Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Covid-19: Centro de Triagem passa a funcionar na Rua Prefeito Joaquim Ferreira em Santana
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

O Centro de Triagem de Síndromes Gripais de Santana do Ipanema mudou de endereço e passou a atender na Rua Prefeito Joaquim Ferreira, ao lado da Clínica Hebrom, em Santana do Ipanema.

A unidade é voltada ao atendimento de pessoas com sintomas de gripe, a fim de diagnosticar e isolar mais rapidamente casos de Covid-19 e funciona diariamente das 9h às 17h.

Antes, o Centro de Triagem atendia a população das 9º e 10ª regiões de Saúde. Agora, apenas a população de Santana do Ipanema.

A unidade presta atendimento todos os dias da semana, com avaliação médica e realização do teste rápido para Covid-19 em pacientes que já apresentam os sintomas da doença há oito dias. Além de avaliação médica, o Centro conta com consultórios, sala de medicação, laboratório e área de espera para as pessoas.

 

Filho confessa que pagou a criminosos para simular assalto e assassinar pai no interior

  • Redação*
  • 03/02/2021 07:34
  • Maceió

Após a prisão, o filho de um comerciante confessou que encomendou a morte do pai, que ocorreu na noite desta segunda-feira (01), na zona rural de Joaquim Gomes, e fez a simulação de assalto para tentar despistar sua participação no crime. 

No momento em que o comerciante, José Nildo Bonifácio, conhecido como ‘Gordo’, foi morto com três tiros na cabeça, o filho Leandro Bonifácio, de 24 anos, estava ao lado. Como testemunha, o filho contou aos policiais José Nildo teria sido abordado por um grupo de criminosos e após descer do veículo, ele teria voltado para pegar as muletas que estava usando, quando nesse momento, os criminosos confundiram o equipamento com uma arma e reagiram, efetuando vários disparos de arma de fogo. 

Mas depois de uma investigação detalhada, os policiais desconfiaram da participação de Leandro. O documento de habilitação dele foi encontrado dentro do veículo usado pelos criminosos, que foi abandonado em m uma estrada vicinal, na região da Aldeia Wassu Cocal, perto da Fazenda “Buraco”. 

Na delegacia, Leandro confessou o crime e contou que alugou o carro usado no crime, além de ter pago R$ 3 mil para que os criminosos tirassem a vida do seu pai, simulando um assalto.

Ele teria, inclusive, passado aos criminosos todas as coordenadas de onde estariam, e em que momento deveria acontecer a abordagem. 

Apesar dele ter confessado, a motivação do crime ainda está sendo investigada pela polícia. As primeiras informações apontam que Leandro tinha dívidas de agiotagem, e que planejava ficar com o carro do pai para vender e quitar essas dívidas. Essa informação ainda está sendo investigada pela polícia.

 

*Com informações do JGNotícia.com 

PF deflagra em Alagoas mais uma fase de operação “Inocência Compartilhada 2”

A investigação é resultado da operação policial desenvolvida pela Interpol na Argentina denominada “Operacion Terra”

↑ Foto: Ascom PF/Arquivo

APolícia Federal em Alagoas cumpriu nesta terça-feira (02), um mandado de busca e apreensão em um bairro da parte alta da cidade de Maceió durante a execução da fase ostensiva da Operação “Inocência Compartilhada 2” que investiga o compartilhamento de fotos e vídeos com cenas de pornografia infanto juvenil em grupos de aplicativos de mensagens, dos quais também participavam pessoas residentes em outros países.

A investigação é resultado da operação policial desenvolvida pela Interpol na Argentina denominada “Operacion Terra” que identificou a existência de grupos do aplicativo de mensagens Whatsapp por onde os investigados trocavam fotos e vídeos contendo imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes com participantes de vários países. A polícia argentina identificou que um dos participantes do grupo utilizava um terminal móvel com DDD do Estado de Alagoas, o qual compartilhou imagens de crianças em situação de nudez. Diante dos fatos, a Polícia Federal representou à Justiça Federal pela expedição de mandado de busca e apreensão para aprofundar as investigações.

Embora o usuário da linha telefônica investigada não estivesse no imóvel no momento do cumprimento do mandado de busca, os policiais federais colheram informações importantes para a sua identificação e responsabilização.

O responsável responderá pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) que punem a posse e o compartilhamento de imagens pornográficas e de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. As penas máximas para esses crimes, se somadas, podem chegar a até 10 (dez) anos de prisão.

As investigações continuarão até a localização do responsável.

30

Fonte: PF/AL

Prefeito de Palmeira dos Índios confirma que deu cargos a vereadores em troca de apoio

Declarações foram dadas durante discurso de lançamento de obras nesta quinta

↑ Júlio Cezar - Reprodução

“Há pouco tempo atrás, tinham cargos na prefeitura, e tinham espaços na prefeitura de Palmeira, e falavam muito bem do prefeito Júlio Cezar”. A frase é do próprio prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar (PSB), que em alto e bom som, confirmou que se utilizou de cargos públicos para beneficiar indicações políticas da maioria dos vereadores em troca de apoio político na Câmara Municipal.

As declarações foram dadas durante discurso de entrega da obra de revitalização da Praça Juvenil Correia de Oliveira no Bairro Vila Maria, nessa quinta-feira (28), e foram direcionadas aos vereadores Madson Monteiro, Pedrinho Gaia, Adelaide França, Sheila Duarte, Guruba, Cristiano Ramos, e Maxwell Feitosa, que faziam parte da bancada governista e perderam espaços na gestão.

A reação do gestor do município foi ao comentar as denúncias contra a gestão, feitas nas redes sociais pelo grupo formado por oito vereadores.

Após tomar posse para a nova gestão, Júlio Cezar não manteve grande parte dos apoios políticos, provocando a reação imediata dos parlamentares, que logo foram as ruas apontar o caos administrativo da administração pública.

Em seu discurso, o prefeito deixou bem claro que não irá ceder. “Elogiavam, beijavam, faziam festas, matavam galinha de capoeira para receber o Júlio com festa e, agora saem de ponte-em-ponte com telefone fazendo críticas de uma rua; de uma escola; de uma coisa; de outra…Não vão conseguir espaço, nem cargo pressionando e nem criticando o governo”, disse.

Júlio Cezar foi além e disse que iria “mandar comprar óleo de peroba” para o grupo neo oposicionista. “Porque pensam que o povo é besta. Porque pensam que o povo é otário”, esbravejou.

NOVA OPOSIÇÃO

O vereador Geraldinho Ribeiro era o único que percorria todos os bairros do município apontando as falhas da gestão. Ele fazia esse mesmo trabalho durante a campanha eleitoral. Após não terem suas demandas pelo prefeito, sete vereadores passaram a acompanhar o colega parlamentar nas atividades de fiscalização.

306

Fonte: 7 Segundos

Observatório: Alagoas registra aumento de 35% nos casos de Covid-19

Já o número de óbitos se manteve o mesmo da última semana epidemiológica

↑ (Foto: Felipe Brasil)

Após se manter em um patamar próximo a 2.800 nas três primeiras semanas epidemiológicas (SE) de 2021, Alagoas registrou incidência de 3.625 casos de COVID-19 na 4ª semana , o que corresponde a um aumento de 35% em relação à semana anterior. Paralelamente, o número de casos suspeitos continua alto, 7.816 em 31/011 o que poderia elevar ainda mais esse resultado e reflete a dificuldade do Estado brasileiro com relação a testagem, importante mecanismo nas estratégias de controle da pandemia.

Já em relação aos óbitos, o Observatório  aponta que foram notificadas 63 mortes na 4ª SE, mesmo quantitativo que o registrado na semana anterior.

A capital alagoana apresenta a distribuição desses quantitativos ao longo do território que tem como principal característica a concentração de casos e óbitos em Maceió, que registrou na última SE 2.449 novos casos e 34 óbitos, que correspondem, respectivamente, a 68% e 54% de casos e óbitos registrados no estado nesse período. Para se ter uma ideia da magnitude desse resultado, a incidência de casos indicada acima é a segunda maior registrada na capital alagoana desde o início da pandemia.

Antes, o maior número tinha sido registrado na 23ª SE, no início de junho de 2020, quando foram notificados 2.733 casos.

Com relação à ocupação hospitalar, o Boletim de ocupação diária dos leitos exclusivos para a COVID-19 atualizado em 30/01 continuou apresentando uma tendência de queda na ocupação de leitos de UTI em relação às semanas anteriores. Dos 224 leitos disponibilizados pela rede pública, 105 estavam ocupados, o que representa uma ocupação de 47%.

Regionalmente, o agreste alagoano continua sendo a região que apresenta as maiores taxas de ocupação de UTI, sendo 65% em Arapiraca e 67% em Palmeira dos Índios. Quanto à vacinação, após duas semanas desde a liberação para uso emergencial de duas vacinas por parte da Anvisa, ainda temos uma série de incertezas e dificuldades no país com relação à aquisição, distribuição e aplicação das vacinas.

Neste cenário, a primeira etapa do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-194, que prevê a vacinação de profissionais de saúde, idosos insitucionalizados (acima de 60 anos) e idosos acima de 75 anos, segue a passos lentos e sem um cronograma definido. Segundo Boletim de Vacinação divulgado no último dia 30, a primeira dose foi aplicada à 44.136 pessoas em Alagoas, o que corresponde a aproximadamente 1,3% da população alagoana.

Assim, apesar do início da campanha de vacinação, que é a única estratégia efetiva para o controle da doença à médio prazo, a atual tendência de alta de casos e óbitos deve se manter nas próximas semanas dado que o número reprodutivo efetivo de Alagoas permanece acima de 1, indicando um crescimento da transmissão .

Neste contexto, a única forma de alterarmos essa curva é adotando medidas como higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento social, que até a chegada da imunidade coletiva serão as ações individuais que cada um de nós pode fazer para colaborar com o controle da pandemia e poupar vidas.

21

Fonte: Da redação

Deputado alagoano Arthur Lira é eleito presidente da Câmara em 1º turno

Lira determinou que ocorra nova eleição para escolha da Mesa Diretora

↑ Foto: Reprodução

Odeputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito nesta segunda-feira (1º), em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. Em segundo lugar ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos.

Ao todo, 503 deputados votaram. Oito candidatos disputaram a eleição para o cargo de presidente da Câmara. Em seu primeiro ato como presidente, Arthur Lira anulou a votação dos demais cargos da mesa diretora. O parlamentar determinou a realização de uma nova eleição para a escolha de seus integrantes nesta terça-feira (2), às 16h.

Pelo ato de Lira, a escolha dos candidatos terminará às 11h desta terça e o registro das candidaturas vai até as 13h. A definição dos nomes para os cargos segue o critério de proporcionalidade, dessa forma considera o tamanho das bancadas. A mesa diretora é composta por 11 cargos: presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes.

“Considerando que neste momento apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida. Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário, quanto à parte equivocada, relativas aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco”, argumentou.

A decisão cancelou a formação do bloco de Baleia Rossi, formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede). Segundo Lira, o bloco foi protocolado após o término do prazo. Segundo o PT, o sistema da Câmara dos Deputados travou 20 minutos antes do fim do prazo, inviabilizando o protocolo no prazo.

Atuação harmônica

Ao iniciar seu discurso como presidente, Lira pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19. O parlamentar afirmou que a pandemia deve ser enfrentada com uma “atuação harmônica dos poderes sem abrir mão da independência” entre Legislativo e Executivo.

“Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em caso de desespero econômico; analisar como fortalecer nossa rede de proteção social; vacinar, vacinar e vacinar a população; e buscar o equilíbrio das contas públicas”, argumentou.

Ao discursar antes da votação, Lira afirmou que haverá reunião de líderes partidários às quintas-feiras para construir a pauta de votação. Além disso, serão definidos os relatores das propostas, respeitada a proporcionalidade partidária.

“Quando um deputado ou deputada atinge a presidência [da Casa], é imposta automaticamente a perda da mais fundamental prerrogativa parlamentar, a de votar”, disse. “Isso quer dizer que o presidente não pode ter posições pessoais.”

Votação

O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) ficou em terceiro lugar com 21 votos; Luiza Erundina (PSOL-SP), com 16 votos; Marcel van Hattem (Novo-RS), com 13 votos; André Janones (Avante-MG), com 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), com 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 1 voto. Também foram registrados 2 votos em branco.

38

Fonte: Agência Brasil

Rede pública: “aulas presenciais só com testagem e vacinação”

Ao TH Entrevista, presidente do Sinteal diz que retorno agora é colocar a vida de estudantes e professores em risco

↑ Consuelo defende que categoria entre no grupo prioritário da vacinação (Foto: Jonathan Canuto)

OPlano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas teve início no dia 19 de janeiro. Nesta primeira etapa da campanha, o público prioritário são os profissionais da saúde e os idosos acima de 75 anos. Mas isso deixou um embate entre os profissionais da educação e o Governo.

De um lado, o governo sinalizou a data de retorno às aulas presenciais da rede pública de ensino que deve ter início no dia 8 março. Do outro, estão os profissionais da educação que discorda do retorno antes que sejam vacinados. Ao TH Entrevista, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, explica que nenhum profissional tem intenção de não voltar às aulas presenciais, apenas estão receosos por conta do risco a vida com a Covid-19.

“Já sentamos com o secretário de educação do município e encaminhamos ofício ao estado, mas ainda não tivemos oportunidade de sentar. A preocupação é muito grande. Nós saímos com uma campanha nas mídias sociais cobrando vacina para todos. Para que as aulas voltem é preciso uma testagem em massa tanto dos estudantes como dos profissionais da educação – porque na escola a natureza do trabalho é de aglomeração. Não existe aula presencial sem aglomeração. Ou seja, é crucial que esses profissionais entrem no grupo prioritário da vacinação para que nós retornemos as aulas com segurança, em primeiro lugar a vida’’, ressalta Correia.

Consuelo Correia explica que o risco iminente também está relacionado ao translado dos estudantes. “Uma vez que muitos deles usam o transporte coletivo, têm ambientes familiares diferentes, hábitos diferentes, residências pequenas com convívio com familiares de grupo de risco, então a contaminação pode ocorrer nesses translados. Ou seja, risco para os estudantes e para os profissionais da educação. E acredito que os gestores também vão se sensibilizar com essa preocupação e não iniciar as aulas se não tiver essa segurança, testagem e vacinação para todos. Mas uma vez saliento que não estamos se negando a trabalhar. Temos inclusive um carinho afetivo com os alunos, mas é preciso pensar na vida e discutamos isso com mais propriedade. Além disso, precisamos ser ouvidos porque se houve os profissionais da saúde, os políticos, mas não os profissionais da educação que sabem como funciona o ambiente escolar’’, expõe.

A representante sindical esclarece que, no caso dos bares e praias, as pessoas vão por vontade própria, mas quando se faz um decreto para retorno as aulas, os profissionais têm que ir ao trabalho, pois se não perdem o emprego. “É justamente isso que não pode acontecer, ainda mais em uma época como essa’’.

Vale lembrar que o governador Renan Filho já sinalizou que irá colocar os professores no grupo prioritário, mas ainda não existe um cronograma e nem em qual etapa da vacinação que isso irá acontecer. “Tem a sinalização, mas ainda não sabemos datas, uma vez que não há doses de vacina para todos. E, como disse, as aulas já estão previstas para início de março”, ressaltou Consuelo, indicando que a alternativa é continuar as aulas remotamente. “Mas os gestores devem dar as condições para os profissionais e estudantes”.

Consuelo alertou sobre as condições das aulas remotas. “Muitos estudantes não tinham internet e meios para acessar as aulas e profissionais da educação tiveram que se virar por conta própria para minimizar o máximo de danos para os alunos e para eles”.

 

31

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Lucas França

Segunda, 01 Fevereiro 2021 12:10

Uma visão sobre o currículo na educação

Uma visão sobre o currículo na educação

 

.

 

É na escola que o professor e o estudante tornam claras as suas visões perante o mundo, posicionando-se frente ao currículo a partir da bagagem construída culturalmente e socialmente no seio da família e dos que com eles convivem em sociedade. O currículo se apresenta como a mola-mestra do processo da construção do projeto pedagógico em si, dando forma ao aprendizado como processo.

Para começar a conversar parto do entendimento que o currículo para a educação precisa articular os conhecimentos e as práticas de ensino-aprendizagem, isso se dá sempre em um contexto circunscrito e determinado historicamente, na ideia de ser necessário buscar a garantia aos estudantes do direito a ter acesso aos conhecimentos e também a cultura, ambos produzidos no contexto social.

Me parece que a elaboração do currículo na educação se constitui em um processo de tipo social, abarcando componentes intelectuais, epistemológicos e lógicos que se somam as relações sociais de poder inseridas em um determinado tipo de sociedade, no nosso caso uma sociedade capitalista, com suas nuances de disputa de classe, etnia, gênero, raça, cultura, entre outros. Aqui há sempre posicionamentos que expressam valores em si, não nos causa estranheza de forma alguma, por compreendermos que a pedagogia tem como bases fundamentos sócio-filosóficos.

O currículo precisa ser construído na escola levando em conta essas contradições postas no ambiente da sociedade, buscando envolver e articular ao máximo as famílias, funcionários, estudantes e professores para que esse reflita o conjunto dos que utilizam e vivem a escola como espaço de vivência e de aprendizado. Isso precisa ser feito tendo como parâmetro as leis e normatizações sobre a temática da Educação postas e funcionais no Brasil no momento de sua construção. 

Tal currículo necessita articular competência e conteúdo, para fazê-lo pode buscar o estabelecimento de um currículo de tipo reconstrucionista social, para McNeil (2001) o reconstrucionismo social concebe homem e mundo de forma interativa. A sociedade injusta e alienada pode ser transformada à medida que o homem inserido em um contexto, social, econômico, cultural, político e histórico adquire, por meio da reflexão, consciência crítica para assumir-se sujeito de seu próprio destino.

Entendo isso na perspectiva de um currículo que contemple a transformação social e a formação de tipo crítico do sujeito, o afirmamos por não podermos entender a educação de outra forma que não a de ser um agente social promotor de mudanças, algo presente também na obra de Freire (2013).

É justamente nesse diapasão que a busca de um currículo que minimize as desigualdades e valorize as diferenças se insere: na compreensão das relações de poder e de classes em que o mesmo se edifica e que com essas precisa dialogar e reconhecer para poder cumprir plenamente os objetivos a que se propõe.

Jesus (2019) apresenta uma linha de argumentação a qual me associo para melhor compreender esse debate da função social do currículo: 

Sob o norte de emancipação do indivíduo, o currículo deve confrontar e desafiar o educando frente aos temas sociais e situações-problema vividos pela comunidade. Por conseguinte, não prioriza somente os objetivos e conteúdos universais, sua preocupação não reside na informação e sim na formação de sujeitos históricos, cujo conhecimento é produzido pela articulação da reflexão e prática no processo de apreensão da realidade. (p. 2644)

Essa perspectiva que entende e enfrenta a necessidade de buscar a emancipação do indivíduo em si e por si próprio é o que permite formar o cidadão pleno, que busque compreender e enfrentar os temas candentes presentes na sociedade de classes em que estamos inseridos, mais uma vez remontamos a Freire (2013) que compreendia o homem como um ser que não era liberto pelo outro, mas por si só, mediado pela educação e pelo ato de educar.

A transformação do currículo desejado em currículo efetivamente real é uma necessidade permanente para cada escola e para os que nela atuam, seja estudando ou educando, bem como a comunidade em que nela está situada, para que naquele contexto se busque interpretar e ter o currículo como uma ferramenta pulsante, viva, efetiva e que reflita o que se constrói, vive, forma e educa na educação e na escola.

Isso é possível. Quanto mais democrático e mais participativo a gestão de uma escola e a maneira que tratam a articulação do ensino com a comunidade e com as nuances sociais ela acabará, por consequência, sendo mais viva, plural e representativa do contexto em que se insere.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

JESUS, A. Ampliação da Obrigatoriedade Escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v.28, n.107, abr./jun. 2019. Disponível em: http://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11339/curriculo_e_educacao_0.pdf.Acesso em: 25/11/2020.

MCNEIL, J. O currículo reconstrucionista social. Campinas: Papirus, 2001.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
AUTOR
Emenda de Isnaldo Bulhões: Christiane Bulhões assina termo de fomento que destina R$ 100 mil para o Instituto Canté

Recursos serão utilizados para o custeio das atividades do Instituto que trabalha na recuperação de dependentes químicos e reintegração social.
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), assinou na última semana, um termo de fomento que destina R$ 100 mil para o Instituto Santana Canté. Os recursos são com provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Isnaldo Bulhões e serão utilizados para o custeio das atividades do Instituto.

No sábado (30), a prefeita, o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior (MDB) e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Vera Araújo visitaram a instituição. Eles foram recebidos pelo presidente, Renato Canté. Durante a visita, Christiane Bulhões conheceu um pouco dos serviços que são executados na comunidade, bem como conversou com os acolhidos.

O Instituto Santana Canté tem sede no Sítio Gameleira, zona rural de Santana do Ipanema, e atua oferecendo atenção e cuidados contínuos de saúde, em caráter transitório, para o acolhimento de homens de 18 a 65 anos, com necessidades clínicas estáveis decorrentes do uso do álcool, crack e outras drogas. Atualmente mais de 20 homens com necessidades químicas decorrentes do uso de álcool e drogas estão recebendo tratamento.

 

 

PRF em Alagoas detém duas pessoas no final de semana por crimes distintos

 

  • Redação*

  • 01/02/2021 11:12
  • Municípios
Foto: Ascom PRF
PRF em Alagoas detém duas pessoas no final de semana por crimes distintos

A Polícia Rodoviária Federal de Alagoas deteve duas pessoas por crimes distintos no final de semana. Um deles foi por porte ilegal de arma de fogo. Os flagrantes aconteceram, na sexta-feira (29) e no sábado (30), em trechos da BR 101, nos municípios de Teotônio Vilela e São Sebastião.

A primeira ocorrência se deu na sexta-feira (29). A equipe de policiais realizava ronda no km 177.0 da BR 101 e abordou um homem que transportava algumas gaiolas.

Ao realizar a abordagem, foram identificadas 02 aves silvestres popularmente conhecidas como Papa-Capim (Sporophila nigricollis) e 01 Curió (Oryzoborus angolensis). Foi observado que apenas o Curió apresentava anilha e após contato com o IBAMA, foi informado que a anilha IBAMA OA 2,6 598384 apresenta registro de fuga de ave em 28/03/2016.

Ao ser questionado sobre a autorização para manter as aves em cativeiro, o homem informou que não possuía. Quando questionado também a respeito de possuir outras aves, ele disse que teria mais umas 03 ou 04 aves em sua residência, autorizando a entrada da equipe. Foram encontradas no local mais 11 aves silvestres, sendo 03 Galos de Campina (Paroaria dominicana), 01 Curió e 07 Papa-Capim.

Diante dos fatos, sendo constatado o crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, foi dada voz de prisão ao homem, entretanto, por ser crime de menor potencial ofensivo, o flagrante foi substituído pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após o compromisso de comparecimento em juízo.

A outra ocorrência se deu no sábado (30), quando a equipe de policiais fazia fiscalizações no km 205, da BR 101, município de São Sebastião/AL e abordou um veículo I/Renault Fluence, cor preta e placa de São Paulo/SP.

Após verificação da documentação pessoal e veicular, foi realizada uma vistoria no interior do veículo, sendo encontrada uma maleta de guardar pistola junto às bagagens que estava transportando.

Nesse momento, os policiais questionaram sobre a possível presença de armas no veículo, o homem então afirmou que teria uma pistola atrás do banco motorista. Ato contínuo, foi encontrada uma pistola cal. 380, marca VOP CZ, s.p. (VOP CZ)/República Checa e 10 unid de Munição cal. .380, marca Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)/Brasil.

O condutor apresentou um registro válido da arma, entretanto não apresentou documento que comprovasse a permissão para o porte.

Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Arapiraca para procedimentos cabíveis. Ele vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

*com Ascom PRF

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter