Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Cancelamento de convenções: Tereza Nelma diz que decisão é autoritária, machista e “velha política”

  • Vanessa Alencar
  • 03/09/2020 17:17
  • Política
Assessoria
Tereza Nelma

A briga no ninho tucano em Alagoas ganhou mais um capítulo na tarde desta quinta-feira (3), quando a deputada federal Tereza Nelma, presidente do Diretório do PSDB de Maceió, disse que a decisão do senador Rodrigo Cunha, presidente estadual do partido, cancelando as convenções zonais e municipal é machista, “transpira autoritarismo” e é típica da “velha política”.

Em nota enviada à imprensa a parlamentar afirma que a decisão, comunicada a ela na noite de ontem, por e-mail, viola a diretriz central do Estatuto do PSDB, que estabelece o compromisso “com a transparência, a democracia interna e o direito de defesa, ao contrário do documento do senador, que prefere a ‘disciplina’ e a ‘hierarquia’”. 

É destacado também que a Executiva Municipal “não aceita que o PSDB seja negociado em razão de projetos pessoais” e atuará dentro da Lei contra esse ato “ilegal, antiestatutário e antidemocrático, praticado isoladamente pelo senador Rodrigo Cunha”.

“A decisão isolada do senador, baseado somente em parecer jurídico, sem abrir prazo para explicações, muito menos apresentação de eventual defesa, concluiu pelo cancelamento. Portanto, é um ato unilateral do presidente, sem decisão da Comissão Executiva ou do Diretório Estadual”, prossegue a nota, negando que a deputada federal Tereza Nelma teria sido informada antecipadamente.

No documento, Tereza Nelma diz que coincidentemente, horas antes do comunicado enviado pelo senador, o PSDB de Maceió havia divulgado o edital convocando a convenção para escolha de candidaturas do partido para as eleições municipais, lembrando, ainda, a decisão da Executiva Municipal de defender uma candidatura feminina para compor a chapa majoritária, com o nome de Adriana Toledo. “Mas explicava que a convenção seria soberana para escolher até mesmo um nome masculino”, reforça.

“Outra estranha coincidência: um dos motivos para o ilegal “cancelamento” recomendado no parecer do “departamento jurídico” do PSDB estadual seria o “desrespeito ao percentual mínimo de candidatos de cada sexo”, pois na 5ª Zona o Diretório Zonal tinham 15 membros mulheres para cinco homens. Escandalizava-se, ainda, o senador que na Executiva da 2ª Zona existiam 4 mulheres para apenas um homem, o que representava “20%”. Não analisou as outras convenções, mas tenta derrubar todas. É o machismo em ação.”, diz outro trecho do documento.

A nota pontua também que o senador violou diretamente o Estatuto do PSDB, tomando uma decisão autoritária típica da “velha política”: “Nunca deu aos integrantes do Diretório Municipal o constitucional direito de esclarecimento, contraditório e ampla defesa. Não corresponde também à verdade dos fatos a nota pública (2/9/2020) de que teria sido “o Diretório Estadual” quem determinara o cancelamento das convenções. O Diretório nem foi convocado, nem tampouco se reuniu. As alegações de que as convenções zonais e municipal não teriam cumprindo com as regras estatutárias e nem garantiam a efetiva participação dos filiados do PSDB de Maceió, também não correspondem à verdade dos fatos.”.

A tucana reforçou que a Executiva Provisória de Maceió realizou tudo o estipulado no Estatuto do PSDB e de acordo com as orientações, estatutárias e jurídicas, recebidas do Diretório Estadual, inclusive o sistema on-line usado na votação, o Helious Voting.

Foi alegado também que a Comissão Provisória que realizou as convenções zonais e municipal, não recebeu seus livros de atas, fichas de filiados e outros bens, apesar de Tereza Nelma tê-los solicitado ao senador: “Ele nunca respondeu ao ofício que pedia tais itens. Mais ainda, foi recebido um diretório com três prestações de contas atrasadas (agora todas regularizadas), uma grande dívida e nenhuma informação sobre filiados.”.

A nota da presidente municipal informa ainda que, sobre a acusação da falta de documentos relativos às convenções, o senador, a Comissão Executivo Estadual ou Diretório Estadual nunca solicitaram esses documentos, nem mesmo verbalmente ou em qualquer das várias reuniões com a Direção Municipal: “Todos os documentos existem, inclusive as gravações de todas as convenções, que sempre estiveram à disposição do senador”.

Em nome dos integrantes do Diretório Municipal, Tereza Nelma diz que fará tudo, com responsabilidade, para que não sejam prejudicados nem sua chapa de vereadores e vereadoras, nem sua participação em chapa majoritária.

“A Executiva Municipal, presidida pela deputada federal Tereza Nelma será convocada com urgência para avaliar as crises criadas pelas decisões isoladas e individualistas do senador Rodrigo Cunha. E manterá todos os filiados e filiadas informados, com total transparência”, finaliza a nota, assinada pela “presidente legítima da Executiva Municipal de Maceió”. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Rodrigo Cunha e aguarda um posicionamento do senador sobre a nota.

Confira a nota na íntegra:

NOTA AOS FILIADOS DO PSDB

A VERDADE SOBRE O ARBITRÁRIO “CANCELAMENTO” DAS CONVENÇÕES ZONAIS E MUNICIPAL DE MACEIÓ


A presidenta eleita do Diretório do PSDB de Maceió, deputada federal Tereza Nelma, recebeu ontem por e-mail, exatamente às 19h16, um ofício do presidente do Diretório Estadual do PSDB, senador Rodrigo Cunha, comunicando o “cancelamento” das convenções zonais e municipal do PSDB. Coincidentemente, horas antes, o PSDB de Maceió, exercendo seu mandato legal e legítimo, havia divulgado o edital convocando a convenção para escolha de candidaturas do partido para as eleições municipais. A presidenta Tereza Nelma lembrava, ainda, a decisão da Executiva Municipal de defender uma candidatura feminina para compor a chapa majoritária, com o nome de Adriana Toledo. Mas explicava que a convenção seria soberana para escolher até mesmo um nome masculino.

Outra estranha coincidência: um dos motivos para o ilegal “cancelamento” recomendado no parecer do “departamento jurídico” do PSDB estadual seria o “desrespeito ao percentual mínimo de candidatos de cada sexo”, pois na 5ª Zona o Diretório Zonal tinham 15 membros mulheres para cinco homens. Escandalizava-se, ainda, o Senador que na Executiva da 2ª Zona existiam 4 mulheres para apenas um homem, o que representava “20%”. Não analisou as outras convenções, mas tenta derrubar todas. É o machismo em ação.

A decisão isolada do senador Rodrigo Cunha transpira autoritarismo, viola a diretriz central do Estatuto do PSDB, que estabelece claramente o compromisso com a transparência, a democracia interna e o direito de defesa, ao contrário do documento do Senador, que prefere a “disciplina” e a “hierarquia”. Assim, e para elevar o nível do necessário debate, informamos a todos os filiados sobre a verdade dos fatos, até a decisão parecer em desconformidade com a democracia partidária e com a luta pela maior participação das mulheres. Posteriormente. divulgaremos outras notas, sempre informativas e baseadas somente na verdade.

A decisão isolada do senador, baseado somente em parecer jurídico, sem abrir prazo para explicações, muito menos apresentação de eventual defesa, concluiu pelo cancelamento. Portanto, é um ato unilateral do presidente, sem decisão da Comissão Executiva ou do Diretório Estadual. Nota divulgada ontem, assinada somente pelo senador, diz que o “Diretório Estadual” “torna público” a seus filiados a intervenção — e não que decidiu. E não corresponde à verdade dos fatos a informação que a deputada federal Tereza Nelma teria sido informada antecipadamente.

Em verdade, o senador violou diretamente o Estatuto do PSDB, tomou uma decisão autoritária típica da “Velha Política”. Nunca deu aos integrantes do Diretório Municipal o constitucional direito de esclarecimento, contraditório e ampla defesa. Não corresponde também à verdade dos fatos a nota pública (2/9/2020) de que teria sido “o Diretório Estadual” quem determinara o cancelamento das convenções. O Diretório nem foi convocado, nem tampouco se reuniu.

As alegações de que as convenções zonais e municipal não teriam cumprindo com as regras estatutárias e nem garantiam a efetiva participação dos filiados do PSDB de Maceió, também não correspondem à verdade dos fatos.

A Executiva Provisória de Maceió realizou tudo o estipulado no Estatuto do PSDB e de acordo com as orientações, estatutárias e jurídicas, recebidas do Diretório Estadual, inclusive o sistema on-line usado na votação, o Helious Voting.

A Comissão Provisória que realizou as convenções zonais e municipal antidemocraticamente canceladas, apesar da deputada Tereza Nelma ter solicitado ao senador, NÃO RECEBEU seus livros de atas, fichas de filiados e outros bens. Ele nunca respondeu ao ofício que pedia tais itens. Mais ainda, foi recebido um diretório com três prestações de contas atrasadas (agora todas regularizadas), uma grande dívida e nenhuma informação sobre filiados.

Sobre a acusação da falta de documentos relativos às convenções antidemocraticamente canceladas, o senador, a Comissão Executivo Estadual ou Diretório Estadual nunca solicitaram esses documentos, nem mesmo verbalmente ou em qualquer das várias reuniões com a Direção Municipal. Todos os documentos existem, inclusive as gravações de todas as convenções, que sempre estiveram à disposição do senador.

Assim, a legítima Executiva Municipal, que defende a democracia partidária e não aceita que o PSDB seja negociado em razão de projetos pessoais, atuará dentro da Lei contra esse ato ilegal, antiestatutário e antidemocrático, praticado isoladamente pelo senador Rodrigo Cunha.

A deputada federal Tereza Nelma, em nome dos integrantes do Diretório Municipal, pede calma, tranquilidade e confiança a todos os militantes do PSDB. Mas também firmeza. E tudo fará, com responsabilidade, para que não sejam prejudicados nem sua chapa de vereadores e vereadoras, nem sua participação em chapa majoritária.

A Executiva Municipal, presidida pela deputada federal Tereza Nelma será convocada com urgência para avaliar as crises criadas pelas decisões isoladas e individualistas do senador Rodrigo Cunha. E manterá todos os filiados e filiadas informados, com total transparência..

Tereza Nelma

Presidenta legítima da Executiva Municipal de Maceió

Justiça de Alagoas terá atendimento e 30% de trabalho presencial a partir do dia 14

Ato Normativo regulamenta o início da Etapa Amarela no Poder Judiciário de Alagoas, com retomada de atividades na Capital e interior

↑ Servidores da Justiça de Alagoas se revezarão no trabalho presencial (Imagem: Dicom TJ/AL)

OJudiciário de Alagoas passa a ter 30% de seus servidores atuando nas unidades, e a atender o público presencialmente, a partir do dia 14 de setembro. Essas são as principais mudanças que ocorrem com o início da Etapa Amarela da Justiça estadual, definido pelo Ato Normativo Conjunto nº 22, da Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça.

Publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3), o documento estabelece que o atendimento presencial ao público só ocorrerá de forma agendada, e quando não for possível fazê-lo virtualmente. Todas as unidades do Poder Judiciário, Capital e interior, estarão funcionando 5 horas por dia. Também voltam a correr os prazos processuais dos processos físicos.

O Fórum da Capital estará aberto das 13h00 às 18h00, de segunda à quinta-feira; e às sextas-feiras, das 8h00 às 13h00. A sede do Tribunal de Justiça, Corregedoria, juizados especiais e demais fóruns da capital e interior estarão abertos das 08h00 às 13h00, nos dias úteis.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, a fase amarela vai servir de teste para Judiciário formatar o seu funcionamento normal após o fim das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia.

“A expectativa da gestão é que esse modo de atuar seja o modo pós-pandemia, com 70% dos trabalhadores em casa e 30% presencialmente e atendendo ao público. A expectativa é que a gente continue bastante produtivo – o nosso Tribunal hoje é destaque nacional – e a gente continue economizando”.

O expediente dos servidores não será reduzido. Permanece 6 horas diárias, no entanto poderá ser composto pelas horas presenciais e de teletrabalho, conforme ajustado com os gestores das unidades administrativas e judiciárias. Os servidores se revezarão no trabalho presencial.

A Etapa Amarela faz parte do retorno gradual do funcionamento do Poder Judiciário, já previsto pela Resolução nº 22 do TJ/AL, de 1º de junho de 2020. A mudança leva em conta a regressão da situação epidemiológica em Alagoas, “tendo em vista a significativa diminuição do quantitativo de leitos exclusivos para o enfrentamento do novo coronavírus e a curva descendente no número de óbitos há 13 semanas consecutivas”.

As sessões de julgamento e outros atos processuais continuarão ocorrendo preferencialmente de forma virtual. A entrada do público nas dependências das unidades só será permitida para quem possuir um atendimento ou audiência agendada.

As salas do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e demais entidades, existentes dentro das unidades do Judiciário, poderão voltar a funcionar, para utilização pelos profissionais que tenham audiências ou reuniões agendadas.

23

Fonte: Dicom TJ/AL

 
 
 

Surgimento de manchas de óleo completa um ano sem causa determinada

Força-tarefa em Alagoas tem se debruçado para avaliar os impactos na natureza

↑ Novas frentes de estudo vêm sendo desenvolvidas para minimizar os efeitos do óleo no litoral de Alagoas (Foto: Divulgação)

Um ano se passou desde que as primeiras manchas de óleo cru chegaram ao litoral nordestino. Mas até agora não há origem oficialmente comprovada para o derrame que atingiu mais de mil pontos de praias no Nordeste e causou impactos nos animais, no turismo e nos ecossistemas. Em Alagoas, o monitoramento segue até 2021 com uma força-tarefa formada por 40 pesquisadores que vêm avaliando os prejuízos e possíveis soluções.

Apenas em Alagoas, mais de 2,5 toneladas de fragmentos de óleo, areia e sargaço contaminados foram retirados das praias de Alagoas, sendo 1,2 tonelada apenas de óleo. Desde o ano passado, o professor, pesquisador e doutor em Ciências Aquáticas, Emerson Soares, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) coordena a força-tarefa. Emerson afirma que mesmo durante a pandemia, os pesquisadores seguem se debruçando nas análises e têm investido em novas frentes de trabalho.

No mês de julho, novos fragmentos foram observados em algumas praias do Nordeste, no entanto, segundo o pesquisador, as manchas são “óleo velho”, ou seja, se desprenderam do fundo do mar e chegaram à costa.

“A gente continua fazendo as análises inclusive do óleo que apareceu no mês de julho, nós identificamos que era o mesmo óleo, com os mesmos componentes do ano passado, então não era óleo novo, era óleo antigo. Continuamos analisando a água, houve diminuição devido ao Covid-19, mas as análises persistem, mais lento, mas já fizemos pós Covid duas análises. A gente continua fazendo o monitoramento da qualidade da água, dos fragmentos que chegam e levamos para laboratório, temos um compromisso com o governo do Estado de fazer o monitoramento até 2021”, detalha o pesquisador.

Os impactos nos ecossistemas ainda precisam ser mensurados e entendidos, garante Emerson.

“É necessário continuar monitorando porque os efeitos desse óleo persistem no meio ambiente, de menor proporção, mas persistem. Em julho, por exemplo, quase um ano depois, o óleo tinha muito produto volatilizado, foi degradado, e o impacto desse óleo diminui, mas se ele está no oceano, como ele está ainda, e na areia ele tem o efeito, o potencial de dano nos organismos e é essa nova etapa que a gente vai trabalhar ”, diz

Agora o grupo de 40 pesquisadores tem atuado para destinar de forma menos agressiva os resíduos coletados no ano passado na costa alagoana.

“Apresentamos um novo projeto ao CNPq, onde vamos pegar o óleo recolhido ao aterro em Pilar e vamos fazer a biorremediação, para dar uma destinação, para esse óleo ser tratado com micro-organismos e com reações eletroquímicas para diminuir o potencial poluidor dele, para ser utilizado em outras vias em benefício da população. Além da biorremediação nós vamos fazer experimentos em laboratório onde vamos testar vários níveis de petróleo e seus efeitos nos organismos para a gente tentar propor um modelo de proteção dessas espécies, é uma questão preventiva, para que se tivermos outro derramamento a gente estar preparado, saber como agir. Temos 40 pesquisadores nesse edital”, pontua Soares.

ORIGEM

“A maior probabilidade e eu acredito nisso é que o óleo veio da Venezuela, já foi comprovado, participei de uma reunião com o comando naval, e comprova-se que o óleo é venezuelano, numa operação ship-to-ship, ou seja de embarcação para embarcação, embarcação sem transponder, houve alguma fuga nessa processo, alguma operação desastrada, esse óleo caiu na corrente sul-equatorial que gira no sentido anti-horário e vem bater na costa do Brasil, chegando no Brasil bateu nas correntes das Guianas e foi levado até o Maranhão e nas correntes brasileiras e atingiu o restante do litoral e foi descendo até a Bahia, contaminando mais de mil localidades, essa é a teoria com mais confiança sobre o que pode ter ocorrido.”

“Preparados”

O pesquisador não descarta uma nova ocorrência, tendo em vista que nem a origem nem a forma do derrame foi comprovadamente identificada. Soares defende uma “preparação” para acontecimentos como este. “Estamos atentos a isso porque não sabemos ainda a quantidade de fragmento que possa vir a chegar, a gente sabe que diminuiu que está diminuindo, mas a gente tem que se precaver, estamos numa etapa agora de se proteger, no Brasil todo para que façamos a detecção antes de ocorrer se for o caso. Minha avaliação é que a gente não está imune. Isso pode voltar ocorrer, há uma probabilidade e a gente precisa se preparar, fazer monitoramento para ser capaz de identificar”, diz.

54

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Evellyn Pimentel

Festa na Orla de Ponta Verde tem aglomeração e organizador rebate: "não quer pegar o vírus? Fica em casa"

  • Redação 
  • 01/09/2020 07:04
  • Maceió
Fonte: Cadaminuto.com.br

Os vídeos de uma festa na Orla de Ponta Verde, neste domingo (31), chamaram atenção nas redes sociais sobre a aglomeração de pessoas e também o descumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus.

As imagens, publicadas nos perfis de algumas pessoas que participaram, mostram bem como foi a organização a realização do evento. 

Quando o assunto ganhou repercussão nas redes sociais, os organizadores do evento publicaram algumas mensagens. “Não quer pegar o vírus? Fica em casa. Não sai para o shopping, festas, bares e etc. E deixa quem não quer se cuidar aprender uma lição e tomar consciência”, diz uma das mensagens. 

A festa durou toda madrugada e não foi interrompida por nenhuma ação de fiscalização. A imagens provocaram uma discussão sobre as medidas de prevenção da doença e comportamento das pessoas no local. 

Coruripe apresenta comissão técnica e elenco para disputa do Brasileirão da Série D

Grupo foi oficialmente apresentado na tarde desta segunda-feira 31, no Gerson Amaral

↑ (Foto: Carlos Azevedo / Ascom AA Coruripe)

Na tarde desta segunda-feira (31), a diretoria da Associação Atlética Coruripe apresentou oficialmente para a imprensa a comissão técnica e o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D 2020. Após a apresentação as atividades físicas foram iniciadas pelo preparador Físico Lucas Gonçalves.

O presidente alviverde Francisco Luiz (França da AABB), apresentou primeiro o novo Gerente de Futebol Jorginho Gonzaga que já está comandando as contratações para formação do plantel para o Brasileirão Série D.

Também foram apresentados o técnico Elenilson Santos que estava no Murici. Esta será a quarta passagem dele pelo Hulk Praiano. O preparador físico Lucas Gonçalves que esteve no CSE trabalhará no Coruripe pela primeira vez. O preparador de goleiros Jorge Ferreira, que esteve no Hulk até o encerramento do Estadual, volta ao clube praiano. O massagista Robson também volta após breve passagem nos jogos da retomada do Estadual.

Elenco

Do elenco que disputou o Estadual estão de volta os goleiros Gustavo, Denisson e Gean; o lateral direito Lázaro e o lateral esquerdo João Felipe; os zagueiros Moisés Potiguar e Eduardo Favero; o meia Palhinha e os atacantes Alef Manga, Willian e Everson.

Entre as novidades para a Série D alguns já passaram no futebol praiano, outros estão desembarcando aqui pela primeira vez. Os que voltam a vestir a camisa alviverde são o goleiro Alexandre (ex-Murici); o lateral direito Renato (ex-Itabaiana-SE); o lateral direito Chiquinho Bala (ex-CEO); o volante Jair Amaral (ex-CSE) e o meia Polinho (ex-CEO). Pela primeira vez vão jogar no Hulk o lateral direito João Lucas (Vitória-BA); os zagueiros Marcelo (ex-Globo-RN), Erivelton (ex-Doce Mel-BA) e Rafael Nascimento (ex-Primavera-SP); os meias Tadeu (ex-Murici), Gaspar (ex-Sergipe) e Eduardo (ex-Marília-SP) e os atacantes Alexandre (ex-Atlético-CE), André (ex-Murici), Jean Carlos (CEO-AL) e Leandro Sardinha (ex-CSE).

Amistoso

Durante a preparação para o Brasileiro o técnico Elenilson Santos poderá solicitar ao Gerente de Futebol Jorginho Gonzaga a marcação de um amistoso.

Confira os nomes da comissão técnica e elenco:

Comissão técnica: Técnico: Elenilson Santos / Aux. Técnico: Paulo Sérgio / Preparador Físico: Lucas Gonçalves / Auxiliar de Prep. Física: Thiago Militão / Preparador de Goleiros: Jorge Ferreira / Massoterapeuta: Robson

Elenco: (29 jogadores)
Goleiros: Gustavo, Alexandre, Gean e Denisson;
Laterais: Lázaro, Renato, João Lucas , João Felipe e Chiquinho Bala;
Zagueiros: Moisés Potiguar, Eduardo Favero, Marcelo, Erivelton e Rafael Nascimento;
Volantes: Caio, Jair Amaral
Meias: Palinha, Polinho, Mateus Brito, Tadeu, Gaspar e Eduardo;
Atacantes: Alef Manga, Wilian, Everson, Alexandre, André, Jean Carlos e Leandro Sardinha.

17

Fonte: Ascom / AA Coruripe

 
 
 

Ensino híbrido é cogitado para alunos de Alagoas

Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/AL, realizou pesquisa virtual para saber opinião de pais, alunos e professores

↑ Advogado Paulo Paraizo foi entrevistado pela TV Web da Tribuna nesta semana (Foto: Arthur Melo)

Omodelo de ensino que mescla aulas presenciais e a distância deve ganhar força na rede de ensino no pós-pandemia, chamado de sistema híbrido, essa nova forma está sendo cogitada no estado de Alagoas.

“O sistema híbrido pode ser adotado na rede de ensino em Alagoas”, está é a informação do advogado Paulo Paraizo, presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), passada aos internautas durante a entrevista ao canal da TV Tribuna do portal Tribuna Hoje, no YouTube.

Durante oito dias a comissão realizou um questionário virtual com diversas perguntas direcionadas aos pais, professores, responsáveis e os próprios estudantes sobre a possível retomada das atividades presenciais em escolas do estado. O resultado da pesquisa ainda não saiu, já que a mesma foi encerrada zero hora de ontem (31).

“Foi justamente pensando no receio dos pais, professores e responsáveis para o possível retorno das aulas presenciais que a OAB/AL através de sua comissão realizando essa enquete, justamente para saber o que a sociedade pensa sobre essa retomada, se concordam ou não”, disse o advogado Paulo Paraizo.

“Até então ainda não se tem uma data definida para esse retorno das atividades presenciais, mas já estamos bastante preocupados. Nossa ideia é que, com a pesquisa, a gente possa mostrar aos gestores o resultado. Além disso, temos também o intuito de realizar uma audiência pública para que a situação seja debatida”, afirmou.

O presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/AL também explicou que a pesquisa foi divulgada entre Conselheiros Tutelares do estado, para que fosse possível contar com a participação de outros municípios e comunidades.

Sobre o sistema híbrido, Paulo Paraizo colocou que esta é uma das possibilidades para o retorno das atividades escolares, ou seja, as aulas poderão ocorrer de forma remota e presencial. “Esta foi uma das perguntas que mais focamos no questionário virtual”, frisou.

De acordo com o advogado, a intenção da OAB é que após o resultado da pesquisa haja ações em cima da enquete, uma delas é a audiência pública para que se tenha ainda mais informações ouvindo especialistas, bem com a emissão da própria opinião acerca do retorno às aulas. “Acompanhamos a realização do questionário e podemos dizer que as pessoas aderiram e até repassaram, como forma de ajudar ainda mais a comissão no sentido de ampliar a comunicação e se ter um melhor resultado da pesquisa”, observou Paulo Paraizo.

 

3

Fonte: Tribuna Independente / Ana Paula Omena

Heloísa estreia no Tik Tok e arremata mais de 1 mil visualizações por hora

  • Redação
  • 31/08/2020 08:41
  • Coluna Labafero
Arquivo Cadaminuto
Heloisa Helena

A nova rede social conhecida como Tik Tok, ganhou o gosto da ex-senadora Heloísa Helena, pré-candidata a vereadora de Maceió pela Rede Sustentabilidade, e de seu público. É que em menos de 24 horas que estreou na rede social, o seu vídeo bateu mais de 30 mil visualizações, uma média de mais 1 mil por hora sem impulsionamento. 

Heloisa é ex-vice-prefeita de Maceió e ex-deputada estadual. A professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi eleita ao cargo de senadora em 2008 e 2012 a vereadora mais votada de Maceió. Em 2016, ela não quis tentar a reeleição para um terceiro mandato.

Em 2006, candidata à presidência do Brasil, obteve quase 7 milhões de votos. Helena deverá entrar na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Maceió e poderá surpreender a muitos. 

Cidades do Sertão e Agreste de Alagoas reabrem igrejas católicas a partir de 4 de setembro

  • Michelle Farias, G1 AL
  • 30/08/2020 06:44
  • Notícias
G1 AL

As igrejas católicas do Sertão e Agreste de Alagoas vão reabrir de forma gradual a partir do dia 4 de setembro. A informação foi confirmada pela diocese de Palmeira dos Índios neste sábado (29).

A reabertura gradual segue as normas do protocolo sanitário de combate ao novo coronavírus. De acordo com diocese, a partir do dia 4 de setembro, 50% dos sacerdotes (párocos, administradores, Paróquias e Vigários) devem voltar aos trabalhos.

Fica permitida a celebração de missa presencial, seguindo as normas do distanciamento social. O chão das igrejas devem estar sinalizados com o sentido de circulação, além dos bancos que devem sinalizar o local onde os fiéis podem se sentar.

Os fiéis devem levar o seu próprio material de proteção (álcool em gel e máscara). Entretanto, as paróquias devem fornecer álcool em gel.

Apenas o sacerdote ou diácono e aqueles que servem o altar, como coroinhas e acólitos, pegarão nos vasos sagrados antes, durante e depois da celebração. A saudação da paz não devem ocorrer para evitar o contato entre os fiéis.

Terremoto de 4,6 de magnitude é registrado na Bahia

Cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano sentiram tremor mais forte na manhã deste domingo (30), mas moradores de Salvador também têm relatos. Não há registro de feridos.

↑ (Imagem: Reprodução)

Um terremoto de magnitude 4,6 foi registrado na Bahia, na região da cidade de Mutuípe, que fica no Vale do Jiquiriçá, na manhã deste domingo (30), segundo cálculos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Moradores de várias cidades do estado, como Amargosa, Castro Alves, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, relataram o impacto do terremoto. Em Salvador, os tremores também foram sentidos. Não há registro de feridos.

O G1 entrou em contato com Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, que faz o monitoramento dos fenômenos. Ele explicou que esse terremoto teve alta magnitude e também pôde ser sentido em Salvador.

“A gente fez uma análise preliminar e esse evento maior foi registrado pela rede mundial, foi de magnitude 4,6, a 6 km a sul para sudoeste de Mutuípe. Salvador fica a pouco menos de 100 km de Mutuípe e, com essa magnitude, ele certamente foi sentido em Salvador. Ele foi registrado em todas as estações da rede sismográfica brasileira, que a gente tem financiada pelo Serviço Geológico Brasileiro”, detalhou Aderson.

Ainda não há detalhes do que causou os tremores. No site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), constam dois registros de terremotos nas regiões de Amargosa e São Miguel das Matas, com magnitudes de 4,2 e 3,7 respectivamente.

Os relatos dos moradores indicam que o primeiro tremor, o mais forte, começou pouco antes das 8h e durou cerca de 20 segundos. Depois, uma nova trepidação, desta vez mais branda, por volta das 8h20. Veja depoimentos abaixo:

Amargosa – Daniele Andrade

“Eu estava dormindo e de repente eu comecei a sentir o tremor. Eu acordei assustada e imediatamente peguei minha filha e fiquei embaixo da mesa. Durou uns 14 a 20 segundos, foi curto mais parecia uma eternidade. Eu nunca tinha passado por isso. Já ouvi relatos de tremores de terra aqui em Amargosa, mas é a primeira vez que eu sinto. Agora a gente está em alerta”.

Castro Alves – Leandro Alves

“Foi um abalo forte, nunca teve um impacto desse aqui na cidade. Eu estava me arrumando para ir para o trabalho, e aí eu fui surpreendido quando saí do banheiro. Minha mãe pensou que foi a laje aqui de casa caindo. Quando a gente foi se deparar, era a terra tremendo. Não tinha ninguém na rua. Foi um susto muito grande. Aqui também tremeu duas vezes”.

Mutuípe – Valdir Dika

“Estávamos dormindo, aí a gente acordou com um barulho ensurdecedor, a terra tremendo, vidraça chacoalhando. Foi como se tivesse um caminhão ligado em cima do telhado. Depois passou e voltou a tremer de novo. Foi uma coisa sinistra. Nossa reação foi só abraçar nossa filha. É uma sensação incrível, de que tudo ia desabar. Sensação de pânico mesmo, pessoas gritando na rua. Eu já tinha presenciado outros tremores aqui, mas igual a esse não”.

Santo Antônio de Jesus – Sâmila Freitas

“Eu tinha acabado de acordar, porque meu filho chorou e eu fui olhar ele. Quando peguei ele no colo, senti a terra tremer e um estrondo. Eu nunca tinha visto isso aqui. Foi forte, parecia alguma coisa batendo muito alto”.

Salvador – Adriana Vigas

“Eu sou [do bairro] de Narandiba. Também senti o tremor. De início, eu pensei que era algum carro passando na rua, alguma coisa assim mais forte. Depois que eu percebi que era o chão tremendo mesmo. Foi uma coisa que não dá para explicar, fiquei com medo da casa cair”.

Outros tremores na Bahia

Há cerca de 10 dias, moradores de Cachoeira, que também fica no recôncavo baiano, também relataram tremores de terra. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira, e teve magnitude de 1.6 mR.

No mês de julho, um terremoto de 3,5 de magnitude foi registrado na região do litoral sul da Bahia. O tremor aconteceu na altura da cidade de Ilhéus e também foi registrado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem o monitoramento.

101

Fonte: G1

 
 
 

São Paulo bate o Corinthians com gol nos acréscimos e assume vice-liderança da Série A

Hernanes e Brenner fizeram para o Tricolor; Ramiro descontou

↑ Jogadores do São Paulo comemoram com Brenner (Foto: Rubens Chiri / São Paulo)

Brenner, nos acréscimos do segundo tempo, garantiu a vitória por 2 a 1 do São Paulo sobre o Corinthians na manhã deste domingo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Antes do jovem são-paulino se tornar herói, Cássio e Tiago Volpi falharam nos gols de Hernanes e Ramiro.

O resultado levou o Tricolor à terceira vitória seguida. O tabu do São Paulo de não perder para o arquirrival no Morumbi desde 2010 pelo Brasileirão também foi mantido. Já o Corinthians conheceu sua primeira derrota em clássico na temporada 2020.

O placar levou o São Paulo à vice-liderança, com 13 pontos, e deixou o Corinthians em 13º, com apenas cinco pontos – com um jogo a menos.

Resumo do jogo

Tiago Nunes e Fernando Diniz iniciaram o clássico com novidades nas equipes. No Corinthians, Ramiro voltou a ser titular, enquanto o São Paulo teve Liziero na lateral esquerda.

O resumo do primeiro tempo foi um domínio completo dos mandantes. Apesar disso, o gol saiu em uma cobrança de falta de Hernanes. Cássio foi pego de surpresa, falhou e viu a bola entrar no meio do gol.

O Timão chegou ao empate depois da parada para hidratação. Cantillo teve tranquilidade para receber uma sobra de bola no meio de campo, girar e lançar para Ramiro. O chute mascado e cruzado do volante também contou com a colaboração de Tiago Volpi.

Na etapa final, com a temperatura na casa dos 29ºC, os espaços apareceram e as substituições deixaram a partida aberta e imprevisível. Tiago Nunes aproveitou para promover a estreia de Rómulo Otero.

No fim, quem se deu bem foi o São Paulo, que chegou ao gol da vitória aos 46 minutos. Brenner, livre dentro da área, cabeceou sem chances para Cássio.

Na próxima rodada, o Corinthians vai encarar o Goiás, na Serrinha, em Goiânia, às 19h15 da próxima quarta-feira. No dia seguinte, o São Paulo vai ao Mineirão para pegar o Atlético-MG às 20h.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 CORINTHIANS

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data: 30 de agosto de 2020, domingo
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (FIFA-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Luciano, Brenner, Tchê Tchê (SP)

GOLS:
São Paulo: Hernanes, aos 13 minutos do 1T, e Brenner, aos 46 minutos do 2T.
Corinthians: Ramiro, aos 35 minutos do 1T

SÃO PAULO: Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Liziero; Tchê Tchê, Sara (Igor Gomes) e Hernanes (Luan); Paulinho Boia (Brenner), Luciano (Toró) e Pablo (Bruno Alves)
Técnico: Fernando Diniz

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Éderson, Cantillo (Otero), Ramiro (Gabriel), Araos (Luan) e Léo Natel (Gustavo Mosquito); Jô (Boselli).
Técnico: Tiago Nunes.

37

Fonte: Gazeta Esportiva

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter