Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Alagoas na Copa do Brasil terá Goianésia x CRB, Guarany-CE x CSA e Murici x Juventude

Galo e Azulão jogam fora de casa por um empate na primeira fase, enquanto o Murici precisa vencer para avançar

↑ Taça da Copa do Brasil (Foto: Divulgação)

AConfederação Brasileira de Futebol sorteou nesta terça-feira (2) os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2021. A etapa inicial tem 80 equipes divididas em oito potes. Os times alagoanos têm os seguintes confrontos. O CRB vai a Goiás enfrentar o Goianésia, o CSA vai ao Ceará encarar o Guarany de Sobral e o Murici recebe o Juventude-RS no interior alagoano. CRB e CSA jogam pelo empate em jogo único, enquanto o Murici precisa vencer para passar à segunda fase.

A CBF reservou os dias 10 e 17 de março para realizar as partidas da primeira fase, que serão disputadas em jogo único. O mando de campo pertence aos clubes com pior ranking da CBF, separados nos potes E, F, G e H. Os visitantes, por sua vez, têm a vantagem do empate.

A competição terá transmissão da Globo, SporTV e Premiere.

Confira todos os duelos sorteados:

Chave 1:

Treze-PB x America-MG
Porto Velho-RO x Ferroviário-CE
Sergipe-SE x Cuiabá-MT
4 de Julho-PI x Confiança-SE

Chave 2:

Moto Club-MA x Botafogo-RJ
Rio Branco-ES x ABC-RN
Guarany de Sobral-CE x CSA
Esportivo-RS x Remo-PA

Chave 3:

Campinense-PB x Bahia-BA
Jaraguá-GO x Manaus-AM
Gama-DF x Ponte Preta-SP
Marília-SP x Criciúma-SC

Chave 4:

Boavista-RJ x Goiás-GO
Picos-PI x Atlético-AC
Palmas-TO x Avaí-SC
Cascavel-PA x Figueirense-SC

Chave 5:

Juazeirense-BA x Sport-PE
Castanhal-PA x Volta Redonda-RJ
Murici-AL x Juventude-RS
Atlético-BA x Vila Nova-GO

Chave 6:

Galvez-AC x Atlético-GO
Santa Cruz-RS x Joinville-SC
Águia Negra-MS x Vitória-BA
Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa-MA

Chave 7:

Salgueiro-PE x Corinthians-SP
Retrô-PE x Brusque-SC
Goianésia-GO x CRB-AL
Madureira-RJ x Paysandu-PA

Chave 8:

Caldense-MG x Vasco-RJ
Nova Mutum-MT x Tombense-MG
Cianorte-PR x Paraná-PR
Ypiranga-AP x Santa Cruz-PE

Chave 9:

Caxias-RS x Fortaleza-CE
Peñarol-AM x Ypiranga-RS
Mirassol-SP x Bragantino-SP
Uberlândia-MG x Luverdense-MT

Chave 10:

São Raimundo-RR x Cruzeiro-MG
Real Brasília-DF x América-RN
União Rondonópolis-MT x Coritiba-PR
Juventude-MA x Operário-PR

Doze clubes entram depois

A competição passa por uma mudança de formato neste ano. Os clubes que antes entravam direto nas oitavas de final da disputa, agora começam na terceira fase. É o caso dos oito classificados para a Libertadores, do nono colocado do Brasileirão, além dos campeões da Série B, da Copa do Nordeste e Copa Verde.

As equipes são Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos (Libertadores), Chapecoense (Série B), Ceará (Copa do Nordeste), Brasiliense (Copa Verde) e Athletico (9º no Brasileirão).

32

Fonte: Tribuna Hoje com Globo Esporte

Confira os concursos públicos já autorizados pelo Governo de Alagoas

  • Redação*
  • 02/03/2021 13:24
  • Maceió
Foto: Reprodução / Internet
Concurso

Oito concursos públicos serão realizados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) ainda esse ano. A previsão é de que os editais sejam publicados no primeiro semestre de 2021, entre abril e junho. Já as provas devem ocorrer no final do segundo semestre do mesmo ano.

De acordo com a Secretaria do Planejamento, os certames, juntos, irão oferecer mais de 6 mil vagas para o preenchimento de cargos efetivos no funcionalismo público de Alagoas. Atualmente, estão em fase adiantada, com a Comissão Organizadora instituída, os concursos das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Educação e da Seris (Polícia Penal). Além desses, outros 3 também tiveram seus trâmites iniciados, são eles: Procuradoria Geral do Estado, Perícia Oficial e Saúde. Para ainda esse ano, também está previsto o certame com 35 vagas na Secretaria da Fazenda.

“É um orgulho poder organizar esse ciclo de concursos e entregar à população um quadro novo de servidores, que chegam com todo o gás para seguir com os projetos que temos desenvolvido no nosso estado. Por meio do Núcleo de Concursos da Seplag, vamos proporcionar certames transparentes e de sucesso, como fizemos nos anos anteriores. A gente quer selecionar os melhores profissionais e é por isso que estamos trabalhando diuturnamente para que os editais sejam publicados tão breve”, afirma o secretário do Planejamento, Fabrício Marques Santos.

Ainda de acordo com o secretário, com os editais autorizados e as Comissões Organizadoras formadas, inicia-se a escolha da banca, algo que gera muita expectativa para todos aqueles que estão pleiteando uma vaga no serviço público. Segundo o secretário, ainda não há uma definição sobre a empresa que irá aplicar o certame, mas as negociações estão em andamento.

“É importante explicar para todos que para lançar um concurso, existem diversas etapas e normas a serem seguidas, sobretudo para a escolha da banca. Por isso, ainda não batemos o martelo. É preciso ter cautela nessa fase para que mais a frente não tenhamos contratempos. Nesse sentido, estamos dialogando e seguindo os passos adequados para definir a empresa e, posteriormente, publicarmos os editais”, explica.

Em relação ao número de vagas previstas nos certames autorizados, o concurso para a Educação irá ofertar 3000 para professor e o da Polícia Civil soma um total de 368 vagas para agente e 132 para escrivão. Já para ingresso na corporação da Polícia Militar, serão 1000 vagas para soldado e 60 para oficiais. O certame da Polícia Penal prevê 300 vagas e o do Corpo de Bombeiros contará com 150 para soldados e 20 para oficiais. Para a PGE, serão 15 vagas, já a Saúde oferecerá 1200 vagas para diversas especialidades.

*com Ascom Seplag

Moradores de Pão de Açúcar relatam terem sido vítimas de golpe do WhatsApp clonado

  • Redação com Pão de Açúcar Notícias
  • 01/03/2021 16:53
  • Polícia
 
Divulgação

Pelo ou menos cinco moradores do município de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, relataram, nesta última semana, nas redes sociais, que tiveram o aplicativo WhatsApp clonado por criminosos e, que, após isso, pessoas que eles tinham como contato no app foram vítimas de golpes, com os golpistas pedindo dinheiro se passando pelas titulares dos números telefônicos.

Em depoimento à policia, uma das vítimas contou que um amigo recebeu um falso pedido de ajuda, enviado do aplicativo dele, e depositou R$ 989 em uma conta bancária informado pelos criminosos.

Em três, dos cinco casos, os estelionatários teriam agido da mesma forma: enviaram os códigos de segurança do WhatsApp aos celulares das vítimas por mensagem de texto, depois ligaram se passando por outras pessoas e obtiveram os números, que permitem o acesso irrestrito aos aplicativos.

Após clonar o telefone da vítima que passou os seis dígitos do código do SMS, o golpista começa a buscar, na agenda da vítima que passou os seis dígitos do código do SMS, o golpista começa a buscar, na agenda da vítima, seus amigos e familiares e envia a seguinte mensagem como se fosse a vítima: "Oi, td bem? Tô precisando de uma ajuda sua. Fui fazer uma transferência, mas como já paguei uns boletos de manhã, fiquei sem limite. Você consegue pagar da sua conta pra mim e amanhã eu já te devolvo sem falta?".

Os amigos e conhecidos da vítima, achando que estão falando com ela, passam o dinheiro para ajudá-la, mas, na verdade, transferem o valor, que geralmente é alto, para a conta de um "laranja". Com essa, eles nunca mais vão recuperar o valor transferido e perdem um dinheiro que pode ser importante, se tornando uma segunda vítima do crime do WhatsApp clonado.

Dois veículos são apreendidos e duas pessoas detidas pela PRF/AL pelo crime de receptação em Santana do Ipanema

  • Fábio Guedes via PRF/AL
  • 02/03/2021 10:12
  • Polícia
 
Foto: PRF
Receptação de veículos

Policiais da PRF aprenderam dois veículos e duas pessoas foram detidas na noite desta segunda-feira (01), por volta das 20 horas, no bairro Camoxinga, em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas.

Segundo informações da polícia, uma guarnição da PRF fazia patrulhamento na cidade de Santana do Ipanema, quando fizeram a abordagem nos veículos, um Corolla de cor branca e placa FFL-6166/ SP e um Onix de cor branca e placa PDM-4574/PE.

Os dois veículos constam alterações, um no chassi e outro com documentação falsa. Os dois foram detidos por receptação de veículo e trazidos para a delegacia de Regional de Polícia (1ª DRP) de Delmiro Gouveia para os procedimentos cabíveis.

População maceioense resiste ao uso da máscara

Alegações vão desde o esquecimento até o mal estar, mas todos afirmam defender uso do equipamento contra o novo coronavírus

↑ Mesmo com casos de Covid-19 em alta, muitas pessoas ainda resistem ao distanciamento e uso da máscara (Foto: Edilson Omena)

Ao circular pelas ruas de Maceió, é comum se deparar com pessoas sem máscara em vários locais públicos com grande circulação de pessoas. Ou até mesmo com máscara, mas posicionada de forma inadequada no queixo, na orelha, na mão, ou com o nariz de fora. As aglomerações também não estão tão raras.

Apesar de ser uma cena comum, não é fácil encontrar alguém declaradamente contrário. Uma mulher que não quis ser identificada explicou que usa sim a máscara, mas às vezes tira para fumar. No momento que foi abordada ela não estava com nenhum cigarro. Outro senhor, que também preferiu não ter imagens registradas, concordou que o correto é usar, mas se disse teimoso justificando a imprudência.

Vadeir dos Santos estava no Centro de Maceió sem a máscara. Segundo ele, o uso é necessário, mas ele não faz. “Eu tenho problema. Se usar, sufoca. Uma vez eu já desmaiei por causa disso”. Ao ser perguntado se não tem medo de ser contaminado ele responde tranquilo que “graças a Deus, não”.

De acordo com a presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, Vânia Pires, não é uma boa justificativa. “Não vejo praticamente nenhuma situação que possa contraindicar o uso de máscara, a não ser que uma pessoa esteja com dificuldade respiratória, e essa pessoa não deveria estar circulando nos ambientes”.

Ainda no Centro de Maceió, nossa reportagem encontrou Manoel Galvão com sua família. Todos sem máscara. Manoel garantiu que ele e sua família são totalmente a favor. “Essencial, necessário. Essa enfermidade não está de brincadeira. Estou sem máscara porque estou indo fazer alongamento, vou correr, não vou correr de máscara. Mas eu não saio da minha casa sem máscara. Foi uma falha, mas aconselho que todos ao levantar da cama use o álcool em gel e a máscara”.

De acordo com a psicóloga Anne Rodrigues Teles, existem várias necessidades individuais que influenciam no comportamento coletivo. “E o não uso da máscara mostra várias características do indivíduo diante de uma situação que afeta o coletivo”.

Fatores como a baixa aplicabilidade da lei e a postura do presidente da República, que promove aglomerações e condena as medidas dos gestores estaduais e municipais, podem ter forte influência sobre isso.

“Como a lei não tem aplicabilidade para que a população se posicione pelo coletivo, ações acabam sendo individuais. Pessoas querem ter autonomia diante das coisas, inclusive de reforçar que tem poder. ‘Se posso transgredir a lei, vou transgredir. Se posso dizer que o que eu penso é verdade, neste exato momento eu faço isso. E eu faço como? Não usando a máscara’”.

Ela explica que há necessidade de transgredir, e a postura de Bolsonaro reforça o pensamento. “Com o líder máximo da nação fazendo isso, se ele que tá no topo faz isso, porque eu não posso fazer. O que eu penso é correto, e eu vou fazer o que eu quero porque tenho poder para mandar nesta situação. Tudo é uma questão voltada para o eu”.

Brasileiro não aprendeu o dever de casa, comportamento até piorou”

Apesar de não apresentar os piores número do país, Alagoas já acende o sinal de alerta. “Pode dizer que o estado de Alagoas ainda não chegou ao pico da segunda onda. Isso pode acontecer nas próximas semanas, tendo em vista que outros estados já se encontram nesta situação. Hoje a taxa de ocupação de leitos de UTI, principalmente nos hospitais privados, chegam a situações gritantes. Uma vez que temos hoje pessoas sem os cuidados orientados e a variante circulando entre nós, é possível que chegue a esse patamar”, informou a infectologista Vânia Pires.

A profissional da saúde lamenta o descuido da população, mesmo com 1 ano de pandemia. “Infelizmente a população não aprendeu o dever de casa, o comportamento até piorou, porque no começo as pessoas tinham mais medo, agora elas acham que a doença não é tão grave”.

Ela critica em especial o comportamento irresponsável dos mais jovens. “Eu vejo uma piora no comportamento, principalmente entre os jovens, que inadvertidamente acham que é doença de idoso. Eles esquecem que nós estamos diante de uma pandemia que não está controlada e está, inclusive, com variantes com maior poder de transmissibilidade atingindo mais os jovens e levando à UTI. Se observarem os dados, vão ver pessoas com 40 anos morrendo de Covid, sem comorbidade”.

Em manifesto assinado por 45 entidades médicas e divulgado no último domingo, profissionais da saúde apelam para o uso imprescindível da máscara. “Máscaras são instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios e são preconizadas na atual pandemia para uso, não apenas por profissionais da saúde no cuidado de indivíduos com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, mas por todos. O uso correto da máscara é a ação pessoal com efeito coletivo fundamental para diminuir a circulação do vírus da Covid-19 que assola o país neste momento”.

No mesmo documento, o alerta traz dados nacionais atualizados. “No dia 25 de fevereiro de 2021 atingimos a marca de mais de 250 mil mortes por Covid-19 no Brasil, sendo 1.582 mortes em um único dia, uma morte por minuto. Os hospitais da rede pública e privada de muitos municípios do Brasil encontram-se com a ocupação quase máxima, podendo levar ao risco a vida daqueles que necessitem de assistência médica hospitalar por qualquer doença. A vacinação ainda caminha em passos lentos e de forma descontínua retardando seus efeitos benéficos.

Em Alagoas, os Ministérios Públicos do Estado de Alagoas (MP/AL) e Federal (MPF) expediram, de forma conjunta, ofícios aos chefes dos Poderes Executivos de Alagoas e de Maceió, no último sábado (27), manifestando preocupação com o crescimento do contágio e mortes pelo novo coronavírus, assim como com o aumento da taxa de ocupação hospitalar identificada na última semana. Com base nesses dados mais recentes, as duas instituições cobraram do Estado e da Prefeitura de Maceió, que terão 72 horas para responder, medidas que intensifiquem o combate ao avanço da pandemia, além de questionarem se haverá recrudescimento do nível de flexibilização do Plano Estadual de Distanciamento Social.

11

Fonte: Tribuna Independente / Emanuelle Vanderlei – Colaboradora

Projeto que autoriza rateio do Fundeb chega à Câmara de Santana do IpanemaApesar do envio da proposta, a Prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre o repasse dos valores aos servidores.

Parte da Mesa Diretora da Câmara de Santana (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

A Câmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema recebeu, na última sexta-feira (26), um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a ratear com os servidores da Educação as sobras de recursos do Fundeb, oriundos do ano anterior.

O envio da norma à Casa Legislativa é um dos trâmites legais para que a Prefeitura possa efetuar o pagamento aos profissionais. Em conversa por telefone, a 2ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Josefa Eliana (MDB), a Fofa, informou que o PL já está nas comissões.

 

“Assim que o projeto chegou já botamos na pauta e após apresentação no plenário encaminhamos às comissões. Pedi ao presidente que ele tenha uma tramitação urgente e que se possível até marquemos uma sessão extraordinária para sua aprovação no meio da semana”, relatou a parlamentar.

Se o projeto foi aprovado ele volta ao Poder Executivo, ficando autorizado a fazer o repasse aos servidores.

Representante da ABRASEL reconhece esforço da prefeita Christiane Bulhões no enfrentamento a Covid-19
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), reuniu na tarde deste sábado (27), no auditório da Prefeitura, a classe comerciante e vereadores num esforço para discutir o cenário da pandemia no município. O aumento do número de casos da Covid-19 em Santana tem redobrado a atenção da Prefeitura quanto às medidas de prevenção à contaminação no município.

Durante a reunião, a prefeita reiterou a importância da integração entre Prefeitura e Comércio no combate a Covid-19, pediu que fossem redobrados os esforços voltados para a redução da transmissão. Christiane Bulhões lembrou que desde o início da pandemia, a Prefeitura adotou uma série de ações para diminuir o impacto da doença.

Para o representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Diego Gentilli, as ações executadas pela Prefeitura foram positivas, bem como o apoio ao comércio neste momento difícil. Gentilli disse que a categoria fica feliz com o alinhamento entre o comércio e a Prefeitura no enfrentamento ao vírus. “Sentimos que a prefeita está imbuída do mesmo objetivo do comércio, seja na conscientização a fiscalização, a gestão está comprometida”.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, Moacir Júnior, os vereadores Deva do Óleo, Tanilla Almeida e Roberto Oliveira, os secretários de Saúde, Ricardo Rosa, de Meio Ambiente, Jorge Santana, chefe de Gabinete, Cleudson Nobre, o presidente da Associação Comercial, Josinaldo Soares, além de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e comerciantes.

 

Prefeita Christiane Bulhões reúne comerciantes num esforço para discutir o cenário de pandemia em Santana do Ipanema
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

O aumento do número de casos da Covid-19 em Santana do Ipanema redobra a atenção da Prefeitura quanto às medidas de prevenção à contaminação no município. Na tarde deste sábado (27), a prefeita Christiane Bulhões (MDB), reuniu a classe comerciante e vereadores num esforço para discutir o cenário da pandemia no município.

A prefeita reiterou a importância da integração entre Prefeitura e Comércio no combate a Covid-19, pediu que fossem redobrados os esforços voltados para a redução da transmissão.

Christiane Bulhões lembrou que desde o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura adotou uma série de ações para diminuir o impacto da doença, dentre elas: implantando a Central de Triagem; Centro de Atendimento a Covid-19 que conta com 20 leitos de Internamentos Clínicos, 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (Uti); distribuição de Equipamentos de Proteção Individuais para profissionais da saúde que atuam na linha de frente, bem como máscara aos servidores e comerciantes; orientações a população, aos feirantes e aos comerciantes sobre as medidas preventivas; desinfecção de ruas e estabelecimentos públicos; atuação da vigilância epidemiológica.

“Nosso compromisso é com a saúde dos santanenses. O momento é de alerta, mas precisamos de serenidade e da colaboração de todos para impedir o avanço da doença”, disse a prefeita que pediu a colaboração da população no distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel enquanto a vacina não chega para todos.

O secretário de Saúde, também comentou sobre as ações que a Secretaria Municipal de Saúde vem executando no enfrentamento à Covid-19 e explicou uma questão abordada pelos presentes: ocupação dos leitos de Covid-19. “O Governo do Estado é quem regulamenta os leitos do Centro de Atendimento do Hospital de Santana. Se o cidadão contrair o vírus e precisar ser internado, o Estado vai direciona-lo a um dos leitos de sua rede, que até este sábado estava com ocupação geral de 58%”.

Ricardo Rosa reforçou a importância da colaboração dos empresários para que cada estabelecimento siga a risca as normas sanitárias e ressaltou que serão intensificadas as ações de enfrentamento para que surta um maior efeito na pandemia. “Vamos intensificar as ações, sobretudo com a vigilância sanitária. Colocaremos agentes de Covid-19 nos postos de saúde e adotaremos medidas mais brandas para evitar a disseminação do vírus”. Ainda segundo Ricardo, serão realizadas blitz pela cidade para orientar o cidadão.

O presidente da Associação Comercial, falou sobre a importância de manter as ações preventivas no comércio, principalmente quanto ao uso de máscaras nos estabelecimentos, e que haja um empenho por parte de todos os empresários e colaboradores. Josinaldo Soares reforçou ainda importância das novas ações sugeridas pela prefeita que serão adotadas para intensificar o combate contra a Covid-19.

Os comerciantes presentes na reunião abordaram algumas das medidas que estão seguindo para evitar a disseminação da Covid-19.

Tiago Barros, proprietário do restaurante Oishi Sushi, destacou que seu estabelecimento conta com um tapete de sanitização, aferição da temperatura, dispõe de álcool em gel 70% e exige o uso da máscara até que o cliente se sente nas cadeiras.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, Moacir Júnior, os vereadores Deva do Óleo, Tanilla Almeida e Roberto Oliveira, os secretários de Saúde, Ricardo Rosa, de Meio Ambiente, Jorge Santana, chefe de Gabinete, Cleudson Nobre, o presidente da Associação Comercial, Josinaldo Soares, além de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e comerciantes.

 

Rede estadual vai compensar aprendizagens não alcançadas em 2020 no ano letivo 2021

Escolas farão avaliação diagnóstica com os estudantes

↑ Foto: Valdir Rocha

As escolas da rede estadual vão compensar as aprendizagens não alcançadas em 2020 no ano letivo 2021. A medida está firmada na portaria do Continuum Curricular, de 17 de dezembro de 2020, a qual reorganiza o calendário escolar da rede estadual, reunindo os anos letivos 2020/2021 em um ciclo emergencial, assim como na portaria 3019/2021, de 26 de fevereiro, que regulamenta o ano letivo 2021 na rede estadual de ensino. O objetivo é assegurar que nenhum estudante seja prejudicado pelas limitações impostas pela pandemia do COVID-19.

A portaria do Continuum Curricular leva em consideração 26 documentos normatizadores e orientadores incluindo a Medida Provisória 934/2020 – que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica e Ensino Superior decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia – e os Pareceres 05, 09 e 11 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

“As redes de ensino de todo o Brasil estão se organizando para criar projetos e programas complementares e paralelos para 2021, que será um ano desafiador, pois teremos que dar conta das atividades de 2021 e do que não pôde ser desenvolvido em 2020. Ainda estamos em fase de discussão, mas uma coisa é certa: ninguém será prejudicado em razão das dificuldades impostas pela COVID-19. É preciso olhar as deficiências existentes e recuperá-las no próximo ano”, destaca o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ricardo Lisboa.

Organização 

Segundo o artigo 6º da portaria do Continuum Curricular e o artigo 33 da portaria que regulamento o ano letivo 2021, as escolas da rede estadual atenderão os estudantes com “estratégias de recuperação das habilidades estruturantes, concomitante à continuidade da aprendizagem”. A medida não contempla apenas os estudantes concluintes do ensino médio em 2020. No caso deste grupo, a Seduc fará uma consulta para ver se estes têm interesse em participar de “atividades pedagógicas suplementares ao ano letivo 2021, tais como atividades de apoio para o Enem 2021 ou de empreendedorismo social”.

Para identificar quais as aprendizagens não alcançadas pelos estudantes, a portaria do ano letivo 2021 estabelece, no artigo 35, a aplicação de uma avaliação diagnóstica que “deverá contemplar as especificidades de cada componente curricular para identificar as habilidades efetivamente consolidadas, no ano letivo de 2020, bem como aquelas que devem ser retomadas e/ou aprofundadas, no ano letivo de 2021”. Esse procedimento vai ser fundamental para o planejamento pedagógico de cada escola.

Início das aulas

O ano letivo 2021 da rede estadual de ensino vai começar em 10 de março em formato remoto, podendo avançar, gradativamente, para o modelo híbrido e presencial caso o cenário da COVID-19 em Alagoas assim permita. O calendário contará com 200 dias letivos e, nos dias 05, 08 e 09 de março será realizada jornada pedagógica, onde os professores farão seu planejamento interno.

A mesma portaria estabelece que o recesso escolar deve ocorrer no período de 21 de junho a 05 de julho de 2021.

12

Fonte: Seduc

Escritor Clerisvaldo B. Chagas lança seu novo livro em Santana do Ipanema

LITERATURA

Por Redação  0

Capa do livro "CANOEIROS DO IPANEMA"

Por causa da pandemia do novo coronavírus não haverá solenidade presencial de lançamento

Oprofessor, escritor, romancista, historiador Clerisvaldo B. Chagas publicou em seu perfil no Facebook que estará lançando oficialmente seu novo livro “CANOEIROS DO IPANEMA” nesta segunda-feira (1º).

Por causa da pandemia do novo coronavírus e a fase atual, que requer cuidados especiais e isolamento social, o autor não fará a tradicional solenidade de forma presencial. O lançamento será simbólico e anunciado pela Rádio Milênio.

No post na rede social o autor coloca pontos de venda do documentário a saber: Espaço Cultural/Livraria, à Rua Benedito Melo (Rua Nova), tendo como ponto de referência a vizinhança com a chamada Clínica de Dr. Gerson e mais no Nobre Hipermercado, no Center Pão e No salão Gil Cabeleireira.

“CANOEIROS DO IPANEMA”, tem o prefácio do escritor contista Fábio Campos e foi impresso na GrafMarques, em Maceió. Possui 20 páginas/documentário que conta tudo sobre a atividade canoeira no rio Ipanema, quando não havia pontes e aconteciam as grandes cheias registradas pela história.

Confiram mais detalhes na publicação do autor no Facebook.
 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter