Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

CSA goleia o Guarany de Sobral e avança para a segunda fase da Copa do Brasil

  • Joao Carlos Viana
  • 17/03/2021 17:42
  • Futebol
 
Augusto Oliveira/CSA

O CSA se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. A equipe azulina goleou o Guarany de Sobral, por 5 a 1, no Estádio do Junco, na tarde desta quarta-feira (17), pela competição nacional. Os gols do azulão foram marcados por Dellatorre, Fabrício, Pimpão, Silas e Geovane. No time Cearense, Iury Tanque descontou.

O time azulino volta a campo no próximo Sábado. O CSA enfrenta o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, às 18h15, pela Copa do Nordeste. Na próxima fase da Copa do Brasil, o azulão enfrenta o vencedor de Esportivo x Remo.

O JOGO

A bola rolou no Estádio do Junco e o CSA começou melhor. Aos 6 minutos, Dellatorre recebeu na área, girou e finalizou colocado. Sem chances para o goleiro adversário. Azulão 1 a 0.

O Guarany quase que empatou o jogo. Brunão arriscou de fora da área e o goleiro Thiago Rodrigues espalmou para o escanteio.

Aos 26 minutos, Fabrício cobrou falta com perigo, a bola quicou na frente do goleiro e foi para no fundo das redes. 2 a 0.

O time azulino seguia dominando a partida. Pimpão lançou Gabriel na área, o meia ganhou do goleiro e foi derrubado na área. Pênalti para o azulão. Rodrigo Pimpão foi para a cobrança e converteu a penalidade. 3 a 0

O azulão ampliou o marcador. Silas recebeu na área, foi travado no primeiro chute, mas depois acertou um belo chute por cima do goleiro. 4 a 0.

Na segunda etapa, o Guarany descontou no placar. Aos 8 minutos, Iury Tanque aproveitou a sobra, finalizou forte na entrada da área e o goleiro Thiago Rodrigues não conseguiu defender. 4 a 1.

A equipe azulina reagiu rápido. Aos 11 minutos,  Geovane aproveitou a sobra na pequena área e finalizou no ângulo. Sem chances para o goleiro. 5 a 1.

É falsa mensagem nas redes sociais que Prefeitura de Santana está com vagas disponíveis

GERAL

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a Prefeitura de Santana do Ipanema está com 98 vagas disponíveis. O conteúdo compartilhado ainda diz que o salário é de R$ 1.489 a R$ 2.988. As informações são falsas.

“Pessoal do grupo Santana do Ipanema – AL estamos precisando urgente para trabalhar. Estamos com diversas vagas disponíveis. Ajude alguém que esteja precisando. Envie agora o seu cv ou agende sua entrevista”, diz o texto que é seguido com uma foto informando que são 98 vagas disponíveis para Administração, Merendeira, Segurança, Porteiro e Serviços Gerais com data de Março de 2021.

A mensagem está sendo compartilhada em grupos de Whatsapp e Facebook.

A Prefeitura de Santana do Ipanema esclarece que as informações são falsas e devem ser desconsideradas.

Uso de máscara salva vidas, alerta Prefeitura de Santana do Ipanema

SAÚDE

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

APrefeitura de Santana do Ipanema vem intensificando as orientações e conscientizando a população com medidas contra a disseminação da Covid-19. O Poder Executivo instalou outdoors [anúncio em grandes dimensões] às margens das rodovias BR 316 e AL 130 chamando atenção para simples ações que podem salvar vidas.

Ao lado do terminal rodoviário, às margens da BR 316, o cidadão que passar vai encontrar a mensagem: “USE MÁSCARA OU USE MÁSCARA”.

A mensagem tem duplo sentido. Na foto, está uma jovem colocando a máscara, enquanto a outra imagem ilustra uma pessoa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lutando pela vida usando a máscara de oxigênio, uma vez que a insuficiência respiratória aguda está entre os principais problemas apresentados por pessoas com sintomas graves de Covid-19.

Além de proteger o usuário da contaminação, a máscara também protege a família e todos aqueles que estão ao redor. A chance de contágio diminui quando utilizamos a máscara corretamente por ser uma barreira que impede que o vírus chegue até o nariz e a boca. E é sempre bom lembrar que muitos portadores do coronavírus não apresentam sintomas. Ou seja, você pode ser um transmissor ou estar ao lado de alguém que pode transmitir o vírus, mesmo sem saber. São os chamados assintomáticos.

 

Publicidade

MPE realizará audiência pública virtual para discutir preço de combustíveis em Alagoas

  • MPE/AL
  • 16/03/2021 17:37
  • Notícias
 
MPE/AL

Acontecerá no próximo dia 18, a partir das 14h, a audiência pública on-line, promovida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), que terá a finalidade de discutir as constantes altas no preço do combustível na capital e no interior. A população poderá participar enviando suas manifestações para serem expostas e respondidas pelos integrantes da mesa de trabalho virtual para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A audiência “Direito do Consumidor com foco nos combustíveis”, que será presidida procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça, com atribuição na defesa do consumidor, Max Martins, será transmitida pelas redes sociais do MPAL, YouTube – youtube.com/mpdelagoas e Instagram (@mpealagoas).

A abertura do evento será feita pelo chefe do Ministério Público e, na sequência, Max Martins conduzirá os trabalhos. À mesa virtual estarão presentes, além, claro, dos membros do MPAL, representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis).

“Essa será uma discussão importante e que interessa a grande maioria da população, afinal, esses reajustes quase que semanais estão pesando bastante no bolso de cada um de nós. Então, estão todos convidados: sociedade, profissionais da imprensa, representantes das mais diversas instituições, donos de postos de combustíveis, fornecedores de insumos e quem mais quiser participar”, declarou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Exposição dos trabalhos

Após a abertura e exposição dos objetivos da audiência pública virtual, a palavra será concedida para os pronunciamentos dos demais participantes da mesa de trabalho on-line. Cada um poderá se manifestar oralmente por até 10 minutos, sendo facultado aos representantes do MPAL à adequação necessária para a boa dinâmica dos debates.

De acordo com edital nº 01/2021 que trata da convocação da referida audiência, os representantes dos órgãos e entidades deverão discorrer, dentro de suas competências, sobre os motivos que têm ocasionado tantos reajustes num curto espaço de tempo, medidas fiscalizatórias que estão sendo desenvolvidas em Alagoas, ações que possam minimizar os constantes preços que estão sendo cobrados aos consumidores e tributação, medidas judiciais e administrativas que podem ser adotadas na proteção dos consumidores. Outros assuntos relacionados ao terão a condução dos representantes do Ministério Público.

Participação do cidadão

A audiência pública será transmitida para toda a sociedade que poderá acompanhar por meio das mídias sociais do MPAL. Os interessados poderão enviar suas manifestações para serem expostas e respondidas pelos integrantes da mesa de trabalho para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., constando as seguintes informações: nome completo do participante, qualificação/profissão, contato de telefone e e-mail, além da instituição que representa, se for o caso.

Cada pessoa poderá enviar até três questionamentos que deverão ser objetivos e pautados dentro do tema da audiência pública “Direito do Consumidor com foco nos combustíveis” e esse envio do e-mail deverá ocorrer até às 12h do dia 18 de março.

Será considerada a ordem do envio do e-mail, observando os critérios legais, éticos e sociais. E na hipótese da intervenção do cidadão consistir em uma pergunta dentro do tema da audiência pública a qualquer um dos presentes, a pessoa destinatária da questão terá a faculdade de respondê-la no tempo de três minutos ou a mais a depender da autorização dos representantes do Ministério Público.

A imprensa, claro, também poderá fazer suas indagações. As perguntas deverão ser encaminhadas para o mesmo e-mail, com nome completo, função, veículo a qual pertence e telefone para contato, até às 18h do dia próximo dia 17. 

Festa clandestina é encerrada em povoado de Monteirópolis após a chegada da Polícia

  • Redação com Agenda Alagoas
  • 16/03/2021 15:46
  • Polícia
 
Raio Sertão

A Polícia Militar foi acionada e acabou com um farra clandestina no Povoado Paus Preto, no município de Monteirópolis, no Sertão de Alagoas.

Como é possível ver na foto, a festa era realizada em uma praça e contava com uma grande aglomeração. Todas as pessoas e seus veículos foram revistados. Logo depois, a Polícia dispersou todos do local.

Operação foi realizada pelo 7º BPM e contou com participação da Radio Patrulha, Pelopes e GPM de Monteirópolis.

De acordo com o Decreto Governamental em vigor, estão proibidas grandes aglomerações como festas e eventos particulares. Medida é de acordo com o aumento dos casos de covid-19 no Estado.

Guilherme Boulos visita Maceió para inaugurar cozinha solidária do MTST

Projeto nacional do movimento dos sem-teto com foco no combate à fome abre unidade no Conjunto Professor Paulo Bandeira

↑ Boulos em Maceió (Foto: Sandro Lima / Arquivo)

Ocoordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Boulos estará em Maceió no dia 17 de março (quarta-feira) para participar da inauguração da primeira cozinha solidária do MTST em Alagoas.

O projeto é uma extensão da Campanha de Solidariedade do MTST, criada nas primeiras semanas da pandemia e que distribui cestas básicas nos territórios onde o movimento atua. Agora, as cozinhas vão oferecer marmitas com comida pronta e saudável.

A cozinha vai funcionar de terça a domingo, distribuindo 100 marmitas diariamente. A manutenção das cozinhas será feita com recursos do movimento e doações feitas por meio da página de financiamento coletivo da campanha. A expansão do atendimento será feita de acordo com os recursos disponíveis.

A primeira cozinha foi inaugurada no último sábado em São Paulo. Nas próximas semanas, o projeto chega ao Rio de Janeiro e Distrito Federal.

——————-
Inauguração da Cozinha Solidária do MTST
Local: Conjunto Professor Paulo Bandeira – Qd 02 SN – Bairro do Benedito Bentes
Hora: 11h30
Durante todo o dia, Boulos estará à disposição para atender a imprensa alagoana para apresentar o projeto das cozinhas, comentar a grave crise provocada pela covid-19 no país e o cenário político nacional.

318

Fonte: Assessoria

 
 

Comentár

Alagoas vacinará idosos entre 72 e 74 anos com chegada de mais 60.600 doses da Coronavac

Remessa enviada pelo Ministério da Saúde está prevista para chegar na noite desta terça-feira (16) e será distribuída aos municípios a partir da quinta

↑ Vacinação (Foto: Edilson Omena)

Alagoas recebe, na noite desta terça-feira (16), mais 60.600 doses da Coronavac, imunizante contra a Covid-19. As novas doses permitirão a vacinação dos idosos com 72, 73 e 74 anos em todo o estado, segundo anunciou o governador Renan Filho em coletiva de imprensa no fim da tarde de hoje.

“Vamos vacinar todas as pessoas a partir de 72 anos e profissionais de saúde de uma maneira geral entre 55 e 71 anos. A partir da quinta-feira, pessoas com 72 anos já iniciarão a vacinação”, disse Renan Filho.

A chegada dos imunizantes está prevista para a partir das 19 horas no Aeroporto Zumbi dos Palmares. De lá, as doses serão encaminhadas para a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI), no bairro Farol, para cadastro e armazenamento. A distribuição para os municípios alagoanos começa na quinta-feira (18).

O governador alertou à população sobre a necessidade de cumprir o distanciamento social, não aglomerar e seguir as medidas sanitárias, a fim de evitar o colapso hospitalar – o que depende essencialmente da conscientização da população. “Somos hoje o terceiro estado do Brasil com o menor número de mortes a cada 100 mi habitantes e vamos trabalhar forte para assim permanecermos, mas a população precisa colaborar”, afirmou.

56

Fonte: Agência Alagoas

Conheça a importância do check-up médico e saiba quais exames fazer

Método é capaz de prevenir possíveis problemas de saúde e é fundamental para a manutenção de uma vida saudável

↑ Médico Wellington Moreira (Foto: Assessoria)

Estabelecer metas para o ano que está começando é um ritual comum para muitas pessoas. Os planos são inúmeros e muitos deles se relacionam diretamente com a saúde. Mas o que é preciso fazer para ter uma vida mais saudável?

Além de uma alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas é fundamental realizar um check-up médico anual. De acordo com o médico Wellington Moreira, que trabalha com Clínica Geral no Hospital Maceió, do Sistema Hapvida, exames de rotina podem ajudar a prevenir doenças, além de contribuir com o bem-estar.

“Para ter qualidade de vida, é preciso assumir o compromisso de fazer a prevenção. A avaliação clínica anual geralmente compreende exames de sangue como hemograma e taxas que avaliam a função do fígado e dos rins, parasitológico de fezes, sumário de urina e eletrocardiograma”, explica.

EXAME FÍSICO E ANAMNESE

O médico ainda destaca a importância da realização de exames específicos de acordo com o sexo do paciente.

“Investigações complementares podem variar dependendo do exame físico e da anamnese, que nada mais é que uma entrevista ou questionário que o médico realiza para obter informações importantes sobre o histórico de saúde da pessoa”, diz.

No caso dos homens, por exemplo, o dr. Wellington acredita ser importante a avaliação da próstata e, no caso das mulheres, exames preventivos do colo do útero.

CUIDADO REDOBRADO: PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS E FATORES DE RISCO

Em relação à periodicidade de realização do check-up, o mais comum é que os exames sejam realizados uma vez por ano, mas esse período pode ser encurtado se o paciente apresentar algum fator de risco para o desenvolvimento de doenças, como colesterol elevado e obesidade, ou possuir doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

“Nestes casos, é necessário um intervalo menor para a reavaliação para que o profissional acompanhe mais de perto como anda a condução do tratamento em casa. É sempre bom dedicar tempo para cuidar da saúde”, reforça Dr. Wellington.

12

Fonte: Assessoria

Novas Medidas: Governo fecha comércio, praias e shoppings aos fins de semana e restringe a circulação de pessoas a partir de sexta (19)

SAÚDE

Por Agência Alagoas  0

 

Com avanço da pandemia e 91% de UTIs ocupadas em Maceió, novo decreto coloca Alagoas na Fase Vermelha; bares e restaurantes funcionam por delivery

Todo o estado de Alagoas entrará na Fase Vermelha de Distanciamento Social Controlado a partir de 0h da próxima sexta-feira (19). O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho durante coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta terça-feira (16). Além de novos horários de funcionamento do setor comercial, o decreto com vigência de 14 dias determinará restrição de horário para a circulação de pessoas em todo o estado das 21h às 05h.

Além disso, ficam proibidos: a abertura de bares e restaurante com atendimento presencial, podendo operar em delivery e no sistema pegue e leve; a operação do transporte intermunicipal em todo o estado; e o acesso a praias, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado e domingo, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.

O funcionamento de academias de ginástica fica limitado a 30% do público, mas a prática esportiva será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade. As igrejas poderão funcionar com a capacidade reduzida: apenas 30% do total. Salões de beleza e barbearias deverão atender exclusivamente a partir de agendamento e com capacidade reduzida para 50%.

“Hoje chegamos a 91% de ocupação de leitos de UTI na capital. Estamos com o maior número de leitos de UTI da história de Alagoas, mas, mesmo assim, a taxa de ocupação cresce, preocupa e exige novas medidas por parte do Estado”, justificou o governador. “Para isso, vamos precisar interromper algumas áreas e alguns segmentos terão suas atividades interrompidas por um prazo de 14 dias. Tem estado que já tem mais de mil pessoas na fila em busca de leito, com gente morrendo sem ter acesso a oxigênio. E isso a gente não quer ver por aqui”, ponderou.

No caso do comércio, os estabelecimentos seguem com permissão para funcionar, mas com alteração nos horários. Para as lojas localizadas no Centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, com funcionamento vedado também aos sábados, domingos e segundas.

Já no caso dos shoppings, o horário será das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras. “Alteramos os horários para evitar aglomeração no transporte coletivo”, explicou Renan Filho, ao lado de secretários de Estado e do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley.

Veja as restrições com detalhes:

As medidas entrarão em vigor somente no próximo dia 19, sexta-feira, para que os segmentos mais afetados tenham tempo para se adequar às mudanças. “O prazo de 48 horas é uma forma de o Estado permitir que as pessoas se programem”, esclareceu o governador.

Também deverão fechar aos sábados e domingos as lojas de material de construção e prevenção de incêndio e as lojas de tecidos e aviamentos.

A restrição de horário para a circulação de pessoas é a maior novidade do decreto. “O cidadão não poderá circular após 21h se não estiver em destino de alguma necessidade para a sua família”, apontou Renan Filho. O impedimento não atinge quem estiver em direção a algum serviço essencial; os trabalhadores de maneira geral, incluindo os entregadores de delivery; e quem trafega no modo pegue e leve dos restaurantes.

No caso das academias, o usuário precisará comprovar por meio de declaração que não possui comorbidade. E no caso dos salões de beleza, não poderá haver fila de espera. “Se você possui estabelecimento dessa natureza, por favor, agende o horário do seu cliente para evitar que seja fechado por aglomeração”, alertou Renan Filho.

Bares e restaurante podem continuar a oferecer delivery e a modalidade pegue e leve. Por se tratarem de serviços essenciais, as feiras livres continuam com o funcionamento permitido, assim como as aulas da rede privada não serão paralisadas ao longo do novo período de restrição.

Na coletiva à imprensa, o gestor listou os esforços e investimentos realizados pelo Estado nas últimas semanas, com a abertura de novos leitos, o recebimento de 40 novos respiradores e do novo lote com 60.600 doses de imunizantes, que vão ampliar a vacinação ao longo da semana para idosos a partir de 72 anos.

Como sempre, Renan Filho voltou pediu o apoio da população alagoana. “Cumpra primeiro o seu papel individual, depois cumpra o papel coletivo de respeitar os protocolos de distanciamento social, de não aglomerar, usar máscaras e higienizar as mãos. Converse com as pessoas para ajudar o Estado a ultrapassar esse momento”, solicitou o governador, que também apelou para a Assembleia Legislativa aprovar o projeto que torna obrigatório o uso de máscaras: “Se assim o parlamento entender, para impor sanções ao cidadão que não quiser usar máscara nesse momento de pandemia”, finalizou.

 

PRA LÁ DE CHATO...

Em nossa crônica de hoje continuaremos abordando o tema: Palavras Ambíguas. Além de “chato”, falaremos também do termo “chibata”.

“CHATO: Significado: adjetivo: De superfície lisa; sem elevações: terreno chato. [sentido figurado] Que é aborrecido, entediante, enfadonho; maçante, tedioso. Desprovido de criatividade, originalidade, monótono. Sem protuberâncias, saliências, elevações. De altura e espessura reduzida: prédio chato. Substantivo masculino; exemplo numa frase: “O chato do meu chefe vem a empresa hoje?”. [Zoologia] inseto que parasita a região pubiana dos humanos, mede aproximadamente 1mm, causa intensa coceira nessa região, pertencente à família dos ftiriídeos, ao gênero Pthirus púbis; piolho-do-pubis. Etimologia (origem da palavra) deriva do Latim: “plattus,a,um”; pelo grego “platôs”, com o sentido de plano. Sinônimos: enjoado, tedioso, igual etc. Antônimo: Legal, bom. Feminino: chata. Fonte: dicio.com.br”

Pra não ficar tão chata, vamos entremear nossa crônica com uns causos de Seu Lunga, um chato de galocha: “A mulher, acordou de madrugada: -Lunga, o menino tá com falta de ar. Eu levo pro hospital? –Não leve no borracheiro e mande calibrar.”

A PALAVRA CHATO EM INGLÊS: O travesseiro ficou CHATO depois de apenas uma noite de uso. = The pillow got FLAT after being used only one night; Esses carros com alto-falantes fazendo propaganda pelas ruas são muito CHATOS. = Those cars with loudseakers roaming the street and blasting advertisements are very ANNOYNG. O professor de matemática é muito CHATO. = The math teacher is very BORING. Ficou CHATO, você ter dito que a comida não estava boa. = It was EMBARRASING to say that the food wasn’t good. Fonte: English Made in Brazil

Seu Lunga, vendendo relógio na feira, um cara pega um e pergunta: -Posso tomar banho com ele? Isso é um relógio, não é sabonete. Aí o cara derrubou-o no chão. –Eita! Seu Lunga! Ficou parado! –Claro! Você queria que ele saísse correndo.”

CHIBATA: Substantivo feminino: varinha delgada e flexível; vergasta. Palavras relacionadas chibatadas, chibatear, chibatar [golpes com a chibata], chibato [sinônimo] Fonte: dicionariopriberam.com.br Aqui no sertão nordestino “Chibata” pode ser usada, como termo termo chulo para designar: sujeito subserviente, “cheleléu”, ppau-mandado, também indivíduo afeminado, gay.

“Seu Lunga pintando a casa em cima duma escada, passa um cara e pergunta: - Pintando a casa Seu Lunga? –Não, tô chupando picolé. E tacou o pincel cheio de tinta na boca.”

A PROPÓLIS OU O PROPÓLIS? “As duas formas são corretas, por mais estranho que pareça Propólis é um substantivo de dois números e dois gêneros, ou seja, sua grafia não varia para masculino e feminino, nem para singular e plural. Fonte: Google.com.br

Tem sentido, pode estar referindo ao EXTRATO do mel, daí aceitar o MASCULINO; bem como da SUBSTÂNCIA retirada do mel de abelha daí o FEMININO.  Assim como O Dengue e A Dengue, podemos estar nos referindo: A Doença, assim como ao vírus causador.

“Seu Lunga, sentou-se na mesa pra jantar. Colocou leite no cuscuz, o leite sumiu na massa do milho. Colocou um pouco mais, o fato se repetiu. Colocou o leite todinho, o cuscuz continuava seco. Foi até um açude, e jogou o prato de cuscuz dizendo: -Agora beba a água do açude todinha!”

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

“Se você escrever uma carta pro seu cachorro. O POODLE, O PASTOR ALEMÃO, O VIRA-LATA, não vão lê. Mas o ROTTIWEILER”

 

 “A MOÇA NO BALCÃO DA LANCHONETE:

 -Moço, me dê uma Coca!

-Lata?

-Au,Au, Au!”

 

“JOÃOZINHO: Disseram que não posso mais dormir com a mamãe, porque já estou grande. Mas, e papai não é maior do que eu? Ele ainda dorme com ela!”

 

 NO WATSAPP “Acho que estou com Covid. Coloquei $ 100 REAIS de Gasolina. Não senti nem o cheiro.”

Fabio Campos, 14 de Março de 2021.

VISITE NOSSO BLOG; fabiosoarescampos.blospot.com LEIA NOSSOS CONTOS: “A PEDRA” e “AS PRIMAS”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter