Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Alagoano é preso ao tentar fraudar concurso da Polícia Civil no Rio Grande do Norte

  • Redação*
  • 12/07/2021 16:00
  • Geral
Foto: Ilustração
Preso

Um alagoano foi preso após se flagrado tentando fraudar as provas do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O caso foi registrado neste domingo, 11, na cidade de Natal.

A prisão aconteceu quando eram aplicadas as provas do exame intelectual. O homem, de 41 anos, estava com um equipamento proibido. 

Não há informações se o acusado chegou a utilizar o equipamento no certame ou se há participação de outras pessoas na tentativa de fraude.

"O inquérito policial foi instaurado e as investigações estão tramitando no Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR). A PCRN informou que o certame segue o curso normalmente e reforça seu compromisso com a transparência perante a sociedade, em especial os candidatos, destacando que, caso sejam verificadas quaisquer outras práticas ilícitas, as medidas administrativas e criminais necessárias serão adotadas, com a responsabilização do(s) autor(es)", informou a corporação em nota.

A investigação segue em sigilo.

Concurso

Ao todo, o concurso teve 61.042 candidatos inscritos para concorrer às 301 vagas oferecidas - 230 para agente, 24 para escrivão e 47 para delegado.

 

*Com G1 RN

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, explica psicanalista

É através do processo lúdico que terapeutas e psicanalistas, por exemplo, conseguem observar as relações que a criança tem com as demais pessoas

↑ Foto: Ilustração

Aludicidade propicia que a criança entre em um mundo simbólico e é também através deste processo que terapeutas, psicanalistas e psicólogos conseguem observar as relações que ela tem com outras pessoas do seu círculo social. O ato de brincar, em si, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil.

“Muitas vezes o brincar pode passar como algo cotidiano, naturalizado. O que me faz pensar em como a ludicidade, o acesso ao recurso lúdico e o tempo de brincar são fundamentais para a estruturação da subjetividade da criança”, frisa a psicanalista e professora do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) Gabriela Costa Moura.

Ela revela que entre os casos que já acompanhou, os de duas crianças foram os que mais chamaram a sua atenção. “Elas não tinham tempo para brincar, pois tinham atividades em praticamente todos os horários, a semana inteira. Todos os turnos eram ocupados com diversas iniciativas esportivas, de aprendizado de língua estrangeira e deveres escolares. Mas, simplesmente, não brincavam”, relata.

Segundo Gabriela Moura, é através da ludicidade que os especialistas conseguem diagnosticar se uma criança tem alguma psicopatologia. “É a partir do brincar, do modo de se relacionar com o outro, que observamos se a criança recebe bem a entrada de uma terceira pessoa naquela atividade. Então, os momentos lúdicos são essenciais para o desenvolvimento emocional”, explica.

Os sintomas de psicopatologias, de acordo com a psicanalista, aparecem nas crianças de acordo com as peculiaridades de cada uma. “Os sintomas são inerentes a todo contexto da construção familiar e posição das crianças nas relações pessoais”, observa.

6

Fonte: Ascom GT

Apresentado no Flamengo, Renato Gaúcho explica recusa a Corinthians e Santos

  • Gazeta Press
  • 12/07/2021 18:11
  • Futebol
ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Após recusar convites de Corinthians e Santos, o técnico Renato Gaúcho foi apresentado nesta segunda-feira no Flamengo. O comandante chega para substituir Rogério Ceni e com a pressão de repetir o sucesso de sua passagem pelo Grêmio.

Renato deixou o time gaúcho no início desta temporada, após cinco anos à frente da equipe. O treinador entrou em acordo com a diretoria após a eliminação na Pré-Libertadores

Após a saída do Tricolor, o técnico veio para o Rio de Janeiro e recebeu ofertas de Corinthians Santos. No entanto, não chegou a um acordo com os paulistas. Renato explicou as recusas aos clubes de São Paulo.

"Quando saí do Grêmio, a primeira coisa que fiz foi entrar de férias. Foram cinco anos, precisava curtir um pouco minha família. Precisava respirar novos ares. Mas não saí do Grêmio pensando no Flamengo. Recusei convites de Santos e Corinthians porque eu precisava de férias. No momento que descansei, apareceu o convite do Flamengo. Essa oportunidade eu peguei. Já descansei e estou realizando meu grande sonho", disse.

O novo treinador vai estrear no comando do Flamengo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Defensa y Justicia, na Argentina, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

Palmeiras mantém supremacia, vence Santos e segue na liderança do Brasileirão

Em clássico com emoções, Verdão chega à quinta vitória seguida no campeonato e aumenta vantagem sobre rival; Peixe diminui duas vezes de pênalti, mas perde chance de subir na tabela

↑ Jogadores do Palmeiras reunidos antes do jogo contra o Santos (Foto: Marcos Ribolli)

Segue o líder!

Palmeiras se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Santos por 3 a 2 na tarde deste sábado, no Allianz Parque, em jogo válido pela 11ª rodada da competição e que parecia decidido até a metade do segundo tempo, mas teve reviravoltas e emoção até os acréscimos. Além da ponta da tabela, a vitória confirma a supremacia do Verdão sobre o rival – apenas uma derrota nos últimos 11 jogos contra o Peixe. Os gols alviverdes foram marcados no primeiro tempo, por Gustavo Gómez, Breno Lopes, este repetindo o feito da final da Libertadores, e Willian – Carlos Sánchez e Marinho, ambos de pênalti, diminuíram. Foi a quinta vitória seguida da equipe de Abel Ferreira (que, suspenso, deu lugar ao auxiliar João Martins neste sábado), sequência importante antes das oitavas de final da Libertadores, que começam no meio da próxima semana. Assista aos melhores momentos:

Palmeiras x Santos - Melhores Momentos

Palmeiras x Santos – Melhores Momentos

Como fica?

A vitória leva o Palmeiras aos 25 pontos e por mais uma rodada na liderança. Já o Santos fica com 15 e perde a chance de entrar no G-6. CLIQUE AQUI e veja a tabela do Brasileirão.

Jogadores do Palmeiras festejam gol contra o Santos

Jogadores do Palmeiras festejam gol contra o Santos (Foto: Marcos Ribolli)

Craque do Jogo

Apesar de não ter feito gols no clássico, o centroavante Deyverson teve papel tático importantíssimo no ataque e participou de dois dos três gols palmeirenses. Bastante ativo, ele foi eleito o melhor da partida pelos comentaristas Casagrande e Caio Ribeiro.

Apesar da derrota do Santos, o uruguaio Carlos Sánchez teve um alento: com o gol de pênalti, tornou-se o maior artilheiro estrangeiro da história do Peixe, empatado com o colombiano Copete, com 26 gols.

Aos 23 min do 2º tempo - gol de pênalti de Carlos Sánchez do Santos contra o Palmeiras

Aos 23 min do 2º tempo – gol de pênalti de Carlos Sánchez do Santos contra o Palmeiras

Primeiro tempo

O Santos teve maior posse de bola, rotina em seus jogos, enquanto o Palmeiras criou as melhores chances em jogadas mais diretas e com poucos toques até o gol. Gustavo Scarpa teve a primeira oportunidade, em chute de fora da área, e Deyverson teve um gol anulado por impedimento logo na sequência. O Peixe tentou rodar a bola e levar algum perigo ao goleiro Jaílson, mas teve pouca participação de Marcos Guilherme e Marinho, atacantes que foram bem controlados pelos laterais alviverdes. Aos 18 minutos, o Palmeiras abriu o placar na bola parada: escanteio cobrado por Scarpa, saída de gol errada de João Paulo e cabeceio de Gustavo Gómez para o gol vazio. O Verdão aproveitou o momento de desorganização do rival e aumentou a vantagem três minutos depois, após bola longa para Deyverson e tabela entre Raphael Veiga e Breno Lopes – o herói da final da Libertadores brilhou de novo e chutou sem chances de defesa. Depois dos gols, o Santos voltou a ter a bola (quase 70% de posse), mas só conseguiu furar a defesa palmeirense em cabeçada de Marinho para fora.

Aos 21 min do 1º tempo - gol de fora da área de Breno Lopes do Palmeiras contra o Santos

Aos 21 min do 1º tempo – gol de fora da área de Breno Lopes do Palmeiras contra o Santos

Segundo tempo

Fernando Diniz voltou com duas mudanças: Alison e Carlos Sánchez nas vagas de Danilo Boza e Jean Mota. Na prática, o jogo pouco mudou, e o Palmeiras seguiu fiel à sua estratégia. Após mais uma jogada iniciada com lançamento a Deyverson, a bola rodou e chegou até Zé Rafael, que chutou por cima do gol na primeira boa chance do Verdão, aos 11 minutos. Sem sucesso pelo chão, o Santos continuou insistindo pelo alto e “consagrando” Felipe Melo e Gustavo Gómez, que ganharam praticamente todas as disputas. Mas ganhou sobrevida num pênalti bobo de Marcos Rocha em Sánchez, que o uruguaio bateu com perfeição para diminuir: 2 a 1. A partir daí, sim, houve uma pressão mais efetiva da equipe de Fernando Diniz, empurrando o rival para trás, cercando a área e arriscando chutes. O Peixe só não contava com um gol quase sem querer de Willian, após desvio de Deyverson e só confirmado após checagem do VAR. Com 3 a 1 contra, o jogo parecia decidido, mas Marinho sofreu pênalti de Mayke, bateu com perfeição, diminuiu o placar e fez o Santos pressionar até o fim. Só não deu para o empate.

Aos 37 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Willian do Palmeiras contra o Santos

Aos 37 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Willian do Palmeiras contra o Santos

Central do Apito

O VAR teve de ser acionado para validar o terceiro gol do Palmeiras, marcado por Willian e inicialmente anulado por impedimento. O árbitro de vídeo constatou que tanto ele quanto Deyverson, que participou da jogada, estavam em posição legal. O comentarista Sálvio Spinola também concordou com os dois pênaltis marcados a favor do Santos, um em Sánchez e outro em Marinho. “Ângulo e posição. Estava bem posicionado o árbitro”, disse Sálvio.

Aos 46 min do 2º tempo - gol de pênalti de Marinho do Santos contra o Palmeiras

Aos 46 min do 2º tempo – gol de pênalti de Marinho do Santos contra o Palmeiras

Cenas (quase) lamentáveis

Felipe Melo e Marinho discutiram muito logo após o apito final, mas a “turma do deixa disso” agiu rapidamente para evitar confusão.

Marinho e Felipe Melo participam de confusão no meio de campo após o clássico

Marinho e Felipe Melo participam de confusão no meio de campo após o clássico

O 4+3 voltou!

Dudu entrou aos 42 minutos do segundo tempo e marcou sua reestreia pelo Palmeiras. Com o jogo já decidido, ele pouco participou, mas pôde matar um pouco da saudade da torcida. Sem a possibilidade da camisa 7, hoje de Rony, Dudu usou a 4+3. Na soma, 7!

Dudu durante Palmeiras x Santos

Dudu durante Palmeiras x Santos (Foto: Marcos Ribolli)

Próximos jogos

Palmeiras e Santos dão uma pausa no Brasileirão. O Verdão inicia as oitavas de final da Libertadores na próxima quarta-feira, contra a Universidad Católica, às 19h15 (de Brasília), no Chile. Já o Peixe tem o primeiro duelo das oitavas da Copa Sul-Americana contra o Independiente, às 19h15 de quinta-feira, na Vila Belmiro.

33

Fonte: GE

Atleta alagoana de 12 anos é destaque em provas de natação em Salvador

Thaynara Lago conquistou nove medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze

↑ Thaynara Lago, 12 anos, nadadora (Foto: Acervo pessoal)

Anadadora alagoana Thaynara Lago Santos, 12 anos, é destaque em campeonato de natação no estado da Bahia. A adolescente conquistou nove medalhas de ouro em 11 provas que disputou na capital baiana.

O pai da atleta lembra-se da dedicação da filha e ressalta a dificuldade pra os treinos uma vez que em Alagoas não tem piscina olímpica. ‘’Foram duas semanas de muito trabalho e dedicação. Fomos para Salvador e Recife buscar um pouco de experiência em piscina olímpica, vale lembrar que Alagoas é o único estado do nordeste que não tem e precisamos viajar para os estados vizinhos’’, disse José Elenilton dos Santos.

Foto: Acervo pessoal

Elenilton ressalta que foram 11 provas disputadas ao todo. ‘’Conquistamos nove medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Resultados que a colocou entre as melhores nadadoras do Brasil em 2021 na categoria PETIZ 2. Os maiores destaques foram às provas de 400m livre e 100m costas que Thaynara venceu o primeiro lugar do ranking brasileiro’’.

Orgulhoso e emocionado com o sucesso da filha, Elenilton agradece ao patrocinador – Editora Espiral, o treinador Iuri Victor Mota, a Assomal e ao colégio intensivo. “Preparação agora é para o Festival CBDA Norte-Nordeste Mirim-Petiz que será realizado em Maceió’’.

4

Fonte: Tribuna Hoje

POLÊMICA! PROVOCAR CELEUMA, APOLOGIA! AO DISCURSO DA HIPOCRISIA! ISSO DÁ QUÓRUM! SÓ NO “STAND BY”!

FÁBIO CAMPOS

 

0

Nossa crônica de hoje, é uma busca ativa, sobre estas palavras em destaque no título. Faço isso, achando que presto um serviço à sociedade dos leitores, que, assim como eu, convivem com determinados termos, a anos, sem saber os seus reais significados. Assim, como um velho amigo, que de repente, lhe surpreende, aí você diz: “Cara! Tu é isso tudo! Pôxa! Jamais imaginei que fosse!”

“POLÊMICA” A palavra “polêmica” tem sua origem no grego “polemikos”, significa ‘agressivo, 'beligerante', vem de “polemos” que significa guerra. Em um contexto atual, o vocábulo designa a prática de provocar disputas e causar controvérsias em inúmeros campos discursivos, como na política, religião, arte, filosofia, literatura etc.Fonte: gramatica.net.com”
CELEUMA “A origem da palavra celeuma é explicada pelo Dicionário Houaiss: do Latim ‘celeusma’ celeusmae, celeusmatis; clamor, “alarido”, canto cadenciado dos remeiros, dos vindimadores; do grego kéleusma ou kéleuma, atos, ordem, comando, grito cadenciado do chefe dos remeiros para regular o movimento dos remos, exortação. É também, algazarra que se forma quando surge uma discórdia, quando as ideias e os pontos de vista são contrários, quando se contradizem algum conceito ou modo de ver. Fontes: ciberduvidas.iscte-iul.pt/significados.com.br
“APOLOGIA Vem do Latim, e do grego significa “fala em defesa de alguém”, do termo: APOLOGEISTHAI “Falar em defesa de outrem”; formada de dois termos: “Apo” = de, mais; LOGOS = fala, discurso. Fonte: origemdapalavra.com.br
“HIPOCRISIA Substantivo feminino; característica ou comportamento de pessoa hipócrita, de quem apresenta uma opinião que não possui ou finge sentir o que não sente; falsidade, dissimulação, fingimento. Capacidade de esconder os sentimentos mais sinceros. Característica de algo ou alguém que não é honesto; desonestidade: a hipocrisia do discurso. Hábito que se baseia na demonstração de uma virtude ou de um sentimento inexistente. Etimologia: vem do grego: “hypokrisía-as” aquilo que tem sentido de dissimulação, fingimento. Fonte:dicio.com.br

QUORUM É o termo usado para designar o número de pessoas necessárias para que uma sessão ou deliberação possa ser considerada válida. A palavra surgiu em um tribunal britânico chamado “Justice of the quorum” onde os membros atuavam de forma solidária para tornar uma decisão válida, para que isso acontecesse, era preciso que pelo menos um deles estivesse presente. ETIMOLOGIA: Se originou a partir do Latim qui (que, que pode se traduzir por “dos quais” ou “de quem”. GRAFIA: “Quórum e "quorum" são as duas versões aceitas, para grafar corretamente esta palavra. Já as grafias: “Corum” e “Córum” [grafadas com ‘c’] na língua portuguesa não existem, e por isso não devem ser aplicadas.
Fontes: significados.com.br/escrevercerto.com

“STAND BY ou Stand-by significa é uma expressão da língua inglesa, formada por duas palavras: “stand” que significa: ‘parada’, ‘pausa’, ‘descanso'; mais a palavra “by” que significa “perto de”, “ao lado de”, “por meio de”. Portanto “stand by” significa estar presente, estar ao lado, de prontidão, estar em espera. Fonte: significados.com.br”

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
NO WATSAP
TIRULIPA INTERPRETANDO A REAÇÃO DOS NATIVOS DE CADA PAÍS AO TOMAR A VACINA PARA COVID-19
EUA = Waw! Thank you!
Espanha = Gracias!
Itália = Grace!
Alemanha = Thonkon
França = Mercy!
Brasil = Pode beber?
No Ceará = Pode tomá Uma?

“Em um relacionamento complicado com o banho:
A água está sendo tão fria comigo, que eu não vou me humilhar!”
COISAS DE LÁ DA JUVENTUDE
“O Cúmulo da DOR, descer num tobogã de Gilete e cair numa piscina de Mertiolate.”
PIADAS HORRÍVEIS
“-O que o Mar disse para o Náufrago?
-Nada!”
“-Quanto vale um Terapeuta?
-Uns 1000 Gigapeutas.”
“-O rato, roeu a roupa do rei de Roma. Quantos "erres" tem nisso?
-Nenhum. A palavra “nisso” não tem “erres!”
“Os animais da floresta, saíram de férias foram Todos pra Montanha. Menos o Mamão, por que?
-Foi PAPAIA!”
“Bater com um Dicionário em alguém é agressão FÍSICA ou VERBAL?
"Ôxe! Joãozinho, pra que o relógio debaixo da Cama?
-Pra acordar em cima da hora!

Fabio Campos, 03 de Julho de 2021.

Força da empresa nordestina em investimento de marketing esportivo ganha destaque

↑ Foto: Assessoria

No país do futebol, o marketing esportivo é uma grande forma de investimento publicitário, principalmente em novos tempos. Driblando a crise, a franquia pernambucana Grau Educacional, segue investindo nessa modalidade. Só neste ano, a empresa patrocina os Campeonatos Paulista e Pernambucano, Campeonato Brasileiro séries B e C, além da lendária Eliminatórias da Copa de 2022. Ainda estão sendo negociados os Campeonatos Mineiro, Gaúcho e Carioca.

Ao todo, são mais de 20 campeonatos patrocinados, com ênfase em todas as edições do Campeonato Pernambucano, desde 2010. Os Campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro, Baiano, Cearense, Potiguar, e Alagoano fazem parte da lista dos patrocinados, além da Copa do Nordeste e amistosos da seleção brasileira. O diretor geral do Grau Educacional, Ruy Porto Carneiro Filho, destaca a importância da aliança entre a educação e o futebol. “Nosso maior foco é preparar os alunos e encaminhá-los ao mercado e também ser reconhecida entre as empresas para que esses alunos possam ser bem aceitos nas oportunidades de emprego. O marketing esportivo abraça essa causa”, celebrou.

“O investimento em futebol traz para a marca um reconhecimento nas ações de captação de cadastros. É bom pro aluno que sabe o que é o “Grau Técnico” e para as empresas, que ao contratar um aluno com certificado Grau Técnico associam o reconhecimento nacional, além do reforço não só durante as partidas, mas a penetração de mídia durante a semana nos programas esportivos de diversas emissoras”, pontua o gerente de marketing da rede, Elielson Filho .

Grau Técnico:
Maior rede de ensino técnico particular do Brasil, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com 86 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana

43

Fonte: Assessoria

Ao som de violino, paciente deixa o HE do Agreste

Dona Guiomar estava internada há mais de 30 dias com Covid-19

 

O som do violino indicou o caminho para dona Guiomar Cândido da Silva, de 54 anos.

Após mais de 30 dias internada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, ela recebeu alta após se recuperar de Covid-19. E foi ouvindo acordes do violino, aplausos de familiares e de profissionais da saúde, que dona Guiomar deixou a unidade hospitalar nesta terça (6).

O policial militar e artista muito conhecido em Arapiraca, Paulo Cândido, um dos três filhos dela, fez questão de ressaltar a importância dos profissionais do HEA envolvidos no atendimento a dona Guiomar. “Minha mãe foi intubada duas vezes. Nós rezamos, pedidos a Deus e Ele colocou anjos para cuidar dela. E estes anjos trabalham aqui no Hospital de Emergência do Agreste. A equipe do hospital é sensacional. Muito obrigado, muito obrigado”, disse Paulo.

Ele quem comandou os acordes do violino sabendo o quanto a mãe ama a musicalidade. “Posso ficar o resto da vida tocando violino pra ela. Minha mãe merece todas as homenagens do mundo”, enfatizou, enxugando as lágrimas que molhavam o sorriso de felicidade.
Dona Guiomar estava emocionada, diante do carinho recebidos pelos familiares

Peça Musical – Música, aplausos, sorrisos, cartazes de amor e lágrimas. Foi, praticamente, o enredo de uma peça musical que teve dona Guiomar como personagem principal. Ela, no papel de heroína mais forte que o adversário, deixou os corredores do hospital atravessando um corredor humano acalorado de carinho e amor.

Na última etapa de recuperação na enfermaria, dona Guiomar teve a companhia da sobrinha, Maria das Neves da Silva, que é auxiliar de enfermagem. “Todos os servidores do hospital são maravilhosos. Foram muito atenciosos e carinhosos com ela”, revelou Neves, como é conhecida.

A heroína Guiomar salientou que foi muito bem cuidada neste período de internação. “Obrigada a todos que cuidaram de mim, que oraram pela minha recuperação”, disse.

“A gente, diariamente, vem fazendo reflexões com a equipe para acolher o máximo possível os pacientes. A gente sabe o quanto o isolamento fragiliza emocionalmente e esta forma acolhedora é para estreitar a relação com o paciente e suprir a falta da família no período de internação”, falou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do Hospital de Emergência do Agreste.

Nesta peça com final feliz e heroína saindo do hospital com um crucifixo na mão, símbolo da vitória, os anjos, acostumados a tocar arpas no mundo das artes, apreciaram a delicadeza dos acordes do violino.

12

Fonte: Davi Salsa com assessoria

Governo de Alagoas lança edital de concurso com 3 mil vagas para a Educação

Inscrições têm início no dia 16 de julho e provas acontecem em outubro; há vagas para pedagogia da educação especial e indígena e professores

Por Redação Agência Alagoas

07/07/2021 -

09:09h

Divulgação

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), divulgou, nesta quarta-feira (07), o edital que rege o concurso público para o provimento de 3 mil vagas na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A publicação está disponível em Diário Oficial e também no site da Seplag.

De acordo com o documento, as inscrições para o certame se iniciam já no próximo dia 16 de julho e podem ser feitas até 20 de agosto. A data limite para o pagamento do boleto, no valor de R$ 95,00, é no dia 25 de agosto.

Das 3 mil vagas ofertadas, 483 são para a área de pedagogia, sendo 342 para a Educação Especial e 141 para indígenas que têm especialidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As demais vagas para professor contemplam 14 áreas de atuação. A remuneração inicial prevista para os novos servidores é de R$ 2.433,95.

“Demos mais um passo importante nesse certame que é muito esperado e que tem impacto sobre toda a sociedade alagoana. Nos empenhamos para lançar um concurso que estivesse alinhado às demandas da população e que fosse possível de ser realizado, dentro da realidade da máquina pública. Sem dúvidas, esse efetivo vai trazer um novo gás para a continuidade do trabalho de excelência que já temos desenvolvido na educação alagoana”, pontua o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Ainda segundo o edital, a aplicação das provas objetivas, que envolve conhecimentos gerais e específicos, está prevista para o dia 17 de outubro e acontece em Maceió e Arapiraca. Além dela, os candidatos também devem preparar a documentação para a etapa da prova de títulos.

“Hoje entra em funcionamento mais uma ação do programa do Governo de Alagoas, o Mais Professor, com o lançamento do edital do Concurso Público da Educação. São três mil novas vagas em diversos campos de ensino, um deles muito demandado e essencial para toda a comunidade escolar, que é o de pedagogia da educação especial, garantindo que nossas unidades estejam aptas e preparadas para receber todos os alunos, sem distinção. O concurso chega, então, para suprir grande parte da nossa carência do quadro de profissionais e conseguimos, dessa forma, valorizar o servidor público efetivo, principalmente eles que fazem e são responsáveis pelo ensino dos nossos jovens e crianças”, ressalta o secretário da pasta, Rafael Brito.

Além do certame da Seduc, o Governo de Alagoas vem publicando outros editais para o Ciclo de Concursos deste ano. Já foram divulgados os da Polícia Militar, da Secretaria de Saúde (Sesau), Polícia Civil, Polícia Penal (Secretaria de Ressocialização) e Corpo de Bombeiros Militar. A previsão é que, até o dia 16 deste mês, mais dois outros sejam publicados: o da Procuradoria Geral do Estado e o da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Com profissionais vacinados, Estado prevê retorno a aulas presenciais em 16 de agosto

Seduc está tomando todas as medidas para garantir retorno seguro para comunidade escolar; inicialmente, atividades serão no formato híbrido

Por Redação Agência Alagoas

06/07/2021 -

18:28h

Valdir Rocha

Com os profissionais da Educação Básica de Alagoas imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e a previsão de que, até agosto, todos tenham recebido a segunda, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (6), portaria que prevê a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino para o dia 16 de agosto.

De acordo com a portaria, o retorno será inicialmente no formato híbrido – com atividades presenciais e não presenciais –, com 50% dos estudantes devidamente matriculados em cada turma. Ainda segundo o documento, cada escola promoverá ampla divulgação sobre o retorno híbrido junto à comunidade escolar, bem como a preparação dos espaços físicos com base em todos os protocolos e normas preventivas estabelecidas pelos órgãos sanitários.

“Os alunos voltarão a frequentar a escola ainda no modelo híbrido, respeitando os protocolos sanitários já estabelecidos por portaria. A crise da Covid-19 foi devastadora na educação e é importante que a sociedade, os pais, alunos, servidores e toda comunidade escolar deem as mãos. Eu acredito muito nessa geração e acredito muito na capacidade dos nossos servidores em acelerar o aprendizado e recuperar o tempo perdido. Vamos juntos construir uma nova educação no pós-pandemia, para que a gente possa, de uma vez por todas, dar aos nossos alunos e aos nossos jovens a condição de estudar que eles merecem e precisam”, ressaltou o secretário da Educação, Rafael Brito.

Seduc Escolas recebem sinalização de distanciamento social foto jonathan linsEscolas de rede estadual recebem sinalização de distanciamento social. Foto: Jonathan Lins

Enquanto as atividades não retornam, a Seduc tem tomado todas as medidas necessárias para garantir uma retomada com segurança para toda a comunidade escolar. Paralelamente, as escolas da rede já começaram a receber os recursos do Programa Rumo às Aulas, o qual dotará todas as 310 instituições de ensino com verba para a adequação de suas estruturas físicas.

“O Rumo às Aulas descentraliza R$ 40 milhões do Governo de Alagoas, colocando dinheiro direto na conta das escolas para que o gestor, junto ao conselho escolar, defina qual a maior necessidade da instituição e onde o recurso será alocado neste momento. A ideia é que os gestores possam organizar da melhor forma a escola, as gerências e todo ambiente escolar, que ficou fechado por um ano e meio, para receber de volta os seus alunos”,  ressaltou o secretário.

Desde 2020, a Seduc encaminha recursos para compra de itens como máscara, fardamento, aparelhos de aferição de temperatura, álcool, álcool em gel, implantação de pias, dentre outros. As unidades também já receberam cópias do Protocolo de Orientação à Gestão Escolar e uma cartilha de 39 páginas com explicações sobre o que é preciso ter em cada ambiente. Além disso, o Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc vem promovendo capacitações online para os manipuladores de alimentos da rede pública estadual sobre como se dará o preparo da alimentação escolar nesta nova realidade.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter