Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Prefeita Christiane Bulhões inicia entrega de 6.051 kits de alimentação para famílias de alunos

 

 

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, iniciou as entregas de 6.051 kits de alimentação escolar para as famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As entregas foram iniciadas nesta quinta-feira (29), e contaram com as presenças dos secretários Marcelo Melo (Infraestrutura) e Andréa Brandão (Educação).

Os kits são compostos pelos seguintes itens: Achocolatado; Farinha de Milho; Feijão; Arroz; Macarrão; Leite em Pó; Café em Pó; Pescados em conserva; Charque; Açúcar; Biscoito Maria; Biscoito Cream Cracker.

São kits diferentes para cada fase, de acordo com a necessidade nutricional dos alunos.

A Educação Infantil receberá 1.225 kits. Enquanto a Educação Fundamental, 2.706. Já o Ensino Fundamental II receberá 2.210 kits.

Na oportunidade eles também receberam os livros didáticos e as tarefas, que durante a pandemia estão sendo entregues a cada 15 dias.

 

 

 

 

 
 
 
 
 

Inscritos no Bolsa Família com NIS final 0 recebem auxílio emergencial

Inscritos no Bolsa Família com NIS final 0 recebem auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federa conclui hoje (30) o pagamento da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial 2021. Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 0 receberão o benefício nesta sexta-feira.

Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão. O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no último dia 16.

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família – Arte/Agência Brasil

Saques

Também hoje, os trabalhadores autônomos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro podem sacar a primeira parcela ou transferi-la para uma conta corrente. O dinheiro havia sido depositado na conta poupança social digital em 6 de abril. O benefício, desde então, podia ser movimentado apenas no Caixa Tem.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

FONTE: Agência Brasil

FOTO: Marcelo Camargo

Covid-19: mais de 2.500 mil usuários já foram assistidos pelo Alô Saúde Mental

Serviço assiste pessoas em sofrimento mental em razão da pandemia

↑ Psicólogos do Alô Saúde Mental recebem chamados diariamente por telefone e acompanham os usuários com transtornos mentais (Foto: Igor Nascimento)

Implantado em 1º de junho do ano passado para prestar assistência psicológica aos alagoanos que desenvolveram transtornos mentais durante a pandemia da Covid-19, o Alô Saúde Mental já atendeu 2.585 pessoas. O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h à 17h, pode ser acessado gratuitamente, por maiores de 18 anos, através do telefone 0800 082 5050.

Do total de pessoas que acionaram o Alô Saúde mental, 29% informaram que estavam se sentindo tristes, 24% disseram estar com crise de ansiedade. Ainda quanto a sintomatologia declarada pelos usuários do serviço, 10% relataram que estavam com medo, outros 10% com pânico e mais 10% com taquicardia. Já 6% informaram estar com falta de ar, outros 6% com tremores e 5% disseram que tinham crises de choro facilmente.

Sobre a intensidade dos sintomas, 12% relatam que eles eram leves, 30% moderados, 49% intensos e 9% muito intensos. Com relação a frequência dos sintomas citados, 13,89% disseram que sentiam uma vez por semana, 23,61% uma vez por dia, 36,11% mais de uma vez por dia e 26,39% relataram que sentiam o tempo todo.

“O isolamento social é comprovadamente necessário para frear a curva de contágio da Covid-19 e evitar até 95% das mortes, segundo demonstram estudos epidemiológicos. Mas, por outro lado, o confinamento pode causar transtornos mentais, dependendo do período em que a pessoa ficar sem interagir na sociedade. Com isso, o Alô Saúde Mental tem ajudado diversos alagoanos a lidar com este momento”, ressalta Rodrigo Gluck, supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau.

Ainda de acordo com ele, desde junho do ano passado, o Alô Saúde Mental registrou o atendimento a usuários de 23 dos 102 municípios alagoanos, além de pessoas residentes em Porto Seguro e Vitória da Conquista, ambos na Bahia. “Nos dois municípios baianos, tivemos um atendimento em cada um deles”, informou Rodrigo Gluck, acrescentando que, devido a relevância do programa, ele ultrapassou as fronteiras de Alagoas.

Sintomas

Quanto aos sintomas, no momento da triagem os usuários se permitiam identificar e indicar mais de um sentimento, sendo assim, 30% das pessoas que acessaram o serviço relataram que estavam sentindo tristeza e 25% relatou ansiedade. Outros 10% marcaram informaram sentir pânico, medo e taquicardia, 6% apresentaram falta de ar e tremores e 5% dos usuários classificaram o choro fácil como o principal sintoma apresentado.

Do total de pessoas triadas pelo Alô Saúde Mental, 71% se identificaram como sendo do sexo feminino e 29% do masculino. Quanto a faixa etária, 43% tinham entre 18 e 29 anos, 30% entre 30 a 39 anos, 18% possuíam entre 40 a 49 anos, na faixa etária dos 50 a 59 anos eram 7%, além de 1% ter informado estar na faixa etária dos 60 aos 69 anos de idade e 1% disseram ter 70 anos ou mais.

Um panorama traçado com base nos atendimentos realizados pelo serviço, mostrou, ainda, que 8% dos usuários que acessaram o Alô Saúde Mental moravam sozinhos. Já outros 23% moravam com outra pessoa, 25% dividiam a casa em três pessoas, 29% moravam em uma residência que era dividida por quatro indivíduos e 15% deles informaram que a casa onde moravam era dividida por cinco ou mais pessoas.

8

Fonte: Sesau

Alunos da Ufal publicam artigos sobre ação contra abate de jumentosExperiência vivenciada pelos integrantes do Grupequi no sertão da Bahia estimulou a pesquisa sobre os cuidados com esses animais.

Foto: Divulgação / Ufal

Duas dissertações de mestrado, cinco artigos científicos e o capítulo de um livro foram resultados do engajamento de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em uma ação contra os maus tratos de jumentos abandonados no sertão da Bahia. Os alunos fazem parte do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi), do curso de Medicina Veterinária, coordenado pelo professor Pierre Barnabé Escodro.

“A primeira dissertação foi defendida pelo estudante Lucas Santana da Fonseca, em fevereiro deste ano, com o título: Sanidade de jumentos nordestinos submetidos ao extrativismo para exportação de peles. A segunda, abordará técnicas inovadoras de cirurgias e estudo de inflamação na espécie, a ser defendida pela mestranda Rayane Medeiros ainda neste semestre”, informou o professor Pierre Barnabé, que orienta as pesquisas.

 

A trajetória desse trabalho foi relatada em artigo conjunto, que teve a participação da estudante Rayane Medeiros e do professor Pierre, intitulado O símbolo nacional exportado para consumo internacional. No artigo, os pesquisadores contam que em 2018, após inúmeras denúncias de maus-tratos e ilegalidades no manejo de jumentos em frigoríficos da Bahia, organizações de defesa dos animais obtiveram decisão judicial suspendendo o abate desses animais naquele estado.

Os jumentos eram abatidos em alguns municípios baianos para exportação de pele para uma empresa chinesa. “Com a suspensão e a consequente perda de ganho comercial, cerca de 1.200 jumentos que aguardavam abate foram abandonados confinados, sem água ou alimentação, em uma fazenda arrendada por chineses na cidade de Canudos-BA, em condição de extremos maus-tratos”, relataram os pesquisadores no artigo.

Em 2019, o Grupequi da Ufal iniciou atividades de apoio para os cuidados aos jumentos, unindo-se a pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, ao Fórum Nacional de Proteção Animal, Frente Nacional de Defesa dos Jumentos e ONG inglesa The Donkey Sanctuary. Na ocasião, a Ufal e o grupo Pata Voluntária se dispuseram a trazer para Alagoas cerca de 30 machos para receberem cuidados.

Equipe do Grupequi em campo (Foto: Divulgação / Ufal)

O jumento é nosso irmão, quer queira ou não

A letra da música de Luiz Gonzaga, citada no artigo, ilustra bem a importância que os jumentos têm na cultura nordestina, o que explica a comoção da sociedade e da comunidade científica diante das condições cruéis em que os animais foram resgatados. “Não havia nenhum padrão de idade, sendo encontrados entre os animais para o abate tanto os de idade mais avançada como também potros e fêmeas gestantes”, relatou Pierre Barnabé.

Lucas Fonseca ficou comovido com a situação. “O início foi bem desafiador, visto que nunca havia tratado de algo assim. O professor Pierre já tinha participado da primeira intervenção em outro município baiano e nos preparou para o que iríamos encontrar. Chegando na fazenda onde os jumentos estavam alojados, era cenário de guerra, muitos animais debilitados e muitos óbitos diários”, relatou o estudante.

A primeira missão foi tentar conter a mortalidade dos animais. “Fizemos vários exames nos jumentos na tentativa de descobrir as causas dos óbitos. Foram dias manejando esses animais e interagindo com eles. Nosso objetivo era diminuir a mortalidade, promover a sanidade e bem-estar; fazer o controle zootécnico, traçar um perfil hematológico para investigarmos doenças metabólicas, parasitárias, entre outras medidas de acompanhamento que foram adotadas durante o transporte”, contou Lucas.

Depois de todo esse trabalho em campo, chegou o momento das publicações sobre o aprendizado. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho. Os artigos são importantes para mostrar à comunidade científica que muitas espécies estão sofrendo e que podemos ajudar. Toda ajuda é bem-vinda, porque os maus-tratos precisam acabar. Algumas leis precisam ser endurecidas e as penas aumentadas. A população precisa perder o medo e colaborar com as denúncias”, defendeu Lucas Fonseca.

Por Lenilda Luna / Assessoria Ufal

Primeiro dia de CPI do Genocídio tem mais de 170 requerimentos contra governo Bolsonaro

Senadores convocam ministros, questionam colapso em Manaus e pedem informações sobre compra da vacinas; promoção de cloroquina também é alvo

↑ Marcelo Queiroga (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil(

Em apenas um dia de funcionamento, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga as ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro durante a pandemia, recebeu ao menos 173 requerimentos de senadores. Parlamentares pedem informações sobre colapso em Manaus, compra das vacinas e insumos, assim como a promoção de medicamentos que não têm eficácia contra a doença.

Entre os requerimentos há pedidos para que sejam ouvidos o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e os seus três antecessores, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, também foi convocado. Todos os pedidos precisam ser pautados pelo presidente eleito da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), para serem votados.

Segundo reportagem de Constança Rezende e Raquel Lopes, na Folha de S.Paulo, os requerimentos também solicitam informações sobre o fornecimento de respiradores, EPIs (equipamentos de proteção individual), “kit intubação”, abertura de leitos, fornecimento de oxigênio, aquisição de vacinas, seringas e distribuição de cloroquina.

Há cerca de 45 requerimentos relacionados ao colapso em Manaus no início do ano. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vai analisar todos os documentos sobre o tema, enquanto Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu para que sejam convocados os gestores da capital amazonense.

Randolfe pediu ainda que seja convocado como testemunha o ex-secretário especial de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, além do compartilhamento de informações obtidas na CPMI das Fake News que dialoguem com o tema da CPI da Covid-19.

O relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), também elaborou uma lista com 11 solicitações de informações para o início dos trabalhos da CPI. Entre os temas a serem investigados, estão os processos administrativos relacionados à aquisição de vacinas e insumos, assim como todas as ações do governo federal relacionadas a medicamentos que não têm eficácia contra a doença.

 

4

Fonte: Revista Fórum / Luísa Fragão

Modelo que divulga projeto Belezas da Caatinga desfila durante Prêmio Alagoano de turismo

Naelly Alves participou pela primeira vez de um ensaio fotográfico, incorporando a onça Jaguatirica, pequeno felino natural da caatinga e em risco iminente de extinção

↑ Naelly Alves, modelo (Foto: Divulgação)

Foi no projeto Belezas da Caatinga – Preservação do Bioma, que Naelly Alves participou pela primeira vez de um ensaio fotográfico, incorporando a onça Jaguatirica, pequeno felino natural da caatinga e em risco iminente de extinção, sobretudo, devido a destruição do seu habitat natural e pela caça predatória.

O ensaio fotográfico assinado por Hugo Taques, em plena caatinga, revelou imagens de beleza incomum tanto da caatinga como da garota que fora maquiada e vestida para representar a Jaguatirica. Foi do projeto, que busca alertar a sociedade para a devastação do bioma, tão sensível e de difícil recuperação, que a neo modelo surgiu para ser capa da revista Class Magazine, ao lado de outra garota, Lorrayne Barreiros, também revelada no mesmo ensaio.

Naelly ao natural, ou longe do set dos ensaios fotográficos, em nada lembra a modelo que as fotos revelam.  Entretanto, quando está diante das câmeras se transforma e encanta pelas imagens que são capturadas pelas lentes do fotógrafo. Suas fotos foram publicadas nos mais importantes colunistas sociais de Maceió, além de ser capa de revista editada pela conhecida Gigi Aciolly, também com fotos do fotógrafo Hugo Taques.

Beleza alagoana: próximo desafio será em julho (Foto: Divulgação)

O próximo compromisso da modelo, para divulgar o projeto Belezas da Caatinga, será em julho, durante a realização do Primeiro Prêmio Alagoano de Turismo, organizado pela Revista Class Magazine. É uma bela promessa do mundo da beleza.

158

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte

AL segue na fase vermelha, mas comércio, bares e restaurantes vão funcionar no final de semana

  • Raíssa França
  • 27/04/2021 12:39
  • Maceió
Agência Alagoas
Governador Renan Filho

O governador Renan Filho anunciou, na manhã desta terça-feira (27), as novas medidas do decreto. De acordo com o governador, Alagoas segue na fase vermelha, mas com a desaceleração de casos da covid-19, o Estado resolveu retomar gradativamente alguns segmentos.

As novas medidas foram baseadas na queda do número de casos ativos e novos de Covid, além da redução da taxa de transmissão e ocupação hospitalar em Alagoas. De acordo com Renan, o comércio será liberado todos os dias da semana. “Eles vão funcionar durante toda semana, nos mesmos horários que o atuais (Centro até às 17h e shoppings até as 20h)".

Além disso, foi autorizado o funcionamento de bares e restaurantes até às 16h nos finais de semana. Os calçadões, praias e marinas também estão liberados a partir do final de semana. 

A restrição de horário a partir das 21h será mantida. “Isso tem ajudado a reduzir casos no Estado”. As academias podem funcionar aos sábados, mas com apenas 30% da capacidade, assim como os templos religiosos. 

Sobre o retorno das aulas nas escolas públicas, o governador disse que a ideia é que se vacine os profissionais da educação porque caso as aulas retornem, os profissionais podem ficar expostos. “A ideia é que eles voltem só depois de vacinados. Agora se for demorar muito a vacinação, vamos ter que avaliar novos cenários”. 

A entrega de feiras nos presídios não está mais proibida. Campeonatos esportivos não poderão ser realizados, mas jogos com duas equipes, até 25 pessoas, estão liberados. 

Desaceleração em Alagoas

Pela primeira vez em meses, Alagoas apresentou uma queda na última semana, no número de casos confirmados e óbitos causados pela covid-19, segundo análise do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC). As quedas foram de 12% nos casos e de 7% nos óbitos. 

O movimento de diminuição nos casos foi observado na metade das regiões sanitárias do estado. A maior queda ocorreu na capital, com 29% a menos comparado à semana anterior. A 2ª Região Sanitária, por outro lado, apresentou o maior aumento, com um acréscimo de 70%. 

Segundo o estudo, neste contexto, ainda é cedo para afirmar que a transmissão está controlada no estado, já que a literatura científica aponta que tais evidências devem ser observadas por um período mínimo de 14 dias para que se tenha uma situação de controle, além de uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 70%. Os números de todos os indicadores também seguem acima dos observados no fim do ano passado, quando a transmissão se encontrava sob controle devido ao fim da primeira onda. 

Terça, 27 Abril 2021 10:40

Uma prisão imperceptível

Uma prisão imperceptível

  •  
  • 20/04/2021 23:15
  • Encontre-se por Carol Fontan
-

Relutei muito em vir aqui falar desse tema “ a tal das crenças limitantes” que provavelmente você já deve ter ouvido falar. Infelizmente foi um tema mal propagando e acabou banalizando algo tão importante e que tem um tremendo impacto no nosso cotidiano, e foi exatamente pensando nisso que resolvi abordar aqui.

Boa parte das travas relacionadas a nossa vida são frutos do passado, da nossa primeira infância. Nascemos com um HD limpinho que vai sendo construído pouco a pouco, aquilo que ouvimos, vemos e sentimos, através das percepções criamos um significado só nosso dessas informações e através desses aprendizados vamos construindo nossa visão de mundo.

São como raízes acomodadas em nosso íntimo e vivem nos lembrando até onde podemos ir e quais os limites das nossas ações, estamos podados.

Conheço muita gente que ainda tem medo de manga com leite, que desvira o chinelo para a mãe não morrer e muita gente que acredita que o difícil vem antes do fácil, ou até mesmo aqueles que dizem não ter sorte com namorados e namoradas...

Somos seres construídos por nossas escolhas, por tanto é hora de fazer escolhas que estejam afinadas com quem somos hoje, com aquilo que pensamos hoje, com a forma em que nós agimos hoje. A pensamentos que não condizem, mas com quem nos tornamos.

Sim, é fato que não é tão simples assim descobrir quais são essas crenças que nos limitam, nos travam e nos impedem. Porém a algumas delas que estão diante de nossos olhos se observarmos as áreas de nossa vida que tem repetidamente um resultado ruim e não permite que você avance, são áreas especificas em que você se percebe andando em círculos.

Entretanto o seu medo de livrar-se delas é maior que o de conviver com elas, afinal de contas ela te proporciona problemas já conhecidos.

Pessoas com crenças limitantes possuem poucas realizações por terem pouca habilidade de buscar resultados, estão aprisionadas.

Quando tiver que decidir entre ficar onde está e seguir adiante, decida ir em frente, porque onde você está já é um lugar conhecido e nosso melhor pode estar no que desconhecemos.

Esse tipo de crença se alimenta justamente da nossa acomodação e do fato de fugirmos de onde realmente nossas oportunidades nos aguardam.

Essas crenças dão uma falsa sensação de segurança de que tudo está bem e que assim vai continuar, no entanto a cada momento constroem uma prisão que seduz o comportamento das pessoas com esperança de liberdade, uma liberdade que nunca virá se não for conquistada com coragem.

 

Carol Fontan

Desenvolvimento Pessoal

@carolfontann

82.99913-5276

Funcionários da Caixa anunciam paralisação de 24h a partir desta terça-feira (27)

Greve deve abranger toda operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia

↑ Caixa Econômica Federal em Maceió, AL (Foto: Edilson Omena/ Arquivo)

OSindicato dos Bancários confirmou a greve de funcionários da Caixa Econômica para esta terça-feira (27) em todo o Brasil. A paralisação será por 24 horas e deve abranger toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia.

Ainda assim, a entidade afirma que as operações feitas pela internet continuarão funcionando, ainda que de forma reduzida, para atender os beneficiários do auxílio emergencial e de outros serviços.

 

Os trabalhadores protocolaram uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 20, apontando irregularidades na operação que prevê a venda de 15% das ações de um dos braços do banco estatal. “O que a gente reivindica é o fim da privatização aos pedaços da Caixa”, diz Dionísio. “Todos os IPOs grandes foram cancelados porque o preço está muito abaixo de qualquer expectativa”.

Além do cancelamento da venda das ações, o sindicato também reivindica a urgente contratação dos funcionários que passaram em concurso público promovido pelo banco em 2014 e que não foram chamados pela empresa. “No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais”, diz Dionísio.

 

A Caixa foi procurada pela reportagem, mas não havia se manifestado até a publicação desse texto.

16

Fonte: CNN Brasil

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter