Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Dia do Enfermo: saiba como o home care valoriza o atendimento humanizado dos pacientes

Segmento de Atenção Domiciliar está em franca expansão no Brasil, atendendo cada vez mais pacientes no conforto de suas casas

 

↑ (Foto: Internet)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

Estado deve custear tratamento home care para paciente que sofreu AVC

 

Em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Enfermo. A data foi originada em 1992 por iniciativa do Papa João Paulo II e tem como missão alertar profissionais da saúde e familiares sobre a importância de cuidar dos doentes de forma humanizada e responsável, conferindo a eles as melhores condições de tratamento. Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, o atendimento domiciliar passou a ser um importante aliado nesta jornada de recuperação das enfermidades e acolhimento dos pacientes.

No Brasil e no mundo, uma parcela dos enfermos é tratada em casa e essa é uma tendência que vem crescendo. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor expandiu 22,8% de 2018 a 2019, com um salto de 676 para 830 estabelecimentos. A pesquisa também aponta que em julho de 2012, o País contava com apenas 18 estabelecimentos, o que demonstra um crescimento exponencial na última década.

A Atenção Domiciliar, ou home care, termo pelo qual é mais conhecida, leva aos pacientes uma vasta gama de atendimentos para diversas enfermidades no conforto dos seus lares. “O grande propósito de cuidar de alguém em casa é proporcionar ao enfermo e aos familiares um cuidado especial, que extrapola o atendimento de saúde, por estar num ambiente de maior familiaridade, com o paciente no centro do cuidado”, explica a Dra. Rosana Pais, diretora-médica da Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo e pioneira no segmento de home care no Brasil.

Dentre os serviços prestados pela Atenção Domiciliar, podem ser destacados desde atendimentos mais simples, como a realização de troca de curativos e administração de medicamentos, até internações domiciliares, cuidados paliativos e tratamentos oncológicos e dialíticos.

Nos casos mais complexos, a rotina de cuidados cria uma parceria e um forte laço entre equipe médica e familiares. “As visitas periódicas dos profissionais da saúde criam naquele espaço, a residência do enfermo, um local de conforto. A relação positiva entre a família e os médicos propicia uma melhor experiência para o paciente, com uma assistência presente e humanizada”, conta a diretora-médica.

De acordo com ela, o segredo do sucesso no atendimento em regime de atenção domiciliar é ir além do aspecto técnico. “A empatia para com o paciente e a família é fundamental. Com essa visão, nossos profissionais combinam a excelência no atendimento aos pacientes à dedicação ao cuidar de vidas. São parceiros dos familiares, que trabalham proporcionando saúde e qualidade de vida na casa das pessoas”.

“O Dia Mundial do Enfermo é muito importante para o setor por apontar os valores que a atenção domiciliar e a Pronep empregam no seu cotidiano. Independentemente da complexidade do tratamento, oferecer ao paciente um tratamento próximo e empático”, finaliza a especialista.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

 

11
 
 
 

Após “cancelamento" do Carnaval, lojas do Centro de Maceió abrem em horário normal

  • Redação*
  • 08/02/2021 16:39
  • Economia
Cortesia Ascom Fecomércio
Centro de Maceió

A maioria das lojas do Centro de Maceió estarão funcionando normalmente no período de Carnaval. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, dia 08, pela Aliança Comercial de Maceió.

 No entanto, a assessoria de Comunicação pontuou que já foi solicitado aos órgãos competentes segurança e a questão de transporte para quem se dirigir ao local.

Diante desse contexto, na tentativa de alcançar um viés de resposta objetiva à preocupação quanto ao impacto do que está sendo chamado de “cancelamento” do Carnaval, com a abertura das lojas nos dias 15 e 16 de fevereiro, o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estada de Alagoas (Fecomércio AL), Victor Hortencio, se baseia nos números de faturamento diário do setor terciário no Estado, derivado, por sua vez, do Valor Adicionado Bruto (VAB) anual, disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em se tratando de números, em um cenário de mais de 143 mil empresas ligadas ao setor de Comércio e Serviços, entre elas, de acordo com a Receita Federal do Brasil, 81 mil estabelecimentos identificados como microempreendor individual (MEI), 48 mil microempresas (ME), sete mil empresas de pequeno porte (EPP) e mais seis mil estabelecimentos de outros portes, estima-se que a soma do faturamento anual das empresas alagoanas se aproxime dos R$ 21,828 bilhões, registrando, em média, uma receita diária de R$ 59 milhões.

A partir desse cálculo, de acordo com o assessor econômico da Fecomércio, dois dias de abertura das lojas gerariam uma receita de R$ 118 milhões. Entretanto, é preciso considerar que, ainda segundo Hortencio, esses números fazem referência à média de faturamento de dias com plena atividade do Comércio em Alagoas.

“É importante lembrar a complexidade dessa situação, considerando, também, a interferência de questões não tão objetivas – de cunho comportamental – nesse contexto. Como por exemplo, a aceitação e a disponibilidade dos consumidores em aderirem esse novo calendário durante um período que é tradicionalmente de viagens e descanso”, pontuou o assessor econômico, ao observar que um baixo fluxo de clientes nos dias de abertura pode gerar um faturamento muito distinto da média obtida.

Isto porque este será o primeiro ano em que há possibilidade de abertura ampla do comércio no período carnavalesco e, embora não haja como prever o comportamento do consumidor, a expectativa do empresariado é otimista. “Acreditamos que estes dias a mais de venda tragam uma repercussão positiva na economia das empresas e, para o consumidor, a comodidade de realizar suas compras sem precisar esperar pelo fim do carnaval”, destacou Gilton Lima, presidente da Fecomércio.

*Com assessoria

Segunda, 08 Fevereiro 2021 22:31

Amor ou dependência?

 

Amor ou dependência?

  •  
  • 09/11/2020 12:33
  • Encontre-se por Carol Fontan

 

Amor, superproteção ou dependência? 

Precisamos falar sobre isso

Relacionamentos abusivo, de dependência emocional entre mães e filhos tem aumentado de forma expressiva e considerável, entretanto, de forma sucinta, disfarçada de amor e superproteção. Estaríamos nós vivendo na era de uma “falsa consciência”? Onde exaltamos e lutamos contra alguns comportamentos e outros acontecem diariamente de forma explicita e são taxados de normais perante a sociedade doutrinada a “honrar pai e mãe” enquanto sacrificam a vida de seus filhos em prol de satisfazer os próprios desejos e necessidades não atendidas como a preencher o buraco emocional que lhe assolam no peito.

Existem incontáveis histórias acontecendo com essa sutileza travestida de amor e dedicação e que tiram de seus filhos o direito de liberdade de viver as próprias vidas. Sufocando-os com seu narcisismo e palavras carinhosas de bem querer, obrigando-os a retribuir o tempo e dedicação gasto como uma moeda de troca, se tornando um peso para seus filhos que entram em um conflito emocional e de valores morais. É de uma crueldade sem tamanho, mesmo sabendo que não é propositado e que vem de uma herança abusiva, se não levantarmos uma bandeira de alerta para as consequências que perduram por gerações, não teremos uma ruptura desse padrão "normalizado” através de uma falsa consciência pregada como superproteção.

Após algumas pesquisas realizadas, livros lidos, vídeos assistidos, observações acerca de comportamentos sociais e a minha própria experiência pessoal, pude constatar que esse tipo de mãe são mulheres que tiveram dificuldade em amadurecer emocionalmente para poder ir além e se tornarem disponíveis para seus filhos, engravidaram sem desejo ou levaram a gravidez como tábua de salvação para sua vida. São infantilizadas que invertem os papeis de quem cuida e quem é cuidado no decorrer de toda uma vida de forma abusiva, para que seus filhos cumpram o papel de alivio em suas tensões. 

Projetam em seus filhos suas insatisfações e dificuldades infantis, os privando do direito de serem as crianças. Absorvem seus filhos para servi-las, se colocam como prioridade máxima, exigem de seus filhos a responsabilidade por seu estado emocional e muitas vezes o financeiro.

Esses filhos quando adultos entram em negação sob o comportamento da mãe, e justificam de variadas formas para não entrar em contato com essa verdade inconsciente recalcada, dessa forma fantasiam a realidade e desenvolvem suas neuroses, histerias de forma moderada ou aguda a depender de cada caso. 

Precisam entrar em negação para conviver com essa mãe, afinal estão presos a elas até o final de suas vidas. Se tornam pessoas com necessidades de aprovação extrema, auto nível de exigência consigo mesmo, dificuldades de estabelecer vínculos, alto nível de insegurança, necessidade de reconhecimento exagerado, dificuldade de amar e receber amor, vazio profundo solidão e depressão.

Esse comportamento é mais comum em mulheres, mãe para com seu filho homem, o que me levou a um breve questionamento, não de ser um “complexo de Electra invertido”, mas de conter fatores semelhantes, desencadeantes desse tipo de comportamento? 

Temos uma imagem formada do que é ser mãe e o que foge disso é evitado falar é tido como tabu, nem toda mãe é boa e causam estragos permanentes em seus filhos. 

Filhos não substituem amores ou casamentos, filhos não tapam buracos emocionais, filhos não servem e nem têm a missão de cuidar dos pais na velhice, você o gerou e não é dona. Assim como uma árvore não come seus frutos, uma mãe não possui seu filho. Não cobre amor de volta, nesse caso não era amor, ao não ser o amor próprio. 

Amor ou dependência?

  •  
  • 09/11/2020 12:33
  • Encontre-se por Carol Fontan

 

Amor, superproteção ou dependência? 

Precisamos falar sobre isso

Relacionamentos abusivo, de dependência emocional entre mães e filhos tem aumentado de forma expressiva e considerável, entretanto, de forma sucinta, disfarçada de amor e superproteção. Estaríamos nós vivendo na era de uma “falsa consciência”? Onde exaltamos e lutamos contra alguns comportamentos e outros acontecem diariamente de forma explicita e são taxados de normais perante a sociedade doutrinada a “honrar pai e mãe” enquanto sacrificam a vida de seus filhos em prol de satisfazer os próprios desejos e necessidades não atendidas como a preencher o buraco emocional que lhe assolam no peito.

Existem incontáveis histórias acontecendo com essa sutileza travestida de amor e dedicação e que tiram de seus filhos o direito de liberdade de viver as próprias vidas. Sufocando-os com seu narcisismo e palavras carinhosas de bem querer, obrigando-os a retribuir o tempo e dedicação gasto como uma moeda de troca, se tornando um peso para seus filhos que entram em um conflito emocional e de valores morais. É de uma crueldade sem tamanho, mesmo sabendo que não é propositado e que vem de uma herança abusiva, se não levantarmos uma bandeira de alerta para as consequências que perduram por gerações, não teremos uma ruptura desse padrão "normalizado” através de uma falsa consciência pregada como superproteção.

Após algumas pesquisas realizadas, livros lidos, vídeos assistidos, observações acerca de comportamentos sociais e a minha própria experiência pessoal, pude constatar que esse tipo de mãe são mulheres que tiveram dificuldade em amadurecer emocionalmente para poder ir além e se tornarem disponíveis para seus filhos, engravidaram sem desejo ou levaram a gravidez como tábua de salvação para sua vida. São infantilizadas que invertem os papeis de quem cuida e quem é cuidado no decorrer de toda uma vida de forma abusiva, para que seus filhos cumpram o papel de alivio em suas tensões. 

Projetam em seus filhos suas insatisfações e dificuldades infantis, os privando do direito de serem as crianças. Absorvem seus filhos para servi-las, se colocam como prioridade máxima, exigem de seus filhos a responsabilidade por seu estado emocional e muitas vezes o financeiro.

Esses filhos quando adultos entram em negação sob o comportamento da mãe, e justificam de variadas formas para não entrar em contato com essa verdade inconsciente recalcada, dessa forma fantasiam a realidade e desenvolvem suas neuroses, histerias de forma moderada ou aguda a depender de cada caso. 

Precisam entrar em negação para conviver com essa mãe, afinal estão presos a elas até o final de suas vidas. Se tornam pessoas com necessidades de aprovação extrema, auto nível de exigência consigo mesmo, dificuldades de estabelecer vínculos, alto nível de insegurança, necessidade de reconhecimento exagerado, dificuldade de amar e receber amor, vazio profundo solidão e depressão.

Esse comportamento é mais comum em mulheres, mãe para com seu filho homem, o que me levou a um breve questionamento, não de ser um “complexo de Electra invertido”, mas de conter fatores semelhantes, desencadeantes desse tipo de comportamento? 

Temos uma imagem formada do que é ser mãe e o que foge disso é evitado falar é tido como tabu, nem toda mãe é boa e causam estragos permanentes em seus filhos. 

Filhos não substituem amores ou casamentos, filhos não tapam buracos emocionais, filhos não servem e nem têm a missão de cuidar dos pais na velhice, você o gerou e não é dona. Assim como uma árvore não come seus frutos, uma mãe não possui seu filho. Não cobre amor de volta, nesse caso não era amor, ao não ser o amor próprio. 

Sábado, 06 Fevereiro 2021 23:05

Me sinto invisível

 

  •  
  • 23/12/2020 11:23
  • Encontre-se por Carol Fontan

Me sinto como se não fosse desse planeta, como se não fizesse parte de nada importante, de nenhum grupo ou família... É solitário e às vezes dói muito, mas já me acostumei, e percebi que sou a melhor companhia que posso ter!

Esse é o relato de uma pessoa que aprendeu a ser invisível, no início foi satisfatório usar desse artifício para não chamar atenção para si, mas, hoje dói não ser visto e como conforto acredita-se ser melhor assim.

Sim, desaparecer também pode ser um mecanismo de defesa aprendido. Imagine um lar repleto de caos, pai alcoólatra, mãe com comportamento instável, trabalhava muito e ao chegar em casa despejava seu cansaço aos berros, irmãos brigando e apanhando por estarem aprontando todas para chamar a atenção de seus pais, uma casa barulhenta, lotada, desorganizada, suja e com gritaria constante. O caos ocupava tanto espaço em casa que quando desaparecíamos de cena, ninguém percebia, podíamos estar presentes ou não, ir p/ rua e não voltar, nos trancar no quarto sem fazer barulho. Alguns até riam de nós nos chamando de mudo ou simplesmente diziam que éramos tão bonzinhos que não dávamos trabalho porque até esqueciam que estávamos ali.

Nesses momentos era bom ser invisível, porém, não conseguíamos estabelecer amizades porque nãos nos percebiam, éramos aquela coisa no pátio da escola, sem voz, sem desejos, sem expressão. Isso nos afundou em tristezas insondáveis e na sensação de não ter um lugar no mundo. Crescemos afastados do grupo de seres humanos que vivem suas vidas, estudam, trabalham, se relacionam, se amam, se divertem e tem uma vida social. Algo que parece não ter sido feito para nós.

A solidão e a sensação de não pertencer a lugar nenhum estão sempre presentes. Os benefícios desse personagem estão relacionados com não ter responsabilidade sobre nada. Não existimos, portanto não estamos envolvidos nem temos de sustentar nenhuma relação, nenhum conflito, nenhum desafio. Todos esses problemas são delegados aos outros. O invisível saiu do cenário para se salvar e hoje em dia continua do lado de fora, incapaz de se envolver com algo ou alguém.

talvez você se identifique com algumas partes desse personagem, ele existe em muitas versões.

Agências bancárias não irão funcionar durante o Carnaval mesmo com cancelamento da festa

101 dos 102 municípios alagoanos suspenderam os festejos por conta da pandemia da Covid-19

↑ Banco do Brasil (Foto: Sandro Lima / Arquivo)

OSindicato dos Bancários de Alagoas divulgou que as agências não vão funcionar durante a segunda e terça-feira de Carnaval, dias 15 e 16. A decisão foi confirmada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), dias após o cancelamento do ponto facultativo da festividade em Alagoas.

De acordo com o comunicado, o atendimento ao público vai retornar na Quarta-feira de Cinzas, 17, com o início às 12h. O expediente vai cumprir a recomendação da Febraban, com o período mínimo de três horas de funcionamento.

 

Suspensão do Carnaval

Apenas a capital, Maceió, não suspendeu, transferindo a festa para o mês de setembro. A projeção da data em setembro, na avaliação da gestão municipal, é que exista um avanço na vacinação populacional neste período de sete meses. Já sobre a manutenção do ponto facultativo em Maceió, o entendimento é de que a decisão possa ajudar o setor produtivo, que mesmo minimizado, deve ser beneficiado com a manutenção de empregos.

13

Fonte: Assessoria

Câmara: Arthur Lira exonera integrantes de 500 cargos comissionados

De acordo com o Ato da Mesa, assinado por Lira, ficam exonerados os ocupantes dos cargos em comissão de natureza especial, ressalvados os da estrutura dos gabinetes de lideranças partidárias

↑ Arthur Lira j(Foto: Divulgação)

Em um anto assinado na última sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), exonerou pelo menos 505 funcionários da Câmara dos Deputados, com Cargos de Natureza Especial (CNE). O ato será publicado na edição de segunda-feira (8/2) do Diário Oficial da Câmara.

De acordo com o Ato da Mesa, assinado por Lira, ficam exonerados os ocupantes dos cargos em comissão de natureza especial, ressalvados os da estrutura dos gabinetes de lideranças partidárias, os das comissões permanentes, gestantes e os que estão de férias.

“O motivo foi tentar ter clareza de onde estão os cargos, de quem são, onde estão, indicados por quem. Tinham muitos cargos da Mesa lotados em gabinetes ou lideranças. Apenas para dar uma organizada nestes cargos”, afirmou Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro vice-presidente da Câmara.

19

Fonte: Metrópoles

Por causa da Covid-19, retiro de Carnaval da Arquidiocese de Maceió será online

  • Redação*
  • 06/02/2021 16:12
  • Geral
 
Cada Minuto
Dom Antonio Muniz

Devido à pandemia de Covid-19 e seguindo as recomendações dos protocolos sanitários, o tradicional retiro da Arquidiocese de Maceió acontecerá este ano de forma virtual. Como os encontros presenciais estão proibidos, o objetivo é unir toda a Igreja para este momento, onde direto de suas casas, as pessoas poderão iniciar sua preparação para a Quaresma.

De acordo com informações da assessoria de Comunicação, como estamos no Ano de São José, o tema para este retiro não poderia ser outro. Iniciando no dia 12 às 17h com a celebração da missa, encerrando-se no dia 16 às 19h30 com o terço do patrono da Igreja.

Durante os cinco dias, as pessoas poderão participar virtualmente de palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de oração e louvor.

“Iremos fazer com a participação imensa da Arquidiocese. Será um grande momento de oração e vigília para a Quaresma”, disse o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, OCarm.

A programação conta com três palestras: no dia 13, o Protagonismo sem paralelo, será o tema abordado pelo Padre Elison Silva. No dia 15, o Padre Sérgio Ricardo falará sobre “Exemplo para os homens de hoje”, e no dia 16 a “A dignidade do Trabalho” será a reflexão do Padre Jorge Augusto.

A transmissão do retiro deste ano ocorrerá pelas redes sociais da arquidiocese: @arqdemaceio.

Confira a programação completa:

RETIRO DE CARNAVAL

Tema: Ano de São José

 

12/02

17h Missa de Abertura

19h30 Terço de São José

 

13/02

8h30 Laudes

9h “Protagonismo sem paralelo” – Pe. Elison Silva

10h30 Adoração

11h30 Hora Média

17h Missa

19h30 Terço de São José

 

14/02

10h Santa Missa

15h Adoração

16h II Vésperas

19h30 Terço de São José

 

15/02

8h30 Laudes

9h “Exemplo para os homens de hoje” – Pe. Sérgio Ricardo

10h30 Adoração

11h30 Hora Média

17h Missa

19h30 Terço de São José

 

16/02

8h30 Laudes

9h “A dignidade do trabalho” – Pe. Augusto Jorge

10h30 Adoração

11h30 Hora Média

17h Missa

19h30 Terço de São José

*Com assessoria

Alagoas já vacinou 62.223 contra a Covid-19; estado recebe neste final de semana mais 34 mil doses

  • Redação*
  • 06/02/2021 08:48
  • Saúde
 

Até esta sexta-feira, dia 05, dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI-Alagoas), com apoio técnico do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), revelaram que 62.223 alagoanos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

Neste final de semana, o estado vai recebem 34 mil novas doses da vacina Coronavac  A nova remessa poderá ampliar a faixa etária de imunização entre os idosos, além de dar continuidade à vacinação dos profissionais de saúde.

“Isso vai permitir que nós possamos dar seguimento ao processo de vacinação em Alagoas, que já se destaca como um dos mais ágeis do país”, comunicou Renan Filho. “Com essas 34 mil doses, nós seguiremos vacinando os profissionais de saúde, mas vamos dizer que destinemos 20 mil doses para vacinar idosos. Agora, provavelmente, vacinaremos as pessoas com 84, 83, talvez com 82 anos também. Vamos pegar os anos que dêem exatamente essa quantidade de vacinas”, comentou o governador.

Em relação aos municípios alagoanos, segundo o Cosems, a vacinação já ocorre nos 102 municípios existentes no estado.

*Com assessoria

CRB promete anunciar reforços na segunda-feira (8)

Técnico Roberto Fernandes e sua comissão estão participando ativamente das negociações e contratações

↑ Presidente Marcos Barbosa está deixando o CRB mas segue até março (Foto: Ascom CRB)

Na segunda-feira (8) o presidente Marcos Barbosa prometeu anunciar reforços e mais renovações para o CRB. Ele vive um momento de transição, deixando o cargo e apenas fazendo as oficializações. O executivo Thiago Paes foi designado pela comissão de conselheiros do Galo para tocar as conversas com os reforços.

Os jogadores oficialmente já confirmados para temporada 2021 são os goleiros Edson Mardden e Pedro Henrique; os laterais Reginaldo Lopes e Hugo; os volantes Claudinei, Olívio e Adson; o meia Régis e os atacantes Lucão, Luidy, Daniel Amorim e Darlinson. O atacante Erick também continua no elenco, porém, o mesmo só estará apto a partir de maio.

O técnico Roberto Fernandes e sua comissão estão participando ativamente das negociações e contratações. Devem ser anunciados dois zagueiros, um lateral esquerdo e um volante.

XANDÃO

O zagueiro Xandão foi absolvido da acusação de doping, quando testou positivo para substância proibida antes da partida do CRB contra o Oeste, no dia 13 de novembro, pela 21ª rodada do Brasileiro.

18

Fonte: Editoria de Esportes

Alimentação saudável cria boas oportunidades de negócio em Alagoas

Setor cresce no estado e em todo o país impulsionado pelo interesse das pessoas por melhor qualidade de vida

↑ Público à procura de alimentos saudáveis cresce em restaurante especializado em comida vegana e vegetariana (Foto: Edilson Omena)

Oaumento do interesse por um estilo de vida mais saudável e a maior incidência de doenças causadas por determinados alimentos estão entre os principais motivos do crescimento médio de 12,3% ao ano do mercado de alimentação saudável. Os dados são da Brasil Food Trends 2020, que analisa as tendências do consumo de alimentos no país.

De acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o consumo de alimentos saudáveis no Brasil vem crescendo nos últimos anos e em Alagoas não é diferente. Para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. E 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes.

Com o constante aumento da procura por alimentos ligados à saúde e bem-estar, também surgem oportunidades de negócios para quem deseja investir no setor ou diversificar suas operações. Foi o caso da empreendedora Marília Penna Camerino, da Cozinha Fit da Lili, que está no ramo há pouco mais de dois anos. Ela conta que descobriu como investir com segurança no mercado de alimentação saudável e inclusive está se formando em gastronomia.

“Estamos no mercado há dois anos e meio. Decidi começar depois que formei em direito, mas não me identifiquei e comecei a vender molhos caseiros (pesto, tomate, molho de pimenta). Depois fiz um curso de seis meses de marmitas saudáveis e entrei no mercado”, revela.

Lili, como é conhecida no segmento de alimentação fit, salienta que suas vendas triplicaram na pandemia e atualmente faz em média 1.200 marmitas semanais. “Mudamos o cardápio toda semana e fornecemos marmitas congeladas, além das marmitas para crianças a partir de 1 ano de idade”, frisa.

Para Lili, o mercado de alimentação saudável tem crescido em virtude da consciência das pessoas quanto a se alimentar melhor. Ela menciona também que o segmento foi um dos que cresceram muito na pandemia por conta de tantos desempregados. “O pessoal que sabe cozinhar se viu desesperado e correu para fazer o tipo de comida que sabe”, menciona.

A empreendedora destaca que segue a tabela nutricional das marmitas baby, porém não consegue fazer a tabela de cada prato de adulto, porque são mais de 30 pratos e o valor é bem alto por prato. Ela declarou que os produtos são sempre frescos e escolhidos a dedo.

“Usamos 150 gramas de proteína em média e 170 de carboidrato. Fornecemos sucos, mas nossa máquina quebrou e aqui em Maceió não tem conserto, então mandei para Recife e devo estar retornando aos sucos no meio de fevereiro. São sucos prensados a frio, sem água, sem adição de açúcar e sem conservantes”, explica Lili.

Segundo a empreendedora, o cliente deve fazer o pedido de segunda a quarta ou até durarem as 330 vagas que são disponibilizadas. As marmitas são entregues na segunda seguinte pela manhã com taxa de entrega de R$ 5. Uma marmita custa R$ 15, mas ela também dispõe de pacotes diferenciados.

Luciana Martins é adepta da alimentação fit e não abre mão dela. Sempre teve uma boa alimentação, porém a dificuldade foi cortar as frituras e besteiras, como as guloseimas que eram os lanches. “Hoje eu encomendo as marmitas e peço pela praticidade mesmo, e acho que fica mais barato do que fazer uma feira completa e cozinhar”, observa.

Déda Dias, proprietário do Restaurante Ser-Afim, que tem como público principal os veganos ou vegetarianos, diz que agora também está desenvolvendo massas sem glúten. “O público tem aumentado muito, a procura agora é de todos os tipos de pessoas em busca de uma alimentação saudável. Nosso carro-chefe é a lasanha de abobrinha e berinjela, moqueca de banana, bobó de palmito, entre outros”, diz. No período da noite é a vez do serviço à la carte com pizzas e sanduíches com massa integral.

O empreendedor Pedro Campos Neto, da Marmita Fit Maceió, que está no mercado desde 2017, a primeira em Maceió, frisa que na pandemia as vendas se mantiveram, porém sem acréscimo.

Ele conta que as encomendas são para congelamento para o cliente armazenar no congelador e consumir durante a semana com validade de 30 dias congelada. “Preparamos e enviamos em temperatura ambiente, fresquinhas para o cliente por para congelar, fazemos dietas personalizadas vindas de nutricionista”, garanta.

Esse tipo de alimentação cabe em qualquer bolso”

A nutricionista Isabela Lins é enfática ao afirmar que a alimentação saudável está ao alcance de todos e cabe no bolso do consumidor. Ela observa que com uma rotina puxada, principalmente da mulher que trabalha, é dona de casa e também precisa cuidar dos filhos, fica complicado perder tempo na cozinha preparando as refeições do dia a dia. Porém a profissional pondera que é essencial cuidar da alimentação.

“A gente tem necessidade no nosso dia a dia de realmente consumir esses alimentos saudáveis, in natura ou o mais natural possível, deixando de dar tanta preferência aos chamados fast-food que geralmente são alimentos ricos em calorias, gorduras, sal e açúcar”, pondera.

Ainda de acordo com a nutricionista, os produtos industrializados estão relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo a diabetes e a hipertensão. “Para quem não tem condições de comprar pratos mais saudáveis, que já vem pronto, pode optar pela nova necessidade organizando seu cardápio da semana no sábado ou domingo para sair para o mercado ou onde preferir e comprar os alimentos e preparar na residência”, orienta Isabela Lins.

A profissional diz que, fazendo essa elaboração do cardápio semanal, a pessoa vai economizar bem mais que comprando a marmita e ainda evitar o desperdício de alimentos. A pessoa vai comprar apenas aquilo que realmente utiliza, então terá uma boa economia. “Além do mais terá uma opção mais saudável, porque quando a gente não tem tempo para preparar esses elementos a gente acaba recorrendo às opções que são mais práticas e rápidas, fáceis”, frisou.

PREPARO

A nutricionista explica que após o preparo das refeições mais saudáveis é possível congelar na geladeira e, no caso de legumes, pode ser refrigerado na temperatura de 100 graus Celsius. Outra dica é retirar apenas os alimentos que vai consumir naquele dia.

Isabela Lins reforça que uma dieta balanceada rica em fibras, frutas, carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas são fundamentais para o bom metabolismo do corpo e o sistema imunológico.

“A batata doce, o inhame ou pão integral, por exemplo, são alimentos energéticos. Já o arroz é também um alimento que a gente chama de construtor, rico em proteína. Têm também as carnes, frango, peixes e ovos. Então em todas as refeições o ideal é que a gente mantenha esse padrão, considerando principalmente as refeições principais, como: café da manhã, almoço e jantar”, detalha.

Outro ponto que a nutricionista destaca diz respeito à higienização dos alimentos. Ela alerta para a importância de sempre lavar bem as frutas, verduras e legumes antes de consumir, sobretudo as cruas. “É importante lavar sempre esses alimentos que vêm da rua, submergi-los numa solução clorada. Para cada litro de água colocar uma colher de sopa de água sanitária ou bicarbonato de sódio, deixar agir 15 minutos, depois tirar e lavar em água corrente. E o alimento estará pronto para ser consumido de forma segura, sem a presença de micro-organismo”, concluiu.

Comer bem não é sinônimo de refeição sem graça”

Conforme a nutricionista Danielle Alice, apesar de não haver nenhum estudo sobre o crescimento do mercado alagoano de alimentação saudável, o consumidor está procurando se alimentar melhor e os motivos estão atrelados, principalmente ao maior acesso sobre a temática de alimentação saudável e também pela evolução da técnica dietética.

“Uma vez que comer bem não é mais sinônimo de pratos sem graça. Há cada vez mais opções de produtos free (zero lactose, glúten e afins). Isso também se deu pela necessidade de servir ao público alérgico, celíaco, intolerante”, avalia.

A nutricionista afirma que o delivery sofreu um upgrade, sobretudo agora com a pandemia, na impossibilidade das pessoas saírem de casa, e o serviço de receber em casa ganha cada vez mais destaque. “Eu diria que os orgânicos são um grupo em ascensão, mas que vêm ganhando espaço. Ainda há um tabu de que eles são mais caros, porém o custo-benefício vale super a pena, já que o fato de serem livres de agrotóxicos trazem muitos benefícios à saúde”, avalia Danielle Alice.

Sebrae divulga modelos de negócio para o setor

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) diz que existem diversas maneiras de empreender no mercado de alimentação saudável e divulgou alguns modelos possíveis para sua atuação.

Uma delas são as lojas de produtos naturais, esta opção costuma ser muito procurada por empreendedores, o que aumenta a concorrência. Uma saída é a especialização em determinadas linhas de alimentos.

Cafés, lanchonetes e restaurantes também são ótimas opções de investimento para atender pessoas que precisam comer fora de casa e desejam um cardápio adequado aos seus hábitos alimentares.

Em se tratando de refeições prontas existe um público que precisa comer na rua e deseja economizar. Por isso, são diversas as soluções para atendê-lo, como serviços de marmitas saudáveis, congeladas ou não. A comercialização pode ser realizada em um local físico ou por delivery.

Também existem os serviços de entrega de frutas, legumes e verduras, este modelo de negócio de alimentação saudável é ideal para atender quem deseja preparar os alimentos em casa. Uma ótima opção é a entrega semanal de uma cesta direto nas residências dos consumidores com produtos saudáveis ou orgânicos certificados.

AÇOUGUES VEGANOS

Ainda pouco explorados, segundo o Sebrae, podem oferecer uma diversidade de opções em substituição à carne. A vantagem é atender, além do público vegano, pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares.

FOOD TRUCKS

Uma opção mais versátil que uma loja física é montar um food truck de comidas saudáveis em algum desses segmentos. A vantagem deste investimento é a mobilidade, podendo atender públicos em diferentes bairros da cidade e participar de eventos.

O Sebrae destaca que mesmo que você já tenha um negócio de alimentos, pode aproveitar este bom momento do mercado de alimentação saudável e adaptar o seu cardápio.

O Sebrae destaca inda que, sabendo quais são as principais oportunidades de investimento dentro do mercado de alimentação saudável é possível começar a planejar o negócio com mais segurança. “No entanto, lembre-se de que o segredo do sucesso de qualquer empreendimento passa pelo preparo e pela capacitação do empreendedor”, alerta.

21

Fonte: Tribuna Independente / Ana Paula Omena

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter