Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Rateio do Fundeb é aprovado para todos os servidores da educação, sem desconto previdenciário

  • Redação
  • 08/01/2021 15:18
  • Política
Cabo Bebeto e Davi Maia

A lei sobre o rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com emendas dos deputados estaduais Cabo Bebeto e Davi Maia que garantem o pagamento a todos os funcionários da educação e sem desconto previdenciário, foi aprovada pelo governo do estado. 

De acordo com a publicação no Diário Oficial e conforme as emendas dos parlamentares, fica autorizado o Chefe do Executivo a ratear as sobras dos 40% do Fundo de manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que não são destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, com os demais profissionais gerais da educação, dentre os quais se incluem aqueles que exercem atividades de natureza técnico-administrativa ou de apoio nas escolas ou órgãos de educação.

Em seu perfil numa rede social, o deputado estadual Cabo Bebeto publicou, nesta sexta-feira, dia 08, que não tem como descrever a sua felicidade após saber que os servidores administrativos da Educação também irão receber os recursos do Fundo. “Esta foi a segunda vez que fizemos as emendas e, finalmente, agora foram sancionadas”, destacou.

Cabo Bebeto explicou que os auxiliares, o pessoal do setor administrativo e todos os que fazem parte da base da educação têm o direito de receber os recursos. “Estamos aqui para trabalhar e somar”, concluiu o deputado, parabenizando a todos os que atuam na educação de Alagoas.

 

O deputado Davi Maia ressaltou que essa é uma luta antiga e seu mérito é total da Assembleia Legislativa. “A gente vem lutando para que o rateio dos professores não seja descontado da previdência e para que o administrativo receba a sua cota-parte. Apresentamos várias emendas, e todos os anos o governo estadual veta, judicializa e não paga. Agora, este ano, o governo não vai vetar, porque não tem força na Assembleia. Quero parabenizar os professores e todo o administrativo, que também vai receber, porque vocês também fazem parte da educação”, afirmou.

O artigo 7º destaca que fica vedado qualquer desconto previdenciário sobre o rateio e os pagamentos tratados por esta Lei, não se importando a remuneração para quaisquer efeitos.

Brasil chega a 200 mil mortes por Covid-19

Mais 1.524 vítimas fatais da doença foram registradas nesta quinta no país, elevando o total para 200.498

↑ Foto: Reuters

OBrasil atingiu a trágica marca de 200 mil vidas perdidas pelo novo coronavírus e, apesar da expectativa pela chegada da vacina ao país, epidemiologistas e médicos na linha de frente temem uma explosão de casos após as festas do final do ano, com o registro nesta quinta-feira de um novo recorde diário de infecções e o segundo maior número de mortes em um dia desde o início da pandemia.

Mais 1.524 vítimas fatais da doença foram registradas nesta quinta no país, elevando o total para 200.498, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Também foram registrados quase 88 mil novos casos de Covid-19 no país.

O Brasil voltou a registrar índices de transmissibilidade da doença similares a períodos críticos, e o sistema de saúde tem novamente se aproximado de um possível colapso, sem que tenham sido impostas medidas rígidas de isolamento social como aquelas adotadas no início da pandemia para conter o vírus.

Depois que os casos e óbitos tiveram uma queda em setembro e outubro, os números voltaram a subir novamente em novembro e dezembro, e começaram este ano ainda mais elevados.

“Infelizmente estamos vivendo o período de transmissibilidade igual ao pior momento da pandemia, julho e agosto do ano passado”, disse Alexandre Naime, chefe do departamento de Infectologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Era fundamental que fossem impostas restrições em diversos setores, mas na verdade cada um tem que se cuidar, porque aparentemente não teremos mais nenhuma medida nesse sentido por parte dos governos”, acrescentou.

Sem o controle mais rígido da movimentação das pessoas e do funcionamentos dos estabelecimentos, diversas cenas de festas e aglomerações se espalharam pelo país, frequentadas principalmente por jovens de classes sociais mais abastadas, que passaram a concentrar grande parte dos casos de Covid-19 no país.

“Foi uma sacanagem o que aconteceu agora no verão. O que a gente espera é que depois do dia 15 de janeiro vamos, infelizmente, voltar a enfrentar esse estado crítico novamente nos hospitais”, disse o médico Rafael Deucher, presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), cujo Estado enfrenta um surto grave da doença, com 80% de leitos de UTI ocupados na rede pública.

“Agora o pessoal ainda está na praia, infelizmente lá pelo dia 15 a 20 de janeiro vai aumentar muito o número”, acrescentou.

A primeira morte por Covid-19 no Brasil foi anunciado por autoridades de saúde no dia 17 de março. Foram praticamente três meses para chegar em 50 mil mortes, e mais 50 dias para se chegar a 100 mil, em 8 de agosto. Desde então, foram mais 5 meses para somar mais 100 mil óbitos.

O número de casos desta quinta-feira –87.843– ficou bem acima do recorde anterior, de 70.574 em 16 de dezembro, e o registro diário de óbitos só é superado pelas 1.595 mortes registradas em 29 de julho.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro na contagem de casos, depois de EUA e Índia.

“BASTANTE PREOCUPANTE”

Depois de atingir um pico no final de julho, com quase 70.000 casos novos e mais de 1.500 óbitos em um único dia, a Covid-19 parecia estar sendo controlada ao cair para o patamar de 20 mil casos e 425 mortes por dia em outubro.

No entanto, a antepenúltima semana do ano passado foi a que registrou o maior número de casos semanais desde o início da pandemia, com 70.574 casos registrados em um único dia.

No último dia do ano também foram identificados no Brasil os dois primeiros casos de uma nova variante do coronavírus identificada inicialmente no Reino Unido que é mais contagiosa do que as outras, o que pode ampliar ainda mais a disseminação no país.

“O cenário mais provável é bastante preocupante”, disse Naime, na Unesp.

“Temos o cansaço e o abandono da população em relação às medidas de prevenção por conta da extenuação psicológica, mas também por falta de uma unidade do discurso político. Tem muitas pessoas que estão trabalhando contra a ciência e a saúde pública, contra a máscara, favorecendo aglomeração. Irresponsabilidade tremenda.”

Segundo o Índice de Isolamento Social brasileiro, que utiliza dados de localização de aplicativos instalados em telefones celulares, menos de 40% da população tem permanecido em quarentena, bem abaixo dos 60% vistos no início da pandemia.

Esse cenário pode ficar ainda pior com o fim do auxílio emergencial pago pelo governo federal aos vulneráveis, o que pode levar muitas pessoas de volta às ruas em busca de renda.

A cidade de Manaus, que foi uma das primeiras do país a sofrer um colapso do sistema de saúde devido à Covid-19 no ano passado, decretou nesta semana estado de emergência por 180 dias para tentar conter uma segunda onda da doença na cidade.

Com medo de viver a mesma situação, Belo Horizonte decidiu reforçar a quarentena a partir da próxima semana, permitindo o funcionamento apenas dos serviços essenciais, à medida que a ocupação dos leitos de UTI se aproxima dos 90%.

“A realidade é dura”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em pronunciamento à imprensa nesta quinta-feira, reconhecendo que o Brasil atravessa um “segundo ciclo” da pandemia.

Em nota, o Ministério da Saúde prestou solidariedade às vítimas em nome do presidente Jair Bolsonaro e do governo federal.

VACINAS

Além do preocupante quadro epidemiológico, o Brasil ainda não conseguiu iniciar sua campanha de vacinação contra a Covid-19, ao contrário do que já acontece em mais de 40 países do mundo, incluindo Argentina, Chile e México.

O país não conta sequer, até o momento, com um pedido formal de uso emergencial de um imunizante, mediante atrasos e problemas de planejamento.

Nesta quinta-feira o Instituto Butantan anunciou que a CoronaVac teve eficácia de 78% em ensaio clínico realizado no país, e espera-se ainda para esta semana que apresente à Anvisa pedido de uso emergencial. Também está previsto para esta semana pedido à Anvisa da Fundação Oswaldo Cruz.

Mesmo quando a vacinação começar, no entanto, será necessário um longo período até se alcançar a chamada imunidade de rebanho, de acordo com especialistas.

“Talvez no meio do ano os grupos prioritários estejam vacinados, se tudo der certo”, disse Naime, ressaltando que a população terá que se proteger ainda por um bom tempo.

20

Fonte: Reuters

Ministério da Saúde inclui AL no Plano Nacional de Imunização

Órgão anunciou contrato para aquisição de 100 milhões de doses da vacina; Governo do Estado já havia pactuado intenção de comprar 1 milhão de doses

↑ Alexandre Ayres, Secretário de Estado da Saúde (Foto: Assessoria)

Oanúncio do Ministério da Saúde sobre a assinatura de contrato junto ao Instituto Butantan para o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina CoronaVac coloca Alagoas, de forma definitiva, no Programa Nacional de Imunização (PNI) voltado à prevenção da Covid-19. Segundo o órgão federal, o contrato envolve a compra inicial de 46 milhões de unidades, prevendo a possibilidade de renovação para aquisição de mais 54 milhões de doses posteriormente, chegando a um total de 100 milhões.

A informação foi celebrada na noite desta quinta-feira (7) pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que relembrou que o Governo do Estado já havia pactuado com o Governo de São Paulo, em meados de dezembro, a intenção de compra de 1 milhão de doses do imunizante, desenvolvido pelo Butantan em parceria com o grupo chinês Sinovac.

“Estamos finalizando mais um dia de muita luta aqui na Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] com uma informação que nos traz muita alegria devido ao anúncio do Ministério da Saúde em adquirir a vacina produzida pelo Instituto Butantan. Alagoas entrou, definitivamente, no Plano Nacional de Imunização com este anúncio do Ministério”, afirmou.

“É importante lembrar que em dezembro o Governo de Alagoas assinou um protocolo de intenções para que fosse disponibilizado 1 milhão de doses do imunizante para o nosso Estado”, ressaltou o secretário.

Ayres demonstrou otimismo com a proximidade da vacinação. “A vacina contra a Covid-19 está cada dia mais próxima de chegar a Alagoas. Este anúncio do Ministério da Saúde é considerado como histórico. Seguiremos firme nessa luta contra o novo coronavírus, mas a população não pode relaxar e continuar usando máscaras, evitando aglomerações, não promovendo aglomerações, além de utilizar álcool 70º para higienizar as mãos na ausência, por exemplo, de água e sabão”, completa o secretário.

17

Fonte: Agência Alagoas

Pandemia de Covid-19 trouxe à tona problemas mentais

Campanha Janeiro Branco reforça necessidade de cuidados e de se buscar ajuda profissional para melhorar saúde mental

↑ No Estado de Alagoas, a campanha começou a ser difundida durante 2017; este ano, o tema da campanha é “Todo Cuidado Importa” (Foto: Ilustração)

Apandemia de Covid-19 escancarou uma série de dificuldades relacionadas à saúde mental das pessoas.

Especificamente em relação aos trabalhadores de serviços essenciais, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atestou por meio de uma pesquisa realizada ano passado que 50% desses trabalhadores relataram dificuldades relacionadas à saúde mental.

“De acordo com os resultados preliminares [do estudo], os sintomas de depressão e ansiedade são maiores entre os trabalhadores de serviços essenciais do Brasil, atingindo 55% do total, em relação aos mesmos trabalhadores na Espanha (23%). Na época da pesquisa, a Espanha passava por seu pior momento da epidemia”, disse a Fiocruz.
O mês de janeiro é dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. Em Alagoas, a campanha começou a ser difundida em 2017. Este ano, o tema da campanha é “Todo Cuidado Importa”.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) Zaíra Mendonça a pandemia trouxe à tona uma série de dificuldades que as pessoas minimizavam ou nem sabiam que possuíam, o que reforça a necessidade de conscientização sobre a importância de pedir ajuda.

“O ano de 2020 com a pandemia, eu não sei bem se ampliou o número de ansiosos, de depressivos, mas ele trouxe à tona… Fez também com que a gente olhasse um pouco mais para as nossas fragilidades. Porque muita gente já tinha um sofrimento mental, psíquico, todos nós temos algo de uma maneira ou de outras e a pandemia fez com que isso fosse descortinado. A gente observa que ela descortinou as nossas feridas e fragilidades. Mas também me deparei com pessoas que já tinham um quadro ansioso e depressivo e na pandemia conseguiram demonstrar uma fortaleza psíquica, talvez porque já estivessem em tratamento, porque conseguiram lidar melhor. Teve quadro de pessoas que também surpreenderam”.

Num momento de tantas incertezas, a especialista pontua que as dificuldades “mais comuns estão relacionadas a ansiedade. “Em termos clínicos percebemos os eventos ansiosos de modo geral, os transtornos compulsivos, as fobias sociais, síndrome do pânico, todos dentro do espectro de transtorno de humor, de ansiedade”, enfatiza.

E como identificar possíveis sinais de sofrimento emocional? Segundo a psicóloga é possível o próprio individuo observar se há mudanças de comportamento e humor por exemplo e buscar ajuda.

“A gente diz que o autoconhecimento é a lei do bem viver. E como a gente pode se perceber? Mudanças bruscas no humor, a pessoa é mais calma e de repente está extremamente irritada, toda pessoa tem seu modus operandi, tem gente que é mais ansioso, outras mais calmas, então se há uma mudança brusca na minha maneira de me relacionar com o mundo e isso perdura é um sinal. Outro sinal é a insônia, não de uma noite apenas por uma preocupação, mas de forma constante, diária. E a gente sabe que quem não dorme bem tem o rendimento comprometido, não só rendimento de produção, laboral, mas de mal estar, produtividade em termos de bem estar. Esses dois pontos são bem característicos, mexeu num deles já é sinal de procurar ajuda, deve”, destaca.

Valorização profissional e tratamento continuado

De acordo com Zaíra Mendonça, durante o mês de janeiro cresce a procura por tratamento especializado em saúde mental, no entanto, ela afirma que é importante que haja a conscientização também em relação à valorização profissional e importância de um tratamento continuado.

“A gente ainda tem uma sociedade muito preconceituosa, mas no mês de janeiro a gente consegue perceber esse aumento. O Janeiro branco fala isso, sobre ter autocuidado, que todo cuidado conta, esse é o lema deste ano. Quando a gente diz que todo cuidado conta, desde fazer um chá até fazer terapia, são níveis de cuidado. Acho que a gente tem conseguido, esse ano com a pandemia a coisa ficou menos organizada de forma proativa, enquanto conselho, mas a gente vê que há um aumento, porque os psicólogos acabam fazendo plantões gratuitos. Mas muitas vezes as pessoas querem o tratamento profissional, mas acabam relegando o investimento. Eu recebi muitas demandas para voluntariado, o que acontece é que o psicólogo se dispõe de atender de forma voluntária, mas a sociedade não entende a importância desse profissional. O grande desafio dessa campanha é entender que o cuidado com saúde mental exige investimento de médio a longo prazo”, reforça.

6

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Evellyn Pimentel

 
 
Prefeito Jó empossa os novos secretários em seu primeiro dia de gestão em Olivença
Por: Assessoria  
 
 Foto: Assessoria

O novo prefeito de Olivença, Josimar Dionísio (Jó), deu posse na manhã desta segunda-feira (4), aos novos secretários da gestão. A solenidade presencial aconteceu na sede da Prefeitura, mas de forma restrita devido à pandemia da Covid-19.

“Começando a nossa jornada com o pé direito e muita vontade de trabalhar por nossa cidade. Homens e mulheres competentes e que vão se dedicar e trabalhar muito pra ver nossa cidade sempre feliz. Eles participaram da transição e estão inteirados dos assuntos das suas pastas. Olivença conta com a gente”, disse Jó.

Segue lista:

1. Secretário Municipal de Finanças e Planejamento – Ronielson da Conceição Silva;
2. Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo – Raabe Neris Santiago;
3. Secretária Municipal de Saúde – Claudeane Alves Ribeiro;
4. Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos – José Elias Santana Silva;
5. Secretária Municipal de Assistência Social e Defesa Civil – Girlene França Rodrigues;
6. Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – Gilberto Morais Dionísio;
7. Secretário Municipal de Trânsito e Transporte – José Girlandes Vieira Silva;
8. Secretário Municipal de Obras, Saneamento e Urbanismo – Mauro Fernandes dos Santos;
9. Secretária Municipal de Governo – Rizoneide Tenório Sila;
10. Secretário Municipal de Controle Interno – João Paulo Porfírio Silva;
11. Chefe de Gabinete – José Marcos Godoy Sousa;
12. Procuradora Municipal – Fabine Vieira Silva;
13. Diretor Presidente do Instituto de Previdência Social – Jocival Dionísio Barbosa.

 

Seduc dá início ao calendário de matrículas para a rede estadual; veja o cronograma

EDUCAÇÃO

Por Ana Paula Lins e Karyne Gomes - Agência Alagoas  0

Alunos da rede farão matrículas até o dia 7; novatos a partir do dia 8

Até o dia 07, haverá renovação e transferências de alunos da rede; de 08 a 15, acontece pré-matrícula de novatos

ASecretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta segunda-feira (04) ao calendário de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo 2021. Neste primeiro momento, será feita a renovação e transferência dos alunos já matriculados na rede. A partir de sexta-feira, dia 08, começa a pré-matrícula dos novatos, procedimento que prossegue até o dia 15.

O período de renovação de matrícula (rematrícula) para os alunos que já são da rede e que permanecerão na mesma unidade de ensino vai até quinta-feira, dia 07, e deve ser feito on-line por meio do site www.matriculaonline.al.gov.br até o dia 15. Na ocasião, haverá o preenchimento de um formulário eletrônico com a escolha de três opções de escola.

São 60 mil vagas para as seguintes séries: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do médio integral; 1º e 5º períodos do turno diurno do EJA fundamental; 1º e 6º períodos do turno noturno do EJA fundamental e 1º período do EJA médio. A idade mínima exigida para matrícula no EJA fundamental é de 15 anos, enquanto para o médio é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado precisa procurar a escola mais próxima para saber se a mesma possui vagas disponíveis.

Passo a passo – Ao acessar o sistema, o aluno – ou seu pai/responsável – vai preencher um formulário eletrônico com os seus dados e a unidade de ensino pretendida.

Para os estudantes e responsáveis que não têm acesso à internet, a inscrição pode ser feita nas unidades de ensino da rede estadual ou por meio da Gerência Regional de Educação (Gere) mais próxima. Todas serão pontos de apoio à comunidade escolar.

Cronograma – Segue abaixo o calendário para as matrículas 2021:

- 04 a 06/01/2021 – Transferência Interna;

- 04 a 07/01/2021 – Renovação de matrícula;

- 08 a 15/01/2021 – Novas Matrículas;

- 22 a 25/01/2021 – Divulgação dos resultados e confirmação da matrícula;

- 25/01 a 29/01/2021 – Confirmação da Matrícula.

Prefeitura de Santana do Ipanema divulga calendário de feriados municipais de 2021
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, assinou o decreto nº 13, de 1 de janeiro de 2021, que dispõe sobre os feriados municipais para o exercício de 2021. Na relação constam 4 feriados municipais.

 

O decreto foi registrado na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Patrimônio, no mural da sede da Prefeitura e publicado no Diário Oficial dos Municípios de Alagoas.

 

Confira abaixo os feriados de 2021 no município:

 

ABRIL

24/04 (Sábado) – Emancipação Política do Município

 

JUNHO

24/06 (Quinta-feira) - São João – Comerciários

 

JULHO

26/07 (Segunda-feira) – Dia Consagrado a Padroeira Senhora Sat’Ana

 

Dezembro

08/12 (Quarta-feira) – Dia Consagrado a Nossa Senhora Imaculada Conceição

 

 

Governo de Alagoas divulga calendário de feriados previstos para 2021

Durante este ano, haverá cinco feriados estaduais, dez pontos facultativos e oito feriados nacionais

↑ Decreto com feriados estaduais, nacionais e pontos facultativos foi publicado na segunda-feira (4) (Foto: Reprodução)

Ogovernador Renan Filho assinou o decreto nº 72.527, de 30 de dezembro, que dispõe sobre os feriados estaduais e nacionais para o exercício de 2021 e define ainda os pontos facultativos nas repartições públicas do Poder Executivo alagoano.

Na relação constam 23 feriados estaduais, nacionais e pontos facultativos de 2021. A lista foi publicada em Edição Suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) dessa segunda-feira (4).

Durante todo o ano, serão oito feriados nacionais, cinco estaduais e dez pontos facultativos (quando cabe ao empregador a decisão de dar feriado ou não). Os feriados municipais não estão inclusos na publicação.

Confira abaixo os feriados de 2021 mês a mês nas repartições públicas estaduais:

JANEIRO

1º de janeiro (sexta-feira), Confraternização Universal (feriado nacional);

FEVEREIRO

15 de fevereiro (segunda-feira), carnaval (ponto facultativo);
16 de fevereiro (terça-feira), carnaval (ponto facultativo);
17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo);

ABRIL

1º de abril, Quinta-feira Santa (ponto facultativo);
2 de abril, Sexta-feira da Paixão (ponto facultativo);
21 de abril (terça-feira), Tiradentes (feriado nacional);

MAIO

1º de maio (sábado), Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

JUNHO

3 de junho (quinta-feira), Corpus Christi (ponto facultativo);
24 de junho (quinta-feira), São João (feriado estadual);
29 de junho (terça-feira), São Pedro (feriado estadual);

SETEMBRO

7 de setembro (terça-feira), Independência do Brasil (feriado nacional);
16 de setembro (quinta-feira), Emancipação Política de Alagoas (feriado estadual);

OUTUBRO

12 de outubro (terça-feira), Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (quinta-feira), Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

NOVEMBRO

2 de novembro (terça-feira), Finados (feriado nacional);
15 de novembro (segunda-feira), Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro (sábado), Consciência Negra (feriado estadual);
30 de novembro (terça-feira), Dia Estadual do Evangélico (feriado estadual);

DEZEMBRO

8 de dezembro (quarta-feira), Nossa Senhora da Conceição (ponto facultativo);
24 de dezembro (sexta-feira), véspera de Natal (ponto facultativo);
25 de dezembro (sábado), Natal (feriado nacional);
31 de dezembro (sexta-feira), véspera do Ano Novo (ponto facultativo).

27

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Wellington Santos

Depressão atinge 5,8% dos brasileiros e campanha alerta para cuidados com a saúde mental

Pandemia da covid-19 desencadeou problemas emocionais e aumentou demanda por tratamentos psicológicos e psiquiátricos, segundo especialistas

↑ Psicóloga do Hapvida Maceió, Paula de Melo Foto: Assessoria)

Cuidar da mente, é cuidar da vida. O Janeiro Branco é uma campanha brasileira que foi criada com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de cuidar da saúde mental. Esse mês foi escolhido porque é o período em que a população está mais focada em resoluções e metas para o ano novo.

Em 2021, a campanha se torna ainda mais relevante e necessária. De acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), 80% dos brasileiros se tornaram mais ansiosos em meio à pandemia da covid-19. A OMS também traz outro dado preocupante: a depressão atinge 5,8% dos brasileiros, taxa que está acima da média global, que é de 4,4%.

De acordo com a psicóloga do Hapvida Maceió, Paula de Melo, a saúde da mente reflete diretamente na saúde do corpo e, quando não cultivada, pode desencadear não apenas ansiedade e depressão, como também outros tipos de patologias.

“Podemos citar o transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, fobias e transtorno do pânico, especialmente em pessoas que tiveram mortes na família por causa do coronavírus”, explica.

LUTO, ISOLAMENTO E PERDA DE RENDA

Luto, isolamento e perda de renda são alguns dos fatores que desencadearam problemas de saúde mental em 2020 e que podem perdurar em 2021. A psicóloga destaca que os idosos são o grupo de maior risco e, por consequência, merecem atenção especial.

“Os idosos possuem uma saúde mais frágil e necessitam de um maior cuidado. É importante que eles mantenham, de alguma forma, contato com netos, filhos e amigos, mesmo que esse contato seja pela internet. Essa afetividade tem que ser diária para mantê-los felizes, saudáveis e com vontade de viver”, afirma.

“SE É VOCÊ QUEM PRECISA DE AJUDA, NÃO TENHA VERGONHA EM PEDIR”

A psicóloga do Hapvida Maceió acredita que a pandemia tornou as pessoas mais solidárias e preocupadas com o próximo, mas também destaca a importância de olhar para si.

“Se é você quem necessita de ajuda, não tenha vergonha em pedir e procure um profissional de saúde mental. Apesar das dificuldades que ainda estamos vivenciando, temos que fazer o possível para manter pensamentos otimistas. Não cobrar demais nem de nós, nem dos outros, e acreditar que dias melhores virão”, enfatiza.

A especialista ainda dá dicas para manter uma vida saudável e começar o ano com de forma segura.

“Procure conciliar a rotina de trabalho com atividades prazerosas com a família, animais de estimação ou algum passatempo e, mesmo diante do distanciamento, aproveite as facilidades da tecnologia para manter contato com familiares e amigos. Também não abra mão de uma boa alimentação e exercícios físicos. Tudo isso vai ajudar a mente e o corpo a se manterem fortalecidos”, conclui.

11

Fonte: Assessoria

 
 
 

Prefeita Christiane Bulhões divulga secretariado; veja nomes

GERAL

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

Aprefeita reeleita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), anunciou na manhã de segunda-feira (4), os nomes que vão compor o secretariado da nova gestão. Para este segundo mandato, além de nomes novos, alguns escolhidos integravam o governo anterior, e permanecerão em seus cargos.

Christiane Bulhões ressaltou que os secretários conhecem bem o poder público e vão contribuir com sua gestão atuando nas secretarias para dar continuidade ao legado do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões.

Veja os quem são os novos secretários:
 

 



 



 



 
 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter