Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Ano Legislativo teve início com clima de calmaria na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema-AL.

Por: Valter Oliveira Filho

     A primeira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema-AL, foi realizada de forma presencial na “Casa Tácio Chagas Duarte”, e em clima muito amistoso entre os Edis, que aproveitaram a oportunidade para agradecer aos seus eleitores e apoiadores, destacando os seus índices e números de votos sufragados nas urnas que lhes conferiram mandatos como representantes legais da população santanense no Legislativo Municipal. Destaque, foi a cordialidade dos Edis, para com a participação das vereadoras eleitas em número de três, que agora trazem uma representatividade feminina no Poder Legislativo, isso dar-se conta o quão é importante a luta pelos direitos da Mulher em diversos setores da sociedade, inclusive nos postos de comando do país.

   A oposição, teve um tom ameno, colocando-se como fiscais do Poder Executivo, no que se diz respeito ao acompanhamento de serviços e obras em andamento na cidade, a Vereadora Carol Magalhães, foi enfática ao cobrar independência da Câmara de Vereadores frente a demais Poderes constituídos, e tratando de cobranças nas áreas de Educação, promoção da cultura e lazer na cidade, a vereadora Tanilla Almeida, que é pedagoga também buscou apresentar sua fala com base nas teorias educacionais e ressaltou o trabalho que já está sendo realizado pelo Executivo Municipal, no que se diz respeito a construção de Creches e outros equipamentos que breve serão entregues a população para assim, dar uma melhor qualidade de vida a todos. Dentre os Edis, a fala do vereador Mário Siqueira, foi de agradecimento e também ressaltou obras que estão sendo realizadas pela Prefeita Christiane Bulhões, reeleita pela vontade soberana do povo santanense além de destacar o papel importantíssimo do Deputado Federal Isnaldo Bulhões Jr., que figura no cenário político Nacional, liderando a sigla do MDB, partido ao qual o Edil também é membro. Também em aparte na fala do seu colega de parlamento Mário Siqueira, lembrou que o Desembargador José Carlos Malta (santanense), foi eleito vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas junto ao atual presidente Tutmés Ayran, demonstrando que a nossa cidade está muito bem representada. Mário finalizou solicitando das forças policiais um enfrentamento da ação de meliantes que assaltam e roubam na cidade.   O vereador Genildo Bezerra (papa-tudo), fez relato sobre a sua passagem como secretário de transportes e infraestrutura do município na gestão do então prefeito saudoso Isnaldo Bulhões Barros, e da sua luta incansável na recuperação de estradas, detalho apoios importantes do IB Júnior na Câmara Federal, que busca trazer emendas parlamentares para que assim, possa ver Santana crescer e sair do velho aspecto de atraso, deixado por gestões anteriores. Depois de agradecimentos e fala também seguindo a linha dos seus pares o vereador  presidente Moacir Alves Aquino, encerrou a sessão agradecendo a presença de todos.

Flamengo vence Vasco e se aproxima do líder Internacional

Rubro-negros chegaram a 64 pontos

↑ Reprodução

OFlamengo mostrou que segue na busca pelo título do Campeonato Brasileiro ao vencer por 2 a 0 o Vasco, nesta quinta-feira, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros chegaram a 64 pontos, na vice-liderança, diminuindo a distância para o Internacional, que empatou com o Athletico-PR e chegou aos 66. Já os cruzmaltinos segue com 36, ainda ameaçados pela zona de rebaixamento.

Os flamenguistas dominaram o primeiro tempo e abriram o placar nos acréscimos, com Gabigol, de pênalti. Na etapa final, o Vasco equilibrou as ações. No entanto, os rubro-negros chegaram ao segundo gol, com Bruno Henrique.

Na próxima rodada, o Flamengo viaja para enfrentar o Bragantino, no domingo, em Bragança Paulista. O Vasco só volta a campo na quarta-feira, contra o Fortaleza, no Castelão.

Jogo – O Flamengo começou a partida tendo mais posse de bola. O Vasco se mantinha recuado e buscava avançar nos contra-ataques. Os rubro-negros criaram a primeira boa chance aos 12 minutos. Arrascaeta roubou a bola de Marcelo Alves e tocou para Gabigol. O atacante entrou na área e chutou para grande defesa de Fernando Miguel.

Com o passar do tempo, só o Flamengo atacava. Os rubro-negros quase marcaram aos 28 minutos, em chute da entrada da área de Gerson. Novamente, o goleiro Fernando Miguel salvou o Vasco.

Nos minutos finais, o Flamengo seguiu na pressão e conseguiu abrir o placar nos acréscimos. Bruno Henrique foi empurrado por Léo Matos na área e, após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti. Gabigol cobrou com categoria para deixar os rubro-negros com a vantagem no intervalo.

No segundo tempo, o Vasco veio com três mudanças e conseguiu equilibrar as ações. Tanto que o Vasco finalizou aos cinco minutos, com Ygor Catatau. Hugo Souza fez defesa segura. Depois, Yago Pikachu cruzou rasteiro para Cano, mas o atacante finalizou mal, pela linha de fundo.

O Vasco seguia melhor na etapa final e quase empatou aos 23 minutos. Yago Pikachu cobrou falta e viu Hugo Souza voar para fazer grande defesa.

Só que aos 31 minutos, o Flamengo chegou ao gol no Maracanã. Bruno Henrique aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou sem chance para Fernando Miguel.

O novo revés deu tranquilidade aos rubro-negros. O Vasco seguiu em busca do gol, mas parou na boa marcação adversária. No entanto, o Flamengo segurou a vantagem até o apito final.

21

Fonte: Gazeta Esportiva

Quinta, 04 Fevereiro 2021 21:56

A dor só passa quando é sentida

A dor só passa quando é sentida

  •  
  • 03/02/2021 11:47
  • Encontre-se por Carol Fontan
 

A Dor só passa se for sentida

Não se trata de uma frase de efeito, mas talvez de um efeito que trata...

Parece um tanto contraditório precisar sentir para que possa passar né?. Ate me lembra aquele ditado" Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come", de tanto tentarmos fugir da dor aprendemos a conviver com ela.  

De forma neuroquímica e funcional, o cérebro tem diversos mecanismos de defesa que ao dectar uma ameaça dispara esses mecanismos que nos fazem lutar para combater qualquer tipo de ameaça que possa nos causar danos ou sofrimento. Para ser mais sincera, também estaremos em fuga de tudo aquilo que for desconhecido para nosso cérebro. uma questão de economia de energia.

O fato é: recalcar sentimentos, reprimir, fantasiar, distorcer, negar, projetar são só algumas maneiras que praticamos diariamente e de forma sutil para nos manter "seguros".  

Há uma metáfora muito interessante, que narra a viagem de um escritor.

Em dado ponto da estrada, que cortava um deserto norte-americano, o homem resolve parar o carro num posto de gasolina para abastecê-lo. Vê um velhinho perto da bomba de combustível e ao seu lado um cachorro deitado, que uivava de dor. O homem pede que o velhinho ponha a gasolina e fica observando intrigado o cachorro, que não para de gemer.

– O que acontece com esse cão? – Perguntou o escritor ao velho. – Por que ele não para de uivar?

– Ah! É porque ele está deitado na tábua.

– Só por isso?

– Bem, é que na tábua há um prego.

– Sei… E porque ele simplesmente não sai de cima do prego?

– Meu amigo – responde o velhinho -, é porque a dor é suficiente apenas para que ele gema e se lamente. Mas não é suficiente para que ele saia de cima do prego.

Essa metáfora nos mostra que é preciso que haja dor suficiente para que nos provoque uma mudança, e essa dor precisa ser sentida para ser processada...

Assim como o cachorro, somos capazes de suportar pequenas dores, aquelas que já conhecemos e chegamos até a cultivar como uma velha amiga...

È preciso confrontar, encarar, meter nos peito o vem ne mim, suportar para superar. não é a toa que muitos profissionais de saúde mental é adepto da técnica do confronto, aquela técnica que te coloca de frente em acariação com suas sombras, com suas verdades ocultas. é preciso doer para curar.

há em nós uma força vital que nos torna capazes de suportar e superar grandes dores e ainda assim seguir a vida sorrindo. Entretanto é necessário permitir que essa força faça seu papel e isso só acontece quando nos permitimos sentir, viver é sentir.

a dor só passa quando é sentida, graça a ela somos capazes de identificar o que é a alegria e o amor. Permita-se sentir, encare-se, não fuja, confronte, esteja disposto a viver e assim verá os epsodios de dor perderem a força e a frequência em sua vida.  

Assim como em todas as vezes eu escrevi para mim e talvez faça sentido para você. E se meus textos fazem alguma diferença para você, compartilha comigo para que possamos sentir isso juntos.  

Novas empreendedoras: jovens se unem e tiram sonho do papel em meio à pandemia

Fotógrafa, administradora e pedagoga inauguram loja com atendimento online, físico e domiciliar

↑ DE acordo com empreendedoras a loja surgiu em 2020 em meio a pandemia (Foto: Cortesia)

Com a crise por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muita gente precisou tirar do papel um plano B para tentar minimizar os prejuízos e seguir em frente da maneira que a situação impõe.

Mas, a pandemia também foi uma oportunidade para empreendedoras refletirem e usar a o momento para tirar antigos sonhos do papel.

E foi justamente em maio a pandemia que tomou conta de grande parte do planeta que a Rustikas surgiu. As irmãs Karoline Gomes, Gleyne Gomes e a amiga Danúbia Silvestre, fotografa, administradora e pedagoga respectivamente criaram uma parceria e tiram do papel um antigo sonho.

Loja fica localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, no bairro de Pajuçara – na galeria jangadeiros, em Maceió (Foto: Cortesia)

“A Rustikas é um sonho que se tornou realidade no ano de 2020 em meio a uma pandemia, foi um momento desafiador e que vem dando certo. Somos uma equipe que buscamos evoluir a cada dia. Queremos levar moda amor e carinho aos nossas clientes’’, comentam as novas empreendedoras.

A novidade não é tão nova assim para a pedagoga Danúbia Silvestre que além da pedagogia já empreendia com uma loja virtual, que logo em seguida se tornou física no interior de Alagoas. A loja precisou parar as atividades no momento, mas o espírito empreendedor continua e agora junto com as amigas o sonho volta a sair do ‘’papel’’.

As jovens explicam que a Rustikas é um estabelecimento físico de roupas femininas que atende também as clientes via redes sociais e domiciliar. Espaço que as meninas realizam as divulgações de peças, provadores e promoções.

A loja fica localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, no bairro de Pajuçara – na galeria jangadeiros, em Maceió, mas precisamente  por traz do Colégio Imaculada Conceição.

Outras informações pode ser obtidas através do Instagram: @rustikasmcz.

64

Fonte: Tribuna Hoje

Quarta, 03 Fevereiro 2021 22:32

CSA quer baixar teto salarial do grupo

CSA quer baixar teto salarial do grupo

Presidente Rafael Tenório já conversou com o departamento de futebol para enxugar a folha e negociar valores com atletas

↑ CSA se despediu da Série B com um empate em Recife contra o Náutico e não conquistou o acesso (Foto: Ascom CSA)

Começa um novo momento. O CSA se prepara para as competições do primeiro semestre e o presidente Rafael Tenório já avisou que a média salarial vai baixar. “Não temos torcida, o sócio infelizmente não está forte, algumas receitas se foram, então temos que ter responsabilidade com o grupo de jogadores, funcionários e comissão técnica”, destacou o presidente.

Neste primeiro momento o Azulão disputa a Copa Alagoas (time Sub-23), o Campeonato Alagoano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Alguns jogadores já estão buscando a direção para renovações. Outros já seguiram destino para seus clubes de origem ou outros clubes. É o caso do goleiro Matheus Mendes que retorna ao Atlético-MG. “Quero agradecer especialmente a todos funcionários e diretoria do Azulão, do porteiro ao presidente, vocês marcaram a minha história, á minha comissão técnica, muito obrigado por acreditar e confiar em mim, e por fim agradecer a amizade que construir com os meus companheiros de clube, vocês são feras!”, postou ele em suas redes sociais. O atacante Pedro Júnior, de 34 anos, não permanece no CSA para 2021. O jogador acertou com o Vila Nova e vai para sua quinta passagem pelo clube.

Alguns jogadores têm contrato até o final deste semestre. “Do elenco que participou da Série B, nós ainda temos contratos com cinco jogadores: Cedric, Lucas Dias, Rodolfo Filemon, Victor Paraíba e Gabriel. Com relação aos demais, vamos aguardar a reunião com a comissão técnica e o departamento de futebol para ver qual é o interesse deles em outros jogadores”, destacou Tenório. A previsão inicial da apresentação do elenco está marcada para o dia 09 deste mês.

O executivo Rodrigo Pastanta também falou esta semana do assunto de renovação. Ele aguarda um relatório do técnico Mozart e sabe que é difícil concorrer com outros mercados estaduais no primeiro semestre, como é o caso do Paulistão.

“Nós manteremos uma base, vamos tentar. É muito difícil, pois o mercado paulista é muito desleal, por conta das cotas que os clubes recebem para disputar o Paulistão”, disse ele ao GE.

COPA ALAGOAS

O jogo entre CSA e Jaciobá foi alterado para quinta e vai ser disputado no estádio Nelson Peixoto Feijó, na Via Expressa, às 15h15. Esta competição está sendo utilizada pelo clube para dar ritmo aos garotos do Sub-23 e algum destaque deste time poderá ser promovido ao elenco principal.

49

Fonte: Tribuna Independente

Mesmo na pandemia, governo Bolsonaro avança contra direitos das mulheres

 

Publicação do Cfemea aponta as principais proposições legislativas no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos em 2020

 

O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) presentou nesta terça-feira (2) o balanço anual sobre as proposições legislativas no campo dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Congresso Nacional. A publicação “Mulheres e Resistência no Congresso Nacional – 2020” tem como objetivo compartilhar os resultados do monitoramento de projetos de lei que tenham como foco principal os direitos das mulheres.

O balanço destaca as tentativas de mudança na legislação sobre o aborto, a maioria no sentido de restringir ainda mais os casos em que é permitido – anencefalia, risco de vida para a mulher ou em decorrência de violência sexual.

A publicação mostra que mesmo com a pandemia e a urgência sanitária, o Congresso Nacional e o Governo Federal não deixaram de atuar contra o direito das mulheres decidirem sobre seu próprio corpo. A diferença de 2020 para outros anos é que a atividade parlamentar em torno do tema foi motivada principalmente por ações do próprio governo. Antes, a maior parte das propostas vinham do Legislativo.

 

Das 62 proposições apresentadas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos em 2020 na Câmara dos Deputados e Deputadas, 46 tratam especificamente da questão do aborto. Foram 14 Projetos de Lei, 15 Requerimentos de Informação, 14 Projetos de Decretos Legislativos e 3 Indicações Legislativas. O Cfemea monitora 114 projetos em tramitação sobre o tema.

Ao todo, em 2020 foram apresentadas 19 proposições tratando de medidas adotadas pelo governo federal. Nelas, foram diretamente citados o Ministério da Saúde, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Itamaraty, por causa da postura conservadora do Brasil em espaços internacionais. A maior parte delas são projetos de decretos legislativos e requerimentos de informações, para sustar ou questionar as portarias e decretos.

“O alvo do atual Governo são os programas que asseguram a interrupção da gravidez nos casos atualmente autorizados em lei, especialmente os de saúde sexual e reprodutiva e violência sexual, minando a já pouca capacidade do Estado em assegurar atenção básica e integral para as vítimas”, destaca trecho da publicação.

 

Em 2020, além das propostas que tratavam mais diretamente do tema do aborto, foram apresentadas outras 11 propostas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, destas, cinco tratam de questões ligadas a maternidades/paternidades e outras três tratam do tema do planejamento familiar.

Com a eleição de aliados de Bolsonaro à presidência do Senado e da Câmara, a tendência é que pauta conservadora e fundamentalista ganhe força nos próximos dois anos no Congresso Nacional. Especialmente se a possível indicação da deputada federal Bia Kicis (PSL) para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) for confirmada.

O Cfemea foca na produção de informações sobre o legislativo para subsidiar as estratégias coletivas de monitoramento e incidência dos movimentos e organizações de mulheres.

 

Além do balanço anual, o Cfemea também produz semanalmente uma publicação que tem como foco o monitoramento dos direitos das mulheres, com especial atenção aos direitos sexuais e reprodutivos. É elaborado pelo CFEMEA, a partir das informações fornecidas pela Contatos Assessoria Política e dos sites da Câmara e do Senado. As publicações estão disponíveis no site do Cfemea.

Carnaval é “suspenso” em pelo menos 40 cidades alagoanas; veja quais

  • Vanessa Alencar
  • 01/02/2021 17:40
  • Geral
Assessoria Arquivo
AMA

Pelo menos 40 prefeituras de Alagoas já informaram à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) o cancelamento das festas de Carnaval deste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na lista, há inclusive cidades litorâneas conhecidas pela tradição nos festejos, como Paripueira e Maragogi, ambas no litoral Norte, e Marechal Deodoro, no litoral Sul.

O levantamento está sendo feito pela AMA e o número de municípios na lista deve aumentar, na medida em que as informações forem sendo passadas por parte das prefeituras. 

Conforme a assessoria de Comunicação da AMA, muitos dos municípios que cancelaram a festa ainda não resolveram com relação ao ponto facultativo, pois aguardam uma orientação do governo estadual.

A expectativa maior é justamente em relação a Maceió e ao governo do Estado, que ainda não fecharam questão sobre o assunto. 

Em entrevista à imprensa no dia 25 de janeiro, o governador Renan Filho (MDB) adiantou que o ponto facultativo durante o carnaval 2021 não deverá ser mantido no Estado, na tentativa de evitar aglomerações.

Confira as prefeituras que anunciaram à AMA o cancelamento dos festejos de Carnaval:

- Marechal Deodoro

- Feliz Deserto

- Colônia Leopoldina

- Carneiros 

- Tapera 

- Monteiropolis 

- Senador Rui Palmeira 

- Mar Vermelho

- Maragogi

- São José da Laje

- Coruripe

- Canapi

- Maribondo

- Piaçabuçu

- Delmiro Gouveia

- Pilar

- Minador do Negrão

- Atalaia

- São Luís do Quitunde

- Belém 

- Satuba

- Pariconha

- Poço das Trincheiras

- Água Branca

- Joaquim Gomes

- Paulo Jacinto

- São Sebastião

- Batalha

- Major Izidoro 

- Paripueira

- Taquarana

- Olho d' Água do Casado

- Olho d' Água das Flores

- Novo Lino

- Roteiro

- Murici

- Campo Alegre

- Jequiá da Praia

- Porto de Pedras

- Viçosa

MPC/AL apura denúncias de nepotismo em Canapi e pede a suspensão da nomeação do pai do Prefeito

  • MPC/AL
  • 03/02/2021 14:25
  • Cidades
Internet
Prefeito Vinicius Lima e seu pai Zé Hermes

O Ministério Público de Contas de Alagoas emitiu parecer favorável à continuação do Processo TC n. 12.054/2020 que apura denúncias de nepotismo no município de Canapi. O fato é que o prefeito Vinícius Lima teria nomeado para o cargo de Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos seu próprio pai, José Hermes de Lima. Ocorre que, além de ser parente do gestor, o secretário, pai do prefeito, foi condenado em processo criminal decorrente da “Operação Gabiru” e estaria com parte dos seus direitos políticos suspensos.

Em seu parecer, o MPC/AL solicita à Corte de Contas que defira medida cautelar no sentido de suspender a nomeação de José Hermes de Lima junto à Secretaria de Assuntos Estratégicos do município de Canapi, proibindo a sua nomeação para qualquer outro cargo municipal dentro do âmbito da Prefeitura, até o julgamento de mérito do processo. Além disso, o MP de Contas pede também que o processo seja submetido ao Pleno do TCE/AL para que seja admitida a representação e que o processo tramite junto à diretoria de fiscalização competente para que sejam apurados os fatos narrados e emitido o respectivo relatório técnico. O MP de Contas recomenda ainda, a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual para averiguar a potencial caracterização de improbidade administrativa. Os agentes públicos também envolvidos deverão ser citados para prestarem os esclarecimentos que entenderem devidos, no amplo exercício de suas garantias processuais.

Para o Procurador de Contas Rafael Alcântara, o caso denunciado à Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado revela uma inequívoca incompatibilidade de José Hermes de Lima para assumir cargo político, haja vista a ausência de idoneidade moral e a suspensão de seus direitos políticos, violando assim pré-requisito indispensável para assunção de cargo público, inclusive de livre nomeação e exoneração.

Além disso, o princípio da moralidade impõe a todos os agentes públicos, sejam eles de caráter político ou a serviço da Administração em sentido mais estrito, o dever de observar as normas mínimas e éticas dentro do trato da coisa pública. “Não é, sob qualquer ótica, crível que um indivíduo que já foi condenado criminalmente por praticar ilícitos contra o patrimônio público no exercício do cargo de Prefeito de Canapi, possa regressar àquele mesmo município em outro cargo na mesma Prefeitura sob o subterfúgio de seu filho o atribui a pecha de ‘qualificação técnica para exercício do cargo’”, ressaltou o Procurador.

A Operação Gabiru foi investigada e articulada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal para identificar a prática de desvio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de verbas destinadas à aquisição de merenda escolar, nos municípios alagoanos entre os anos de 2001 a 2005.

José Hermes de Lima teria sido condenado a 12 anos e seis meses de reclusão e um ano de detenção, além da multa, e da inabilitação prevista no §1º, do art. 1º, do Decreto-Lei nº 201/67 pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva, formação de quadrilha, fraude à licitação. O Acórdão foi prolatado no Processo nº 0018293-66.2005.4.05.0000 pelo TRF da 5ª Região em 28 de novembro de 2012.

Citado a se manifestar nos autos, o gestor municipal reconheceu a nomeação de seu genitor, José Hermes de Lima, na condição de Secretário Municipal de Assuntos Estratégicos, reforçando a natureza política do cargo e a sua pretensa expertise na pasta, haja vista possuir qualificação profissional e ter atuado em outros cargos políticos congêneres.

O Procurador de Contas explica que, além das penas atribuídas a José Hermes de Lima pela Justiça Federal, existem diversas consequências no âmbito de atuação desse gestor no serviço público sob a ótica normativa, a exemplo da suspensão dos direitos políticos do condenado no curso da execução da pena (CF, art. 15, III). Ou seja, a capacidade ativa do indivíduo é suspensa, não podendo exercer os direitos, incluindo-se aí o direito de votar, de manejo de ação popular, participação de referendo e plebiscito, participação em agremiação partidária, entre outros.

“Por outro lado, é necessário pontuar ainda que, virtualmente, o condenado é inelegível para quaisquer cargos políticos durante oito anos após o cumprimento da condenação penal. Ou seja, o indivíduo tem suspensa sua capacidade eleitoral passiva, que diz respeito à possibilidade de ser eleito em cargos políticos”, pontuou Alcântara.

Sobre a denúncia de nepotismo, Rafael Alcântara esclarece que a Constituição Federal veda a nomeação de pessoas com relação de parentesco para cargos de provimento em comissão, ferindo assim os princípios da administração pública como a moralidade e a impessoalidade. De modo específico, da Súmula Vinculante nº. 13, que afirma que: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

Há uma discussão em torno da referida Súmula Vinculante no sentido de que ela alcançaria ou não aqueles nomeados para cargos políticos, como os Secretários Municipais, por entender que em casos tais haveria uma maior discricionariedade do gestor, em razão da natureza eminentemente política do cargo, com grande ônus político para a autoridade nomeante, visto que o sucesso de sua administração estaria diretamente condicionado ao bom desempenho do cargo pelas pessoas escolhidas.

Por outro lado, é forte o entendimento de que a SV nº. 13 não faz esse tipo de diferenciação (acerca da natureza do cargo a ser provido mediante indicação política), sendo indevida uma interpretação restritiva do enunciando, principalmente porque reduziria de modo infundado o espectro de aplicação dos princípios constitucionais que embasam a norma, inquinando-a de inconstitucionalidade.

“Ainda que se entendesse pelo afastamento da norma da súmula vinculante em tais casos, não estaria excepcionada a necessidade de fiscalização, no caso concreto, de um eventual abuso de direito e falta de razoabilidade no provimento de cargos políticos, em nome do princípio da eficiência da administração, a fim de verificar se os nomeados reúnem qualidades suficientes que afastem minimamente eventual suspeita de desvio de finalidade na indicação para o cargo”, salientou Alcântara.

O processo segue agora para o Conselheiro Relator para que ele adote as medidas que achar cabíveis. Após o deferimento das medidas os autos devem retornar ao MPC/AL para nova manifestação.

Em Alagoas, sobe 300% número de assassinatos de pessoas trans em 2020

Estado ocupa a sexta posição no ranking de mortes no país e é o terceiro do Nordeste, aponta dossiê da Antra

↑ Joana Domingos foi vítima de disparos de arma de fogo às margens de uma rodovia em Rio Largo (Foto: Arquivo pessoal)

Onúmero de assassinatos de pessoas trans triplicou em 2020 no estado de Alagoas, conforme dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra). Foram oito homicídios em 2020 contra dois no mesmo período de 2019. O estado ocupa a sexta posição no ranking nacional de mortes e é o terceiro do Nordeste.

Joana Domingos, de 19 anos, faz parte dessa estatística. A transexual foi assassinada a tiros, no dia 25 de outubro do ano passado, na zona rural do município de Rio Largo. Joana Domingos, nome social de João Paulo Domingos da Silva, foi vítima de disparos de arma de fogo às margens de uma rodovia, na entrada do Conjunto Antônio Lins, no bairro Mata do Rolo.

Para Nildo Correia, presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), a exposição à violência, o abandono e a vulnerabilidade são fatores que têm favorecido o crescimento da violência. “Os números do relatório da Antra são um exemplo negativo da falência das políticas públicas divulgadas pelo Estado. Infelizmente boa parte dos crimes não tem identificação do suspeito, comprometendo a investigação. Em muitos dos casos, não existe nem o suspeito, quanto mais o réu confesso”, declarou.


Para Correia, abandono e vulnerabilidade favorecem crescimento da violência (Foto: Sandro Lima/Arquivo TH)

De acordo com Nildo Correia, a população trans ainda sofre para conseguir emprego, por exemplo, e muitas acabam na prostituição ou no trabalho informal. “Nosso país é onde mais se mata a população LGBTQIA+”, frisou.

Para Bruna Benevides, secretária de articulação política da Antra e uma das autoras do dossiê, a violência contra a população trans está intimamente ligada à falta de direitos básicos como educação e saúde, assim como a exclusão familiar e ausência completa de políticas públicas.

Segundo ela, foram as diversas formas de violências e o descaso estrutural do Estado que impossibilitaram as mulheres trans de realizar o isolamento social durante a proliferação do coronavírus, as deixando mais expostas à contaminação e à violência durante a maior crise sanitária da história.

Ainda de acordo com a secretária de articulação política da Antra, os números representam uma população onde a maioria vive em situação de vulnerabilidade. “Que realmente precisou, durante a pandemia, continuar na rua e tendo que se prostituir”, frisou. “Então elas eram muito mais expostas, visto que tinha menos policiamento, menos pessoas na rua, um cenário que favorece a impunidade”, completou Bruna Benevides.

Outro dado que chamou a atenção do dossiê é que 72% dos assassinatos foram de travestis e mulheres transexuais profissionais do sexo. Segundo a organização apontou, 90% desta população está na prostituição, enquanto somente 6% está no mercado formal e 4% na informalidade.

Mulher trans e militar da marinha, Benevides afirmou que os crimes acontecem com requintes de crueldade, pelo uso excessivo da força e vandalização dos corpos. Para ela, os assassinatos são impulsionados pelo discurso de ódio reverberado em todo o Brasil.

80% dos homicídios são contra transexuais e travestis negras

De acordo com o dossiê, mulheres trans e travestis negras são 80% dos casos de assassinatos contra pessoas trans no Brasil. De acordo com o levantamento, uma pessoa trans apresenta, pelo menos, nove vezes mais chances de ser assassinada do que uma pessoa cisgênera, que é condição da pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento.

“Porém, essas mortes acontecem com maior intensidade entre travestis e mulheres transexuais, principalmente contra negras, assim como são as negras as que têm a menor escolaridade, menor acesso ao mercado formal de trabalho e a políticas públicas. Travestis e transexuais negras são maioria na prostituição de rua. Proporcionalmente, são essas as que têm os maiores índices de violência e assassinatos”, diz o documento.

De acordo com a Antra, a maior concentração das mortes foi no Nordeste, que somou 43% dos crimes. A região se mantém nessa posição desde a publicação do primeiro relatório, em 2017.

A região Sudeste aparece em seguida com 34% dos casos. A região Sul está em terceiro com 8%. Tanto a região Norte quanto a Centro-Oeste registraram 7%.

NÚMEROS

Em números absolutos, São Paulo foi o estado que mais matou a população trans em 2020, com 29 assassinatos, contando com aumento de 38% dos casos em relação a 2019 – segundo aumento consecutivo, já que, em 2019, houve aumento de 50% em relação a 2018; seguido do Ceará, com 22 casos, que aumentou em 100% o número de assassinatos em relação a 2019; Bahia, com 19 e aumento de 137,5% em relação a 2019.

Minas Gerais, que saiu de cinco casos para 17; e o Rio de Janeiro se manteve na 5ª posição, indo de sete casos para em 2020 – aumento de 43%; Alagoas, com oito assassinatos; Pernambuco e Rio Grande do Norte com e RN com sete casos cada; Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul com cinco; Goiás, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina com quatro; Amazonas, Espírito Santo, Maranhão e Rondônia, com três; Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe com 2 casos cada; e Acre, Roraima e Tocantins com um assassinato cada.

Não foram encontrados casos reportados na mídia no Amapá. São Paulo, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro aparecem entre os cinco primeiros estados com mais assassinatos de pessoas trans desde 2017. Durante o ano de 2020, o Ceará chamou a atenção da mídia pelos recorrentes casos entre julho e agosto, somando nove assassinatos somente nesses dois meses.

“Sabemos que todo mundo tem os seus ‘corres’, mas é muito importante que vocês deem atenção para as nossas existências. Nós somos negras, mulheres, somos pessoas com deficiência, evangélicas e também de matriz africana, somos pessoas do campo, somos diversas. Estamos em todas as lutas, mas seguimos preteridas quando se trata de nossas pautas. Queremos que vocês apareçam, fortaleçam, participem e ajudem a construir as atividades que serão organizadas nas suas cidades. Precisamos que vocês ouçam nossos gritos”, disseram Bruna Benevides e Sayonara Nogueira, autoras do estudo Dossiê – Assassinatos e Violência Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2020.

“Procurem as instituições e se coloquem pra ajudar. A revolução que a gente tanto sonha só vai acontecer quando estivermos fortalecendo um pensamento democrático, laico, feminista, anticapacitista, antirracistas e anticissexista, e contra todas as formas de opressão. Desejamos um futuro onde estudos como esses não sejam mais necessários, mas enquanto nada for feito continuaremos gritando a plenos pulmões e esperando que o mundo inteiro ouça e aja: parem de nos matar!”, finalizaram.

22

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Ana Paula Omena

Santana do Ipanema começa vacinar idosos contra Covid-19
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: PMSI

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (1), a vacinação contra Covid-19 em idosos com idade acima de 85 anos com os imunizantes da Oxford/AstraZeneca.

A imunização contra Covid-19 foi iniciada na última semana em Santana com os trabalhadores da saúde de linha de frente e os idosos do abrigo São Vicente. Eles estão sendo imunizados com a vacina Coronavac nesta primeira fase da campanha de vacinação.

A vacinação está sendo realizada pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde.

O agente comunitário de saúde faz o levantamento dos idosos nominalmente e passa para a equipe, que por sua vez irá realizar a vacinação.

A Prefeitura segue trabalhando para reduzir a morbimortalidade pelo novo coronavírus e orienta que enquanto não recebe mais imunizantes para todos os grupos prioritários, é preciso continuar com as medidas de higiene para prevenir o contágio da doença.

 

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter