Desde 2007 no AR!

 

S Saúde

Conheça a importância do check-up médico e saiba quais exames fazer

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Conheça a importância do check-up médico e saiba quais exames fazer

Método é capaz de prevenir possíveis problemas de saúde e é fundamental para a manutenção de uma vida saudável

↑ Médico Wellington Moreira (Foto: Assessoria)

Estabelecer metas para o ano que está começando é um ritual comum para muitas pessoas. Os planos são inúmeros e muitos deles se relacionam diretamente com a saúde. Mas o que é preciso fazer para ter uma vida mais saudável?

Além de uma alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas é fundamental realizar um check-up médico anual. De acordo com o médico Wellington Moreira, que trabalha com Clínica Geral no Hospital Maceió, do Sistema Hapvida, exames de rotina podem ajudar a prevenir doenças, além de contribuir com o bem-estar.

“Para ter qualidade de vida, é preciso assumir o compromisso de fazer a prevenção. A avaliação clínica anual geralmente compreende exames de sangue como hemograma e taxas que avaliam a função do fígado e dos rins, parasitológico de fezes, sumário de urina e eletrocardiograma”, explica.

EXAME FÍSICO E ANAMNESE

O médico ainda destaca a importância da realização de exames específicos de acordo com o sexo do paciente.

“Investigações complementares podem variar dependendo do exame físico e da anamnese, que nada mais é que uma entrevista ou questionário que o médico realiza para obter informações importantes sobre o histórico de saúde da pessoa”, diz.

No caso dos homens, por exemplo, o dr. Wellington acredita ser importante a avaliação da próstata e, no caso das mulheres, exames preventivos do colo do útero.

CUIDADO REDOBRADO: PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS E FATORES DE RISCO

Em relação à periodicidade de realização do check-up, o mais comum é que os exames sejam realizados uma vez por ano, mas esse período pode ser encurtado se o paciente apresentar algum fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como colesterol elevado e obesidade, ou possuir doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

“Nestes casos, é necessário um intervalo menor para a reavaliação para que o profissional acompanhe mais de perto como anda a condução do tratamento em casa. É sempre bom dedicar tempo para cuidar da saúde”, reforça Dr. Wellington.

12

Fonte: Assessoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter