
A jovem Jeane Rodrigues, 33 anos, moradora do município de Olivença, Sertão de Alagoas, está a espera de um transplante de córnea. Portadora da Ceratocone, uma doença ocular não inflamatória, bilateral e progressiva do olho, que afeta o formato e a espessura corneana, provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas.A principal causa de transplante de córnea no Brasil.
O portal Minuto Sertão tem acompanhado o problema de Jeane, em Junho deste ano, divulgou uma matéria relatando a luta da jovem e a busca por ajuda. Diante da repercussão da matéria: Jovem de Olivença com grave problema de visão necessita de ajuda para realizar transplante que custa R$ 20 mil
Após a repercussão da matéria nas redes sociais, surgiu uma ajuda de fundamental importante para Jeane. O secretário de assistente social do município de Minador do Negrão: Gileno, ao obter conhecimento do problema dela, através de uma prima chamada: Sofia, que reside em Major Izidoro e teria mostrado a ele a matéria publicada no site, Gileno entrou em contato com Jeane e marcou no Estado de São Paulo uma cirúrgia de transplante de córnea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ela. Em Alagoas esse tipo de cirúrgia não é realizada.
Atualmente Jeane é a 2000° na lista de espera para a cirúrgia de transplante em um Hospital ''Banco de Olhos'' da cidade de Sorocaba, em São Paulo, em menos de 30 dias 1000 pessoas tem sido atendidas. A previsão é de que em dois meses ela seja chamada, enquanto espera ser chamada, Jeane, se prepara para sua ida, porém a jovem vive um dilema, o de não ter condições financeiras para realizar os exames que serão necessários e que o SUS não cobre e além das despezas com as passagens e estadia em SP. Ela necessita conseguir pelo menos R$ 8 mil reais.
Diante desse dilema a jovem conta com a ajuda das pessoas que puderem colaborar com qualquer quantia. Quem puder colaborar, basta doar qualquer valor para a seguinte conta bancária:
Agência: 0712
Tipo de conta: 013
Número da conta: 00075389-3
Jeane Rodrigues Lima