Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Gaesf cumpre mandados contra suspeitos de causar prejuízo de R$ 435 milhões em AL e outros estados

Por Redação MPE/AL

12/05/2021 -

09:42h

MPE/AL

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Gaesf – Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a operação Noteiras, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa (Orcrim) especializada no cometimento de fraudes fiscais que podem chegar à casa dos R$ 435 milhões. A ação ocorre simultaneamente em Alagoas e em São Paulo.

Ao todo, foram expedidos 77 mandados judiciais, todos da 17ª Vara Criminal da Capital. Para Alagoas, são 10 de prisão e, para São Paulo, outros 14. Já de busca e apreensão são 37 no estado paulista e mais 16 em Maceió. Além disso, a pedido do Gaesf, o Judiciário alagoano também determinou o bloqueio de 265 contas-correntes de pessoas físicas e jurídicas, no valor total de R$ 435.132.254,09
(quatrocentos e trinta e cinco milhões, cento e trinta e dois mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e nove centavos). Segundo os investigadores, esse é o valor estimado do prejuízo ao tesouro estadual de Alagoas e dos demais estados.

“Esta é uma investigação que já dura dois anos e foi planejada com muito cuidado porque envolve pessoas de outros estados. Inclusive, temos uma promotora de Justiça que está fora de Alagoas exatamente para acompanhar o cumprimento dos mandados de prisão na capital paulista”, informou o coordenador do Gaesf, promotor de Justiça Cyro Blatter.

“A Noteiras, em resumo, pretende cumprir prisões, bloquear contas e valores, apreender documentos, bem como qualquer outro elemento de convicção supostamente utilizado na prática desses crimes ligados às atuações ilícitas da Orcrim que age, principalmente, em Alagoas e em São Paulo”, acrescentou o promotor.

O esquema

De acordo com o Gaesf, as fraudes aconteceram por meio da emissão de cerca de 20 mil notas fiscais fraudulentas, no valor aproximado de R$ 4 bilhões, visando a geração de falsos créditos tributários através de empresas fantasmas, com informações inverídicas relativas a propriedade e gestão desses estabelecimentos comerciais que jamais existiram.

Para o cometimento dos ilícitos penais havia participações criminosas de contadores, empresários, “testas de ferro” e “laranjas”. Todos eles são acusados de organização criminosa, falsidades ideológica e de documentos, fraudes societárias, lavagens de bens, dentre outros ainda em apuração. Tudo isso causou vultosos prejuízos ao erários dos dois estados e o valor exato final do dano se encontra em apuração nas fazendas públicas de Alagoas e de São Paulo. Outros estados também serão alvos de operações posteriores.

Para esta operação, o MPAL contou com o apoio do Ministério Público de São Paulo, da Secretaria de Fazenda de São Paulo e da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.

Os nomes dos suspeitos serão divulgados após o encerramento da operação.

Noteiras

O nome da operação faz referência ao apelido recebido por empresas que emitem notas fiscais falsas. Essas notas são emitidas visando a geração de créditos fiscais ilícitos.

Composição do Gaesf

O Gaesf é composto pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AL), Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Polícia Penal, com o apoio da Perícia Oficial de Alagoas.

Quinta, 13 Mai 2021 10:38

O Conto da Mão e o tamboril

O Conto da Mão e o tamboril

  •  
  • 12/05/2021 08:24
  • Encontre-se por Carol Fontan
 
Quinta, 13 Mai 2021 09:55

O Conto da Mão e o tamboril

O Conto da Mão e o tamboril

  •  
  • 12/05/2021 08:24
  • Encontre-se por Carol Fontan
 

Manifestantes prós e contrários a Jair Bolsonaro se mobilizam em Maceió

Presidente visita capital alagoana pela primeira vez

↑ Visita de Jair Bolsonaro a Maceió também mobilizou opositores (Foto: Reprodução)

Achegada de Jair Bolsonaro (sem partido) a Maceió na manhã desta quinta-feira (13) mobilizou centenas de manifestantes, contrários e favoráveis ao presidente, já nas primeiras horas da manhã.

No local onde os opositores estavam, no caminho até o Aeroporto Zumbi dos Palmares, chegou a haver certa confusão, com relatos de disparos de balas de borracha, mas tudo se acalmou.

Já os apoiadores do presidente lotam o saguão do Aeroporto portanto bandeiras do Brasil e camisas da CBF. A administração do Aeroporto organizou o local com grades para manter a distância e permitir a passagem da comitiva presidencial.

Já entre os opositores, os cartazes e faixas acusam o presidente de “genocida”, em virtude de sua postura no combate à pandemia de covid-19.

AGENDA

Jair Bolsonaro irá para a entrega de unidades habitacionais no Conjunto Oiticica I, no Benedito Bentes; depois segue para o Viaduto da PRF e, de lá, num helicóptero, segue para o Sertão.

 

 

 

Venda de pão francês por unidade será proibida

Medida determinada pelo Inmetro passa a valer a partir do dia 1º de junho; preço deverá ser fixado próximo ao balcão

↑ Ao comprar o pão francês pelo peso, o consumidor sabe o quanto do produto está levando para casa (Foto: Edilson Omena)

Apartir do dia 1° de junho, o tradicional pão francês (ou pão de sal) deverá ser comercializado apenas pelo peso e não mais por valor unitário. O preço do quilo do produto deverá ser fixado próximo ao balcão de venda, em local de fácil visualização pelo consumidor, além de ser grafados com dígitos de pelo menos cinco centímetros de altura.

As determinações sobre como o produto deve ser comercializado constam de uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicada no 23 de abril, no Diário Oficial da União.

Para dona Mara Josefa Lima que não dispensa um pãozinho pela manhã, a norma é válida e acredita que sai mais em conta na hora de pagar. “A gente não sabe ao certo qual o peso do pão quando é vendido na unidade. Acho que por quilo o cliente sabe melhor quanto está pagando conforme o peso do produto que está levando para casa”, disse.

Segundo Clodoaldo Nascimento, presidente da Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea), para o consumidor é mais vantajoso comprar pelo quilo, já que o mesmo fica sabendo exatamente o quanto está levando de massa e de peso para casa. “Se o panificador tiver uma balança aferida pelo Inmetro, confiável, o cliente vai saber de fato o que está levando. O que não acontece na unidade, porque sabemos que até produto cancerígeno é usado para fazer o pão crescer, aumentar de volume, o que deixa também mais leve”, alertou.

Clodoaldo destacou que para o consumidor parece ser vantajoso comprar cinco pães por R$ 1, mas de acordo com ele, são pães abaixo do preço do que deveria ser vendido. “São pães grandes, porém leves, de 25 gramas, cheio de componentes químicos que são prejudiciais à saúde e não suprem a necessidade diária”.

O representante da Apea reforçou ainda que a venda no quilo fica muito mais transparente quando no quilo, não deixando dúvidas em relação ao que realmente está levando. Nascimento diz que o preço do quilo do pão pode variar dependendo de cada padaria, isto é, da sua estrutura, da matéria-prima, da marca que tem no mercado, da confiabilidade, entre outros. “Vai do atendimento, do espaço. Enfim, tem tudo isso que pode interferir no valor do pão”, salientou.

“A associação apoia esse projeto pelo fato de deixar mais às claras todas as relações de consumo que beneficiam o panificador na sua prestação de contas e preços, manutenção do negócio, na viabilidade inclusive dele, e o consumidor para saber de fato o quanto está pagando em um quilo de pão. Tem que ser bom para a compra e a venda, baseado na precificação, custo de operação, qualidade do produto, ambiente, aluguel que pagar etc”, observou.

Pedro Avelino concorda com a portaria, mas diz que pelo menos no bairro onde mora, ainda compra por unidade mesmo. “Seja no supermercado ou nas padarias do Petrópolis, sempre compro por unidade, acho que a experiência de em breve poder comprar a quilo não será ruim, mas vou ter que passar primeiro pela prática para sentir na carteira”, revelou.

“Determinação já é cumprida em Alagoas, mas falta fiscalização”, diz Apea

 

Clodoaldo Nascimento, presidente da Apea, ressaltou que a determinação que proíbe a venda de pão francês por unidade já é cumprida no estado, no entanto falta fiscalização, sobretudo no que diz respeito às periferias das cidades do interior.

“Já é lei, mas falta fiscalização, sobretudo nas periferias e interior para coibir a venda do pão na unidade que é prejudicial para ambas as partes, panificador e cliente. Compramos farinha de trigo no quilo, em sacos de 50 e 25 quilos e fazemos a transformação por pão. Os outros ingredientes, como açúcar, fermento, margarina, banha, também compramos no quilo, e quando se vai vender, a grande maioria das padarias no estado vende o pão na unidade, porque não acostumou o cliente à vantagem de comprar o pão no quilo”, explicou.

Abrante Pedrosa, proprietário da padaria Pães e Conveniência Confiança, avalia como importante a norma, pois o consumidor não é enganado. “O cliente paga aquilo que der na balança. O consumidor comprando na unidade pode ser facilmente enganado, o pão pode ser grande e leve”, frisou.

Para Reinaldo Luna, embora o consumo de pão pela família dele seja muito pequeno, pensa ser mais justo no peso. Segundo ele, quando é por unidade, nunca se tem o mesmo peso, tornando o processo de aquisição não muito exato. “Esporadicamente, compro em supermercado, e normalmente é cobrado de acordo com o peso”.

O presidente da Associação dos Panificadores enfatizou que o preço do quilo do pão pode apresentar diferenças no valor. De uma padaria para outra, o preço do pãozinho pode variar de R$ 10 a R$ 14,99 em Alagoas.

O Inmetro foi procurado pela reportagem para saber como funciona a fiscalização nas padarias, porém se limite a informar que em 2006, o órgão publicou a Portaria nº 146, extinguindo a padronização de 50 gramas para a comercialização do pão francês ou de sal até então vigente, determinando que a venda do produto passasse a ser por peso, sem especificar uma medida mínima a ser respeitada.

Além disso, a portaria publicada no dia 23 abril deste ano atende a determinação do Decreto 10.139/2019, da Lei de Liberdade Econômica, que prevê a revisão e consolidação de atos normativos inferiores a decreto. Na prática não altera as regras em vigor.

14

Fonte: Tribuna Independente / Ana Paula Omena

Prefeitura de Santana do Ipanema adquire sistema desenvolvido pelo ItecTreinamento com equipe da Prefeitura para utilização do Sistema de Gestão Estratégica (SGE) será na próxima terça-feira (04)

O SGE proporciona importante economia ao Estado, pois solução deste porte custa em média R$ 2 milhões no mercado e o Itec disponibiliza o uso gratuito (Foto: Assessoria / Itec)

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) realizará, na próxima terça-feira (04), um treinamento com servidores da Prefeitura de Santana do Ipanema referente à utilização do Sistema de Gestão Estratégica (SGE), ferramenta criada pela Gerência de Desenvolvimento do Itec, que tem como foco a qualidade na prestação de serviços através da melhoria contínua, consolidando em boas práticas para que a organização alcance a satisfação dos clientes.

A parceria foi firmada no início de março, quando aconteceu a primeira reunião, na qual o Sistema foi apresentado pela equipe do Itec aos representantes da Prefeitura de Santana do Ipanema. Foram analisadas as demandas do órgão para adaptação da ferramenta e técnicos tiraram dúvidas dos interessados sobre as funcionalidades do Sistema.

 

“O Itec desenvolveu uma ferramenta que atende à gestão estratégica desde seu planejamento, passando por riscos, operacional, documentos da qualidade, pesquisas, indicadores, reuniões com atas digitais, podendo ser assinadas digitalmente entre outras funcionalidades. E com todos esses recursos, o Corpo de Bombeiros (CBMAL) já está fazendo uso da ferramenta e agora o município de Santana do Ipanema. O Instituto deixa a ferramenta à disposição da administração estadual e das prefeituras” explicou Juliano Araújo, especialista do escritório de gestão da qualidade do Itec.

O Sistema foi solicitado diretamente pela prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, com vistas a fortalecer o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, utilizados rotineiramente na gestão para a condução de políticas públicas e prestação de serviços de interesse da sociedade.

“A prefeita Christiane Bulhões é conhecedora da importância que o planejamento tem em direcionar o processo decisório à execução efetiva, eficiente e eficaz na gestão da coisa pública. Por isso, pactuou parceria com o Itec para aquisição do SGE, que se torna relevante no cenário moderno da gestão pública, já que consolida na prática um dos mecanismos essenciais para uma boa governança: a estratégia que é o ponto de partida na tomada de decisões que ajudam a administrar tempo, recursos e energia, foca em trazer mais prosperidade à organização e consequentemente aos Santanenses” informou Watson Azevedo, Diretor de Planejamento e Gestão Orçamentária da Prefeitura de Santana do Ipanema.

O Itec disponibiliza o uso e suporte do SGE para toda administração direta, indireta além de prefeituras. Para adquiri-lo, basta solicitar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por ofício endereçado à presidência do Itec.

Por Isaac Moraes / Agência Alagoas

PRF consegue desarticular associação criminosa que cometia diversos crimes em Pernambuco

Os cinco homens que estavam no veículo tinham passagens pela polícia e efetuaram diversos disparos contra os policiais que repeliram à injusta agressão. A equipe da PRF teve apoio da Polícia Civil de Águas Belas/PE e da Polícia Militar

↑ Foto: PRF/AL

APolícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu quatro homens na noite desta segunda-feira (10). Eles tinham entre 27 e 39 anos e eram integrantes de uma associação criminosa, que possuíam passagens pela polícia por diversos crimes, como roubo a bancos, casas lotéricas e homicídios, inclusive de policiais na região. Durante a abordagem, os criminosos efetuaram diversos disparos contra os policiais que revidaram. Dois dos suspeitos ficaram feridos e foram socorridos, mas um não resistiu e veio a óbito. A ação aconteceu no km 185 da BR-423, em Águas Belas/PE.

Era por volta das 19 horas quando uma equipe realizava fiscalização nas proximidades da entrada da cidade de Águas Belas/PE e avistou um Fiat/Palio, de cor cinza, com cinco ocupantes. Ao ser dado ordem de parada ao veículo, o motorista desobedeceu e iniciou fuga.

De imediato, os policiais iniciaram o acompanhamento ao veículo, o qual forçava ultrapassagens perigosas na referida rodovia. Alguns minutos depois, o condutor do veículo perdeu o controle da direção, jogando o carro para o acostamento.

Assim que o carro parou, os ocupantes do automóvel abriram as portas e saíram efetuando disparos contra a equipe. Os agentes revidaram os disparos, até todas as ameaças serem interrompidas.

Durante a troca de tiros, o motorista do veículo ficou no acostamento e alegou ser um refém dos envolvidos. Foi realizada a sua contenção e encaminhamento à viatura para a sua proteção e dos policiais, enquanto os demais homens permaneceram efetuando disparos e correndo para um matagal.

No decorrer da ocorrência, os policiais encontraram próximo ao veículo, um dos passageiros, que estava ferido. De imediato, os agentes tentaram entrar em contato com o Samu para realizar os primeiros socorros. Como o local era de difícil acesso, os policiais o encaminharam para o hospital de Águas Belas, entretanto, o homem, de 39 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Após indagações ao motorista, que tinha 36 anos, foi percebido inconsistências em suas respostas. Em consultas ao sistema, descobriu-se que ele tinha envolvimento com diversos crimes, além de ser irmão de um dos criminosos que atentaram contra a vida da equipe.

Depois de algum tempo, Policiais civis em diligências no local, encontraram mais um ferido e o encaminharam para o hospital. Ele tinha 33 anos e foi identificado com uma vasta ficha criminal, sendo que um desses crimes foi por ter assassinado um Sargento reformado da PM de Pernambuco no ano de 2018.

A equipe permaneceu no hospital, quando receberam informações que próximo ao local dos disparos, um dos envolvidos estaria mantendo reféns em uma residência. Ao chegar no local, o homem foi capturado, sendo averiguado que o indivíduo, de 27 anos, também possuía vasta ficha criminal.

Dentro do veículo foram encontradas: uma pistola, da marca Taurus, calibre .40, uma espingarda e 19 munições. Ressalta-se que no veículo tinham cinco ocupantes, entretanto, o último não foi encontrado pelas equipes. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Garanhuns/PE, para providências cabíveis.

 
Terça, 11 Mai 2021 11:46

INOCENTES PALAVRAS

INOCENTES PALAVRAS

Pelos mares da internet navegando, fomos aportar num site [aventuranahistoria.uol.com.br] que traduz “10 PALAVRAS INOCENTES COM ORIGEM OBSCENA”. É esse o nosso assunto principal. Trazemos também, termos, profissões em alta, em tempos de globalização digital.

“Texto de Thiago Lincolins, publicado em: 02/11/2019: Palavras que surgiram como metáforas sexuais, com a mudança da língua ao longo dos séculos, ou por terem origem em termos estrangeiros, acabam ditas na mais perfeita inocência.

1  - ORQUÍDEA: A flor se identifica com a anatomia [sexual] feminina. Os gregos, porém viram outra coisa. “Orchi”, do grego, testículos. É que as raízes de algumas orquídeas tem formato que lembra esta parte do corpo masculino. COMENTÁRIO DO CRONISTA: Tem sentido, na universidade aprendemos que “Criptorquidia e Monorquidia”: Animais cujos testículos, não estão presentes na bolsa escrotal, ou se contém apenas um, respectivamente.

2  - BAUNILHA: Os espanhóis ao conhecerem a planta cultivada pelos nativos, a apelidaram de “Vainilla” diminutivo de “vaina”, “Bainha” em português. Vaina tem origem na palavra latina vagina. A explicação é que a planta envolvia e abrigava os grãos. COMENTÁRIO: Nas minhas aulas, se assunto semelhante é abordado, escrevo no quadro: “Bage” e “Vagem” de feijão. Daí pergunto: Qual termo vocês usam? A classe fica dividida. Então esclareço: O correto é “Vagem” palavra que vem de vagina. A reação claro, espanto, curiosidade, risos.      

3 – SEMINÁRIO: A Palavra vem do Latim: seminarium que quer dizer viveiro de plantas. Tem origem em outra palavra “semen” que significa “sementes”. Em português originou: ”Sêmen”. A ideia é que, em um seminário, são semeadas ideias conhecimentos. COMENTÁRIO: Sem comentário.

4 - PORCELANA: Ocorre uma assimilação do termo com a palavra italiana: “Porcellana” que se refere a “concha de búzios”, devido a aparência lisa e brilhante. Outra vertente diz, que deriva de “Porcella” que significa “porca jovem”. A história infelizmente não registrou quem notou a semelhança das conchas com a vulva do animal fêmea. COMENTÁRIO:  Neste caso, percebo uma alusão genérica. Seria o mesmo que alguém que se chame de Paulo, fosse dito que seu nome vem de “pau” o mesmo que “pênis”. Claro, uma comparação grosseira, descabida.  

5 - ABACATE: O termo vem de “Awakalt” que na língua Asteca-nahuatl significa testículo. A semelhança é óbvia. COMENTÁRIO: Concordo, tem sentido.

6 – PUNK: O termo foi usado pela primeira vez durante a Idade Média, por Shakespeare. Em suas obras, o dramaturgo usou a expressão: “Taffety punk” para descrever as prostitutas bem vestidas da época. Ao longo dos séculos, passou a designar um rufião, um desviante sexual masculino, e daí qualquer pessoa desprezível.

7 – MASTODONTE: Você mesmo, julgue a imaginação do paleontólogo George Cuvier, ao descobrir um elefante gigante, comparou os dentes do bicho com enormes mamilos. Fez a junção, de “masto”, em grego “mama”, e “odont.” “dente”. Literalmente: “Dentes de mama”.

8 – RECUAR: Derivada do Latim “reculare” que quer dizer, literalmente, andar com o traseiro (culus= ânus, em italiano) para trás.

9 – ESCULACHAR: Do italiano “Sculacciare” quer dizer dar palmadas na bunda, principalmente em crianças.

10 – BABAQUICE: Babaca vem do idioma bantu africano, usado para referir-se ao órgão sexual feminino. Babaquice indicava o ato de “focinhar a babaca”, o mesmo que, fazer sexo oral em uma mulher.

 

O QUE É, E O QUE FAZ UM DIGITAL INFLUENCER? ISSO DÁ DINHEIRO? Basicamente o que faz é, transformar sua personalidade, sua figura, em uma marca. Quanto, ao lado financeiro, vai depender da quantidade de pessoas que o Influencer consegue mobilizar para adquirir produtos e serviços que recomenda nas redes sociais. Esta é minha opinião depois de ler extensa matéria sobre este tema no site: klickpages.com.br

 

BUGOU, BUGADO? Ouvi, pela primeira vez, meus netos usando estes termos. E comentei: O que é isso? Alguém andando de “Bugue”? Claro, riram de mim. Vamos aos fatos. O bugue a que referi-me é o carro, surgido junto com os “hippies” na década de 60, adaptado para andar em dunas e praias. “Bug” vem do inglês, significa inseto, devido à semelhança do veículo com o bicho. Na rede mundial de computadores, o termo  “Bugou” e “Bugado” é aportuguesamento, verbalização do substantivo “Bug”. Significa estar com problema, sistema, ou celular “bichado” com problema. O cientista Thomas Edison [1847-1931]. Foi quem primeiro usou o termo “Bug”. Fonte consultada: Google.com.br

 

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR

 

JOÃOZINHO E A MÃE

-Onde estava?

-Brincando de médico com a Julinha.

-Seu sem-vergonha! Vou te bater!

-Calma mãe! Eu era médico do SUS.

 

NO CELULAR

-Tem Facebook?

-Não.

-Twitter?

-Não.

-Whatsapp?

-Não.

-Tem o que?

-Vida.

-Me mande no Candy Crush.

 

DIÁLOGO ENTRE FILHA E MÃE RAIZ

-Mãe, todo mundo tem!

-Você não é todo mundo.

 

FILOSOFIA DE PORTA DE BANHEIRO

QUANTO MAIS DESARRUMADO VOCÊ SAI DE CASA, MAIS CHANCES VC TEM DE ENCONTRAR CONHECIDOS.

TUDO, VEM NO TEMPO CERTO. MENOS: FOME, DINHEIRO E DOR DE BARRIGA.

 

Fabio Campos, 01 de Maio de 2021.

 

 

Projeto experimental colhe safra de uva no Sertão de Alagoas

  • G1 AL
  • 09/05/2021 20:38
  • Notícias
 
Reprodução Gazeta Rural
Projeto do IFAL colhe primeira safra de uva no Sertão de Alagoas

Professores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em Piranhas, comemoram os resultados de um projeto de pesquisa sobre o cultivo de uva no Sertão de Alagoas. Após dois anos de estudos, eles fizeram mais uma colheita da fruta depois de adaptações ao clima seco da região.

A ideia de adaptar a uva para plantio na região surgiu após uma visita técnica em Petrolina, no Vale do São Francisco de Pernambuco, onde a viticultura já é bastante praticada.

"Ao visitar o perímetro irrigado nós ficamos vislumbrados e maravilhados com a viticultura daquela região. E o nosso clima é um clima bem parecido, o clima semiárido, semelhante ao clima lá da região de Petrolina. Então nós resolvemos trazer algumas variedades e testar a adaptação delas aqui e ver se é possível depois a gente repassar esses resultados para que os produtores interessados também possam propagar a viticultura aqui no estado de Alagoas", explicou Samuel Silva, coordenador do projeto.

Os pesquisados alagoanos conseguiram desenvolver e adaptar três variedades de uva: a Vitória, que é uma uva escura, de mesa e sem semente; a Itália, uva verde, de mesa e com semente; e a Magna, uma espécie industrial e com cor e sabor característicos.

Através de melhoramento genético, as frutas conseguiram suportar às variações climáticas da região, com temperaturas que vão de 15ºC a 40ºC. Também suportaram a distribuição de chuvas e as pragas, principalmente os fungos. Com isso, as espécies alagoanas apresentaram uma capacidade maior de resistir às altas temperaturas e os altos níveis de insolação, além de serem mais produtivas.

O próximo passo é repassar as informações e os resultados para os agricultores da região para que eles possam cultivar a uva e agregar valor com outros produtos feitos com a fruta, como o licor, por exemplo.

Polícia prende mulher que fingia ser promotora de Justiça em interior de Alagoas

  • Redação*
  • 10/05/2021 13:25
  • Municípios
 
Foto: Já é Notícia

Uma mulher de 57 anos foi presa na beira do Rio do Povoado Barreiras, zona rural de Coruripe, interior de Alagoas, por fingir ser promotora de Justiça. 

Segundo informações da polícia, os agentes já haviam sido informados sobre o caso. Durante patrulhamento, a mulher foi abordada e se apresentou Promotora de Justiça, momento em que a guarnição solicitou a apresentação de sua carteira funcional ou algum documento que comprovasse a veracidade de sua afirmação. A mulher então relatou que não portava nenhum documento e que estava em sua residência.

Os policiais se deslocaram, acompanhados da mesma, até sua residência e, ao chegar no local, ela entrou em contradição, negando que tivesse se apresentado como promotora.

Diante do fato, a mulher foi levada para a Delegacia de São Miguel dos Campos, para tomar os procedimentos cabíveis.

 

*Com Já é Notícia 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter