Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Renan Calheiros "apela" para que Congresso suspenda recesso parlamentar

  • Coluna Labafero
  • 14/12/2020 06:52
  • Coluna Labafero
Foto: Folhapress
Renan Calheiros

O senador Renan Calheiros usou as redes sociais, neste domingo (13), para “apelar” para que o Senado e a Câmara suspendam o recesso parlamentar de ambas as Casas.

Segundo o parlamentar alagoano, diante da situação de pandemia, das vidas perdidas devido à Covid-19, não há como o Congresso Nacional pensar em recesso.

Calheiros ainda ironizou a não existência de plano e prazo sobre a vacina no Brasil. Ele também ressaltou que o Senado e a Câmara Federal precisam resolver questões sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o auxílio emergencial, o Orçamento e o déficit fiscal de quase 1 trilhão.

"Faço um apelo aos presidentes da Câmara @RodrigoMaia e do Senado @davialcolumbre, para que não haja recesso e continuemos trabalhando”, postou Renan Calheiros.

Oficialmente, o recesso parlamentar inicia no dia 22 de dezembro. Ainda não há nenhuma resolução sobre um possível adiamento ou suspensão do mesmo. 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

 
 

 

 

Flamengo goleia Santos no Maracanã no retorno de Gabigol, que marca dois gols

↑ Gabigol comemora ao lado de Diego Alves, um dos gols do Flamengo

Com dois gols de Gabigol e uma boa atuação ofensiva, o Flamengo goleou o time reserva do Santos por 4 a 1, neste domingo, no Maracanã. O time soma 45 pontos, se mantém na terceira colocação e perto dos líderes São Paulo e Atlético-MG. Na próxima rodada, o rubro-negro enfrenta o Bahia, também no Maracanã. Nos gols, o atacante fez questão de comemorar de perto e de longe com o goleiro Diego Alves, que ainda não acertou sua renovação com o clube.

– Ele é um líder dentro e fora de campo. Sabemos que a permanêcia do Diego depende dele e da diretoria, mas a gente quer que ele fique. Eles vão se sentar e decidir o melhor para os dois. Mas queremos a permanência, pois é muito ídolo e muito experiente dentro de campo – disse o atacante Bruno Henrique.

Com um time recheado de garotos, o Santos de Cuca mandou o claro recado de que o jogo da Libertadores contra o Grêmio, na quarta-feira, é a prioridade. Ali, no Maracanã, era a chance de ver os jovens em ação e, quem sabe, surpreender o Flamengo. Quase fez no primeiro tempo em duas oportunidades com Jean Mota e em outra com Alison.

Dito isso, ao Flamengo a vitória era obrigação ainda que o confronto se configure um clássico nacional. Diante dos garotos, o time impôs o ritmo e imprensou a equipe do Santos. Fosse na velocidade de Bruno Henrique ou infiltrações dos laterais, os comandados de Rogerio Ceni conseguiam chegar com facilidade ao ataque.

A pontaria, no entanto, não estava das melhores. Gabigol, ou Gabi como agora quer ser chamado, se atrapalhou nas boas chances que teve. O atacante esteve fora das duas últimas para recuperar o equilíbrio muscular. Arrascaeta e Bruno Henrique também viram finalizações suas passarem bem perto da trave.

Coube a Gerson, já no fim do primeiro tempo, transformar a superioridade do Flamengo em gol. Rodrigo Caio disputou de cabeça, Natan testou a bola no travessão, e, no rebote, o volante também de cabeça marcou seu primeiro gol no Brasileiro.

O gol deu a tranquilidade necessária para a etapa final. Aproveitando a certa desorganização do Santos, já nos primeiros minutos, o Flamengo ampliou em pênalti sofrido por Arrascaeta e bem cobrado por Gabigol. O atacante comemorou com o goleiro Diego Alves, que trava uma disputa com a diretoria na renovação do contrato.

Sem muito poder de reação, o Santos viu o Flamengo costurar a goleada. Num rebote do goleiro João Paulo, após jogada de Arrascaeta e Bruno Henrique, Filipe Luis marcou o terceiro.

Já com Pedro em campo, ao lado de Gabigol, o time continuou a pressionar. O atacante tentou dar uma cavadinha sobre João Paulo, mas não conseguiu. Minutos depois, o goleiro do Santos apareceu de novo. Desta vez, cometeu pênalti em Everton Ribeiro. Gabigol pegou a bola e fez o seu segundo no jogo, o quarto do Flamengo.

O Santos ainda diminuiu aos 30 minutos com Bruninho, de cabeça. Mas não chegou a ameaçar. Pelo contrário, o Flamengo, mesmo com as modificações feitas por Ceni, teve chances de ampliar.

 

Senado aprova novo programa de financiamento habitacional

POLÍTICA

Por Agência Senado  0

Programa Casa Verde e Amarela substitui o Minha Casa, Minha Vida. O relator no Senado, senador Marcio Bittar, não incorporou mais emendas para evitar o retorno da medida à Câmara

Texto foi aprovado pelos senadores como veio da Câmara, onde o relator foi o deputado Isnaldo Bulhões Jr. MDB-AL.

OPlenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) o texto da medida provisória que cria o programa Casa Verde e Amarela (MP 996/2020), substituto do Minha Casa, Minha Vida. Além do financiamento habitacional, o novo programa inclui regularização fundiária e crédito para reformas. Como foi aprovado com alterações, na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 41/2020), o texto ainda depende da sanção presidencial.

Serão alcançadas pelo programa as famílias com renda mensal de até R$ 7 mil, em áreas urbanas, e renda anual de até R$ 84 mil, em áreas rurais. O texto foi aprovado pelos senadores como veio da Câmara dos Deputados, onde o relator foi o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). O relator no Senado, senador Marcio Bittar (MDB-AC), não incorporou mais emendas para evitar o retorno da medida à Câmara, o que criaria o risco de ela perder a validade — a MP 996 vence no início de fevereiro e o Congresso Nacional deverá entrar em recesso na próxima semana.

Financiamento

O Casa Verde e Amarela separa o público-alvo em três faixas de renda familiar: até R$ 2 mil mensais, de R$ 2 mil a R$ 4 mil, e de R$ 4 mil a R$ 7 mil. Somente aqueles com renda até R$ 4 mil em área urbana ou com renda anual de até R$ 48 mil em área rural poderão contar com subvenção da União para adequar as parcelas ao orçamento familiar. Os valores recebidos temporariamente — como o auxílio emergencial — não entrarão no cálculo da renda da família.

As taxas de juros serão diferentes para as regiões do país: no Norte e no Nordeste elas ficarão entre 4,25% e 4,5% ao ano, a depender da faixa de renda familiar, enquanto no restante do país serão de 5%. Esses números já haviam sido estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em uma instrução normativa do mês de outubro.

Um regulamento do Poder Executivo ainda vai definir os critérios de seleção dos beneficiários, as regras de preferência aplicáveis a famílias em situação de risco ou vulnerabilidade, que tenham a mulher como responsável pela unidade familiar ou de que façam parte pessoas com deficiência ou idosos. O regulamento também vai incluir critérios para selecionar entidades privadas sem fins lucrativos, micro e pequenas empresas locais e microempreendedores individuais (MEI) de construção para atuarem no programa.

Debate

Quatro senadores insistiram em defender suas emendas durante a votação do projeto, o que levou o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a se comprometer a levar os temas para a regulamentação do programa.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) pediu para que tenham prioridade no atendimento as famílias lideradas por mulheres; as que tenham crianças na primeira infância, idosos ou pessoas com deficiência; e as que pertençam a populações tradicionais. Para ela, esses grupos já são alvo prioritário de outros programas sociais.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) sugeriu que o programa permita a doação ou alienação de imóveis em benefício de cooperativas e associações habitacionais. Essas entidades, segundo ele, são elementos fundamentais da vida social em várias comunidades do Brasil.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) quer uma regra para que os financiamentos não ocupem mais do que 10% da renda mensal das famílias urbanas e 4% da renda mensal das famílias rurais — isso poderia ser compensado com prazos mais longos. A falta desse limite poderia levar a inadimplência e comprometer o sucesso do programa, argumentou ele.

Já o senador Carlos Portinho (PSD-RJ) recomendou que os beneficiários do Casa Verde e Amarela tenham seus imóveis incluídos automaticamente nas tarifas sociais de luz e água. Segundo ele, a burocracia para entrada e renovação desses benefícios é um dos maiores problemas enfrentado por moradores de programas habitacionais.

Reaproveitamento

Os contratos referentes ao Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009, continuarão regidos pelas suas regras originais, mesmo que assinados depois da edição da MP 996, em 26 de agosto. O Casa Verde e Amarela permite a transferência de imóveis construídos pelo Minha Casa, Minha Vida e retomados por falta de pagamento. Essas unidades habitacionais serão destinadas à compra por outro beneficiário a ser indicado “conforme as políticas habitacionais e normas vigentes”.

Outra hipótese é a doação aos estados e municípios, se eles pagarem a dívida para que a família devedora permaneça no imóvel ou para serem destinados a outros programas de interesse social. Já as moradias sem condições de serem habitadas poderão ser vendidas conforme definir o regulamento. A prioridade será para uso em programas habitacionais e para pessoas que cumpram os requisitos do programa habitacional.

As unidades habitacionais produzidas no âmbito do programa poderão ser vendidas aos beneficiários, com financiamento subsidiado ou não, ou mesmo cedidas, doadas ou alugadas, conforme regulamento. Essa subvenção poderá ser acumulada com os descontos concedidos nas operações com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e com outras concedidas por programas habitacionais estaduais, distrital ou municipais.

Na regularização fundiária, as subvenções com dinheiro do Orçamento federal poderão beneficiar somente famílias de baixa renda em núcleos informais urbanos assim declarados pela prefeitura da localidade.

Contrapartidas

Quando a União destinar um terreno a entes privados no âmbito do programa, as contrapartidas serão definidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e poderão ser, por exemplo, infraestrutura urbana para atender a área do imóvel e suas imediações, prestação de serviços relacionados aos imóveis que deverão ser construídos no local ou transferência direta das unidades aos beneficiários.

Após cumprir as contrapartidas, o empreendedor terá liberdade para explorar economicamente a parte do imóvel não vinculada a elas. Assim, um terreno grande poderá ser dividido para que uma parte seja destinada à construção de moradias para o programa e outra parte fique com a empresa, que poderá vender outras unidades produzidas.

O valor das contrapartidas deverá ser igual, no mínimo, ao valor do terreno avaliado antes de o município alterar o ordenamento jurídico para viabilizar seu uso para essa finalidade. Esse seria o caso de mudança de destinação de um setor da cidade de industrial para residencial, por exemplo.

Durante o tempo estipulado para se realizar as contrapartidas, o empreendedor deverá prestar garantia de até 30% do valor do terreno. A verificação do cumprimento das obras poderá ser feita inclusive por órgãos estaduais ou municipais por delegação.

Nova chance para empresas

O projeto de conversão concede uma segunda chance para as empresas que não entregaram moradias contratadas no programa Minha Casa, Minha Vida terminarem o empreendimento sem cobrança da dívida gerada por estourarem os prazos de entrega.

Essas empresas terão mais um máximo de 30 meses para concluir as obras sem aumento de custos para a União, podendo contar com ajuda financeira do estado ou do município em conjunto com algum agente financeiro, como banco ou financiadora imobiliária.

Entretanto, ao manifestar o interesse pela conclusão das obras, o texto permite a declaração de quais unidades habitacionais têm “viabilidade de execução para conclusão e entrega”, abrindo a possibilidade de se entregar menos imóveis que o financiamento original previa.

Parcelas pendentes de liberação retidas por descumprimento do contrato original dependerão da conclusão das obras, sem adiantamentos.

Saneamento e urbanização

O Casa Verde e Amarela usará recursos orçamentários da União, do FGTS e de outros três fundos criados para financiar programas habitacionais de governos passados: de arrendamento residencial (FAR), de desenvolvimento social (FDS) e de habitação de interesse social (FNHIS).

Respeitados os regulamentos de cada fundo, o Casa Verde e Amarela poderá financiar ainda estudos e projetos urbanísticos, habitacionais e paisagísticos; obras de saneamento e infraestrutura, se associadas às habitações construídas pelo programa; assistência técnica para melhoria de moradias; compra de bens para apoiar agentes públicos e privados envolvidos na implementação do programa; produção de unidades de uso comercial, se associadas às habitacionais; e seguro.

Os projetos e as obras deverão dar preferência ao uso de materiais de construção oriundos de reciclagem, como tijolos feitos com rejeitos de mineração, e prever condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou idosos.

Estados e municípios

Em obras produzidas com recursos do FAR ou do FDS, governos estaduais e municipais que aderirem ao programa deverão arcar com os custos de infraestrutura básica como pavimentação de ruas, escoamento das águas pluviais e redes de água, esgoto e energia.

Estados, municípios e Distrito Federal poderão também entrar com o terreno e obras para complementar o empreendimento ou mesmo assumir o valor da operação. Serão aceitos incentivos e benefícios de natureza financeira, tributária ou creditícia, como redução de tributos para diminuir o custo final.

Outra condição para a participação dos entes da federação no programa é a aprovação e publicação de lei de isenção do tributo de transferência do imóvel (ITBI) nesses casos. O tributo é normalmente pago pelo comprador.

Para as contratações realizadas até 31 de dezembro de 2021, a lei deve produzir efeitos antes da entrega das unidades habitacionais às famílias beneficiadas.

Proibições

De acordo com a MP, não poderão receber ajuda para a compra do imóvel no âmbito do programa quem já tenha contrato de financiamento com recursos do FGTS ou em condições equivalentes do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), quem já tenha imóvel regular com infraestrutura urbana e padrão mínimo de edificação, ou quem tenha recebido benefícios similares nos últimos dez anos com recursos dos fundos participantes.

Essa proibição não se aplica, entretanto, ao atendimento de famílias com obras e serviços de melhoria habitacional, nem de famílias envolvidas em situações de reassentamento, remanejamento ou substituição de moradias (encostas, por exemplo), ou desabrigadas que tenham perdido seu único imóvel em razão de situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela União.

Podem participar ainda as pessoas que tenham propriedade de imóvel residencial em fração de até 40%, ainda que seja por herança ou doação.

Mulher

Pelo texto aprovado, em família com casais de sexos diferentes, tanto o contrato quanto o registro do imóvel serão feitos, preferencialmente, em nome da mulher. Se ela for chefe de família, não precisará da concordância do marido ou companheiro. Prejuízos sofridos em razão da regra deverão ser resolvidos em causas de perdas e danos.

No caso de divórcio, a propriedade do imóvel comprado ou regularizado pelo programa durante o casamento ou união estável ficará com a mulher, independentemente do regime de bens (comunhão parcial ou total ou separação total de bens).

A exceção é para operações financiadas com recursos do FGTS e quando a guarda dos filhos for exclusiva do homem. Nesta última situação, o imóvel será registrado em seu nome ou transferido a ele.

Retomada

Tanto no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida quanto no Casa Verde e Amarela, a MP inclui dispositivo para permitir o emprego de “atos de defesa”, inclusive com ajuda da polícia, para garantir a posse de imóveis ainda não vendidos aos beneficiários finais, mas ocupados por outros moradores. O uso da polícia pode ser previsto em instrumentos firmados entre a União e estados ou municípios.

O projeto de conversão estende para o novo programa o regime especial de tributação instituído pela Lei 12.024, de 2009, que permite à empresa construtora quitar quatro tributos federais com uma alíquota única de 4% da receita mensal. São contemplados o Imposto de Renda, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), a Cofins e o PIS.

Cartório

As famílias de baixa renda beneficiadas com as unidades construídas contarão com isenção no pagamento de taxas de escritura e registro dos imóveis, como previsto na Lei 11.977, de 2009, que criou o Minha Casa, Minha Vida.

O projeto do Casa Verde Amarela prevê que os fundos estaduais usados para compensar os cartórios pelo serviço gratuito poderão receber recursos de fundos federais de habitação sem necessidade de acordo, contrato ou qualquer outro instrumento.

Para isso, conselhos estaduais de habitação terão a responsabilidade de fiscalizar a aplicação desses recursos; os estados devem contribuir com o fundo e encaminhar prestação de contas ao controle interno do Poder Executivo federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Já o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), criado pela Lei 13.465, de 2017, será financiado por um fundo criado pelo texto aprovado da MP. Esse sistema de registro pretende conectar todos os cartórios de imóveis do país, facilitando o acesso a consultas e serviços on-line.

O fundo contará com recursos de todos os cartórios de imóveis por meio de contribuições a serem definidas pelo operador nacional do SREI.

Consulta pública

Para elaborar o Plano Nacional de Habitação de Interesse Social, o Ministério do Desenvolvimento Regional foi dispensado pela MP de ouvir o Conselho das Cidades, bastando consulta pública. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do ano passado impediu a extinção do conselho por decreto de Jair Bolsonaro.

Loteamentos

O projeto de conversão incluiu na Lei dos Loteamentos Urbanos (Lei 6.766, de 1979), novos agentes que podem ser considerados empreendedores responsáveis por parcelamentos do solo, como o próprio proprietário do imóvel a ser parcelado, a administração pública que fizer desapropriação, cooperativa ou associação de moradores ou empresa contratada para executar o parcelamento.

O texto aprovado também altera a lei para permitir a prorrogação, por igual período, do prazo de quatro anos que o loteador tem para realizar obras básicas na área do loteamento, como as ruas, a demarcação dos lotes, quadras e obras de escoamento das águas pluviais.

Fonte: Agência Senado

Prêmio eSports Brasil 2020 revela os melhores do ano nesta terça

Evento que festeja o esporte eletrônico brasileiro será realizado nos estúdios da TV Globo em São Paulo respeitando o protocolo de segurança contra o novo coronavírus

↑ Prêmio eSports Brasil será realizado em um estúdio da TV Globo em São Paulo (Foto: Reprodução)

Apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Prêmio Esports Brasil 2020 vai ser realizado com adaptações que não vão tirar o brilho e a grandiosidade do evento.

A maior premiação do esporte eletrônico no país e na América Latina revela os vencedores das 20 categorias nesta terça-feira, com uma celebração nos estúdios da TV Globo em São Paulo respeitando as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. O evento começa às 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 3, segunda tela no YouTube do e-SporTV e tempo real no ge.

A quarta edição do Prêmio eSports Brasil traz novidades também entre os mestres de cerimônia. Nyvi Estephan dessa vez ganha a companhia do narrador Everaldo Marques, que chegou à Globo em 2020 e apresentará o evento pela primeira vez.
 
Os finalistas foram divulgados há duas semanas. A escolha foi feita de forma ligeiramente diferente em relação aos anos anteriores, com maior participação do superjúri em categorias que antes eram exclusivamente populares. O processo começou em outubro, quando os jurados escolheram os primeiros oito nomes de cada categoria. Depois, o público votou para selecionar seus favoritos, que compõem a escolha dos finalistas junto com o júri. Nesta edição, o público tem o poder total de definir o vencedor do Craque da Galera, e o júri bate o martelo para escolher quem leva o troféu nas outras categorias.

 

Os finalistas do Prêmio eSports Brasil 2020

CS:GO

  • Marcelo “Coldzera” David
  • Andrei “arT” Piovezan
  • Kaique “KSCERATO” Cerato

Overwatch

  • Leonardo “Shinigami” Moreira
  • Guilherme “TheSeriusGui” Souza
  • Mateus “Neil” Kröber

Futebol Virtual

  • Guilherme “GuiFera” Fonseca
  • Henrique “Zezinho” Lempke
  • Flávio “Fifilza” Brito

Free Fire

  • Cauan “Cauan7” da Silva
  • Jonatha “JapaBKR” Pereira
  • Bruno “Nobru” Goes

League of Legends

  • Rodrigo “Tay” Panisa
  • Thiago “tinowns” Sartori
  • Ygor “RedBert” Freitas

Rainbow Six Siege

  • Gabriel “Pino” Fernandes
  • André “nesk” Oliveira
  • Luccas “Paluh” Molina

Battle Royale

  • Leonardo “leleo” (Fortnite)
  • Vinicius “Frosty” (Fortnite)
  • Pedro “sparkingg” (PUBG)

Fighting

  • Guilherme “GuiExceptional” (Mortal Kombat)
  • Alexandro “Lêxe” (Street Fighter)
  • Wellington “Konqueror249” (Mortal Kombat)

Dota 2

  • Rodrigo “Lelis”
  • Guilherme “Costabile”
  • Matheus “Kj”

Card Games

  • Paulo Vitor “PVDDR” (Magic)
  • Patrick Fernandes (Magic)
  • Nayara Sylvestre (Hearthstone)

Mobile

  • Marcel (Brawl Stars)
  • Samuel Bassoto (Clash Royale)
  • Maick “NoMercy” (AOV)

Outras

  • Lucas “Slooper” (Teamfight Tactics)
  • Leonardo “mwzera” (Valorant)
  • Natalia “NAT1” (Valorant)

Personalidade

  • Alexandre “Gaules”
  • Bruno “Nobru”
  • Bianca “Thaiga”

Revelação

  • Felipe “bankai” (League of Legends)
  • Cauan “Cauan” (Free Fire)
  • Natalia “NAT1” (Valorant)

Melhor Caster

  • Ana Paula “Ana Xisdê”
  • Nicolas “Nicolino”
  • Samuca
  • Bruno Clash
  • Kenno “KennoSV”

Melhor Streamer

  • Bárbara “Babi”
  • Victor “Coringa”
  • Alexandre “Gaules”
  • Lucio “Cerol”
  • Gustavo “Baiano”

Melhor Organização

  • LOUD
  • Corinthians FF
  • Flamengo eSports
  • PaiN Gaming
  • FURIA

Craque da Galera

  • Bruno “Nobru” (Free Fire)
  • Vinícius “Vinizx” (Free Fire)
  • Thiago “tinowns” (League of Legends)
  • Patrick “Blackoutz” (Fortnite)
  • Kauê “Kauelok” (Free Fire)

Melhor jogo

  • Free Fire
  • Fortnite
  • CS:GO
  • League of Legends
  • Valorant
44

Fonte: GloboEsporte.com

Encontro Empresarial online mostra novidades para trade turístico do Velho Chico

Serão lançadas uma plataforma digital inovadora e uma marca para utilização em produtos ofertados por empreendimentos da região.

↑ (Foto: Arquivo da empresa Restaurante e Pousada Castanho)

turismo Mesmo com a pandemia, a atuação dos projetos do Sebrae Alagoas na região dos cânions do São Francisco foi um sucesso, principalmente por contribuir com o retorno dessas empresas após a retomada da economia. Para celebrar a força desses negócios, abordar os planos para 2021 e lançar uma nova plataforma digital, o Sebrae Alagoas irá realizar o Encontro Empresarial online, no próximo dia 14, às 18h30.

O evento, que contará com a participação de 21 empresas do trade turístico da região do Velho Chico, de municípios como Piranhas, Olho d’água do Casado e Delmiro Gouveia, também será marcado pelo lançamento de uma marca exclusiva para o destino para que possa ser aplicada em produtos ofertados pelas empresas atendidas.

Gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destacou que a plataforma apresentada irá disponibilizar todos os elementos do marketing digital, com site para e-commerce e planejamento para presença digital no Instagram e Youtube, tudo isso bem orquestrado para impulsionar o destino.

“Esse será um dos melhores portais de turismo a nível nacional e bastante focado nas experiências, algo que o turista valoriza muito, principalmente na nossa região. O que não falta aqui são experiências e o turista poderá vivenciá-las”, afirma.

Resultados e planos para 2021

Vitor Pereira também reforça que 2020 foi um ano em que o Sebrae atuou com a aplicação de muitas soluções para empresas do turismo na região dos cânions do São Francisco, entre elas consultorias na parte de planejamento e estruturação digital, implantação de plataformas digitais, planejamento de presença digital, design de ambientes e comunicação visual, além do foco na biossegurança, com a adequação para a retomada durante a pandemia.

Além disso, o Sebrae também aplicou um processo de mentoria na área do turismo. Com a pandemia, o turismo foi um dos segmentos mais afetados. “Isso foi muito impactante. Os gestores se emocionaram nas primeiras reuniões. Essa situação era inimaginável. Visto isso, criamos 11 ações prioritárias para o turismo, executamos todas elas, algumas de forma totalitária todas em parceria com o trade”, destaca.

Vitor Pereira também enfatiza que o encontro servirá para traçar perspectivas e ações para 2021 dada a importância do turismo para o desenvolvimento de outras atividades impactadas na região.

“Diretamente, o turismo envolve cerca de 50 outras atividades e indiretamente mais de 130. O turismo é uma atividade geradora de renda e traz capital de fora gerando desenvolvimento territorial. Com novos recursos sendo inseridos naquele território, o turismo tem um grande poder de transformação de realidades. Além disso, ela é uma das atividades mais sustentáveis e não gera impactos ambientais tão grandes como em outras atividades”, conclui.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

16

Fonte: Assessoria

São Paulo goleia Botafogo e abre 7 pontos na liderança do Brasileirão

Com resultado, São Paulo se isolou ainda mais na ponta da tabela

↑ Reprodução

OSão Paulo chegou ao seu 17º jogo de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Recebendo o Botafogo nesta quarta-feira, no Morumbi, em partida atrasada válida pela 18ª rodada da competição, o time comandado por Fernando Diniz não desperdiçou a oportunidade de abrir sete pontos de vantagem na liderança, saindo de campo com a goleada por 4 a 0, gols marcados por Brenner (2), Reinaldo, de pênalti, e Hernanes.

Com o resultado, o São Paulo se isolou ainda mais na ponta da tabela. Agora, o Tricolor soma 50 pontos, contra 43 do Atlético-MG, vice-líder. Agora com todos os jogos adiados já disputados, a equipe comandada por Fernando Diniz agora volta o foco para o clássico contra o Corinthians, domingo, na Neo Química Arena.

O Botafogo, por sua vez, segue seu martírio no Brasileirão. Nesta quarta-feira, o Glorioso precisava da vitória para se distanciar do lanterna Goiás, porém, com o revés para o São Paulo, a vantagem segue em apenas um ponto, e o rebaixamento parece cada vez mais provável.

Jogo – O São Paulo não quis saber de perder tempo e tratou de abrir o placar logo aos dez minutos de jogo. Em uma boa trama ofensiva, Luciano saiu tabelando com seus companheiros na entrada da área, e Gabriel Sara foi acionado pela esquerda. O meia cruzou na área, na medida para Brenner chegar testando como manda a cartilha do bom centroavante para abrir o placar, coroando a grande jogada do ataque tricolor.

Cinco minutos depois, aos 15, Brenner teve uma nova oportunidade, aproveitando rebote da cabeçada de Arboleda, dentro da pequena área, mas, meio sem ângulo, acabou carimbando a trave. Mas, a noite era mesmo do atacante revelado em Cotia. Aos 26 minutos, Luciano tocou em profundidade para Brenner arrancar, invadir a área e soltar a bomba, ampliando para o São Paulo no Morumbi.

Se a situação já estava difícil para o Botafogo, ficou ainda pior aos 33 minutos, quando Marcelo Benevenuto entrou com as travas da chuteira na coxa de Luan e acabou expulso após revisão do VAR. Daí em diante a pressão do São Paulo só aumentou. Diego Cavalieri foi obrigado a fazer duas boas defesas em chutes de Tchê Tchê e Luan já na reta final do primeiro tempo, só que antes de as equipes irem para o intervalo, o Tricolor ainda teve tempo para aumentar a vantagem no marcador.

Aos 44 minutos, Igor Gomes recebeu livre e bateu forte, cruzado. A bola bateu no braço de Forster e, após nova intervenção do VAR, o árbitro da partida acabou marcando o pênalti. Reinaldo foi para a cobrança e não desperdiçou, fazendo o terceiro gol do São Paulo e tornando a volta por cima do Botafogo praticamente impossível.

Segundo tempo

No segundo tempo o São Paulo continuou com a mesma sede de gols. Logo aos dois minutos Reinaldo só não transformou a elástica vitória em goleada porque Diego Cavalieri defendeu o forte chute do lateral-esquerdo dentro da área. Pouco depois, após recuou de cabeça de Marcinho, o goleiro do Botafogo quase protagonizou uma lambança, saindo sem conseguir ficar com a bola e por pouco não deixando Brenner empurrar para o fundo das redes.

Com a vitória assegurada, o técnico Fernando Diniz decidiu tirar Igor Gomes Gabriel Sara e Luan, todos pendurados, para a entrada de Vitor Bueno, Hernanes e Rodrigo Nestor. E aos 15 minutos o Profeta obrigou Cavalieri a fazer grande defesa em chute de fora da área. O Botafogo respondeu com Caio Alexandre, que recebeu pela esquerda, levou para o meio e bateu, balançando as redes pelo lado de fora.

A partida não perdia intensidade. Em um segundo ataque, o Fogão chegou a assustar em chute de Pedro Raul da entrada da área, mas faltou pontaria ao atacante. O São Paulo, por sua vez, carimbou a trave com Vitor Bueno, também em finalização de meia distância.

Antes do apito final, Luciano ainda teve duas derradeiras chances de garantir a goleada para o São Paulo, mas faltou sorte. Aos 33, o atacante completou de cabeça o cruzamento de Vitor Bueno, mas Diego Cavalieri fez ótima defesa à queima-roupa e ainda contou com a ajuda do travessão para evitar o gol. Depois, o camisa 11 completou o passe rasteiro de Igor Vinícius, mas o goleiro botafoguense novamente apareceu bem. Coube a Hernanes, aos 44 minutos, acertar um belo chute de fora da área, no ângulo, para sacramentar a vitória maiúscula do Tricolor no Morumbi.

28

Fonte: Gazeta Esportiva

Geólogo: ‘sinkhole pode acontecer a qualquer momento’

Defesa Civil fala em possível colapso iminente e alerta população a evitar tráfego na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro

↑ Avenida Major Cícero de Góes Monteiro deve receber maior controle para que não haja fluxo de veículos (Foto: Edilson Omena)

ADefesa Civil de Maceió trabalha com a possibilidade de ocorrência de um colapso na região das minas de sal-gema “a qualquer momento”. Segundo estudos feitos até agora por diferentes instituições com a velocidade atual de afundamento a formação de um sinkhole (buraco, em tradução livre) pode ocorrer “ainda este ano ou no ano que vem”.

O geólogo Antonioni Guerreira é responsável pelo monitoramento e avaliações técnicas da região afetada pela subsidência. Ele afirma que as evidências até agora indicam um risco iminente.

“Pode ocorrer a qualquer momento tanto é que a melhor medida a ser tomada foi a remoção e interdição para resguardar quem passasse por ali. A Defesa Civil trabalha com risco e prevenção. Existe um estudo contratado pela Braskem para prever o período de um possível colapso. Essas previsões são determinadas com base em movimentos em superfície. E eles estimam uma data para possível colapso na área. Esses dados e essas previsões são com base em estudo corriqueiros e que precisam ser atualizados num curto espaço de tempo, porque as previsões podem mudar, mas algumas dessas previsões estimam para fim deste ano, início do outro. Numa data próxima”, afirma.

O especialista garante que desde os primeiros estudos a ocorrência de um colapso já vem sendo discutida e que pode gerar “danos severos”.

“Em 2018, a CPRM já havia relatado a possibilidade de ocorrência de um sinkhole. Toda aquela região de maior concentração de minas está sujeita a esse risco e de gerar danos severos. Isso vai depender do diâmetro das minas, mas seria algo em torno de 40 metros. Por isso a Defesa Civil recomendou a realocação e a interdição […] Se na próxima análise os dados indicarem que houve desaceleração, as previsões devem ser mais tardias. Mas a Defesa Civil sempre trabalha com a possibilidade pior possível e existe essa possibilidade”, diz.

Recentemente a Prefeitura de Maceió divulgou que a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, interditada no ano passado, deve receber um maior controle para que não haja fluxo de veículos que insistem em transitar pela região.

“Além do tráfego indevido na região, a necessidade de controle de acesso em trecho da Avenida Major Cícero se deve ao fato de que o monitoramento realizado na área aponta que o fenômeno de subsidência tem se mostrado atuante com o surgimento de novas evidências do problema e, ainda, relatórios apresentados pela empresa Braskem em setembro deste ano (confeccionados por instituições contratadas pela mineradora) que apontam índice elevado de subsidência e projetam prazos para possíveis colapsos de minas com impacto na superfície, caso nenhuma medida seja adotada para estabilização das minas de exploração de sal-gema”, informa o órgão.

O geólogo Antonioni Guerreira reforça o alerta sobre a região. “A orientação é de que as pessoas não passem, evitem o local. Vão ser instaladas cancelas, um maior controle para que esse tráfego seja evitado”.

MINAS

Uma das possíveis soluções para o fenômeno é o preenchimento das minas em situação crítica.

“Existe um projeto da Braskem e da ANM, que é a agência reguladora para preenchimento de cavidades principalmente aquelas que estão mais críticas, sujeitas a colapso. Mas eles já relataram que isso demora, deve levar de dois a três anos”, diz o geólogo.

“A Braskem vem implementando ações de preenchimento de 4 poços de sal com material sólido, processo que deve durar 3 anos, e de fechamento convencional e monitoramento dos seus demais poços de sal. Estas ações foram definidas com base em recomendações de instituições independentes e especialistas de renome nacional e internacional, e vêm sendo compartilhadas com a ANM (Agência Nacional de Mineração)”, destacou.

A Braskem acrescentou que a ANM definiu “medidas adicionais” para a operação, sem, no entanto, especificar quais são.

“Em ofício enviado à Braskem no mês de novembro, a agência reguladora definiu algumas medidas adicionais, que estão ainda em tratativas. Essas medidas podem ser reavaliadas no futuro, em caso de estabilização do solo da região”.

19

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Santana do Ipanema registra um número alto de infecção pelo novo coronavírus pelo segundo dia consecutivo

SAÚDE

PorJosé Malta Fontes Neto - Jornalista - MTE/AL 1740  0

 

Boletim epidemiológico desta segunda feira registra 27 novos casos positivos

Pelo segundo dia consecutivo o município de Santana do Ipanema registra um número alto de infecção pelo novo coronavírus.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (07), publicado pela Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde registra 27 novos casos positivos. No boletim do último domingo foram 30 casos confirmados.

Os demais números do boletim são:
 

 


116 pacientes estão sendo acompanhados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Não há registro de pacientes internados, todos estão em isolamento domiciliar.

O número de pacientes em tratamento da COVID-19 teve um aumento de 176% considerando os últimos 14 dias. Em 24 de novembro 42 pacientes estavam sendo acompanhados.

O percentual de recuperados é 92,2% e a taxa de letalidade está em 1,68%

Programa de Reconstrução Mamária começa atender mulheres do interior de AL

Na primeira etapa das consultas pré-hospitalares, o Ame-se atendeu mulheres mastectomizadas de Maceió

↑ Programa vai assegurar reconstrução mamária para mulheres mastectomizadas e mamografias preventivas (Foto: Carla Cleto)

OAme-se, Programa de Reconstrução Mamária destinado a atender mulheres mastectomizadas, iniciou o atendimento a pacientes do interior do Estado. Desta vez, foram atendidas no Ambulatório do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), usuárias encaminhadas pelo Hospital Chama, localizado em Arapiraca.

A paciente Rita de Cássia Santos, que reside em Palmeira dos Índios, não conteve a emoção ao sair da primeira consulta. “Estou muito feliz porque o sonho de reconstruir minha mama será realizado”, salientou.

Emocionada, Rita de Cássia Santos frisou que a primeira coisa a fazer, ao sair do Hospital Metropolitano de Alagoas, seria informar a boa notícia às amigas. “Pelo zap [whatsapp], já vou falar com as minhas amigas que fui chamada, passei pela mastologista, vou ser consultada pelo cirurgião plástico e até os exames vou fazer por aqui”, enumerou.

Nesta primeira etapa o programa tem como objetivo zerar a lista de espera das pacientes, com consultas e exames realizados pelo Hospital Metropolitano de Alagoas. Já na segunda etapa, as pacientes serão encaminhadas pelo Sistema de Regulação do Estado.

Lançado pelo governador Renan Filho em outubro deste ano, o Programa Ame-se tem como objetivo zerar, até outubro do próximo ano, a fila de mulheres mastectomizadas por causa do câncer de mama em Alagoas e que precisam realizar a reconstrução mamária. “Alagoas tinha uma baixa capacidade de fazer a reconstrução mamária. Apenas o Hospital Universitário fazia entre quatro a cinco reconstruções por ano. Nós temos uma fila de duzentas mulheres e vamos zerar essa fila”, assegurou.

19

Fonte: Assessoria

 
 
 

Universidades voltarão às aulas presenciais em 1º de março, diz MEC

  • IG
  • 07/12/2020 22:00
  • Brasil/Mundo
Foto: Reprodução
O ministro da Educação, Milton Ribeiro.

As universidades públicas e privadas o Brasil vão voltar às aulas presenciais no dia 1º de março do ano que vem. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista à CNN Brasil .

Uma portaria seria publicada ainda nesta segunda-feira (7) em edição extra do Diário Oficial da União. Anteriormente, o próprio ministério já havia determinado que as  aulas retornariam em janeiro também por meio de outra portaria. Apesar da mudança, a portaria anterior não será revogada pelo texto atual.

Segundo o ministro, a pasta tomou a decisão de promover um "pequeno ajuste" nas orientações para a volta das aulas após conversar com os reitores na semana passada .

As universidades poderão adiar a retomada em dois cenários. O primeiro é caso haja determinação de "lockdown" por autoridades locais. Já o segundo é se os reitores avaliarem que há avanço no número de casos a ponto de colocar em risco a segurança de estudantes e professores.

Vai caber a cada um dos reitores definir qual será seu plano de retomada, com a definição sobre quais cursos irão reiniciar aulas presenciais primeiro e em quais campi haverá aulas. Eles também deverão planejar como será feito o rodízio de salas e a escala de professores.

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter