Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Como hackers obtiveram telefones de usuários do Facebook e descubra se seus dados vazaram

Coleta de dados foi realizada em 2019 e obteve 8 milhões de números de telefone brasileiros.

↑ Foto: Mec

Um arquivo contendo informações sobre mais de 500 milhões de usuários do Facebook foi recentemente publicado de graça em um fórum de hackers. Os dados, porém, são de 2019.

Muitos pacotes de dados como este passam por um ciclo comum: depois de ser obtida, a informação é comercializada de maneira particular por preços cada vez menores – até ser disponibilizada de graça.

Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque cada comprador passa a ser um novo vendedor, tendo em vista que dados podem ser copiados sem custo. Segundo, porque a informação vai ficando desatualizada e perde valor ao longo do tempo.

Com muita gente querendo vender e poucos interessados em comprar informação velha, o preço do arquivo acaba chegando a zero. Disponibilizar o arquivo de graça, porém, ajuda os hackers a melhorarem sua reputação no mundo do crime.

É por isso que pacotes de dados “ressurgem” como algo aparentemente novo muito depois.

Mesmo não sendo uma novidade, o pacote agora está nas mãos de muitas pessoas, e vale a pena saber entender do que se trata.

Quais dados estão no vazamento?

A informação predominante é o número de telefone, presente em todos os 530 milhões de registros.

Outras informações estão presentes em volume menor. De acordo com o especialista em segurança digital Troy Hunt, apenas 2,5 milhões de registros têm o endereço de e-mail, por exemplo.

Alguns perfis também incluem dados de relacionamento e emprego. No geral, as informações devem corresponder ao que estava disponível publicamente nos perfis na data da coleta, em setembro de 2019.

Cerca de 8 milhões de registros foram atribuídos ao Brasil, mas isso não significa que todos esses perfis tinham dados de localização.

Como os números de telefone foram registrados com o código de país (no caso do Brasil, é o +55), a atribuição da nacionalidade do perfil independe da cidade.

O meio utilizado para obter as informações não dava acesso a senhas, o que significa que não há senhas no pacote.

Como os dados foram obtidos em 2019?

Os hackers utilizaram a “raspagem de dados“. É uma técnica de pouca sofisticação, em que o “raspador” baixa muitas informações de consultas ou páginas separadas para associá-las.

Veja um exemplo: o Facebook não disponibiliza uma página pública que mostre todas as publicações que você já curtiu ou comentou. Mas, se alguém obtiver todas as bilhões de publicações da rede social, essa pessoa poderá filtrar as curtidas e descobrir o que você já curtiu.

A diferença é que o alvo nesse caso não foram as curtidas, mas sim o número de telefone. Os hackers utilizaram o “importador de contatos”, uma função do aplicativo do Facebook que encontra amigos a partir dos números na agenda do telefone.

Para se aproveitar disso, o raspador “fingiu” que o telefone dele tinha uma agenda com milhares de contatos aleatórios e anotou quais números o Facebook associava a algum perfil. É como se ele tivesse encontrado milhares de “amigos” no Facebook.

O hacker então consultava o perfil identificado para pegar informações disponíveis publicamente, como o nome e a cidade, criando um banco de dados que associa os números de telefone às informações públicas dos perfis.

Dessa forma, o hacker obteve um dado normalmente oculto do perfil (o número de telefone) desviando a finalidade de um recurso do aplicativo (a busca de amigos pelo número de telefone).

Esse processo, embora pareça trabalhoso, pode ser realizado com um software. Tudo é automático.

As etapas são repetidas com poucos contatos por vez, mas sempre com números diferentes, até que seja obtido o máximo de correspondências possíveis. Nesse caso, foram 530 milhões.

12

Fonte: G1

Prefeita de Santana entrega PL ao presidente da Câmara que isenta impostos a academias, bares e restaurantes

POLÍTICA

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Projeto de lei autoriza isenção de IPTU, Taxa de Fiscalização Sanitária e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento

Aprefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), entregou nesta quarta-feira (7), ao presidente da Câmara Municipal, Moacir Júnior o Projeto de Lei Nº 05, de 31 de março de 2021, que autoriza a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Fiscalização Sanitária e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento para os contribuintes que desenvolvem atividades de academias, bares e restaurantes, no exercício de 2021.

O projeto prevê que caso o contribuinte tenha pago os tributos deste ano, poderá compensar no exercício seguinte.

A medida foi adotada buscando o alívio dos impactos socioeconômicos devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus para evitar que os estabelecimentos entrem em estado de falência, uma vez que tiveram o funcionamento suspensos.

Durante a reunião, a chefe do executivo tratou ainda das ações de combate ao coronavírus e a importância do apoio aos empresários locais no agravamento da pandemia.

“Seguimos trabalhando para minimizar os impactos sanitários e socioeconômicos da pandemia e certos de que poderemos contar com o apoio do Poder Legislativo para vencer essa batalha”, destacou a prefeita.

Com fome e auxílio menor, organizações se mobilizam por doações

 

Na segunda onda da pandemia, a demanda por cestas básicas está maior, enquanto os preços dos alimentos dispararam e as doações diminuíram

 

Ação da Cidadania lançou campanha Brasil Sem Fome, para ampliar doações - Foto: Divulgação

Além do medo de ser contaminado e da dor do luto enquanto crescem casos e mortes por Covid-19, milhões de brasileiros enfrentam também a dor da fome. Um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan) mostrou que, no final de 2020, 19 milhões de pessoas conviviam com insegurança alimentar grave. Mas é uma realidade que vai além da documentação em números, e é acompanhada de perto por quem trabalha com ações sociais.

Representantes de entidades da sociedade civil ouvidos pelo Portal Vermelho relatam que a demanda por ajuda na forma de cestas básicas ou outros itens explodiu mais uma vez, após ter recuado em meados do ano passado, quando houve uma diminuição no número de casos do novo coronavírus. Dessa vez, no entanto, a situação está mais cruel. Os preços dos alimentos dispararam e as doações caíram, seja porque as pessoas estão empobrecidas, seja porque a disposição para doar arrefeceu em comparação com o período em que o vírus chegou ao Brasil, em fevereiro de 2020.

A Organização Não-Governamental (ONG) Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria pela Vida, conhecida por liderar uma campanha nacional contra a fome após ser fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou este ano a campanha Brasil Sem Fome buscando alavancar as doações. Segundo a ONG, nos três primeiros meses de 2021 a média mensal de cestas compradas e distribuídas foi de 8 mil, 90% a menos do que e média de 80 mil registrada em 2020.

“A gente está em um momento muito difícil. A gente viveu do final de dezembro até agora sem o auxílio emergencial, em um momento em que o desemprego bate todos os recordes e as doações reduziram de uma forma brutal”, afirma Rodrigo Kiko Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania. Segundo Rodrigo, após o lançamento da campanha a tendência de queda nas doações começou a ser revertida. Mas, com o valor baixo do auxílio, ele vê poucas perspectivas de melhora.

“A gente entende claramente que o auxílio emergencial é muito pouco. É algo que não vai impactar significativamente essa população, pois mal dá para comprar uma cesta básica completa e retira as pessoas que recebem Bolsa Família. [O auxílio] era uma esperança dessas famílias e foi entregue algo que não as atende. Não há horizonte no curto prazo de retomada da economia por conta da vacinação lenta e o governo não está fazendo sua parte em termos de prover condições de sobrevivência”, avalia o diretor executivo.

Segundo Rodrigo, é falsa a noção de que os brasileiros em situação de vulnerabilidade social não temem o vírus. Ele afirma que eles temem, sim, ir às ruas, mas não há condições para fazer isolamento. “Um mecanismo que o governo adota é não oferecer ferramentas para que as pessoas fiquem em casa. Não há um planejamento, uma visão conjunta. É uma ilusão [dizer] que as pessoas mais pobres, em vulnerabilidade social, não tenham medo de se contaminar. Elas têm um medo absoluto. Mas elas vivem no limiar da morte. ‘Ou morro do vírus, ou morro de fome’”, comenta.

Distribuição de cestas básicas da Ação da Cidadania – Foto: Divulgação

Empobrecimento real

Um dos fundadores da Rede Urbana de Ações Socioculturais (Ruas) , Max Maciel também relata uma queda nas doações na área de atuação da entidade, nas periferias do Distrito Federal. “O empobrecimento aqui é real. A demanda que a gente tem hoje é maior que a quantidade de doações. No ano passado a galera ainda tinha um pouquinho, dividia. Hoje não tem mais. Em 15 dias, entreguei 426 cestas. A minha fila agora é de 500 cestas e todo dia chega alguém. Nós temos que sentar, ver quem pode esperar um pouquinho e quem tem urgência”, conta.

Segundo Max, para aliviar a situação, um grupo de assistentes sociais começou a atuar de maneira voluntária junto à Ruas. Esses profissionais levantam informações sobre as famílias e verificam quem pode receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, por exemplo.

“A gente nunca fez isso [distribuir cestas] porque a gente acredita na autonomia popular. E é muito dolorido, está todo mundo cansado. As grandes empresas não entraram mais em contato, no ano passado estavam mais fortes. A real é a vacinação, é o único jeito de frear isso”, comenta.

Para doar para a Ruas, basta acessar a página de doações do Fundo de Apoio às Periferias do DF ou, se preferir, enviar um Pix para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Além da vacina, Max Maciel defende um auxílio emergencial maior e um debate nacional sobre uma renda básica universal. “Você freia a questão da desigualdade e começa a discutir equidade. [A renda básica universal] é possível se você taxar os super-ricos, fizer um sistema tributário mais eficiente”, afirma. Max diz ainda que é preciso usar os bancos estatais para ajudar os pequenos empreendedores, que geram a maior parte dos empregos e são os mais impactados pela crise.

Sem previsão orçamentária

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Getulio Vargas de Moura Júnior, afirma que é preocupante o fato de o Orçamento 2021, aprovado em março pelo Congresso Nacional, não trazer previsão de créditos extraordinários para o auxílio emergencial.

“Não prevê créditos nem para a saúde, nem para o auxílio, que não é o de R$ 600. O movimento comunitário tem feito diversas ações no aspecto local. Já começam a se reorganizar os mutirões que foram feitos no ano passado, mas com um fôlego muito menor, não por menos vontade, mas por menos capacidade, mesmo. E no momento em que a necessidade se torna muito maior”, comenta.

Segundo ele, o auxílio no valor de R$ 600 ajudou a dar um fôlego às famílias no ano passado. “No segundo semestre [de 2020] veio menor, mas conseguiu segurar as pontas. Mas esse auxílio de 2021, para nós, causa grande preocupação. O relato que a gente recebe é que muitas comunidades estão passando fome, com muitas dificuldades. Por isso, vão surgindo diversas mobilizações contra a carestia. Parece que a gente está vivendo o final da ditadura militar. A tendência é que se intensifiquem tanto as ações solidárias quanto as mobilizações pressionando os poderes públicos.”

AUTOR
Quarta, 07 Abril 2021 15:05

SÁBADO SANTO

FÁBIO CAMPOS

 0

“Uma palavra que bem exprime o sentimento dominante neste Sábado Santo é a palavra “vazio”. Vazio, não apenas porque o próprio altar está despojado de sua normal ornamentação, como a representar a momentânea partida de Jesus. Mas também porque porque, como nos afirma o Evangelho, o próprio túmulo se encontra ‘vazio”, pelas mulheres que vão ungir Jesus. Mas ao contrário de um sentimento de vazio desesperador, de angústia, é um vazio prenhe de esperança, é um vazio que indica que algo estás para acontecer. É um vazio que já antecipa as alegrias da Páscoa, que antecipa o anúncio da vitória definitiva de Jesus sobre o sofrimento e a morte. E é um vazio fecundo, pois sabemos que o sepulcro vazio não significa perda, mas é sinal de esperança. Feliz Páscoa! Frei Sandro Roberto da Costa OFM Transcrito de publicação em grupo de watsapP: ECC By Padre Adauto Alves Vieira”

COM MORBIDADE OU COMORBIDADE? Os dois jeitos estão corretos. No primeiro caso, a preposição “com” está separada do radical do termo; “Substantivo feminino; associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente. Exemplo: hipertensão arterial e diabetes são comorbidades, ligadas à obesidade. Fonte: dicio.com .br”

ORIGEM DOS NOMES DOS ESTADOS BRASILEIROS. Mais dois do nordeste. “MARANHÃO, o termo remonta ao século dezesseis. Na verdade, o próprio rio Amazonas e toda a região ao seu redor foram chamados assim durante séculos. Vem do espanhol “Marañon”, especula-se que por trás da palavra, esteja a ideia de negação, que ali, não era o mar, assim como há a possibilidade de referência, aos cajueiros, tão presentes na região. Do tupi-guarany “O-mar-que-corre”. Voltemos a origem do nome do estado de PERNAMBUCO: “Além de outras leituras para a expressão tupi, tem surgido uma versão que Pernambuco vem de “Fernãobourg – “O Burgo de Fernando, em referência a Fernando de Noronha, primeiro português a receber da coroa portuguesa, permissão para explorar pau-brasil naquela região. Fonte: By João Paulo Vicente nationalgeographicbrasil.com.br
“AO BEM DA VERDADE” ou “A BEM DA VERDADE”? “Exprerssão que significa: Para falar a verdade; seguindo fielmente o que é verdadeiro, expressando a exatidão e a realidade dos fatos, das circunstâncias, realmente. Uso em uma frase: Exemplo: “A bem da verdade, eles não fizeram mais do que sua obrigação.” Fonte: dicio.com.br”
Abrimos aqui um parêntese, para parabenizar o nosso confrade, Djalma de Melo Carvalho, pela reedição [2ª Edição] do livro: “FESTAS DE SANT’ANA – 1ª Edição: 1977”. Um dos livro que na minha juventude, me inspiraria para que viesse a tornar-me também escritor.
TERMOS NORDESTINÊS
“ATROADO: adjetivo; que estremeceu sob o impacto de um estrondo; sentido figurado: atordoado, sob efeito de grande barulho, ou estrondo;
BRÔCO: adjetivo; Brasil; bronco, abobalhado, sem vivacidade; caduco, senil. Exemplo na frase: “Ando surdo e brôco.”
BARRUFAR: Verbo intransitivo, pronominal e transitivo direto; corruptela de ‘Borrifar’. Aspergir, orvalhar, chuviscar artificialmente. Muito usado nos intervalos de brigas de galo, um Fonte: Google.com.br dicio.com.br e dicionário Priberam.

NOTA DE PESAR: A poucos instantes de encerrar esta crônica, fiquei sabendo do falecimento do amigo, Alexandro Alves Pereira (Alex do condomínio Brisa da Serra, que consertava computadores) vítima de Covid-19. Registramos nosso profundo pesar, a família enlutada, e que Alex que fez sua Páscoa, chegue ao Reino Celeste junto com Jesus Cristo.

EM SINAL DE LUTO, POR ALEX E FAMÍLIA, ESTA CRÔNICA NÃO SE ENCERRARÁ COM MOMENTO DE HUMOR.

Fabio Campos, 03 de Abril de 2021.

Inscrições para a primeira chamada do Sisu estão abertas até sexta-feira (9)

Sistema oferta 5.105 vagas em Alagoas distribuídas entre Ufal, Ifal, Uneal e Uncisal

↑ Estudantes da rede estadual se preparam para o Enem em 2019 (Foto: Valdir Rocha / Ascom Seduc-AL)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje, dia 6, e seguem até esta sexta-feira (9). O programa é a principal forma de ingresso em universidades públicas e os alunos que realizaram o exame do Enem 2020 e obtiveram nota acima de zero na redação podem se candidatar a uma vaga pelo site do sisu https://sisu.mec.gov.br/.

Adriely Almeida, concluinte do ensino médio pela Escola Estadual Princesa Isabel, situada no Cepa, tirou uma excelente nota e está confiante que vai ingressar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Sempre foi meu sonho me formar pela Ufal no curso de Psicologia. Estou bastante orgulhosa da minha nota que foi 900 na redação. Tenho muitas expectativas e tenho certeza que vou conseguir esta vaga”, prevê a garota.

Vagas

Em Alagoas, foram disponibilizadas mais de 1.500 vagas na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e 3.605 vagas no ensino federal – Universidade Federal de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Este ano, a Ufal optou por dividir a oferta de vagas em dois processos seletivos: um neste mês de abril e o outro no próximo semestre. Neste primeiro momento, serão 2.905 vagas em 82 cursos nos campi Maceió, Arapiraca, Sertão (Delmiro Gouveia), CECA (Rio Largo) e unidade do Espaço Cultural na Praça Sinimbu, na capital. O segundo edital do Sisu está previsto para junho com mais 2.500 vagas. Já o Ifal disponibilizou 700 vagas distribuídas entre 19 cursos e seis campi – Maceió, Arapiraca, Satuba, Piranhas, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro.

Cronograma

6 à 9 de abril – Inscrições;

13 de abril – resultado da chamada regular;

13 à 19 de abril – prazo para participar da lista de espera;

14 à 19 de abril – matrícula da chamada regular;

23 de abril- Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

6

Fonte: Ascom Seduc/AL

 
 
 

 

Mais de 10 cidades alagoanas ficarão sem agências do Banco do Brasil

Para o presidente da AMA/AL, medida irá prejudicar economicamente os municípios e é preciso reverter essa situação

↑ Agência do Banco do Brasil em Paulo Jacinto é uma das que poderão deixar de existir (Foto: Reprodução / Redes sociais)

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, no mínimo 10 cidades alagoanas ficarão sem agências do Banco do Brasil (BB).

Segundo Hugo Wanderley, a medida do BB irá prejudicar economicamente os municípios e é preciso reverter essa situação.

“Isto é um retrocesso. O banco deveria cumprir o seu papel social. Vamos entrar em contato com a bancada federal para solicitar apoio e reverter à situação. O fechamento das agências e postos é ruim para economia local e durante pandemia estimula ainda mais a aglomeração e a circulação de pessoas entre os municípios, quando no momento o isolamento social é peça fundamental para evitar o contágio”, destaca o presidente Hugo Wanderley.

Vale ressaltar que a diretoria Nacional do Banco do Brasil ainda não comunicou oficialmente sobre o fechamento das agências, mas, através de um levantamento, a AMA conseguiu identificar algumas agências que deixarão de existir no estado e outras que serão rebaixadas para Postos de Atendimento.

O mapeamento preliminar feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), aponta que serão pelo menos 160 unidades em todo país, sendo o Nordeste a região mais afetada.

Veja abaixo as agências em Alagoas que serão transformadas em Postos de Atendimento Automático: Batalha, Campo Alegre, Marechal Deodoro, Olivença e a de Pilar.

Já as que serão encerradas serão em: Anadia, Barra de São Miguel, Coité de Noia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Passo do Camaragibe, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Porto de Real do Colégio e Maribondo

Este levantamento é preliminar e ainda não foi finalizado, a pesquisa a Associação pode acrescentar outras cidades após finalização.

50

Fonte: Da redação com AMA

 
 
 
Mudanças no Código de Trânsito começam a valer neste mês

Alterações entram em vigor no dia 12
Por: Agência Brasil  
 
 Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entram em vigor no dia 12 de abril as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção. 

A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).

As novas regras proíbem que condutores condenados por  homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em  alternativas.

Cadeirinhas

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Recall

Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

 

 

Dúvidas no Imposto de Renda? Estudantes de contabilidade podem te ajudar

O atendimento é feito por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

↑ Imposto de Renda (Foto: Ilustração)

Ocurso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com seu Centro Acadêmico, promove durante toda esta semana atendimento tira-dúvidas para aqueles que estão com dificuldades em realizar a Declaração de Imposto de Renda 2021.

O atendimento é feito por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e conta com a assistência dos alunos do curso e a experiência dos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contábeis (FEAC).

Na semana passada os estudantes passaram por uma série de aulas teóricas em preparação para o atendimento virtual, que acontece desta forma por conta das medidas de distanciamento social.

O projeto é coordenado pelo professor Paulo Sérgio e já está na sua sexta edição.

17

Fonte: Assessoria

Após corte do Orçamento, IBGE suspende provas de concurso para o Censo 2021

  • Redação
  • 06/04/2021 10:56
  • Maceió
 
Foto: Reprodução/Internet
IBGE

Após o corte do Orçamento que reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para realização da pesquisa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou  nesta terça-feira (6) que suspendeu a realização das provas dos concursos para o Censo 2021.

A suspensão vale para 181.898 vagas de recenseador e 22.409 vagas para agente censitário municipal e supervisor.  Segundo o IBGE, o valor que foi reduzido “inviabiliza a realização do Censo”.

Novas datas poderão ser definidas posteriormente, a depender da liberação de recursos.

"O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe [organizador do concurso] um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico", diz o Instituto em nota.

Governo autoriza restaurantes e bares a abrir para consumo nos dias de semana até às 16h

SAÚDE

Por Agência Alagoas  0

 

Idosos acima de 60 anos vacinados com duas doses podem ir a academias; medidas anunciadas por Renan Filho passam a valer nesta terça-feira (6)

Bares e restaurantes voltarão a operar com atendimento presencial, em horário limitado, durante os dias de semana a partir desta terça-feira (6) em Alagoas. A autorização foi anunciada pelo governador Renan Filho, na noite desta segunda-feira (5), durante coletiva de imprensa com transmissão pelas redes sociais. A resolução permite funcionamento das 05h às 16h e contempla as praças de alimentação dos shoppings centers e as atividades comerciais nas praias de todo o estado. A proibição de abertura aos fins de semana segue em vigor, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“Vamos fazer um reinício gradual das atividades nesse segmento”, explicou o governador, ao divulgar a outra novidade do novo decreto: a permissão das atividades físicas em academias de ginástica para pessoas com mais de 60 anos – desde que tenham recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, com pelo menos 15 dias decorridos da segunda aplicação.

“Isso vai garantir que as pessoas imunizadas possam voltar à prática desportiva nas academias”, considerou Renan Filho. “Todas as pessoas com mais de 60 anos que não tomaram as duas doses da vacina seguem sem poder praticar atividade como prevenção para que não adoeçam”, reforçou.

As demais medidas estabelecidas no decreto anterior continuam vigentes e todo o estado segue na Fase Vermelha do Distanciamento Social Controlado por mais sete dias.

A decisão, tomada com respaldo da ciência e de técnicos da área de Saúde, ocorre em virtude da recente queda nos números de óbitos, de novos casos e na taxa de ocupação de leitos de UTI. “Essa última semana foi a primeira das últimas oito semanas em que tivemos redução do número de mortes. Voltamos para a estabilidade. O que é bastante simbólico, bastante significativo”, considerou o gestor, ao lado chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e dos secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; do Turismo e Desenvolvimento, Rafael Brito; e da Gestão, Planejamento e Patrimônio, Fabrício Marques.

Na avaliação de Renan Filho, a redução é resultante das medidas estabelecidas pelo Governo de Alagoas ao longo do período da pandemia, em conjunto com a participação da população. “Isso é um dado importante. Significa que o Plano de Distanciamento Social Controlado está sendo capaz de reduzir ao mesmo tempo a ocupação de leitos hospitalares – ainda não em grande escala, mas com significativa redução – e o número de casos novos”, realçou.

“Conseguimos conquistar esses bons resultados porque tivemos a colaboração dos cidadãos alagoanos”, acrescentou o secretário da Saúde, Alexandre Ayres. “É importante que a população entenda que decisão tomada hoje não pode ser confundida com um relaxamento para que as pessoas deixem de usar máscaras e voltem a se aglomerar”, salientou.

Em paralelo, o Governo de Alagoas amplia os esforços para acelerar a imunização. “Amanhã, faremos uma reunião com todos os prefeitos de Alagoas para tratar da intensificação da vacinação no estado. Além disso, vamos lançar uma campanha e destinar 10 milhões de reais para aquisição de cestas básicas que serão distribuídas às pessoas que mais precisam nesse momento da pandemia da Covid-19”, finalizou Renan Filho.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter