Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Delegado indicia quatro candidatos que usaram diplomas falsos para tomar posse em concurso no Pilar

  • Redação*
  • 23/03/2021 13:18
  • Municípios
Foto: ASCOM/PC)
Delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia do Pilar

O inquérito policial que apurava uma tentativa de fraude no concurso da Prefeitura do Pilar foi concluído, segundo o delegado Sidney Tenório. Foram indiciados pelo crime de uso de documento falso quatro candidatos aprovados para o cargo de bombeiro civil. Eles são acusados de apresentar diplomas falsos para tomar posse no certame realizado em 2019 e concluído ano passado.

Segundo o delegado, o empresário dono de uma escola de formação de bombeiros civil também foi indiciado pelo crime de falsidade ideológica. Teria sido ele o fornecedor dos certificados. “A falsidade não estava no documento em si, mas nas informações que foram inseridas nele, já que há indícios de que os candidatos não fizeram o curso de bombeiro civil”, explicou Sidney Tenório.

A investigação iniciou mediante requerimento feito pela Secretaria de Administração do Pilar que suspeitou dos diplomas apresentados pelos candidatos. “Foi feito um levantamento inicial que constatou que, na sede da empresa, funcionava uma galeteria no bairro do Benedito Bentes. Foram cumpridos mandados de buscas e apreensão em três endereços e em nenhum deles foram encontrados quaisquer documentos referentes aos candidatos”, frisou o delegado do Pilar.

Outro indício importante foram conversas em um grupo do aplicativo whatsapp, onde o empresário oferece os certificados para os candidatos tomarem posse e as aulas do curso seriam dadas posteriormente, diálogos estes juntados aos autos e confirmados por outros integrantes do grupo, também candidatos ao cargo de bombeiro civil.

“Houve uma preocupação especial neste caso porque estamos diante de um cargo que salva vidas. Por isso, recomendamos que a posse fosse suspensa enquanto durasse o processo ou que os candidatos comprovassem que efetivamente tinham a qualificação de bombeiro civil quando da convocação para a posse”, finalizou Sidney Tenório.

*com Ascom PC

Homem é preso em flagrante por tentar vender uma moto furtada na internet

  • Redação*
  • 23/03/2021 12:32
  • Maceió
Foto: PC/AL
Viatura da Polícia Civil

Um homem foi preso nesta segunda-feira (22), tentando vender na internet, por meio de um site de aplicativo de vendas, uma moto furtada. De acordo com as informações da Polícia Civil (PC), o acusado foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada.

Ainda segundo as informações da PC, durante a autuação em flagrante, o homem tentou apresentar uma nota fiscal falsificada. “Checamos dentro do site da Secretaria da Fazenda e verificamos a falsidade na nota fiscal”, frisou a delegada Maria Angelita.

“É muito importante alertarmos para possíveis fraudes e tentativas de crimes praticados através da internet. Supostas vendas on-line devem sempre ser checadas pelas pessoas de boa fé que querem comprar ou vender veículos através destes sites”, complementou.

Após a prisão ele foi encaminhado para Central de Flagrantes 1, ficando a disposição da Justiça.  

*Com PC

 
Feirantes reconhecem esforço da prefeita para manter feira livre: 'atendeu os anseios'
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

 

Os feirantes que comercializam alimentos perecíveis na feira livre de Santana do Ipanema reconheceram os esforços da prefeita Christiane Bulhões no sentido de manter a realização da feira, apenas com carnes e derivados, frango, frutas, peixes, ovos, vegetais, leite e derivados.

Christiane Bulhões (MDB), esteve no sábado (20), na feira livre do município, realizando suas compras de rotina e conversando com os feirantes para ouvir as demandas.

Para os feirantes, a medida de manter as atividades essenciais é uma forma de amenizar o impacto na economia, uma vez que a ameaça do novo coronavírus não é apenas social, mas também econômica.

Um grupo de feirantes fizeram um abaixo assinado com algumas reivindicações e entregaram a prefeita. “Christiane Bulhões é sensível. Ela ouviu nossas reivindicações e se comprometeu a fazer o que tiver a seu alcance para nos ajudar. Ficamos felizes com esse contato direto com a prefeita e só temos a agradecer. Atendeu nossos anseios”, disse a feirante Rosangela.

 

 

Municípios começam a retirar doses da vacinas CoronaVac e AstraZeneca; Maceió recebe 24 mil

  • Redação*
  • 22/03/2021 19:27
  • Saúde
 
Divulgação
Vacina contra a Covid-19

As 88.200 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), começaram a ser distribuídas para os municípios alagoanos nesta segunda-feira (22). 

Com a nova remessa, segundo o Plano Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), 29.375 doses foram distribuídas para as cidades da Maceió, Jequiá da Praia, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar e Atalaia.

As cidades que receberão mais doses da CoronaVac e AstraZeneca são a capital alagoana, com 24.655 doses, seguida por Arapiraca (5.210) e Palmeira dos Índios (1.985). Já o município de Rio Largo vai receber 1.475 doses, União dos Palmares será contemplado com 1.400 doses e Delmiro Gouveia irá contar com mais 1.160.

Com a nova remessa de imunizantes, serão contemplados, agora, os idosos com idades entre 68 a 71 anos. Também serão contemplados os trabalhadores da saúde com idades entre 50 a 54 anos.

Os imunizantes ficam sob a responsabilidade do PNI/AL, nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca. Após a retirada das vacinas, cada município é responsável pela aplicação das doses na população, além de determinar os locais de vacinação e registrar as doses no sistema.
 

*Com Assessoria 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

 
 
 

Após discussão com irmã, homem desenterra corpo de pai e leva caixão para casa

  • Redação
  • 22/03/2021 19:07
  • Municípios
 

Um homem foi preso nesta segunda-feira (22)  no município de São Sebastião, após desenterrar o corpo do pai e arrastar corpo pela cidade até a residência da família.  

De acordo com policiais do 3º Batalhão, o homem, que tem transtornos mentais, estava discutindo com a irmã quando foi ao cemitério desenterrar o corpo do pai. Familiares informaram que ele disse que ia buscar o pai para resolver a situação da discussão. 

No momento do ato, o homem estava sob efeito de álcool e deixou o corpo do pai dentro da cova. O caixão ele arrastou por uma parte da cidade até chegar a residência da família. 

A Polícia Militar foi acionada e o suspeito conduzido para a delegacia, em São Miguel dos Campos, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

*Com informações do Jaé Notícia.

Câmara Municipal de Santana do Ipanema suspende atividades no plenário até dia 31/03

POLÍTICA

Por Redação com assessoria  0

 

Somente os trabalhos internos continuam com as devidas medidas de segurança.

ACâmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema divulgou uma portaria nesta quinta-feira (18) suspendendo as sessões ordinárias e solenes, e as audiências públicas já agendadas, bem como qualquer tipo de evento, reuniões e palestras de qualquer natureza, inclusive as já agendadas.

Já os trabalhos internos continuam e os servidores seguirão adotando medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A Casa Tácio Chagas Duarte seguirá disponibilizando álcool em gel 70% em pontos estratégicos e o uso de máscara continua obrigatório.

A decisão foi tomada para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus entre parlamentares, servidores e cidadãos que recorrem à Casa Tácio Chagas Duarte.

“197 mil pipeiros retomarão operação Pipa em Alagoas”, anuncia Isnaldo Bulhões

POLÍTICA

Por assessoria  0

 

 

Odeputado federal Isnaldo Bulhões Júnior, líder do MDB na Câmara dos Deputados, usou as redes sociais nesta quinta-feira (18), para anunciar que a Operação Pipa será retomada em Alagoas.

“O congresso nacional autorizou a execução orçamentaria que proporcionara a retomada da operação carro pipa. Em Alagoas, mais de 150 mil habitantes serão beneficiados. 197 mil pipeiros retomarão as suas atividades para minimizar este momento difícil de estiagem que alagoas e o semiárido de todo brasil vivo”, disse o deputado.

Bulhões destacou o ‘empenho vigilante’ do prefeito de Cacimbinhas e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley. “Há semanas, atuamos juntos no Ministério do Desenvolvimento Regional e Congresso Nacional, pra que a operação fosse retomada”.
 

 

 

Guilherme Boulos visita Maceió e inaugura cozinha solidária do MTST

Projeto nacional do movimento dos sem-teto tem como foco o combate à fome

↑ Paulão, deputado Federal, Eliane Silva, da coordenação do MTST e Guilherme Boulos (Foto: Edilson Omena)

Oex-candidato a prefeito da capital paulista e liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que também disputou à presidência da República em 2018, Guilherme Boulos (Psol), inaugurou nesta quarta-feira (17), em Maceió, a segunda ‘’Cozinha Solidária’’ do País.

O projeto nacional do movimento dos sem-teto tem como foco o combate à fome. A Cozinha Solidária vai distribuir marmitas com alimentos saudáveis para a população carente. Em Maceió, o projeto foi inaugurado no Conjunto Selma Bandeira, no complexo Benedito Bentes.

De acordo com Eliane Silva, da coordenação nacional do MTST, a Cozinha Solidária irá distribuir diariamente 200 refeições ao moradores mais vulneráveis do bairro. “São moradores cadastrados previamente que estão passando por várias necessidades, inclusive faltando comida em suas mesas neste momento de pandemia da Covid-19. E uma pandemia já existe voltou a crescer que é a fome’’, relata.

Na ocasião, Guilherme Boulos disse que 2021 será um ano ainda mais caótico, tanto pela segunda onda da Covid-19, quanto por uma pandemia já existente e quase invisível – a miséria e a fome. Ele fez duras críticas ao Governo Bolsonaro e ressaltou que uma oposição política forte ao atual governo é uma questão de salvação nacional.

Projeto irá distribuir 200 marmitas diariamente á famílias pré-cadastradas (Foto: Edilson Omena)

‘’É inacreditável o quanto é desumano o que este governo vem fazendo na condução da pandemia e da crise social – eles não estão salvando vidas e nem empregos. O combate à pandemia é o pior do mundo. O presidente é um desastre, um genocida e é sim corresponsável pelas mortes que estão acontecendo no país porque essas mortes poderiam ser evitadas se o Brasil tivesse conduzido essa pandemia como os demais países. No mundo os números caem, aqui aumenta’’, pontua Boulos.

O militante partidário acrescentou que o projeto da Cozinha Solidária está sendo lançado em todo o Brasil E até abril outras 16 cozinhas serão inauguradas. ‘’Amanhã, [quinta-feira, 18], estarei no Rio de Janeiro inaugurando outra desta’’.

O projeto é uma extensão da Campanha de Solidariedade do MTST, criada nas primeiras semanas da pandemia e que distribui cestas básicas nos territórios onde o movimento atua. Agora, as cozinhas vão oferecer marmitas com comida pronta e saudável.

PRESENÇA

Na ocasião, Boulos recebeu alguns apoiadores que debateram as principais pautas do país e ideias que possam minimizar a situação. Entre as presenças estava o deputado federal Paulão (PT-AL) que manifestou apoio à iniciativa

‘’O desemprego no País tem avançado em por conta do total desgoverno, Bolsonaro não tem políticas de combate à fome e nem ao desemprego, e, além disso, a situação tem se agravado em diante do desmonte das políticas públicas na área da assistência social’’, lembra Paulão.

Ele lembrou também do corte do auxílio emergencial. “Em Alagoas atendia um milhão de pessoas agora só vai atender a 500 mil alagoanos. E pior, com um valor de R$ 250 e tem pessoas defendendo apenas R$ 150 por quatro meses. O que é um descaso com o trabalhador que vem sendo afetado com a pandemia’’, crítica Paulão reafirmando apoio a inicitiva do projeto.

Quem também criticou o governo Bolsonaro e parabenizou a iniciativa da cozinha foi a ex-candidata a prefeitura de Maceió e ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Rocha. “É um absurdo o que este governo vem fazendo, não há políticas que possa ser em favor da população que mais precisa. São mais de três mil pessoas morrendo diariamente por conta de uma negação a projeto de combate a pandemia, se não bastasse os demais problemas econômicos e sociais do país’’.

Outras lideranças de movimentos sociais estiveram presentes na inauguração.

25

Fonte: Tribuna Hoje / Lucas França

Lotomania sai para dois apostadores de Maceió

Os sortudos fizeram suas apostas em uma lotérica no bairro da Jatiúca

OConcurso 2161 da lotomania saiu para dois apostadores de Maceió, o resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (16). Os números foram sorteados pela Caixa Econômica Federal (CEF) às 20 horas.

Os sortudos fizeram suas apostas em uma lotérica no bairro da Jatiúca, um deles vai receber uma bolada de mais de hum milhão de reais e o outro mais de R$ 70 mil. A informação foi confirmada por Flávia Januário, presidente do Sindicato dos Agentes Lotéricos de Alagoas (SINAL).

“Os ganhadores ainda não foram resgatar o prêmio, mas têm até 90 dias”, frisou Flávia.

Conheça os detalhes das apostas ganhadoras.

Números sorteados:
20 21 31 40 42
43 44 46 47 51
53 54 62 63 64
68 76 77 84 86

84

Fonte: Tribuna Hoje

Murici perde de goleada para o Juventude e está eliminado na Copa do Brasil

  •  
  • 17/03/2021 08:54
  • Futebol
 
Fotos: Jailson Colácio

O Murici foi goleado pelo Juventude, por 3 a 0, no Estádio José Gomes da Costa, na noite desta terça-feira (16), pela primeira fase da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Matheus Peixoto, Castilho e Victor, que decretaram a eliminação na competição nacional.

O JOGO

A bola rolou no Estádio José Gomes da Costa e o Murici começou pressionando. Kattê arriscou de longe e o goleiro do Juventude fez boa defesa.

Em mais um lance perigo, o verdão quase abriu o placar. Dyorgenes recebeu na área, mas a finalização foi travada pelo goleiro Marcelo Carné.

Aos 40 minutos, Matheus Peixoto recebeu na área, girou e finalizou sem chances para o goleiro do Murici. Juventude 1 a 0.

No primeiro minuto da segunda etapa, Paulo Henrique fez belo cruzamento e Castilho livre, cabeceou para o gol. 2 a 0.

O time gaúcho ainda ampliou o marcador. Eltinho fez boa jogada pela esquerda, cruzou na área e Victor finalizou de esquerda. Sacramentando a vitória. 3 a 0.

Final de jogo, Murici 0 x 3 Juventude.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter