Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Crescente ocupação de leitos para Covid reforça necessidade de cumprir medidas protetivas

Taxa de ocupação dos leitos gerais do Estado está em 64%; são 577 pessoas hospitalizadas em tratamento contra o novo coronavírus

↑ Taxa de ocupação de leitos SUS exclusivos para a Covid-19 já chegou a 64% e acendeu o sinal de alerta (Foto: Márcio Ferreira / Arquivo - Agência Alagoas)

ARede Pública de Saúde de Alagoas destinada ao enfrentamento à Covid-19 está estruturada com 896 leitos exclusivos para o tratamento da doença. As vagas estão distribuídas pelo território alagoano de maneira estratégica para atender toda a população, mas, em decorrência do avanço do novo coronavírus e com o aumento na taxa de ocupação de leitos, o número de vagas disponíveis vem diminuindo, e esse percentual já ultrapassou a casa dos 60%.

São 577 leitos ocupados, o que representa 64% do total de vagas disponíveis exclusivamente para pacientes com a Covid-19, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os leitos estão divididos em clínicos, intermediários e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e estão presentes em 16 cidades de Alagoas, distribuídos em unidades hospitalares e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI, onde os pacientes mais graves são internados, está próxima dos 70%, tendo atingido o percentual de 68%, de acordo com relatório da Sesau.

Para Álvaro Bulhões, coordenador médico do Hospital da Mulher (HM), o aumento do número de pacientes internados tem trazido preocupação para todos que estão na linha de frente contra a Covid-19. “Nos últimos dez dias, tivemos um aumento considerável na quantidade de pacientes, principalmente dos casos mais graves da doença. Tem sido um número acima do que esperávamos. E com todos esses leitos ocupados, pode gerar um colapso na rede de saúde pública e vários alagoanos ficariam sem atendimento”, informou o médico.

Medidas de proteção – O coordenador médico do Hospital da Mulher reforça que a população deve manter todas as medidas de proteção para reduzir o contágio e evitar que o número de vagas disponíveis continue caindo. “A alta na taxa de ocupação de leitos é um reflexo do relaxamento da população em relação às medidas protetivas. A população deve nos ajudar nesse momento de dificuldade, respeitando o distanciamento social, fazendo o uso da máscara e a constante higienização das mãos com água e sabão ou com álcool 70%”, reforçou.

Para se ter uma ideia do aumento do contágio da Covid-19, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas também registraram acréscimo no número de ocorrências com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. Nos dois primeiros meses de 2021, o Samu Alagoas atendeu 1.192 casos, e entre os meses de janeiro e fevereiro houve um aumento de 14% nos chamados.

19

Fonte: Agência Alagoas / Texto: João Victor Barroso

Alagoas volta à Fase Amarela, suspende eventos e altera horário de estabelecimentos

Novo decreto vale, inicialmente, por sete dias e diminui capacidade de público em locais fechados

↑ Todo o estado volta à Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado, a partir de 00h desta sexta-feira (5) (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

Ogovernador Renan Filho anunciou, nesta quinta-feira (4), novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas. A principal mudança é o retorno de todo o estado para a Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado, a partir de 00h desta sexta-feira (5), com vigência pelos próximos sete dias. Estão suspensos eventos e festas em geral, o funcionamento de boates está proibido, e o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais sofreu alterações para diminuir a circulação de pessoas nos momentos de pico do transporte coletivo.

Também foram suspensas as cirurgias eletivas na rede pública pelos próximos 15 dias, com exceção dos casos de câncer e de doenças cardiovasculares.

De acordo com o novo Decreto Governamental, que será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, o horário de funcionamento diário de bares, restaurantes e similares passa a ser autorizado com 50% da capacidade de público e entre as 6h e as 23h. Academias, clubes e centros de ginástica passam a funcionar com 50% de sua capacidade.

Lojas localizadas no bairro do Centro de Maceió poderão abrir das 9h às 17h durante a semana e das 8h às 13h no sábado; lojas de rua e galerias comerciais de todo o estado funcionarão das 10h às 19h, de segunda a sábado; e os shoppings centers de toda Alagoas passam a funcionar das 11h às 21h.

Os templos, igrejas e demais instituições religiosas poderão abrir com 60% da capacidade de público e o transporte intermunicipal e turístico deve operar com 50% da sua capacidade.

“Tomamos a decisão de não restringir drasticamente”, explicou o governador Renan Filho, durante coletiva imprensa. “Não estamos suspendendo de maneira definitiva nenhuma atividade, com exceção de eventos e festas em geral, que estão suspensas, mas estamos no limite máximo do que o equilíbrio permite”, pontuou.

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

A alteração nos indicadores da Covid-19 no estado – principalmente a elevação do número de óbitos por semana epidemiológica e da taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) registrada nos últimos 15 dias – obrigou o Governo de Alagoas a publicar o novo decreto que determina a mudança para a Fase Amarela após quase seis meses na Fase Azul.

“O número de casos ativos tem aumentado seguidamente ao longo das últimas semanas e o número de internações tem crescido decisivamente”, alertou o governador. “Entretanto, é fundamental entender que, numa pandemia como essa, a doença não é individual: a doença é coletiva. Cada um precisa fazer a sua parte para que a doença não tome conta do estado como tem tomado de outras partes do país”, advertiu Renan Filho, ao lado do chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, e dos secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, além do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley.

Colaboração de todos

Durante o pronunciamento, Renan Filho reiterou que o enfrentamento à Covid-19 tem duas frentes principais: os investimentos do Governo e colaboração dos cidadãos. “Se o distanciamento social e os cuidados com a higienização das mãos não forem intensificados, nós veremos a nossa taxa de ocupação hospitalar crescer. Ter leito de UTI não significa salvar todas as vidas porque uma parte das pessoas internadas na UTI não sobrevive”, disse.

“Estamos trabalhando duro para oferecer às pessoas a oportunidade de se tratarem e salvarem-se da doença. Vamos seguir abrindo leitos – já estamos com mais leitos de UTI do que no auge da crise da primeira onda –, mas mesmo com os investimentos feitos pelo Governo do Estado, com novos hospitais abertos e parceria com hospitais privados e filantrópicos, temos um limite. Se esse limite chegar, precisaremos tomar outras medidas restritivas”, considerou. “Pode voltar mais fases? Pode. Tem mais duas. A laranja e a vermelha, em que as restrições são bem maiores”, finalizou o governador.

CONFIRA AS MUDANÇAS:

Fase Amarela do Distanciamento Social Controlado

– Proibição de eventos e festas em geral;

– Suspensão de cirurgias eletivas pelos próximos 15 dias, com exceção dos casos de câncer e de doenças cardiovasculares;

– Suspensão do funcionamento de boates;

– Bares e restaurantes com funcionamento permitido entre 6h e 23h e com 50% da capacidade;

– Academias, clubes e centros de ginástica passam a funcionar com 50% da capacidade;

– Lojas no Centro de Maceió com funcionamento permitido entre 9h e 17h durante a semana, e entre 8h e 13h no sábado;

– Lojas de rua e galerias em todo o estado com funcionamento permitido entre 10h e 19h, entre segunda e sábado, e os shoppings centers entre 11h e 21h;

– Templos, igrejas e demais instituições religiosas com capacidade reduzida para 60%;

– Transporte Intermunicipal, receptivos e transportadoras turísticas com capacidade reduzida para 50%.

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

30

Fonte: Agência Alagoas

Após denúncias, MP propõe ação para evitar festas e paredões em Santana do Ipanema e Olivença

  • Redação*
  • 04/03/2021 10:16
  • Justiça
 
Foto: Divulgação
Ministério Público Estadual

O Ministério Público do Estado de Alagoas propôs uma ação civil pública com obrigação de fazer (ACP), na última terça-feira (2), contra as prefeituras de Santana do Ipanema e de Olivença, de modo que elas não promovam e nem autorizem qualquer tipo de evento que possa gerar aglomerações nas duas cidades. O promotor de Justiça Kleber Valadares alegou que a pandemia se agravou nos municípios alagoanos e que os gestores públicos precisam recrudescer com medidas que evitem ainda mais a disseminação do novo coronavírus.

Na ação, o Ministério Público explica que recebeu um abaixo-assinado de moradores de Santana do Ipanema, cujo documento externa a preocupação da população com festas que aconteceram e outras previstas para ocorrer na cidade, mesmo diante do agravamento da crise sanitária pela qual o estado passa. 

Também há denúncias de formação de paredões de som e eventos clandestinos que reuniram uma grande quantidade de pessoas. “Tais eventos não se enquadram dentre daqueles permitidos pelo Decreto Estadual nº 71.467/20, tendo em vista a impossibilidade de se fazer cumprir as medidas de segurança, higienização e distanciamento social previstas naquele diploma normativo, bem como não se encontram dentre as atividades autorizadas para funcionarem na fase azul, salvo a devida adequação e limitação de participantesconforme o previsto no Plano de Distanciamento Social Controlado no âmbito do Estado de Alagoas (Decreto Estadual nº 70.145, de 22 de junho de 2020)”, diz um trecho da ACP.

Segundo Kleber Valadares, parte dessas festas, tanto em Santana quanto em Olivença, estaria ocorrendo sem a devida autorização ou conhecimento da vigilância sanitária, o que aumenta o grau de risco para proliferação da Covid-19.

Casos registrados

Em seus argumentos, o Ministério Público destacou o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), divulgado no início desta semana, que demonstrou que Alagoas registrou 499 novos casos e 11 mortes, além de mais de 10,8 mil casos suspeitos. Ele também alertou que o município de Santana do Ipanema já registrou 2.870 casos e 37 óbitos, e mais 247 pacientes estão sob investigação. Em Olivença, o quadro é de 253 casos, três óbitos e 39 situações sob investigação.

O promotor de Justiça também relatou a ameaça de colapso nos hospitais. “Por sua vez, a rede de saúde privada/suplementar já sinaliza sinais de esgotamento da sua capacidade de assistência, consoantes notícias que têm sido veiculadas, sendo a mais atual a do Hospital do Coração, que declara taxa de ocupação em 100%. De mais a mais, tem-se observado, em todo território nacional, um cenário de potencial colapso do sistema público de saúde em diversas capitais e estados do país, inclusive ao que parece em número superior ao que ocorreu na chamada ‘primeira onda’”, apontou Kleber Valadares.

Os pedidos do MPAL

Na ação, o MPAL requereu que o Judiciário determine às duas prefeituras que elas não promovam e nem autorizem a realização de qualquer tipo de evento que possa gerar aglomeração, seja ele de natureza pública ou privada.

O Ministério Público também solicitou que a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária Municipal fiscalizem todo tipo de festa que possa ocorrer, com esses órgãos, inclusive, exercendo o seu poder de polícia.

Foi requisitado, ainda, que as duas prefeituras, dentro de cinco dias, apresentem ao MPAL o plano e as medidas que estão sendo adotadas para conter o avanço de casos da Covid-19.

*com Ascom MPE

Prefeitura de Santana pede colaboração da população para evitar avanço da Covid-19

SAÚDE

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

APrefeitura de Santana do Ipanema divulgou um vídeo pedindo a colaboração da população para evitar o avanço da covid-19 no município. O Poder Executivo alerta para a batalha contra o inimigo invisível: o novo coronavírus.

Para que consigamos segurar a taxa de contágio e salvar mais vidas, a colaboração de todos é fundamental.

O município reforça a orientação a população sobre a importância da prevenção com o uso correto da máscara, lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel, evitando aglomerações e mantendo um distanciamento de no mínimo 1 metro, bem como evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Ao tossir ou espirrar, use o antebraço para cobrir a boca e o nariz. Higienize móveis e objetos.

Um apelo também foi feito por três personagens. Um deles o pequeno Heitor Félix, de 3 anos. “Faça isso pelos seus filhos”. Já a servidora pública Maria Cláudia, pediu a população para seguir as recomendações e não colocar a sua vida nem a dá sua família em risco. Dona Lurdes, de 84 anos, reforçou o pedido. “Faça isso pelos seus pais e avós.

A mensagem final reforça que se cuidando, você protege a si e a todos à sua volta. “Faça sua parte, pois quanto mais seguimos as orientações médicas, mais cedo voltaremos a vida normal”.

Confira o vídeo na íntegra:

Bancada de Alagoas na Câmara já direciona emendas para saúde

Proposta de Arthur Lira ganha adeptos e recursos devem ser para combate à Covid-19

↑ Paulão ressalta que já vinha destinando emendas para investimentos na área da saúde pública (Foto: Sandro Lima/arquivo)

Com o avanço da Covid-19, o enfrentamento da doença necessita de recursos. Dessa forma, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) pediu a governadores, em reunião realizada segunda-feira (2), que os gestores estaduais atuem junto aos deputados federais para que as emendas parlamentares sejam aplicadas, exclusivamente este ano, no combate à pandemia de coronavírus.

Diante dessa situação, a reportagem da Tribuna Independente buscou os parlamentares federais para saber se estão dispostos a liberar suas emendas somente para enfrentar a pandemia.

A assessoria da coordenadora da bancada federal alagoana, deputada Tereza Nelma (PSDB), disse que os deputados tinham até semana passada para fazerem suas indicações de emendas e assim o fizeram.

À Tribuna, o deputado Paulão (PT), explicou que as emendas impositivas têm uma definição que independe do parlamentar. No entanto, ele afirmou que acha a ideia importante e está aberto para o diálogo.

“Metade dos recursos é impositiva para várias políticas públicas e metade é destinada à saúde. Eu já vinha fazendo essa destinação há muito tempo. Antes da própria pandemia eu aloquei recursos para a Uncisal. Eu já tinha alocado recursos para o Hospital Santa Rita em Palmeira dos Índios e para o Hospital Regional de Arapiraca. Que são hospitais estratégicos. Eu estou aberto para dialogar com o governador que é um parceiro e a gente verificar a estratégia”.

Já o deputado Pedro Vilela (PSDB), pontuou que em parceria com o senador Rodrigo Cunha, conseguiu viabilizar R$ 100 milhões de reais em emendas. Ele ressaltou que a destinação das emendas foi feita, com alocação de 35 milhões de reais para a saúde, e que a depender do cenário, é possível redirecionar esses recursos para o combate à Covid-19.

“Porém, é importante focar na qualidade do gasto público, já que, até este momento, não foi apresentada à bancada uma situação de restrição de recursos. Se a necessidade de dilatação da rede de atendimento intensivo sofrer com a necessidade de um volume maior de dinheiro, com certeza a Bancada irá atender essa demanda”.

10

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

Operação Hefesto prende três suspeitos de comercializar armas e munições no sertão

17ª Vara Criminal da Capital expediu oito mandados de busca e apreensão

↑ Armas apreendidas (Foto: Ascom SSP/AL)

ASecretaria de Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta quarta-feira, 03, uma operação integrada entre as Polícias Militar e Civil com o objetivo de combater o comércio de armas e munições nos municípios de Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas.

A operação é resultado do fruto de investigação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), realizada de forma integrada com o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Com base em provas técnicas, apresentadas pela Deic, a 17ª Vara Criminal da Capital, expediu oito mandados de busca e apreensão nos municípios que foram cumpridos nas primeiras horas da manhã.

Durante o cumprimento dos mandados, três homens, de 20, 44 e 53 anos, foram presos e conduzidos para a Delegacia Regional de Palmeira dos Índios para os devidos procedimentos legais.

Ainda durante a operação, houve flagrantes de porte e posse ilegal de arma de fogo e de tráfico de drogas. Duas espingardas não raiadas, um revólver calibre 38, seis munições de calibre 38 e 14 bombinhas de maconha também foram apreendidas e levadas à delegacia.

Para o cumprimento dos mandados durante a operação, coordenada pelo Comando do CPAI – II e pelo Comando do 10º BPM, foram empregados policiais militares do 10° Batalhão e 4ª Companhia Independente.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.

16

Fonte: Ascom SSP/AL / Texto: Vinícius Teodósio

Rádio Correio do Sertão renasceu com o progresso de Santana e completa 1 ano operando em FM

Emissora funcionou por 41 anos em AM e completa seu primeiro ano operando em 100,9 FM
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

Há exatamente 1 ano, o povo sertanejo ouvia uma voz mais forte no Sertão alagoano. Era a Rádio Correio do Sertão renascendo com o progresso de Santana do Ipanema e passando a operar na frequência 100,9 FM levando a população o melhor do rádio. Uma programação recheada de jornalismo, esporte e entretenimento.

Hoje, dia  (2), no primeiro ano da Rádio Correio FM, o presente quem ganha é o ouvinte. Durante toda a programação serão sorteados vários prêmios em todos os programas.

Com 42 anos de história e de contribuição com o desenvolvimento social e econômico de toda a região sertaneja, a Rádio Correio do Sertão vive um novo tempo.

Colocar a Correio do Sertão para operar em FM foi um sonho do saudoso Isnaldo Bulhões, prefeito de Santana do Ipanema e proprietário da emissora. Por diversas vezes, foi até o Ministério das Comunicações em Brasília-DF, deixar a rádio apta a migrar de AM para FM. O saudoso contou com o apoio incondicional do seu filho, deputado federal Isnaldo Bulhões, do sobrinho, advogado Osman Filho e do amigo pessoal, Cleudson Nobre. Estes foram os principais responsáveis pelo deferimento da homologação para FM.

Em 2 de março de 2020, o primeiro dia do novo ciclo da Rádio foi marcado por depoimentos e a participação de ouvintes de diversos cantos desse rincão, dentre eles do proprietário, Isnaldo Bulhões. “Já sorri, já rezei, já chorei. Ouvi todos os detalhes da programação desde as 5h. Alegria em ver esta emissora migrando e iniciando a sua nova fase em frequência modulada. A Rádio Correio está renascendo com o progresso de Santana do Ipanema”, declarou o saudoso IB.

Para o aniversário da Rádio, a senadora da república Renilde Bulhões, gravou uma mensagem parabenizando a emissora. “Ver concretizar um grande sonho do nosso inesquecível Isnaldo Bulhões, colocando no ar a nova programação da Rádio, acredito ter sido um dos grandes dias mais felizes de sua vida. Parabenizo a rádio correio pelo seu primeiro aniversário operando em FM, ao tempo que, agradeço a todos que ajudaram na construção desse sonho. Ao deputado Isnaldo Bulhões, ao grande amigo Cleudson Nobre, diretor executivo e a Jairo Campos, diretor de programação. Agradeço a toda equipe da radio pela dedicação e amor ao trabalho. Parabéns Rádio Correio, parabéns Santana, parabéns queridos ouvintes, essa rádio é de vocês”, disse a senadora.

A emissora, pertencente à família Bulhões, entrou no ar, na fase experimental, em 1978, e foi inaugurada em 29 de janeiro de 1979 pelo ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, sendo um marco nos serviços de radiodifusão na era moderna. Pioneira no Sertão, essa empresa de comunicação muito contribuiu com a comunicação social da região.

Em 2 de março de 2020, a grade foi reformulada e marcou o começo de uma nova fase na pioneira do Sertão já em FM.

A direção geral é do Deputado Federal Isnaldo Bulhões Júnior. A direção executiva é do Cleudson Nobre. Enquanto a direção de programação é de Jairo Campos.

A correio conta com uma equipe de profissionais qualificados com um só objetivo, levar até você o melhor da informação através dos comunicadores:

RADIALISTAS - Jairo Campos, Rose Farias, Evânia Meires, Rânio Costa e Eraldo José

REPÓRTER – Anilson Mateus

MESA DE SOM – André Henrique

Na grade de programação, estão os programas Acorda Sertão, comandado pelo radialista santanense Rânio Costa, Bom Dia Cidade, programa de jornalismo ancorado por Jairo Campos, manhã de sucesso com Rose Farias, Resenha Esportiva, Toca tudo com Evânia Meires e Violas  do Ipanema com Zé de Almeida e Manoel Cruz.

O site Sertão na Hora presta homenagem, parabeniza e deseja feliz aniversário a primeira rádio de Santana do Ipanema.

 

Alagoas recebe mais 28 mil doses da vacina Coronavac e amplia imunização para idosos de 78 anos

  •  
  • 03/03/2021 08:41
  • Coluna Labafero
Foto: Assessoria
CoronaVac

O governador Renan Filho anunciou, na manhã desta quarta-feira (03), que Alagoas recebeu mais doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan para dar andamento ao Plano de Imunização. 

As doses chegaram durante a madrugada em um total de 28.800 vacinas. 

“Vamos iniciar a distribuição. Os idosos com 78 anos completos serão todos imunizados. Eles somam pouco mais de 10 mil em Alagoas. Seguiremos a imunização dos profissionais da saúde”, escreveu o governador. 

Ontem, o governador Renan Filho apelou à população, mais uma vez, para que colabore mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações e usando máscaras. Ele destacou que o Estado abriu, no último ano, 296 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), enquanto nos 30 anos de SUS (Sistema Único de Saúde) Alagoas havia conseguido viabilizar 186 leitos deste tipo.

Mozart não deve mexer na escalação do CSA

Azulão finaliza nesta terça-feira (2) os treinamentos para o confronto de quarta-feira (3) no Estádio Rei Pelé diante do CEO pelo Alagoano

↑ CSA empatou com o Treze no Rei Pelé e volta na quarta-feira ao estádio para encarar o CEO pelo Alagoano (Foto: Ascom CSA)

Abusca é pelo entrosamento. Ontem à tarde o grupo se reapresentou, e hoje faz trabalho em dois períodos no CT do Nelsão. O CSA vive um momento positivo na temporada e o técnico Mozart deve manter a formação diante do CEO, às 20h, no estádio Rei Pelé com Thiago Rodrigues; Norberto, Filemon, Lucão e Fabrício; Geovane, Silas e Nadson; Gabriel, Rodrigo Pimpão e Dellatorre.

A estreia do Azulão na temporada foi com empate de 0x0 com Murici (time Sub-20) e depois goleada por 4×1 no Jaciobá. No Nordestão o time ficou com a bola, mas criou muito pouco e amargou um empate por 1×1 com o Treze-PB.

“Eu acredito que o nosso desempenho pode melhorar. Como não fizemos nenhum jogo treino, por opção, já que escolhi treinar, eu fiquei satisfeito com o jogo contra o Jaciobá. A Copa do Nordeste é uma competição importante. Nosso objetivo foi começar bem o torneio. Tivemos um deslize e agora vamos recuperar esses pontos fora de casa”, justificou Mozart.

O grupo está ganhando mais força com a regularização dos reforços. Até quarta-feira o treinador espera ter mais nomes à disposição. Na segunda-feira (1) foram regularizados o atacante Iury Castilho e o lateral direito Cristovam. O jogo da Copa do Nordeste foi um bom parâmetro. Ele analisou a partida e disse como a equipe se comportou nos dois tempos do jogo.

“No primeiro tempo, nós tivemos o controle, mas não criamos situações até pela proposta de jogo deles. Nós tínhamos que atacar contra 10 jogadores o tempo todo, em algumas situações eles estavam um pouco mais desorganizados e nós chegamos com um pouquinho mais de clareza, mas não conseguimos concluir a gol. No segundo tempo, nós iniciamos melhor, onde criamos algumas situações, fizemos uma boa jogada com o Norberto, a jogada do gol foi muito bem trabalhada… Criamos situações naquele momento jogo, mas, infelizmente, não fizemos o segundo gol. E daí, 1 a 0, o jogo fica aberto. Eles se lançaram pra frente e num bate rebate, não conseguimos defender”.

No setor ofensivo destaque para Dellatorre. O camisa 9 recebeu a difícil missão de substituir Paulo Sérgio, que marcou 10 gols na Série B de 2020 e se transferiu para a Ponte Preta. Dellatorre vem formando o ataque do CSA ao lado de Rodrigo Pimpão e Gabriel, e já marcou dois gols em dois jogos.

22

Fonte: Tribuna Independente / Editoria de Esportes

 
 
 

CRB treina nesta terça (2) em Fortaleza de olho na estreia pela Copa do Nordeste

O time do técnico Roberto Fernandes encara o Fortaleza às 19h30, no Castelão

↑ Capitão Gum está motivado para estreia na Copa do Nordeste (Foto: Ascom CRB)

Na segunda-feira (1) à noite a delegação regatiana foi para Recife de ônibus, e de lá pegou um vôo direto para Fortaleza. Nesta terça-feira (2) o CRB treina na capital cearense e na quarta-feira (3) é dia de estreia na Copa do Nordeste. O time do técnico Roberto Fernandes encara o Fortaleza às 19h30, no Castelão. Com a vitória sobre o ASA no último final de semana, o CRB lidera o estadual, com seis pontos. Pensamento total agora no Nordestão.

Fernandes vai ficar no banco de reservas. Ele foi expulso contra o ASA e terá que cumprir suspensão no estadual. Diante do Fortaleza é outra competição.

Uma base que deve ir a campo conta com Edson Mardden, Reginaldo Lopes, Gum, Ewerton Páscoa e Guilherme Romão; Claudinei, Jiménez e Diego Torres; Hyuri, Luidy e Lucão.

“A intensidade de jogo nossa (contra o ASA) foi ruim, a transição nossa ofensiva e defensiva foi ruim. Nós não fizemos um jogo bom. Manter uma base por si só não é garantia de resultado porque senão a Série A acabava empatada. Não é uma exclusividade do CRB, que manteve uma base. Vários elencos, várias equipes, mantêm uma base de um ano pra o outro, até porque a maioria das equipes, principalmente quem tá na Série A, não faz mais contrato de seis meses, um ano, com os atletas, faz contrato de pelo menos dois anos. Isso não significa que porque manteve uma base vai ser campeão. Nós precisamos manter uma base, mas precisamos ter evolução”, detalhou Fernandes após o clássico.

“O elenco tá muito forte, manteve uma base boa do ano passado, isso nos dá uma vantagem. Quem tá chegando vai chegar pra agregar, conheço todos os jogadores que estão vindo, todos muito bons de grupo, e tenho certeza que a gente vai montar um elenco bem bacana pra conseguir chegar o mais longe possível em todas as competições”, disse o volante Carlos Jatobá.

 
21

Fonte: Tribuna Independente / Editoria de Esportes

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter