Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Distritão vai na contramão da democracia, diz cientista político

Proposta pode eliminar do jogo político as minorias e favorecer os candidatos com mais densidade eleitoral

↑ Câmara dos Deputados. Foto: Agência Brasil

Voltou à cena na Câmara dos Deputados a proposta de adoção do modelo “distritão” para as eleições proporcionais – deputados federais, estaduais e vereadores – no país, mesmo o tema já tendo sido derrotado por duas vezes em Brasília. Para o cientista político Ranulfo Paranhos, o modelo vai na contramão da democracia.

“A ideia do distritão está na contramão dos avanços para democracia porque, se a gente pensar, o processo democrático é de compartilhamento, de ampliação da participação dos indivíduos, mas quando a gente olha para o modelo do distritão, ele vai no sentido da individualização, ele vai no sentido contrário a noção de partido político. Partido político é um grupo de pessoas em torno de uma ideia, o distritão é, aquele mais votado é mais e mais importante do que o partido político”, argumenta Ranulfo Paranhos.

Em sua avaliação, se desta vez for aprovado, o modelo “distritão” eliminará as minorias do cenário político-institucional e tende a fortalecer as candidaturas de “celebridades”.

“O modelo atual [proporcionalidade em lista aberta] permite que a gente aproveite de partidos pequenos que conseguiram juntar esses votos e conquistar uma cadeira legislativa, mas no modelo do distritão, os votos dessas minorias são colocados na lata do lixo”, afirma Ranulfo Paranhos. “Só candidatos muito conhecidos ou com muita estrutura de campanha, ou que controlam partido, ou que tem algum tipo de apoio, é que conseguirão se sobressair e obter positivos em eleições. Perdem os candidatos representantes das minorias, que dependem de partidos pequenos e que esses partidos lançam vários candidatos para conquistar uma cadeira”, completa.

Já a também cientista política Luciana Santana ressalta que o modelo “distritão” favorece os grandes partidos. Contudo, em sua avaliação, eleger celebridades – ou outsiders – dependerá mais das táticas partidárias que do modelo em si.

“O distritão favorece os partidos mais nacionalizados ou estadualizados. A tendência é que eles tenham mais chances de eleger deputados em detrimentos de outros perfis. Se vai eleger mais celebridade ou outsiders depende muito das estratégias que serão adotadas para selecionar candidaturas. Não acho que seria mais do que já temos hoje, até porque os políticos querem ocupar espaços no Legislativo”, argumenta Luciana Santana.

Para valer já nas eleições de 2022, a troca de modelo deve ser aprovada até outubro deste ano. O tema já foi rejeitado pela Câmara dos Deputados por duas vezes, mas desta vez, os apoiadores do “distritão” incluíram o tema numa PEC em que não permite eleições em datas próximas a feriados nacionais. Assim, o assunto não passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue direto para uma Comissão Especial. No caso, o assunto será relatado pela deputada Renata Aberu (Podemos).

Se aprovado na Comissão Especial, o tema precisa ser aprovado por duas vezes no plenário da Câmara e duas vezes no plenário do Senado.

DISTRITÃO

Só existente em quatro países – Ilhas Pitcairn, Vanuatu, Jordânia e Afeganistão –, no “distritão”, os mais votados para os parlamentos são os eleitos. Ou seja, como se fosse uma eleição majoritária. Para quem defende o modelo, assim não existiria mais os puxadores de votos nos partidos e coligações. O modelo é chamado assim porque cada localidade passa ser um distrito.

O atual modelo é o proporcional em lista aberta. Ou seja, são eleitos os mais votados de um partido – coligações estão extintas para os parlamentos –, mas a quantidade de cadeiras depende do total de votos recebidos pela legenda. Divide-se esse montante pela quantidade de vagas nas respectivas casas legislativas.

 

 

14
 
 
 

Aprovar privatização dos Correios é impor apagão postal, afirma presidente do Sintect

Requerimento de urgência para discussão do PL 591/21 foi posto na pauta desta terça-feira (20) da Câmara dos Deputados

↑ Alisson Guerreiro, presidente do Sintect/AL (Foto: Divulgação)

Está na pauta, desta terça-feira (20), da Câmara dos Deputados a votação de um requerimento de urgência para a discussão e votação do PL 591/21, que privatiza os Correios. Se aprovado, o tema tramita praticamente sem debate entre os parlamentares. Para Alysson Guerreiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa dos Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect), a possibilidade de urgência pega a categoria de surpresa e se a venda da empresa for aprovada, o Brasil passará por um “apagão postal”.

“A gente foi pego de surpresa porque, num projeto dessa magnitude, os deputados deviam colocar em discussão maior para que a população entenda o real com a privatização dos Correios”, comenta. “Querem vender a maior empresa de logística da América Latina a toque de caixa sem debater com a população, que vai sofrer muito se isso acontecer. Vários municípios aqui de Alagoas, por exemplo, ficarão sem os serviços postais. Será um verdadeiro apagão postal. Já se vê isso acontecendo em algumas cidades com os bancos. Em Paripueira, tão próxima a Maceió, não tem banco porque os bancos não veem a cidade com potencial de lucro para ter uma agência. Os Correios são o único braço do Governo Federal na cidade. No caso de uma privatização, com certeza, aquela agência será fechada, como algumas outras aqui nas cidades próximas a Maceió e, principalmente, nas cidades mais longínquas estado e desse país”, completa Alysson Guerreiro ao reafirmar que a venda da empresa é um “é um ataque à soberania nacional” ao direito de a população ter um serviço postal de qualidade.

Foto: Edilson Omena

O presidente do Sintect descontrói o argumento de que os serviços postais são privatizados em países considerados mais desenvolvidos que o Brasil.

“No mundo, só há apenas oito países com seu serviço postal privatizado. Desses, dois, Argentina e Portugal, estão reestatizando suas empresas porque a privatização não deu certo. Além disso, o Brasil é um país continental e outros do mesmo porte também possuem uma empresa pública de serviço postal, inclusive nos Estados Unidos. Lá o correio é público, o que é privado é a entrega de E- commerce, algo que já existe no Brasil. Essas empresas concorrem com os Correios, mas não chegam a todas as localidades e nem a toda a população”, relata. “Como empresa pública, os Correios chegam em todas as localidades do país. São 5.570 municípios atendidos pelos Correios e, muitas vezes, nossos concorrentes postam suas encomendas nos Correios se atenda à demanda deles. Quem comprar o Correios não vai querer estar em todos os locais, até porque há cidades em que não haverá lucro”, completa Alysson Guerreiro.

Outro argumento privatista questionado pelo presidente do Sintect é de que os Correios dão prejuízo ao erário.

“Ano passado os Correios deram lucro de, aproximadamente, um bilhão de reais. Como é que uma empresa com esse lucro não usa esses dividendos para reinvestimento em sua estrutura para melhorar seus serviços com a contratação de mais funcionário e aquisição de equipamentos? A gente precisa entender o motivo e a população precisa cobrar o Governo Federal o motivo de segurar esse dinheiro nos cofres dos Correios? Um bilhão de reais parados, onde poderia ser reinvestido na empresa para melhor atender à população”, argumenta Alysson Guerreiro. “

PL 591/21

O PL 591/2021 foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Arthur Lira (PP) – presidente da Câmara dos Deputados – em fevereiro deste ano.

Segundo a Agência Câmara, pela proposta, a União manterá para si uma parte dos serviços, chamada na proposta de “serviço postal universal”. No caso, encomendas simples, cartas e telegramas. “O motivo, segundo o governo, é que a Constituição obriga a União a ter serviço postal e correio aéreo nacional”.

“O serviço postal universal poderá ser prestado pelos Correios, transformado em sociedade anônima com o nome de Correios do Brasil S.A., ou por empresa privada que receber a concessão. O novo operador (Correios ou concessionário) será obrigado a praticar a modicidade de preços e cumprir metas de universalização e de qualidade definidas pelo governo dentro da política postal brasileira. A proposta abre a possibilidade de haver mais de um operador por região. O projeto também estabelece que a Anatel será a reguladora do mercado de serviços postais no Brasil”, diz o portal da Câmara dos Deputados.

48

Fonte: Tribuna Hoje / Carlos Amaral

Quarta, 14 Abril 2021 14:56

A LETRA QUE MATA.

A LETRA QUE MATA.

FÁBIO CAMPOS

 0

Aprincípio, o tema escolhido para minha crônica de hoje, o termo: árvore. Mas, uma coisa puxa outra. Daí chegamos ao título a cima, convenhamos, bastante instigador. De onde vem o termo: “ÁRVORE: vem do Latim ARBOR, que tinha o significado de “árvore”, possivelmente do Indo-europeu herdhos, “ereto, qualidade do que é erguido ou aprumado”. Fonte: Google.com.br
ETIMOLOGIA DO TERMO ÁRVORE: Do galego-português árvor, árvore, do Latim: arbor; latim antigo: arbos; ardus “elevado”; comparado com advérbio grego: árden (elevado de forma bem alta) “aíro”: elevar, levantar. Fonte: wikitionary.org.br

Creio que o termo “Garden” em inglês que significa “Jardim” deva ter surgido de “Árden”.

ÁRVORE DA VIDA E DO CONHECIMENTO: Sobre esta árvore surge uma grande dúvida, seria apenas uma ou duas as árvores: uma da vida e outra do conhecimento? Algumas passagens bíblicas podem dar indício para quem tiver interesse descobrir: “Árvore do conhecimento do bem e do mal; livro de Gênesis: 2:9; Gênesis 3:3, 3:15; Livro do Apocalipse 22:2; Apocalipse: 22:14; 2-Coríntios 3:6. Então, vejamos pelo menos duas dessas passagens: “O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. Gênesis: 2:9.” “Ele é que nos fez aptos para ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do espírito. Porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2-Coríntios: 3:6.”

QUAL O SIGNIFICADO DE “A LETRA MATA MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”?
“A expressão significa, que não podemos alcançar a salvação por nosso próprio mérito. Ninguém consegue cumprir as leis de Deus perfeitamente; precisamos de Jesus. Somente o Espírito Santo nos capacita a viver uma vida santa, que agrada a Deus.Fonte: resposta.com.br”
VOCÊ SABIA? “A páscoa também conta com uma árvore comemorativa? Ela se chama Osterbaum. Sua origem vem da Alemanha, e é pagã. Uma vez que a data coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte. Tornou-se comum, colorir galhos secos de árvore, para celebrar o fim do frio. Aos poucos a árvore passou a ser incorporada às comemorações religiosas. Pomerode, cidade brasileira do estado catarinense, de origem alemã, já chegou a ter a maior ‘Osterbaum' do mundo. Significado cristão: A árvore, de galhos totalmente secos, sem folhas simboliza a frieza da morte de Jesus Cristo. Nos galhos são colocados cascas de ovos intactas, pintadas de várias cores com símbolos pascais. Geralmente é exposta na sexta-feira santa e retirada a partir do segundo domingo da páscoa. Fonte: abcasa.org.br

Chegar até PEARL HABOR foi um pulo, mas descobri que nada tem a ver: “O ataque a “Pearl Harbor foi um ataque surpresa do Serviço Aéreo Imperial da Marinha Japonesa, contra uma base naval dos Estados Unidos com esse nome, localizada no Havaí. O s Estados Unidos que estava neutro, entrou na segunda guerra mundial por conta deste ataque. Ocorrido, na manhã de 7 de domingo de 1941. Tradução de Pearl Harbor: Porto das Pérolas. Fonte: Wikipédia.org.br”
ÁRVORE GENEALÓGICA Também pode ser chamada de heredograma, do Latim “heredium”, ‘herança’. É a representação gráfica das relações de parentesco entre indivíduos de uma família.
ÁRVORE DE LIVROS É a maior plataforma de leitura digital do Brasil, e está presente em centenas de escolas e bibliotecas por todo país. Disponibiliza acervo diversificado e atraente Também suporte pedagógico aos educadores. Projetos que estimulam o hábito da leitura em crianças e jovens. Fonte: arvoredelivros.com.br”

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
Seu LUNGA levou uma queda. A mulher acudiu trazendo um copo com água.
-VÔTE! Levei uma queda, não comi Doce.
BODE GAIATO NA BLITZ
-Hum! Moto sem placa?
-É Porque ela usa COLGATE TOTAL 12.

PIADAS DE ÁRVORE, TÃO VELHAS QUE DÓI:
Três macacos, em cima duma árvore resolvem brincar de fruta. Um diz:
-Eu sou uma Melancia!
-Eu sou um Abacaxi!
O terceiro enfia o dedo no fiofó, cheira e:
-Eu sou uma Jaca, mas já tô é podre!
E pula lá de cima.

O dono de um sítio flagra o filho do vizinho roubando manga no seu pomar e:
-Te peguei! Vou falar pra teu pai.
-Aproveita que ele está na outra galha!

Fabio Campos, 11 de Abril de 2021. Feliz Domingo da Misericórdia do Senhor!

Governo autoriza banca para o concurso da Saúde, com oferta de 1.200 vagas

  • Redação
  • 14/04/2021 14:13
  • Concursos
 
Foto: Reprodução / Internet
Concurso

A banca para o concurso da Secretaria da Saúde (Sesau), que irá ofertar 1.200 vagas, foi autorizada para contratação, e o certame da Procuradoria Geral do Estado (PGE) passou a contar com a comissão mista organizadora do processo. O Governo de Alagoas publicou a decisão na edição suplementar do Diário Oficial (DOE) desta terça-feira (13).

De acordo com a publicação, a partir de agora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) já pode ser contratado oficialmente pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) para prestar serviços técnico-especializados na organização e realização do concurso da Saúde.  

“Por meio do certame, teremos o ingresso de 1200 profissionais para ampliar ainda mais a atuação do Estado na área da Saúde. O Cebraspe é uma instituição respeitada nacionalmente e nos dá mais tranquilidade nesse processo de organização e também segurança de celeridade para os trâmites seguintes”, afirma o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.  

Ainda no Diário Oficial, o Governo de Alagoas instituiu, também, a comissão mista que deve organizar o concurso para provimento de 15 cargos na PGE. A previsão é que, para ambos os certames, o edital seja divulgado até junho e as nomeações ocorram entre o final de 2020 e o início de 2021.  

Integrando o ciclo de concursos, outros certames estão sendo desenvolvidos para áreas como a da Educação, da Ressocialização, da Fazenda, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, da Polícia Militar e da Civil. No total, serão mais de 6 mil vagas ofertadas para a população.

 

Após leitura de CPI da Covid, Planalto já vê Pacheco como adversário de Bolsonaro em 2022

Segundo assessores de Bolsonaro, incluindo ministros, Pacheco teria demonstrando suas intenções eleitorais ao instaurar a CPI sem aguardar o julgamento pelo plenário do STF da decisão de Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da comissão

↑ Arthur Lira, Jair Bolsonaro e Rodrigo Pacheco (Foto: Reprodução)

Aleitura do texto que instaurou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 fez com que membros do governo já mudassem sua visão sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que foi eleito com o apoio de Jair Bolsonaro para o comando da Casa Legislativa.

A obsessão eleitoral de Jair Bolsonaro fez com que assessores do Planalto considerem Pacheco como ex-aliado e futuro adversário do atual presidente na disputa eleitoral de 2022, segundo Bela Megale, no jornal O Globo desta quarta-feira (14).

Integrantes do governo acreditam que Pacheco usará a presidência do Senado e a CPI da Covid-19 como forma de ganhar projeção nacional para se lançar à disputa de 2022 como candidato à vice ou até mesmo como cabeça de chapa da candidatura do centrão, que segue em busca de nomes.

Segundo assessores de Bolsonaro, incluindo ministros, Pacheco teria demonstrando suas intenções eleitorais ao instaurar a CPI sem aguardar o julgamento pelo plenário do STF, que acontece nesta quarta-feira (14), da decisão de Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da comissão.

 

18

Fonte: Revista Fórum / Plinio Teodoro

Deputados debatem a escassez de medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19

↑ Assembleia Legislativa de Alagoas (Foto: Ascom ALE)

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 14, o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) demonstrou preocupação com a falta de medicamentos, sobretudo o “kit intubação”, para pacientes com Covid-19. Ele citou como exemplo o Estado de São Paulo, onde o estoque já se encontra em nível deficitário. “Hoje, o Governo de São Paulo disse que se não chegar medicamentos, principalmente o kit intubação, a maioria das pessoas que serão extubadas vão morrer, e outras não conseguirão ser intubadas por falta da medicação”, disse o parlamentar, observando que os medicamentos são adquiridos pelo Governo Federal, centralizados e distribuídos pelo Ministério da Saúde. “É lamentável que pessoas morram, como foi mostrado em vários telejornais, por falta de medicação”, protestou.

Complementando a fala de Ronaldo Medeiros, o deputado Léo Loureiro (PP) explicou que o “kit intubação” e todos os medicamentos que afetam os neurotransmissores estão em falta no Brasil. “Toda a rede hospitalar do Brasil está em risco de colapso. Por dois motivos: primeiro porque cresceu o número de ocupação de leitos em UTIs e a estrutura da indústria não está conseguindo dar vencimento; e segundo porque os valores relacionados a tais medicamentos tiveram uma alta de mil por cento acima da tabela. Isso começa a comprometer a saúde financeira e a estrutura dos hospitais, o que pode ocasionar um colapso na pandemia e no pós-pandemia”, informou o parlamentar, que preside a Comissão de Saúde da Casa.

Loureiro acrescentou ainda que hoje a Comissão realizará uma reunião para debater sobre essa questão e solicitar uma reunião com o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde, para que possam intermediar e ajudar toda a rede hospitalar – pública, particular e filantrópica. “Esses medicamentos não duram mais do que 20 dias nos estoques dos hospitais”, alertou Léo Loureiro, destacando a importância de se fazer o acompanhamento, mostrando que, ao sair mais uma vez à frente de uma discussão que preocupa a todo o País, a Casa está alinhada e comprometida com a população.

O deputado Cabo Bebeto se associou a fala de Léo Loureiro e elogiando-o pela forma esclarecedora que tratou sobre o assunto. “O Governo de São Paulo é o que mais bate no presidente Bolsonaro e quem quiser é só olhar números do Estado em relação ao País. São Paulo não é referência boa em combate a Covid-19″, contrapôs Bebeto à fala de Ronaldo Medeiros.

O deputado Francisco Tenório (PMN) disse ser extremamente preocupante a falta de medicamentos e insumos necessários ao tratamento contra a Covid-19. “Não é o momento de as autoridades de saúde pública se debruçarem sobre esse tema, para ver se não está havendo má fé desses fabricantes de medicamentos e insumos?”, questionou o parlamentar, alertando para uma possível especulação com os medicamentos devido a demanda.

Calendário
Na sequência, o deputado Silvio Camelo aproveitou a oportunidade para informar que o Governo de Alagoas irá anunciar o calendário de vacinação para os menores de 60 anos portadores de comorbidades. “O Governo entende que avançar na imunização é não deixar ninguém para trás. A parceria entre o Executivo estadual e os municípios tem sido muito importante nessa questão da vacinação”, declarou o líder do Governo na Casa. “O Governo vai liberar, até sexta-feira próxima, a primeira parcela do ‘Vacina Alagoas’, em torno de R$ 31 milhões para as prefeituras”, informou Camelo.

10

Fonte: Ascom ALE

Donos de granjas são alvo de operação deflagrada em Arapiraca e outros quatro municípios

  • Redação
  • 08/04/2021 08:15
  • Polícia

Uma operação conjunta entre  a  Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC) e policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) mira desarticular três organizações criminosas que atuavam com a venda de aves em Alagoas e também o estado de Pernambuco. 

Conforme as informações da Polícia, as organizações atuavam de forma independentes, estruturalmente ordenadas e caracterizadas pela divisão de tarefas, responsáveis pela venda, aquisição e distribuição de aves com a finalidade de sonegar imposto entre os dois estados. 

Os investigados atuavam nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Ibateguara, São José da Tapera e Penedo, localizadas no estado de Alagoas e nas cidades de Garanhuns e Correntes, localizadas no estado de Pernambuco.

Segundo a Polícia, as organizações criminosas são responsáveis, em tese, pela prática de condutas graves, tais como a aquisição e distribuição de aves (frangos) em transportes irregulares, com ausência do cumprimento de requisitos sanitários, sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, comercialização irregular de aves impróprias para consumo e comercialização de armas de fogo.

Ao todo os policiais cumprem  14 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A operação é fruto de um trabalho investigativo da  DEIC e do BPRv e conseguiu prender cinco pessoas foram presos e serão trazidas para Maceió. 

Em uma das residências os policiais apreenderam uma quantia de R$ 100 mil reais em espécie, além de outros materiais que podem ajudar nas investigações. 

CRB vence o CEO por 2 a 1 e assume a liderança do Campeonato Alagoano

Time regatiano venceu com gols de Hyuri e Lucão

↑ Lucão fez de pênalti o gol da vitória do CRB (Imagem: FAF TV / Reprodução)

OCRB venceu o CEO, na noite desta quarta-feira (7), por 2 a 1, e é o líder do Campeonato Alagoano. Os gols do Galo foram assinalados por Hyuri, no primeiro tempo, e por Lucão, de pênalti, na segunda etapa. E o CEO marcou com Roger, de pênalti, também no segundo tempo. O duelo foi válido pela 6ª rodada do Estadual, no Estádio Edson Matias, em Olho d’Água das Flores.

Foi aos 12 minutos do primeiro tempo que o Galo abriu o placar. Hyuri recebeu o passe do campo de defesa e encobriu o goleiro Matheus, no primeiro lance regatiano no ataque: 1 a 0 para o CRB.

No segundo tempo, o CEO conseguiu o gol de empate. E foi de pênalti. Aos 26 minutos, Palhinha bate o escanteio, a bola ficou viva na área do CRB e o árbitro assinalou a penalidade para o time de Olho d’Água. Aos 28 minutos, Roger bateu forte, no meio do gol, e deixou tudo igual no placar: 1 a 1.

Mas, aos 34 minutos, o Galo teve um pênalti em seu favor. Ewandro avançou em velocidade, passou para Hyuri, que entrou na área do CEO e foi tocado por Gaspar. Não deu outra: o árbitro marcou a penalidade que foi cobrada aos 36 minutos, por Lucão. Ele bateu bem, deslocando Matheus e colocou o CRB de novo na frente do placar: 2 a 1.

Com o resultado, o CRB soma 12 pontos, assumindo a liderança, enquanto o CEO segue na lanterna (9º lugar), com apenas um ponto.

27

Fonte: Redação

 
 
 

CSA só embarca nesta sexta (9) para São Luís-MA

Técnico Mozart espera contar com novos reforços e trazer a classificação para segunda fase da Copa do Nordeste

↑ CSA ainda faz dois treinamentos em Maceió antes da viagem para São Luís do Maranhão (Foto: Ascom/CSA)

Esta quinta (8) tem treino forte. Na sexta (9) também. A viagem para São Luís do Maranhão, segundo a assessoria de imprensa, acontece nesta sexta à noite. O CSA encara o Sampaio Correia no Castelão no sábado, às 16h, e deve ter novidades no setor defensivo. Tem cara nova no ambiente azulino.

O CSA contratou o 15º reforço para a atual temporada. A diretoria maruja anunciou a chegada do zagueiro Matheus Felipe, de 22 anos. Ele estava no Juventus-SC e, de acordo com a direção do CSA, é um zagueiro construtor e rápido, dentro das características que o modelo de jogo do Mozart necessita.

Matheus, que também é conhecido como Piauí, começou no Mirassol-SP, passou pelo Grêmio Prudente e atuou no futebol catarinense nas últimas duas temporadas. O zagueiro já está em Maceió, e treinou ontem no Nelsão e, segundo Mozart, vai para o jogo de sábado contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste.

Os dirigentes voltaram ao mercado nesta semana porque o elenco vem sofrendo com as baixas. O zagueiro Fabrício, por exemplo, sofreu uma lesão muscular grau 3 e vai demorar para voltar ao time. Na próxima semana, outro defensor deve ser anunciado pelo CSA.

Quem vive grande fase após se recuperar de lesão é o lateral Norberto. Ele já tem 41 jogos pelo CSA e três gols. Ele destacou ainda a importância do resultado do meio de semana pelo estadual (5×0 no Coruripe) para a sequência das competições.

“Um resultado importante para dar tranquilidade para a nossa semana. Estamos fazendo um trabalho muito bem feito e estão faltando os resultados virem de forma mais expressiva para que possamos ter um ano bom com o nosso grupo”.

Mozart vai colocar em campo a força máxima. De olho agora na Copa do Nordeste, o técnico projetou o duelo contra o Sampaio Corrêa.

“Com relação ao jogo de sábado, é outra competição, outro adversário, outro horário também. Vamos jogar às 16h, num campo diferente do nosso. O campo no Maranhão é bem pesado, um motivo a mais para ter maior controle, de estar num ótimo dia técnico para se desgastar menos fisicamente. É um jogo decisivo. Precisamos ir com esse espírito pra lá”.

10

Fonte: Tribuna Independente

Bahia goleia de novo pela Copa do Brasil e avança

Tricolor faz 4 a 1 no Manaus e acumula 11 gols em apenas dois jogos

↑ Reprodução

Melhor ataque da edição 2021 da Copa do Brasil, com 11 gols em dois jogos, o Bahia segue adiante na competição. Nesta quarta-feira (7), o Esquadrão de Aço bateu o Manaus por 4 a 1 no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela segunda fase do torneio nacional.

O próximo adversário será definido em sorteio a ser realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A vaga na terceira fase garantiu mais R$ 1,7 milhão aos cofres tricolores. O clube acumula R$ 4,2 milhões em premiações nesta Copa do Brasil, considerando também o R$ 1,15 milhão de participação e o R$ 1,35 milhão pela classificação na primeira fase, quando atropelou o Campinense por 7 a 1 no Amigão, em Campina Grande (PB), em 9 de março.

Com apenas dez minutos, o Bahia já vencia por 2 a 0. No primeiro lance, o lateral Matheus Bahia recebeu pela esquerda, com liberdade, e cruzou à meia-altura para o meia Rodriguinho desviar para as redes, na pequena área. Aos nove, o atacante Gilberto recebeu na área, girou e rolou para o meia Thaciano dominar na meia-lua e bater colocado, no canto do goleiro Rafael.

O Esquadrão diminuiu o ritmo e o Manaus, que tinha obrigado o goleiro Douglas a uma boa defesa aos cinco minutos, em chute cruzado do meia Gabriel Davis, cresceu na partida. O próprio Gabriel Davis voltou a assustar aos 23, em contra-ataque puxado pelo atacante Vanilson, parando em Douglas. Aos 35, o volante Gilson cruzou da entrada da área, pela direita, e Vanilson, na pequena área, antecipou-se à marcação e descontou para o Gavião do Norte.

O segundo tempo começou parecido com a primeiro: com o Bahia marcando pressão e balançando as redes. Aos quatro minutos, o zagueiro Conti, de cabeça, marcou o terceiro. Três minutos depois, Thaciano ficou cara a cara com Rafael, mas chutou em cima do goleiro. Aos 14, o Tricolor armou contra-ataque e o atacante Rossi, após passe do volante Patrick de Lucca, aumentou a vantagem.

O filme dos 45 minutos iniciais se repetiu, com o Manaus, após dois gols sofridos em sequência, lançando-se com tudo ao ataque. Em pelo menos três ocasiões, o Gavião viu Douglas frustrar as esperanças com boas intervenções. Na terceira delas, antes de o goleiro defender, o meia Diego Rosa acertou a trave. Em outras duas (uma cabeçada e um desvio de peito, ambos de Vanílson), a bola passou ao lado. A pressão manauara, desta vez, não teve êxito.

23

Fonte: Agência Brasil

 
 
 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter