todos que, em caso de conhecimento de violência conta a idosos, denunciem, inclusive para a Vânia, presidente da Associação Comunitária do Lageiro Grande que é conselheira.

A coordenadora do Abrigo São Vicente de Paula e também conselheira fez uma explanação sobre a temática e também sobre o funcionamento da instituição que ela coordena.

O jornalista e escritor José Malta, que também é conselheiro, fez uma fala sobre a nossa condição de ouvir os nossos idosos. Como um contador de histórias, ele leu um belo conto indiano, que está contido no livro : “A Arte de Encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares”, organizado por Fabiano Moraes e Lenice Gomes – Editora Cortez – 1ª edição – 2012. O conto aborda exatamente a arte de escutar.

Também participou da palestra o conselheiro Marcos Antonio que é facilitador no CRAS de Santana do Ipanema.

Ao final da exposição a presidente Jilcélia Gomes agradeceu a Vânia pela acolhida e destacou o apoio da secretária Maria Verônica de Araújo e claro da prefeita Christiane Bulhões pelo apoio irrestrito à causa do Idoso e evidentemente as ações do Conselho Municipal do Idoso.