Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Deputado Paulão declara apoio aos agentes de saúde e defende PEC 22

Sindicalistas avançam na luta por melhores condições de trabalho

 

Representantes do entidades de classe ligadas aos agentes de saúde e de endemias de Alagoas estiveram reunidos, nesta quinta-feira (17), com o deputado federal Paulo Fernando, o Paulão (PT).

Na pauta do encontro, que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, foi entregue o pedido de apoio à PEC 22/2011.

Segundo Jader Albuquerque, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/2011 estipula que o salário dos agentes comunitários de saúde e de endemias não pode ser inferior a dois salários mínimos e também assegura às duas categorias a garantia de adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos das funções diárias e ampliadas nesse momento de pandemia da Covid-19.

Na oportunidade, o deputado federal Paulão declarou apoio à luta dos agentes de saúde e de endemias e afirmou a defesa da PEC 22 na Câmara dos Deputados em Brasília.

Também estiveram no encontro, a presidente da CONACS, Ilda Angélica, e o presidente do Sindas, Maurício Sarmento.

Além do deputado Paulão, já aderiram à luta dos agentes de saúde e de endemias outros parlamentares alagoanos, a exemplo de Tereza Nelma, Severino Pessoa e Marx Beltrão.

42

Fonte: Davi Salsa com assessoria

Jovem que vivia como marido e mulher com menina de 12 anos é preso em Teotônio Vilela

Relacionamento sexual de pessoas menores de 14 anos com maiores dessa idade constitui crime de estupro de vulnerável

↑ (Foto: Ascom PC/AL)

APolícia Civil de Teotônio Vilela, coordenada pelo delegado Arthur César, prendeu em flagrante nesta quinta-feira (17) um jovem de 18 anos que vivia como marido e mulher com uma menina de apenas 12 anos.

O delegado informou que a denúncia foi feita pelo Ministério Público, após este receber informação do Conselho Tutelar.

Arthur Cesar disse que, embora bastante comum, o relacionamento sexual de pessoas menores de 14 anos com maiores de 14 anos constitui crime de estupro de vulnerável, ainda que a vítima tenha consentido com o ato.

Agora o homem está preso no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), de Teotônio Vilela, à disposição da Justiça.

51

Fonte: Ascom PC/AL

Quinta, 10 Junho 2021 14:38

A hora de ir embora

A hora de ir embora

  •  
  • 10/06/2021 13:15
  • Encontre-se por Carol Fontan

SOBRE AUTOESTIMA E SABER IR EMBORA 🚪💕 Autoestima é sobre a imagem que você faz de você, é sobre amar a si, é sobre respeitar sua história, é se colocar no mundo sem precisar se encolher ou se esticar para caber em algum lugar, é sobre dignidade.

.

Aceitar situações que te fazem mal é desistir de si mesmo. Autoestima tem haver com a ideia de se despedir, se despedir de situações, relações, amizades e lugares que fazem você se sentir sem valor, que te desrespeita. .

Autoestima tem tudo haver com jogar a toalha, encerrar a conversa, bater à porta quando alguém insiste em te diminuir, em te jogar para baixo e fazer com que você se sinta inferior, inadequado.

.

Autoestima é saber ir embora, ir embora das ideias de amor que te fizeram adoecer, das ideias que dizem que vc deve se contentar com o que tem para hoje, das ideias que seu corpo está errado, que seu cabelo não é o adequado, que seu jeito não é o suficiente, e que você precisa se desfazer de você para ter uma relação, ou se desfazer de você para ser aceito em um grupo, se desfazer de você para caber em uma função ou se desfazer de você para permanecer em lugar. .

 

Duas pessoas morrem e seis ficam feridas em grave acidente na BR-423

Sinistro envolveu quatro veículos, sendo dois carros de passeio, uma moto e um caminhão

↑ Duas pessoas morreram no local do acidente (Foto: PRF/AL)

Duas pessoas morrem e seis ficam feridas em um acidente envolvendo quatro veículos no KM 38,5 da BR-423 próximo ao município de Inhapi.

O acidente envolveu dois carros e passeio, uma moto e um caminhão. Segundo primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi um tombamento seguido de colisão lateral

Equipe PRF e SAMU estão local do acidente.  Também foram acionados  o Instituto Médico Legal (IM) e Corpo de Bombeiro, além de mais reforço do SAMU.

6

Fonte: Tribuna Hoje

Fortaleza goleia o Internacional e pula para a liderança do Brasileirão

Em Belo Horizonte, Corinthians bate América-MG por 1 a 0

↑ Reservas do colorado não conseguiram segurar o Leão do Pici (Foto: Ricardo Duarte / Internacional)

Jogando no estádio do Castelão, na capital cearense, o Fortaleza se aproveitou de uma tarde desastrosa do Internacional e goleou o adversário por 5 a 1 neste domingo (6). Com o resultado, o Leão do Pici pulou para a liderança do Campeonato Brasileiro, com seis pontos e saldo de cinco gols. O Internacional, em início ruim, tem apenas um ponto em duas partidas.

 

O Tricolor cearense abriu boa vantagem em um primeiro tempo que contou com participação ativa do VAR (árbitro de vídeo). Aos 21 minutos, Lucas Crispim cobrou falta, a bola bateu na trave e no rebote Titi apareceu sozinho para completar para o gol vazio. Foi marcado impedimento do zagueiro no campo, mas, após análise do árbitro de vídeo, o gol foi confirmado.

Aos 45, outro lance capital: o zagueiro Pedro Henrique disputou a bola com o atacante Robson e, após chegar com o pé levantado, atingiu o adversário na altura do peito. A princípio, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior aplicou apenas o cartão amarelo, mas, após alerta do VAR, trocou o amarelo pelo vermelho, expulsando Pedro Henrique.

Na cobrança da infração, Lucas Crispim levantou na área e o próprio Robson apareceu para ampliar, de cabeça.

Na volta do intervalo, o Internacional mal teve tempo de se recompor e já sofreu o terceiro gol. Yago Pikachu apareceu livre na área após cobrança de lateral e, de primeira, chutou forte para acertar o ângulo de Marcelo Lomba, marcando um belo gol. Foi o terceiro dele na competição, da qual é o artilheiro até agora.

Pouco depois, o Leão ampliou em lance que exemplificou bem a tarde infeliz do Internacional. Robson tocou na saída de Lomba, mas a bola não entraria. O zagueiro Zé Gabriel, no entanto, se afobou e, ao tentar afastar, mesmo sem sofrer pressão de nenhum adversário, acabou estufando as redes do próprio time.

Praxedes descontou, de cabeça, aos 16, e Wellington Paulista, já no final, teve tempo para ampliar o placar. Depois de vencer o Atlético-MG fora de casa na estreia, o Fortaleza conseguiu o segundo triunfo de respeito em dois jogos.

 

Na próxima rodada, o Fortaleza recebe o Sport, enquanto o Internacional vai a Salvador para encarar o Bahia. Os dois jogos serão no domingo (13), às 18h15 (horário de Brasília). Antes disso, as duas equipes jogam as partidas de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O Fortaleza tem o clássico contra o Ceará, após empate por 1 a 1 no primeiro jogo, enquanto o Internacional recebe o Vitória, com a vantagem de ter vencido o primeiro duelo por 1 a 0. Os dois confrontos acontecerão na quinta (10).

Corinthians conquista primeira vitória

O técnico Sylvinho pôde enfim comemorar seu primeiro triunfo à frente do Corinthians. A equipe paulista foi a Belo Horizonte e derrotou o América-MG por 1 a 0 no estádio Independência. O gol foi marcado no primeiro tempo por Fábio Santos, cobrando pênalti sofrido por Mosquito.

 

Foi um duelo de poucas chances de ambos os lados. O Coelho chegou a marcar com Ribamar na reta final do segundo tempo, mas o gol foi anulado por impedimento.

A vitória permite ao Timão respirar um pouco após duas derrotas seguidas para o mesmo adversário (o Atlético-GO) dentro de casa, uma pela estreia do Campeonato Brasileiro e outra pela terceira fase da Copa do Brasil. O Corinthians agora tem três pontos em dois jogos no Brasileirão. O América-MG ainda não somou nenhum.

 

Na próxima rodada da competição, o time paulista tem o clássico com o Palmeiras, no sábado (12), no Allianz Parque. Já o Coelho tem um duelo difícil diante do atual bicampeão brasileiro, o Flamengo, no domingo, no Maracanã.

Tanto Corinthians como América-MG também decidem o futuro na Copa do Brasil na quarta-feira. O Timão vai até Goiânia, onde precisa reverter uma desvantagem de dois gols em relação ao Atlético-GO, enquanto o Coelho encara o Criciúma em Santa Catarina após empate por 0 a 0 na primeira partida em Belo Horizonte.

19

Fonte: Agência Brasil / Texto: Igor Santos

PRF/AL prende motorista por uso de documento falso em Canapi

  • Redação com PRF/AL
  • 08/06/2021 11:08
  • Polícia
 
Internet

 

Na manhã desta terça-feira (08),  por volta das 10 horas, no km 26 da BR 423, em Canapi, Sertão de Alagoas, uma equipe realizava fiscalizações no trecho quando abordou um veículo Mercedes Benz, de cor preta. No momento da averiguação dos documentos, o motorista apresentou um CRLV falso, com numeração inconsistente, indicando indício de fraude.

O número do motor do carro também estava adulterado. Em consultas ao sistema, uma ocorrência antiga de roubo foi identificada, mas indicava que o veículo já havia sido recuperado. Diante das informações, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Batalha, para procedimentos cabíveis.

Com 95% dos servidores vacinados, governo sinaliza volta às aulas em agosto

  • Redação
  • 08/06/2021 12:10
  • Educação
 
Cada Minuto
Rafael Brito

O Secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, declarou, na manhã desta terça-feira (08), que o planejamento em Alagoas é que o retorno presencial das aulas seja iniciado em agosto deste ano. O anúncio foi feito durante a posse dos gerentes regionais de Educação de 2021/23, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

De acordo com o secretário, a pandemia não permite certezas com relação à retornos em qualquer setor, mas diante do avanço da vacinação já é possível iniciar o planejamento para agosto.

“A ideia é voltar em agosto. 95% dos servidores da educação básica de Alagoas já foram vacinados pelo menos com a primeira dose e isso é muito positivo. Diferente de outros estados, Alagoas praticamente já concluiu”, afirmou.

Rafael Brito também destacou que as doses já foram disponibilizadas a todos servidores e “quem não tomou foi ou porque não quis ou não teve condições”. Mas com o grande percentual de imunizados já existem condições de preparar o retorno para agosto.

Na ocasião, foram anunciados novos programas e investimentos para a educação pública de Alagoas, com ações abrangentes direcionadas desde a merenda até a infraestrutura das escolas, que irão auxiliar na volta às aulas.

 

Importância e atualidade de Ortega y Gasset

  • Blog do Eduardo Bomfim
  • 26/05/2021 21:22
  • Blog do Eduardo Bomfim
Foto: Reprodução

A resenha de Francisco Affonso Pereira Torres para o Portal Bonifácio sobre o livro A Rebelião das Massas de Ortega y Gasset.

Em tempos de pós-verdades, resgatar as ideias e o pensamento de Ortega y Gasset impõe-se como imperativo. Nos dias de hoje, como nos dias que antecederam o surgimento do fascismo e do totalitarismo na Europa, os fatos objetivos parecem ter menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais. O fascismo e o totalitarismo europeu utilizaram-se amplamente dos novos meios de comunicação em massa de sua época (sobretudo o rádio) para difundir as suas ideias e pós-verdades. Hitler e Mussolini provavelmente não teriam chegado ao poder não fosse a potência e o alcance inédito que o rádio e as transmissões por radiodifusão haviam atingido, durante aquela época. Nos dias de hoje, são as novas mídias da internet (WhatsAppFacebook, Instagram, YouTube, etc.) os principais canais difusores de ideologias e pós-verdades. Compreender o impacto dessa nova e inexorável realidade em nossas vidas, em nossa democracia e nas sociedades em que vivemos constitui tarefa primordial dos tempos atuais. Em 1929, o filósofo espanhol Ortega y Gasset descreveu em seu livro “Rebelião das Massas”, com exatidão ímpar, o impacto que os novos meios de comunicação viriam a ter em nossas sociedades. Alertou-nos para seus efeitos deletérios. Ortega y Gasset previu o cataclismo que se abalaria sobre a Europa e sobre o mundo. Suas palavras e, sobretudo, seu alerta são mais atuais hoje do que nunca.

O filósofo espanhol Ortega y Gasset antecipou o risco da manipulação das massas.

Em 1936, dezenas de milhares de cartazes apareceram, em praticamente todas as cidades alemãs. Em seu texto, publicado sobre uma foto de um gigantesco aparelho de rádio no meio de uma multidão, lia-se: “Ganz Deutschland hört den Führer” (“Toda a Alemanha escuta o Líder”). O cartaz anunciava uma invenção que iria transformar a Europa, o WhatsApp de outrora. O chamado “Rádio do Povo”, ou “Volksempfänger”, era um aparelho de rádio, desenvolvido pelo engenheiro Otto Griessing, a pedido de Joseph Goebbels, o ministro de Propaganda do regime nazista. Apresentado ao público alemão pela primeira vez em 1933, durante a 10º Grande Feira Internacional do Rádio de Berlin (“10º Große Deutsche Funkausstellung”), o novo equipamento permitia, a um custo extremamente acessível, de 35 marcos (o equivalente a um quarto do salário mínimo da época), pagos em suaves prestações, a recepção de estações de rádio selecionadas, todas alemãs. O objetivo estratégico da produção e distribuição em massa do “Rádio do Povo” era evidente: permitir ao regime nazista controlar, com punhos de ferro, a máquina mais poderosa, e mortal, de comunicação em massas já criada até então.

Estima-se que, ao final da Segunda Guerra Mundial, 80 milhões de pessoas escutassem diariamente transmissões de rádios nazistas, por meio de equipamentos do tipo “Rádio do Povo”.

Para efeitos de comparação, a população total da Alemanha atualmente é de 83 milhões de pessoas.

As “lives” do nazismo, realizadas em tom dramático pelo ”Führer”, chegavam às salas de praticamente todos os cidadãos, além de serem escutadas, ao vivo, em alto-falantes instalados, de modo estratégico, em ruas, estações de trem e de metro, rodoviárias, terminais portuários, escolas, hospitais, ginásios, e demais prédios públicos. Joseph Goebbels considerava, não sem razão, o sucesso do programa industrial de fabricação e distribuição de aparelhos de rádio essencial para seu infame programa de “propaganda”.

Durante o julgamento dos crimes nazistas, nos famosos Processos de Guerra de Nuremberg, Albert Speer, o então ministro de Armas e arquiteto do Reich, declarou, com sinceridade espantadora: “a ditadura de Hitler diferia em um aspecto fundamental de todas as suas precursoras na história. Foi a primeira ditadura durante o período moderno de desenvolvimento tecnológico, uma ditadura que se utilizou plenamente de todos os meios de dominação em seu país. Por intermédio de aparelhos tecnológicos, como o rádio e os alto-falantes, 80 milhões de pessoas foram privadas de qualquer pensamento independente. Era, assim, possível subjugá-las aos desígnios de um só homem (Hitler).”

Hitler construiu o nazismo manipulando as frustrações do povo alemão.

Como todo visionário e grande intelectual, Ortega y Gasset havia previsto o que poderia ocorrer e acabou ocorrendo. Para ele, não existem verdades eternas nem absolutas. O que há, sempre, são perspectivas, visões sobre a realidade. Segundo Ortega y Gasset, a vida humana e suas circunstâncias inexoráveis são a fonte do conhecimento e da verdade. ”Yo soy yo y mi circunstancia y si no la salvo a ella no me salvo yo”, afirmava. O perspectivismo do pensador espanhol nos leva à conclusão de que a verdade é produto de uma soma de perspectivas. Produto, portanto, de uma subjetividade. Há a verdade científica, a verdade acadêmica, a verdade da mídia, a verdade do sertanejo, a verdade de João, a verdade de Maria, a verdade do libertador, a verdade do revolucionário. E há a verdade do fascista, a verdade do opressor, a verdade do tirano, a verdade do déspota. Ou seja: as ideologias, sejam elas libertárias ou opressoras, criam suas próprias verdades. É o que chamamos de guerras de narrativas.

Para Ortega y Gasset a tarefa primordial é compor uma narrativa que corresponda aos anseios moralmente mais nobres da humanidade, uma narrativa que nos liberte ao invés de uma narrativa que nos destrua. O filósofo espanhol havia presenciado os horrores da primeira guerra mundial, a barbárie que se abatera sobre a Europa. E presenciaria também, estupefato, o surgimento do fascismo, que levaria a Europa novamente à destruição completa.

Sendo a verdade um produto humano, derivado da inexorabilidade de nossas circunstâncias, como teria sido possível que as massas da Europa, milhões e milhões de “cidadãos de bem”, tivessem permitido e viabilizado a ascensão do fascismo e toda a destruição que representava, questionava Ortega y Gasset. Se a humanidade tem a prerrogativa de escolher entre a vida e a morte, entre a liberdade e a destruição, entre o amor e o ódio, como teria sido possível que a morte, a destruição e o ódio tivessem prevalecido?

O nazismo fez do rádio o grande instrumento de manipulação e propaganda de sua era.

A resposta visionária de Ortega y Gasset: foi o “Rádio do Povo”, foi o WhatsApp da época, foram os novos meios de comunicação em massa. Os fascistas souberam utilizar esses novos meios para criar sua narrativa, para difundir suas pós-verdades. Os humanistas, os libertários, por outro lado, não souberam se utilizar de todo o seu potencial, com o mesmo sucesso. Permaneceram presos ao passado, escrevendo livros e panfletos que ninguém mais lia, em tempos do rádio e das comunicações em massa, muito mais atraentes e dinâmicas. Desse modo, a narrativa fascista tornou-se preponderante em alguns importantes países como a Alemanha, a Itália, e a Espanha. Conquistou, nesses países, os corações e as mentes de grande parte dos cidadãos, o “homem-massa”, aquela multidão de idiotas-úteis que levaram o fascismo ao poder, por omissão ou por conveniência.

A lição de Ortega y Gasset parece clara: não basta que alguém considere suas ideias superiores. É necessário convencer as pessoas sobre tal superioridade. É imperativo vencer a guerra de narrativas, conquistar as mentes e os corações do “homem-massa”. Somente dessa maneira uma ideia pode triunfar. Somente desse modo os ideais de liberdade, justiça social, soberania, tolerância e democracia podem prevalecer. Caso contrário, prevalecerão os ideais de submissão, privilégios, exclusão social, intolerância e ditadura. Como, de fato, prevaleceram, na Europa que Ortega y Gasset viu desmoronar, pela segunda vez.

No Brasil, as eleições presidenciais de 2018 devem servir como lição e como alerta. As “fake news”, os disparos em massa de mensagens em grupos de WhatsApp e páginas de facebook (pagos por quem?), as narrativas de ódio, os discursos negacionistas, as teorias conspiratórias, o fanatismo religioso, as doutrinas autoritárias acabaram tendo alcance muito maior que outros discursos, de teor humanista, moderado, secular, democrático, libertário. Em 2018, o ódio venceu a esperança. O ódio logrou propagar-se, com muito mais vigor, pelas searas ainda pouco compreendidas dos novos meios de comunicação em massa do século XXI.

Para que a esperança possa triunfar novamente sobre o ódio, será necessário aprender a lição de Ortega y Gasset. Não basta ter uma verdade moralmente superior. Faz-se imperativo ganhar a guerra de narrativas e convencer o “homem-massa” da superioridade moral da visão humanista e democrática. Pois os novos meios de comunicação em massa de hoje vieram para ficar, como o rádio, na década de 1930. Hoje, como outrora, os fatos objetivos parecem ter menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais.

O fascismo acabou sendo derrotado. Em parte pelo enorme sucesso de um outro meio de comunicação em massa que viria a se revelar ainda mais poderoso que o rádio: o cinema. Assim como o nazismo havia criado a “Rádio do Povo”, Hollywood foi além: criou o cinema para as massas, as megaproduções cinematográficas, glamorosas e atraentes, que combatiam o nazismo e o totalitarismo fascista.

Distribuindo fake news pelo WhatsApp, os manipuladores contemporâneos constroem suas pós-verdades.

Ortega y Gasset nos ensinou que a verdade é, sempre, produto de perspectivas, de visões sobre a realidade, das nossas circunstâncias. Nos ensinou, ademais, que o “homem-massa”, em sua soberba simplória e totalitária, é suscetível a qualquer discurso, inclusive o discurso de ódio, o discurso fascista. Cabe aos humanistas, aos democratas e aos patriotas de hoje aprender a lição eterna do grande mestre espanhol: a guerra pela democracia, a guerra pela justiça social, a guerra pela tolerância e pela soberania nacional somente será ganha se ganharmos também a guerra das narrativas, utilizando, para tal finalidade, todo o potencial dos novos meios de comunicação em massa. Hoje, mais do que nunca, o alerta de Ortega y Gasset é essencial: “El pasado no nos dirá lo que debemos hacer, pero sí lo que deberíamos evitar”.

Com apoio da Prefeitura de Santana, agricultor instala Biodigestor e aposenta o botijão de gás

Por Redação

02/06/2021 -

09:17h

Um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Santana do Ipanema e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem trazido benefícios, por meio da Assistência Técnica, para 30 produtores de leite da região, dentre eles Antônio Araújo, do Sítio Pau Ferro.

Foi graças a essa Assistência que Seu Antônio conseguiu instalar um Biodigestor e aposentar o gás de cozinha. O sistema, está em pleno funcionamento há 60 dias, garantindo o biogás e aposentando o botijão de gás tradicional.

“Quero agradecer a prefeita Christiane Bulhões e toda equipe da Prefeitura e do Senar pelo apoio ao projeto, que depois de instalado, aposentou o tradicional botijão de gás de cozinha, que pra comprar era a maior dificuldade, pois tinha que sair da minha casa para comprar em uma revenda mais próxima”, contou.

A prefeita Christiane Bulhões esteve na comunidade acompanhando a demonstração técnica do biodigestor. A ação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. Na oportunidade, a gestora assegurou que sua gestão está trabalhando em projetos que melhorem a vida das pessoas, garantindo oportunidades e sobretudo contribuindo com o meio ambiente.

Wilson de Brito, agente de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do Senar, foi quem prestou a assistência técnica ao produtor. Ele explicou que o biodigestor consiste em uma caixa de carga, onde se coloca o esterco misturado a água, que passa pela fermentação e sofre a digestão anaeróbica pelas bactérias resultando na produção do biogás. Um benefício destacado pelo agente, foi a preservação do meio ambiente. O Biodigestor transforma o gás metano em dióxido de carbono, reduzindo em 20 vezes os impactos ambientais.

Os secretários de Governo, Renilde Bulhões, de Desenvolvimento Rural, Jorge Santana, de Assistência Social, Vera Araújo, além de diretores e técnicos da Prefeitura. O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior e a vereadora Eliana Fofa também marcaram presença.

Procura por chips de internet para acompanhar aulas na Ufal é baixa

Serviço foi destinado para que alunos em vulnerabilidade social possam assistir ao conteúdo on-line durante pandemia

↑ Campus da Universidade Federal de Alagoas em Maceió (Foto: Sandro Lima / Arquivo)

Mais de 1.500 estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram contemplados no Programa Alunos Conectados, do Ministério da Educação (MEC), e já podem pegar o chip de internet para assistir às aulas online até o mês de dezembro deste ano. A maioria dos interessados pelo serviço tem sido do interior do estado e da zona rural, e estão tendo dificuldades de acesso. A procura pelo serviço de forma geral ainda é baixa.

O pró-reitor Alexandre Lima explicou que este cenário já era esperado, em decorrência da limitação natural da cobertura de internet em vários municípios e localidades do Estado de Alagoas.

“O Programa Alunos Conectados possui a cobertura de duas operadoras. Em alguns municípios do interior existe dificuldade de acesso à internet em certas localidades, principalmente as mais afastadas (zona rural). Neste caso, existe o provimento de um auxílio-financeiro para que o estudante possa contratar um plano de internet”, avisou.

Estudantes da Graduação, Escola Técnica de Artes e da Pós-Graduação em perfil de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio têm direito ao pacote de internet.

De acordo com o pró-reitor, considerando que desde outubro de 2020, as atividades de ensino da graduação estão sendo desenvolvidas de forma remota e, considerando que a Ufal poderia distribuir até 11.313 chips, “a procura pelo chip de acesso à internet poderia ser melhor”, frisou.

Alexandre Lima informou que cerca de 1,5 mil estudantes foram selecionados nos quatro editais abertos pelo projeto. O edital 03/2021 se encontra em processo de análise documental e o resultado final ainda não foi publicado. “Importante destacar que vários estudantes selecionados nestes primeiros editais ainda não retiraram os chips. Foi apresentado um cronograma limite de retirada destes chips. Caso os mesmos não sejam retirados, os chips serão devolvidos ao MEC”, avisou.

De acordo com Lima, o semestre letivo 2020.1, que foi iniciado em fevereiro de 2021, está sendo realizado de forma remota. Ele mencionou que, no entanto, existem as atividades de estágio obrigatório dos cursos da área de saúde e algumas disciplinas práticas que estão sendo desenvolvidas de forma presencial, com observância e atendimento dos respectivos protocolos de biossegurança que foram aprovados nas unidades acadêmicas.

ADESÃO

A universidade recebeu mais de 11 mil chips, mas a participação dos alunos aptos a participar do programa não tem sido expressiva. De acordo com o pró-reitor Alexandre Lima, há possibilidade de abrir novo edital ainda no primeiro semestre. Mesmo com a baixa procura dos estudantes, o quantitativo está mantido.

Em função desta baixa procura, a Pró-Reitoria Estudantil já lançou cinco editais deste Programa. “A prorrogação do projeto até o final do ano de 2021 é fundamental, uma vez que possibilita prover aos estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica, internet gratuita durante o ensino remoto”, comentou Alexandre, lembrando também que os chips dos editais 04 e 05/2020 estão disponíveis desde dezembro do ano passado para quem ainda não foi retirar.

O MEC explicou que a validade estendida do benefício é justificada, entre outros aspectos, considerando os vários calendários acadêmicos das Instituições Federais de Ensino (Ifes); o potencial aumento do quantitativo de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica; e o crescimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como meios didáticos.

A Ufal tem 24 mil alunos com 11.284 chips disponibilizados para atender discentes que estão em vulnerabilidade social.

DCE reconhece problemática de alunos do interior

 

Gabriel Cunha, Coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes – DCE/Ufal, destacou acerca do recebimento e utilização dos chips, que o Diretório reconhece uma problemática, sobretudo referente aos estudantes que vivem nos interiores, principalmente os das zonas rurais, onde o sinal das operadoras são ruins ou simplesmente não funcionam.

“Sabemos da pluralidade regional que a Universidade contempla, e é indispensável dar acesso a essas pessoas, inclusive levando em consideração que o ensino remoto tem caráter obrigatório, ainda que grande parcela da comunidade discente tenha se oposto a isso”, disse.

“Vários estudantes que chegam até nós avaliam que a gestão visa somente os estudantes das zonas urbanas, uma vez que não há meios para que vários alunos dos interiores façam a retirada, ainda mais em tempos de pandemia, quando esses estudantes sequer têm condições de pagar pelo transporte intermunicipal”, ressaltou Gabriel Cunha.

Para ele, forçar a obrigatoriedade de um ensino remoto, sem as garantias de acessibilidade, equivale a reprovar os estudantes, sem lhes dar a chance de tentar aprovação. “Um projeto de ensino que não é inclusivo, já nasce morto”, observou.

ORÇAMENTO

Indagado sobre se o orçamento da Ufal poderia afetar o programa, Alexandre lima foi enfático ao afirmar que este programa que objetiva distribuir chips para promover o acesso à internet aos estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica é uma ação do MEC/RNP e não tem relação direta com o orçamento da Ufal, que neste ano de 2021 sofreu um corte extremamente significativo do Governo Federal, prejudicando e limitando diversas ações direcionadas à sua comunidade acadêmica.

No caso da Ufal, quem vai atender à demanda é a operadora Claro, e a Oi fará a cobertura complementar.

De acordo com Reinaldo Cabral, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), já foi desenvolvido um sistema próprio para os alunos fazerem adesão.

“Os alunos aderem ao sistema que desenvolvemos no NTI, que trata da gestão do pacote de dados da Ufal. Esse sistema se integra ao sistema da RNP, que também ajudamos ativamente no desenvolvimento, com testagem, requisitos, sugerindo correções e validando o sistema como um todo”, detalhou.

11

Fonte: Tribuna Independente / Ana Paula Omena

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter