Aprefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), entregou nesta quarta-feira (7), ao presidente da Câmara Municipal, Moacir Júnior o Projeto de Lei Nº 05, de 31 de março de 2021, que autoriza a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Fiscalização Sanitária e Taxa de Licença para Localização e Funcionamento para os contribuintes que desenvolvem atividades de academias, bares e restaurantes, no exercício de 2021.
O projeto prevê que caso o contribuinte tenha pago os tributos deste ano, poderá compensar no exercício seguinte.
A medida foi adotada buscando o alívio dos impactos socioeconômicos devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus para evitar que os estabelecimentos entrem em estado de falência, uma vez que tiveram o funcionamento suspensos.
Durante a reunião, a chefe do executivo tratou ainda das ações de combate ao coronavírus e a importância do apoio aos empresários locais no agravamento da pandemia.
“Seguimos trabalhando para minimizar os impactos sanitários e socioeconômicos da pandemia e certos de que poderemos contar com o apoio do Poder Legislativo para vencer essa batalha”, destacou a prefeita.
Inscrições para a primeira chamada do Sisu estão abertas até sexta-feira (9)
Sistema oferta 5.105 vagas em Alagoas distribuídas entre Ufal, Ifal, Uneal e Uncisal
NOTÍCIAS RELACIONADAS
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje, dia 6, e seguem até esta sexta-feira (9). O programa é a principal forma de ingresso em universidades públicas e os alunos que realizaram o exame do Enem 2020 e obtiveram nota acima de zero na redação podem se candidatar a uma vaga pelo site do sisu https://sisu.mec.gov.br/.
Adriely Almeida, concluinte do ensino médio pela Escola Estadual Princesa Isabel, situada no Cepa, tirou uma excelente nota e está confiante que vai ingressar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Sempre foi meu sonho me formar pela Ufal no curso de Psicologia. Estou bastante orgulhosa da minha nota que foi 900 na redação. Tenho muitas expectativas e tenho certeza que vou conseguir esta vaga”, prevê a garota.
Vagas
Em Alagoas, foram disponibilizadas mais de 1.500 vagas na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e 3.605 vagas no ensino federal – Universidade Federal de Alagoas e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Este ano, a Ufal optou por dividir a oferta de vagas em dois processos seletivos: um neste mês de abril e o outro no próximo semestre. Neste primeiro momento, serão 2.905 vagas em 82 cursos nos campi Maceió, Arapiraca, Sertão (Delmiro Gouveia), CECA (Rio Largo) e unidade do Espaço Cultural na Praça Sinimbu, na capital. O segundo edital do Sisu está previsto para junho com mais 2.500 vagas. Já o Ifal disponibilizou 700 vagas distribuídas entre 19 cursos e seis campi – Maceió, Arapiraca, Satuba, Piranhas, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro.
Cronograma
6 à 9 de abril – Inscrições;
13 de abril – resultado da chamada regular;
13 à 19 de abril – prazo para participar da lista de espera;
14 à 19 de abril – matrícula da chamada regular;
23 de abril- Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.
Fonte: Ascom Seduc/AL











