Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Eclipse Lunar total e a maior superlua do ano acontecem nesta quarta-feira (26)

Noite vai apresentar dois fenômenos simultâneos para deixar qualquer um de olho no céu

↑ Eclipse total e superlua (Foto: Divulgação)

Selene, ou Selena, na mitologia grega, era a personificação da lua, portanto os amantes da lua, que são conhecidos como selenofilistas, os adeptos da selenofilia terão dois bons motivos para olharem o céu na noite desta quarta-feira, 26. É que a noite vai apresentar dois fenômenos simultâneos para deixar qualquer um de olho no céu: primeiro um eclipse lunar total e em seguida a maior superlua do ano.

Então é bom saber que os eclipses lunares acontecem quando o Sol e a Lua estão exatamente em lados opostos da Terra. Quando esse alinhamento acontece, o planeta impede que parte da luz do Astro-Rei chegue até o satélite natural, que é a Lua. Já uma superlua acontece quando a atmosfera terrestre também filtra a luz e dá à Lua um toque avermelhado, motivo pelo qual esse fenômeno é chamado por alguns de “Lua de Sangue”.

A fase total desse eclipse será de curta duração, de cerca de 15 minutos. O melhor lugar para visualizá-lo será do leste da Austrália, da Nova Zelândia e das Ilhas Pacíficas. Já aqui no Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45 (horário de Brasília). Mas se assistir o eclipse vai ser difícil, a super lua poderá ser vista por observadores de todo o mundo se o céu noturno estiver limpo.

Superlua é o nome dado para luas novas e cheias que acontecem no perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Durante esse período, o satélite fica a 363 mil quilômetros do nosso planeta. Por estar mais perto, a Lua parecerá maior e mais brilhante que o normal. Essa é a segunda e a maior superlua deste ano, a primeira ocorreu em 26 de abril, quando o satélite estava 157 mil km mais longe que agora.

Segundo a Nasa, as super luas e os eclipses são fenômenos diferentes, que nem sempre ocorrem ao mesmo tempo. “Este mês traz uma oportunidade excelente de aproveitar a vista”, diz o site da agência.

76

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Mestres do Patrimônio transmitem saber popular para novas gerações

Título é oferecido pela Secult aos alagoanos e alagoanas que se dedicam a preservação da cultura popular do estado

↑ Claudeonor Higino, escultor (Foto:Divulgação)

Das mãos que moldam o barro e tecem a renda às mentes que gravam as cantigas dos folguedos mais tradicionais, os Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas são verdadeiros ícones da cultura local, que dedicam suas vidas ao saber popular e sua perpetuação dentro do nosso estado. São eles que resistem e lutam para que as raízes de muitas tradições permaneçam vivas.

Desde danças, folguedos, literatura oral e escrita, gastronomia, artesanato, música, e outras manifestações culturais são diversas as áreas, e os nomes, que ajudam a manter viva a cultura do estado.

Reconhecida em 2011, Mãe Neide, que também é embaixadora da gastronomia brasileira, reconhece que o título não é uma conquista individual “Esta é uma vitória do meu povo, da minha religião, para que eu possa repassar os saberes, mantendo o resgate da nossa religião e da nossa vida ancestral”.

Conhecida como Mãe Neide Oyá D’Oxum, a Ialorixá nasceu no município de Arapiraca-AL e mantém um centro de cultura afro – Centro Espírita Santa Bárbara, no Conjunto Village Campestre, onde mantém curso e oficinas profissionalizantes e trabalha em prol da melhoria da comunidade.

Mestre Claudenor, reconhecido em 2013 se empenha na tarefa de passar para as novas gerações sua técnica, tradicional de Penedo “Sempre que posso realizo essas oficinas com cerca de dez alunos por turma. Mas é no dia a dia aqui mesmo no meu ateliê que repasso meus conhecimentos àqueles que têm interesse e me procuram”.

Com inspiração em técnicas do século 18, herdadas da Escola de Santeiros de Penedo, ele imprime seu próprio estilo nas peças, com traços e expressões peculiares. “Apesar das técnicas que aprendi terem base nas escolas de belas artes portuguesa, alemã e italiana, as esculturas que faço trazem as características e traços da fisionomia do povo do brasileiro, nordestino e, em especial, do alagoano”, explicou.

Registro do Patrimônio Vivo

A Lei do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas (Lei nº 6.513, de 22.09.2004, alterada pela Lei nº 7.172, de 30.06.2010) reconhece hoje 40 Mestres e Mestras, que além do título conferido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebe também uma bolsa vitalícia no valor de 1,5 salários mínimos.

Aberto desde o dia 27 de abril, o edital da Secult para o reconhecimento de três novos mestres estará disponível até a próxima quarta-feira (26). As vagas eram ocupadas pelos mestres Juvenal Domingos, Jaçanã do Pandeiro e Arthur Moraes, que faleceram ano passado.

Os candidatos devem se inscrever através de um formulário padrão disponível no portal da Secult e entregá-lo devidamente preenchido no setor de Protocolo da Secult, de terças e quartas feiras, das 09h às 12h, ou enviar pelos Correios, por A.R. ou Sedex. O edital completo e documentos necessários estão disponibilizados no endereço eletrônico www.cultura.al.gov.br.

 
8

Fonte: Sedetur

Terça, 25 Mai 2021 10:37

JOSEFINO, COMO ASSIM?

JOSEFINO, COMO ASSIM?

FÁBIO CAMPOS

 0

Oquestionamento, título desta crônica, refere-se ao adjetivo, amplamente utilizado para designar o ano litúrgico em curso. Através do papa Francisco, no dia 08 de dezembro de 2020, o ano 2020/2021 foi intitulado como o “Ano de São José”. Para celebrar os 150 anos da declaração do esposo de Maria Santíssima, como padroeiro da Igreja Católica.

Tudo que refere-se a Maria é adjetivado de Mariano. Existe também a Mariologia, o conjunto de estudo sobre a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. O mês de maio é, por excelência, dedicado a Nossa Senhora, por motivos óbvios, as aparições em Fátima, em 13 de maio de 1917, na cova da Iria, em Portugal. Neste caso, Mariano é adjetivo inquestionável. Quanto a “Josefino” pra o nome José, pelo menos para mim, deu margem a dúvida. Tiremo-la então:
Etimologia: origem da palavra josefino: Do Latim josephus, do nome próprio mais o sufixo “ino”. Substantivo masculino, aquele que é partidário de José Bonaparte, rei da Espanha. Fonte: Google.com.br
JOSEPH Do Hebraico Yôsêph, cujo significado é tido como “possa ele acrescentar” provavelmente uma etimologia inventada. O nome pode ter raízes semíticas ainda desconhecidas, ou até remontar a origens pré-hebraicas. Fonte; mitoblogos.blogspot.com

CARPINTEIRO E MARCINEIRO, QUAL A DIFERENÇA? “Ofício do carpinteiro refere-se ao profissional que lavra e aparelha a madeira para as construções. É um dos mais antigos ofícios do homem.(...) Era conhecido antigamente como “Carapina” ou “Carpina”. Antigamente a carpintaria se dividia em quatro áreas principais de atuação: naval, militar, civil e industrial. Pode-se dizer que a diferença entre o Carpinteiro e o Marceneiro está no processo de trabalhar a madeira. O primeiro beneficia a madeira para utilização nas coberturas, soalhos e forros, sua jornada de trabalho é num canteiro de obra ou serviço. O marceneiro passa a maior parte do seu tempo numa bancada, cortando, encaixando e entalhando peças e objetos. Seu trabalho é mais delicado e requer muita paciência. Fonte: jornalnortesul.com.br

E A MÚSICA, O CARPINTEIRO? Letra [Primeiros estrofes]: “No meu conto de fadas/ Um carpinteiro/ Sozinho sem nada/ Também sem dinheiro/ Amava a princesa/ Mais linda da terra/ Mais tinha a certeza/ Que nada era pra ela. Composição (versão): Tim Hardin, intérprete: Ronnie Von [1967] Fonte: letras.mus.br

ORIGINAL E TRADUÇÃO: "If were Carpenter/ And you were a lady/ Would you marry me anyway?/ Would you have my baby? Música: If were carpenter. Tradução: Se eu fosse um carpinteiro/ E você uma dama/ Você se casaria comigo mesmo assim?"

COMENTÁRIO DO CRONISTA: Ouvi muito esta música na minha infância. Associei-a a algo religioso. Hoje cinquenta anos depois, vejo que não é nada disso. E uma declaração de amor, de um cara apaixonado por uma mulher fina. Ele vai perguntando: Se fosse ele um carpinteiro. Ela ficaria com ele? E cita outras profissões: funileiro, moedeiro. Fonte:vagalume.com.br/Robert Plant

O SUCESSO DO HIT 50 ANOS DEPOIS: Veio por conta de um vídeo postado nas redes sociais pelo Influencer Musical: Orlandinho. Tendo a música de fundo, na voz do cantor maranhense Elias Monkbel.

MÃE RAINHA TRÊS VEZES ADMIRÁVEL “No dia 18 de outubro de 1914, o padre José Kentenich, num ato de fé na providência, propôs a um grupo de jovens que consagrassem-se a Maria, selando com ela uma aliança. Ali, em Schoenstatt que significa “Lugar Bonito” em alemão, subúrbio de Vallendar-Alemanha. Em uma pequena capela abandonada, nasceu o Movimento Mariano: “Mãe Rainha, três vezes admirável: MTA: Mater Ter Admirabilis”, título, inspirado na Ladainha de Nossa Senhora. Fonte: schoenstatt.pt”

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR

SÁTIRA AS PROPAGANDAS DOS APLICATIVOS MAIS FAMOSOS
“NETIFLIX: Um Milhão de opções, nada para Assistir!”
YOUTUBE: As Músicas que você mais gosta com os anúncios que você mais odeia!”
WATHSAPP: Porque o sonho de todo Mundo era ser incomodado 24 horas!”
FACEBOOK: Sabe aquela sensação que você está desperdiçando a vida? Tá mesmo!”
FATO VERÍDICO:
“Tenho alguns AMIGOS QUE BEBEM TANTO, que se forem cremados nunca mais Apagam.”
“Aí você resolve tomar um CHÁ pra se acalmar. E na caixa tá escrito: MATE!”
“Estudos comprovam que somente seis pessoas sofrem com a CRISE: eu, tu, ele, nós, vós, eles.”

Fabio Campos, 22 de Maio de 2021.

MPs determinam prazo de 10 dias para que municípios alagoanos concluam o ciclo da vacina contra Covid-19

  • Redação
  • 24/05/2021 12:25
  • Cidades
 
Divulgação/arquivo
Sede do Ministério Público de Alagoas (MPAL)
Sede do Ministério Público de Alagoas (MPAL)

Diante do considerável número de pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra o coronavírus, o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) expediram nesta segunda-feira (24), recomendações aos 102 municípios alagoanos para que sejam adotadas providências, no prazo de 10 dias, para que o ciclo completo da vacina seja aplicado, contribuindo para a efetiva imunização da população.

Segundo as informações, a recomendação pontua uma série de medidas a serem adotadas pelos municípios, entre elas, que quantifiquem, a partir dos dados primários produzidos pelo programa municipal de imunização contra COVID-19, qual o número real de usuários que não compareceram para receberem a segunda dose do imunizante após o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). 

Após a realização da análise, devem informar ao MS e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) caso seja constatado que há discrepância significativa (>1%) entre o número real de usuários que não receberam a segunda dose do imunizante e os dados do sistema informatizado de vacinação do Ministério (OpenDataSUS).

Com o objetivo de coibir o chamado “abandono vacinal”, os municípios devem ainda estabelecer uma política de busca ativa dos usuários que não compareceram ou não puderam comparecer, inclusive com o retorno da Equipe de Saúde da Família em residência dos acamados, para a aplicação da segunda dose do imunizante, a fim de viabilizar a conclusão do esquema vacinal de cada indivíduo, informando, imediatamente, ao MS e à Sesau, em caso de indisponibilidade de doses suficientes para a finalização da segunda etapa de vacinação.

Devem ainda promover uma campanha de comunicação junto à população geral com o objetivo de esclarecer sobre a importância da segunda dose e os riscos do não comparecimento, além dos prazos e outras informações imprescindíveis.

Os ministérios públicos orientam que os municípios monitorem, quando do planejamento das etapas de vacinação da população, a demanda projetada para a administração da segunda dose, a fim de evitar falta de doses suficientes para a conclusão da vacinação dos usuários, adotando, entre outras providências, a remessa de informação periódica, ao MS e à Sesau, em relação à quantidade necessária de segundas doses (D2) projetada para as semanas e meses seguintes.

O planejamento das etapas da vacinação da população deve ser amplamente divulgado, expondo periodicamente o quantitativo de segundas doses (D2) disponíveis para a finalização do esquema vacinal daqueles que já iniciaram a imunização com a primeira dose (D1).

Prazo para resposta  

Em razão da urgência que a situação requer, foi fixado o prazo de cinco dias, a contar do recebimento, para manifestação quanto ao atendimento da Recomendação, indicando as medidas que tenham sido ou que serão adotadas pelo Município quanto ao conteúdo recomendado, tanto ao MPF quanto ao MP/AL, informando se haverá acatamento da recomendação.

A partir da data de entrega da presente recomendação, o Ministério Público considera seu destinatário como pessoalmente ciente da situação e passíveis de eventual responsabilização por eventos futuros relacionados a sua omissão.

A recomendação também foi encaminhada à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS).

Ocupação de leitos de UTI explode em AL e os dois maiores hospitais lotam; confira

  • Redação
  • 25/05/2021 09:52
  • Maceió
 
Foto: Marcio Ferreira / Agência Alagoas
Hospital Metropolitano

Os dois hospitais públicos de referência em Alagoas estão chegando ao colapso. Segundo o boletim de ocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nessa segunda-feira (24), mostra que o Hospital da Mulher está com 99% de taxa de ocupação dos leitos de UTI e o Metropolitano com 98%.

Além dele dois, o Hospital Vida, situado em Maceió, está com 100% de ocupação. Já o Veredas e o HGE estão com 90% de ocupação. Dos nove hospitais com UTI adulto na capital, seis estão em situação crítica. 

No interior não é diferente. Cinco dos dez hospitais atingiram ocupação superior a 90%. O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca e o Hospital Santa Rita estão lotados.

A continuidade da tendência de alta na ocupação dos leitos de UTI da rede pública indica um cenário perigoso para a pandemia em Alagoas, segundo avaliação do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC).

Ainda com um número alto de óbitos e casos, o estado voltou a apresentar um alto número de casos suspeitos, que junto com a elevada proporção de resultados positivos entre os testes realizados pelo Lacen/AL indica uma piora no cenário pandêmico.

Jovem morador de Santana morre após capotar veículo em trecho da AL 130, próximo a Olho d´Água das Flores

  • Igor Ribeiro
  • 24/05/2021 14:05
  • Acidentes
 
Reprodução/ Minuto Sertão
Wellington morreu após capotar HB20 que conduzia  em trecho da AL 130
Wellington morreu após capotar HB20 que conduzia em trecho da AL 130

Um jovem morador da cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, morreu em um trágico acidente nas primeiras horas desta segunda-feira (24), em um trecho da rodovia AL 130. A vítima identificada como: Wellington Araújo Costa, de 25 anos, conduzia um veículo modelo: HB20, de cor preta e placas: QLH 4E22, pelas imediações do Posto Rodoviário da Polícia, no acesso ao município de Olho d´Água das Flores, quando por motivo desconhecido capotou seu carro.

Uma equipe policial do Batalhão de Polícia Rodoviário Estadual (BPRv), constatou após averiguação no local do acidente, que Wellington seguia destino Santana do Ipanema à Pão de Açúcar. Durante o capotamento, o jovem que residia em Santana, foi arremessado para alguns metros de distância e não resistiu aos ferimentos, vindo a entrar em óbito no local. O veículo ficou completamente destruído. Os Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) de Arapiraca foram acionados. 

Operação da SSP/AL e MPE/AL contra grupos criminosos prende 18 pessoas, uma delas em Ouro Branco

  • PM/AL
  • 20/05/2021 14:34
  • Polícia
SSP/AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) coordenaram, nesta quinta-feira (20), uma operação integrada das Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas (Orcrim) envolvidas com o tráfico de drogas e o roubo de veículos que atuam na capital alagoana e alguns municípios do interior.

Denominada de Operação Robauto, a ação cumpre 36 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. As apurações, que começaram pelo Gaeco com a colaboração do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), após a instauração de um procedimento investigatório criminal (PIC), e pela Deic em parceria com o Batalhão de Guardas (BPGd), duraram cerca de 10 meses.

Nesse período, o Ministério Público e a Deic conseguiram mapear o comércio ilegal de drogas em alguns bairros de Maceió, especialmente na parte alta da cidade. Em parte deles, inclusive, a Orcrim passou a ocupar determinadas comunidades, aterrorizando os moradores dessas regiões. A outra investigação diz respeito a uma grande organização criminosa que atua em roubos e desmanche de veículos.

O trabalho investigativo teve início pelo conjunto residencial Aprígio Vilela, localizado no bairro Benedito Bentes, contudo, ao longo da apuração, ela se expandiu para outros localidades de Maceió, além dos municípios de Ouro Branco, Arapiraca e Penedo.

Ocupação

Com base no trabalho de inteligência realizado, as forças de segurança também realizarão a ocupação do conjunto Aprígio Vilela e da Grota da Alegria, ambos no Benedito Bentes. A ação de aproximação tem como objetivo garantir à população que reside nessas localidades maior segurança, além de potencializar o trabalho ostensivo no bairro, contribuindo, assim, para a redução dos índices criminais naquela região.

Até o momento, 18 pessoas foram presas. Duas prisões ocorreram na cidade de Ouro Branco e as demais em Maceió.

Todos os presos e material apreendido serão encaminhados para a sede da Deic, no bairro da Santa Amélia, para a confecção dos procedimentos cabíveis.

Participaram da operação policiais militares do Batalhão de Guardas (BPGd), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Trânsito (BPTran), do 5º e 7º Batalhões, além de policiais civis do Tigre, da operação Asfixia, da Deic e do Grupamento Aéreo.

A população tem sido grande parceira do Ministério Público e da Segurança Pública e pode continuar contribuindo de forma gratuita e anônima com informações sobre crimes como homicídio, tráfico e roubos, ligando para o Disque Denúncia 181.

Sexta, 21 Mai 2021 09:05

Mães de TDAH

Mães de TDAH

  •  
  • 20/05/2021 16:15
  • Encontre-se por Carol Fontan

 

Mal educado, menino danado, ele faz essas coisas por maldade, ele já tem noção do que faz, fez de propósito, se fosse meu filho ele ia ver o que é bom, isso é falta de uma pisa boa, ele tem problemas, precisa de ajuda esse menino, com meu filho ele não brinca, maluco...

Esses são os comentários dos nossos vizinhos e pessoas mais próximas que acompanham nossa rotina, ouvir, perceber, intuir e saber que falam coisas assim de seu filho de apenas 5 anos é como levar uma pedrada em um local que já está ferido.

Preconceito é o julgamento prévio de algo que você não tem conhecimento e por algum motivo se acha apto e superior o bastante para julgar, opinar e até receitar uma solução. Eu chamo de ignorância consciente.

Meu lindo e amado filho, aquele que representa a herança do Senhor na minha vida tem TDAH diagnosticado, e apesar de também ter julgado esse diagnostico no início, percebi que a única maneira de o ajudar seria estudar e aprender sobre o assunto, e para isso eu precisaria primeiro aceitar.

Mas hoje tudo é TDAH, ele é só uma criança ativa...

Eu também já pensei assim. O fato é que é sim mais comum do que imaginamos e em graus diferentes está presente na vida de muitas crianças e de adultos já cansados também.

 

Sim é claro, a falta de atenção e foco é só um sintoma dos mais simples, a dificuldade de aprendizagem é mais um, ser estabanado e cair com frequência também é só mais uma coisa de criança, assim como brigar com os coleguinhas seria coisa de uma criança geniosa...

Mas existe mais por trás desse comportamento. Quando pensamos em dificuldade de aprender não me refiro só a escola, mas também de aprender valores morais, o que é certo e errado, a capacidade de interpretação dos fatos. Reações exageradas as frustrações, descontrole emocional, acessos de raiva e de euforia, dificuldades de manter relacionamentos sociais “ter amigos”, dificuldades em planejar e em guardar, não enxergar os perigos e ser desmedido sem muita de espaço.

Mas eles também são espontâneos, de opinião forte, bondosos e generosos, alegres e destemidos, muito inteligentes naquilo que lhes despertam o interesse, são presentes, não fingem ou dissimulam. Só querem ser aceitos como são.

Não! Eles não são deficientes ou “malucos”, eles não têm uma doença mental, não são incapazes. Eles são únicos e mal compreendidos. 

Tem muito adulto que vive sem saber que tem o TDAH e sofrem as consequências por tanta ignorância.

 

Não, não é nada fácil lidar com tantas dificuldades em casa e ainda ter que lhe dar com a rejeição que ele sofre pelo amigos e os pais dos amigos, ter que lhe dar com tanta ignorância e preconceito, com os olhares de reprovação, com a segregação, com a falta de paciência e amor até dos mais próximos, ter que lhe dar com a reclamações constantes do que eles julgam ser mal comportamento, ter que lhe dar com adultos se reunindo para criticar uma criança, ter que lhe dar com outras crianças relembrando cada feito de errado que ele fez meses atrás, com o medo dos pais achando que uma criança de 5 anos causaria algum dano a outra criança...

O mais difícil é vê-lo sofrer de angustia, ansiedade e rejeição e se manter forte para elogiar, defender e fazer ele acreditar que ele só precisa se sentir bem em ser ele, fazer com que ele tenha autoconfiança e uma boa autoestima.

 

E quem disse que precisa ser fácil? Ser mãe não é fácil, mas amar seu filho é a coisa fácil do mundo e é o que faço de melhor nessa vida.

É fácil amar seu filho quando você entende que você não é mais só um, vai além de você. É fácil amar seu filho quando você o ama mais do que querer ser bem visto pelos vizinhos, que o bem-estar dele é muito mais importante do que qualquer preconceito, é fácil amar quando você deixa de olhar para o próprio ego e enxerga o outro.

Se eu puder dizer algo de útil para outras mães que passam por isso, seria: Aceite o seu filho e não tente fazer com que ele seja diferente, ele não é uma extensão sua, mas tem parte de você e essa parte talvez não seja a sua melhor parte, mas é a que ele precisa ter e é aquela parte que você ainda não aceitou ter.

Amor próprio é se amar, se aceitar e se admirar com és.... Esse amor extravasa  a ponto de você distribuir esse amor. Ter um filho é ter que lhe dar com aquilo que ainda lhe fere a alma, é mostrar que está na hora de  superar por amor a outra pessoa.

Aceite-o e ame-o, é tudo o que vai importar quando ele for um homem. Faça a sua parte.

 
 

Carol Fontan

@carolfontann 

82.99913-5276

Flamengo arranca empate com LDU e se classifica na Libertadores

Próximo compromisso do Rubro-Negro será pela final do Carioca

↑ Reprodução

OFlamengo recebeu a LDU (Equador), na noite desta quarta-feira (19) no estádio do Maracanã, e arrancou um empate de 2 a 2 para garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores.

Após a igualdade em casa, o Rubro-Negro permanece na liderança do Grupo G com 11 pontos, dois a mais do que o vice-líder Vélez Sarsfield (Argentina). Já a LDU ficou na terceira posição, com 5 pontos e sem chance alguma de classificação.

Nova formação

O técnico Rogério Ceni optou por entrar em campo com uma formação diferente, um 4-4-2 sem lateral esquerdo de origem no qual Filipe Luis, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique foram poupados. O atacante Pedro entrou na frente para fazer dupla com Gabriel Barbosa. Mas a nova proposta de jogo vai por água abaixo logo aos 14 minutos do primeiro tempo, quando o volante Willian Arão levou cartão vermelho direto após entrada dura em Amarilla.

Porém, mesmo com um homem a menos, o Rubro-Negro conseguiu abrir o placar aos 31 minutos, quando, após cruzamento de Matheuzinho, a defesa afastou mal e a bola sobrou para Pedro, que bateu de direita.

Mas a alegria do Flamengo durou apenas três minutos, pois a LDU conseguiu a igualdade rapidamente, graças a um gol de cabeça do zagueiro Guerra. E novamente em lance pelo alto, mas aos 14 minutos da etapa final, o time equatoriano virou o marcador. Muñoz cruzou, Amarilla ajeitou e Johjan Julio bateu de direita. Este foi o 13º gol que o Flamengo sofreu em 2021 em jogada aérea.

A desvantagem no marcador não desanimou a equipe de Rogério Ceni, que permaneceu em busca do gol da classificação. E, de tanto tentar, aos 42 minutos a classificação é garantida, quando Gustavo Henrique faz de cabeça após o uruguaio Arrascaeta, que entrou no decorrer da etapa final, levantar a bola na área em cobrança de falta.

Final do Carioca

Após garantir a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores, o time da Gávea tem mais tranquilidade para disputar a partida de volta da final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense no próximo sábado (22). Depois, o Rubro-Negro disputa a sexta rodada da fase de grupos da Libertadores contra o Vélez Sarsfield na próxima quinta-feira (27).

22

Fonte: Agência Brasil

Salas do Empreendedor auxiliam MEIs na entrega da Declaração Anual de Faturamento

Prazo de entrega da DASN-SIMEI referente a 2020 termina no dia 31 de maio

↑ (Foto: Ascom Semec)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Maceió devem ficar atentos ao prazo de entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2020, que termina no dia 31 de maio. A declaração é obrigatória a todo MEI e pode ser enviada com o auxílio das Salas do Empreendedor, de forma remota ou presencial.

“O envio da DASN é um momento onde os empresários do município precisam do nosso suporte para atender aos critérios exigidos na elaboração deste documento. Com todos os cuidados, garantimos a oferta desse serviço de forma gratuita’’, destacou o secretário municipal de Economia (Semec), João Felipe Borges.

Atendimento remoto e presencial (com agendamento)

O atendimento remoto é feito em todas as filiais por telefone e WhatsApp, de segunda a sexta, das 8h às 17h, basta falar com um dos postos por meio de um dos números disponibilizados.

As Salas do Pátio, Parque Shopping e Maceió Shopping funcionam presencialmente das 11h às 17h, apenas com agendamento, que deve ser feito no agendamento.seplag.al.gov.br. O MEI seleciona a Unidade do Já! que deseja, depois ‘Sala do Empreendedor’ e a data e o horário do atendimento. É recomendado que ele chegue ao local entre 5 e 10 minutos antes do horário marcado.

A filial do Centro, que fica na sede da Semec, atende apenas por telefone e Whatsapp, das 8h às 17h, também por agendamento. Basta ir em www.online.maceio.al.gov.br, ‘Atendimento e Agendamento’, ‘Agendamento’, ‘Unidade Semec’, ‘Sala do Empreendedor’ e preencher o formulário com uma data e hora. No dia escolhido, um dos atendentes entrará em contato com o MEI por telefone.

O diretor de Empreendedorismo da Semec, Emerson Amâncio, alerta aos MEIs que não deixem para enviar a declaração em cima da hora para evitar multas. “Nossos postos estão preparados para ajudá-lo durante todo o processo. Quanto antes ele concluir e enviar a DASN, melhor”, disse.

O MEI que não declarar será multado com o valor de R$ 50,00 reais ou de 2% ao mês-calendário, sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN.

O envio também pode ser feito pelo próprio empreendedor no www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei, em Declaração Anual de Faturamento.

As Salas do Empreendedor são um convênio entre a Prefeitura de Maceió, o Sebrae e a Associação Comercial e oferecem, de forma gratuita, serviços de orientação empresarial, abertura e formalização de empresas, parcelamento de débitos, entre outros.

Confira abaixo os contatos das Salas do Empreendedor

Sala Centro
Telefone/WhatsApp: (82) 99801-0031
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sala Shopping Pátio Maceió
Telefone/WhatsApp: (82) 99801-0021
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sala Maceió Shopping
Telefone/WhatsApp: (82) 9.9801-0033
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sala Parque Shopping Maceió
Telefone/WhatsApp: (82) 99626-0032
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

6

Fonte: Ascom Semec

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter