Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Corpos de vítimas de acidente com ônibus em MG são velados em municípios do Sertão de Alagoas; veja vídeo

  • Mara Santos*
  • 07/12/2020 20:54
  • Geral
Foto: Reprodução / TV Gazeta
Vítimas de Água Branca estão sendo veladas em um velório coletivo, no ginásio de esportes municipal.

Os corpos das vítimas alagoanas que morreram no acidente com um ônibus, em João Monlevade, Minas Gerais, estão sendo velados, por parentes e amigos em municípios do Sertão de Alagoas. Dos 19 mortos na tragédia, 14 foram trazidos para o estado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (7).

A cidade de Água Branca preparou um velório coletivo para as seis vítimas do município que morreram no acidente. O corpo de uma delas ficou por um tempo no local e, depois, foi encaminhado para um velório particular na residência da família, localizada na zona rural da cidade.

Três corpos serão velados em Pariconha, dois em Delmiro Gouveia e outros dois em Mata Grande. Um corpo ficou na Bahia. 

Os sobreviventes também fizeram a viagem no avião da FAB e foram transportados para suas residências.

Os mortos e os sobreviventes da tragédia saíram do Aeroporto de Pampula, em Belo Horizonte, às 12h51. O avião da FAB chegou a Paulo Afonso por volta das 15h40.  Os corpos de outras quatro vítimas foram levados pra São Paulo e o 19º já foi retirado por parentes. Por volta das 18h30, as 13 vítimas alagoanas chegaram para serem veladas nos municípios do Sertão de Alagoas, trazidas pelo Corpo de Bombeiros. 

Os horários dos sepultamentos estão previstos para às 11h, desta terça-feira (7).

Em Água Branca, o ginásio de esporte do município ficou tomado por parentes e amigos das vítimas que participam de um velório coletivo. Uma equipe da secretaria municipal de Saúde está no local para dar suporte aos presentes e fazer o controle referente as medidas sanitárias de combate ao coronavírus. O uso de máscara é obrigatório.

A chegada dos corpos em Água Branca também causou grande comoção na população. A cidade preparou uma estrutura para realizar o velório coletivo e assim homenagear e se despedir dos moradores que perderam a vida na tragédia em Minas Gerais.

Veja vídeo:

 

O acidente

O ônibus da empresa Localima saiu com os alagoanos do Povoado Santa Cruz do deserto, em Mata Grande, na última quinta-feira (3), com destino a São Paulo, mas o veículo caiu  na sexta-feira (4), de um viaduto conhecido como "Ponte Torta", em um trecho da BR-38,  na cidade mineira de João Monlevade. A principal suspeita do que causou o acidente é de falha no freio do veículo. 

O motorista do ônibus e outros cinco passageiros conseguiram pular do ônibus antes dele cair do viaduto. O condutor do coletivo se apresentou mais cedo, nesta segunda-feira (7), à polícia. O depoimento dele pode ajudar na investigação das causas do acidente.

Onze passageiros permanecem internados: oito no Hospital Margarida, em João Monlevade; e três em hospitais de Belo Horizonte. No domingo (6), a Defesa Civil atualizou informações sobre o acidente e confirmou que no total 48 pessoas estavam ônibus.

 

*Sob supervisão da editoria

AALC organiza a I Antologia Alagoana de Literatura de Cordel

CULTURA

Por Redação dom Diógense Pereira - AALC  0

 

Inscrições vão até 28 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de reunir o maior número possível de Poetas Cordelistas de Alagoas, a Academia Alagoana de Literatura de Cordel está organizando a I Antologia Alagoana de Literatura de Cordel

Serão aceitos nessa Antologia, Cordelistas Alagoanos mesmo que morem fora do Estado, assim como também de outras naturalidades, mas que tenham união estável com alagoano e aqui no estado desenvolva sua atividades literárias.

Serão recrutados desde aqueles que nunca publicaram oficialmente, até aqueles que tem experiência e reconhecimento nacional.

Esse mapeamento cultural dos PERSONAGENS DO CORDEL ALAGOANO é uma iniciativa da AALC, com a intenção de promover com a união e fortalecimento do nosso gênero literário.

A Academia busca incentivar e certificar os mais novos e reconhecer os mais experientes pelo esforço de reproduzir e manter vivo nosso Cordel.

A final todos tem contribuído para o Cordel Alagoano.

Contatos: Diógens Pereira (82) 99965-7254 - Cristóvão Augusto (82) 99932-5126 ou @academiadecordel.al

Prefeita Christiane Bulhões zela pelo patrimônio público de Santana do Ipanema

Nos meses de outubro e novembro, Prefeitura reformou praças, pontes, cemitérios e viaduto
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Assessoria

A Prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, vem promovendo um verdadeiro zelo pelo patrimônio público do município ao autorizar reformas de praças, pontes, cemitérios e viaduto.

Nos meses de outubro e novembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, reformou as seguintes praças: Cônego Luiz Cirilo Silva; Tácio Chagas Duarte; Manoel Aniel dos Santos; Antônio Pacífico dos Santos; Floriano Salgueiro Silva; Praça Manoel Rodrigues Silva (Povoado São Félix).

Além das praças, as pontes a seguir também foram reformadas: General Batista Tubino (acesso a Olho d'Água das Flores); Padre; Estadual; Barragem; Floresta.

As reformas também passaram pelos cemitérios Santa Sofia, Barroso e Povoados Areia Branca e Olho D’água do Amaro. Quem também recebeu reforma foi o viaduto do bairro Artur Morais.

Em julho, a prefeita Christiane Bulhões entregou a reforma das Praças Senador Enéas Araújo e Manoel Rodrigues da Rocha, no centro da cidade. Já em novembro, Christiane Bulhões autorizou a reforma da praça São Pedro e da ponte sobre o Rio Camoxinga. Ambas estão com obras em andamento.

Desde que assumiu a prefeitura, Christiane Bulhões deu continuidade ao trabalho do seu pai, o prefeito Isnaldo Bulhões, e entregou obras estruturantes, fazendo jus ao slogan “Governo da Reconstrução.

 

 

Tradição e cultura marcam a noite de abertura do Natal dos Folguedos em Maceió

Sons, ritmos e cores mostraram a força dos folguedos populares de Alagoas

↑ Fandango do Pontal se apresenta e dá exemplo de prevenção à covid-19 com o uso da máscara (Foto: Marco Antônio / Secom)

OFandango do Pontal da Barra e do Coco de Roda Xique Xique saudaram o público na abertura da quarta edição do Natal dos Folguedos, na noite de sexta-feira (4), na Praça Multieventos. Sons, ritmos e cores mostraram a força de nossas manifestações artísticas e a identidade de um povo que mantém viva sua identidade cultural. Os shows de Tião Marcolino e Mel Nascimento deram um brilho mais à festa.

Quem esteve na Multieventos pode conferir o cuidado que os organizadores tiveram para garantir a segurança de todos, obedecendo todas as normas sanitárias de prevenção à covid-19, como prevê o Protocolo de Biossegurança elaborado especificamente para o evento e os decretos estadual e municipal de contenção à disseminação do coronavírus.

Além da limitação de público a 300 pessoas e o cumprimento do distanciamento entre as mesas para evitar aglomerações, as normas de higienização foram seguidas à risca, com a instalação de tapetes sanitizantes, medição de temperatura, instalação de grades para o controle de fluxo na entrada, álcool em gel por todo o espaço, além de um serviço eficaz de orientação, para garantir a tranquilidade da festa e o bem-estar do público.

Acesso ao local foi limitado a 300 pessoas e teve medição de temperatura e oferta de álcool em gel (Foto: Marco Antônio / Secom)

As crianças tiveram seu cantinho especial garantido e puderam se divertir em segurança no Espaço Kids e tirar fotos com o Papai Noel. Também foi criado um espaço para a venda de artesanato feito por artistas da terra.

Os apreciadores da culinária local puderam se deliciar com pratos vendidos ao preço de R$ 15,00. Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Feira Gastronômica conta com a participação de 11 empresas associadas: Rota 82, Papa Fritas, Budega da Macaxeira, Maria Coxinha, Açaí Brasil, Sucreepe, Lud House, In Natura, Caatinga Rocks, Hop Bros e Lira’s Burguer.

Até o dia 20 de dezembro, muitas atrações passarão pelo Palco da Praça Multieventos. Teremos apresentações de coco de roda, pastoril, fandango, bumba meu boi, guerreiro, baianas, ciranda, samba de roda, bandas de pífanos, grupos afros, artistas e bandas locais.

No palco, apresentações animaram a abertura do Natal dos Folguedos (Foto: Marco Antônio / Secom)

Neste sábado (5), quando Maceió comemora seu aniversário de 205 anos, a festa fica por conta do forrozeiro Lula Sabiá, o Boi Treme Terra, o Guerreiro Mensageiro de Padre Cícero e Jaques Setton, a partir das 19h. A projeção mapeada, prevista para as 20h, contará a trajetória cultural das atrações da noite.

Já consolidado no calendário cultural da cidade, o Natal dos Folguedos 2020 é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Turismo e Lazer (Semtel), com o apoio das secretarias municipais de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), além das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) e de Iluminação Pública (Sima).

O evento conta ainda com patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) e Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Veja a programação completa do Natal dos folguedos, acessando: http://www.maceio.al.gov.br/2020/12/confira-a-programacao-do-natal-dos-folguedos/

33

Fonte: Ascom FMAC / Texto: Soraya Leite

Acidente em MG: aeronaves da FAB realizará translado de corpos para AL nesta segunda (07)

  • Daniel Paulino*
  • 07/12/2020 06:45
  • Geral
Foto: Divulgação
Governador Renan Filho informou que solicitou avião da FAB a Bolsonaro

Atualizada às 07h

Conforme informações repassadas pela assessoria de comunicação da cidade de Mata Grande, os corpos dos alagoanos vítimas do acidente de ônibus em João Monlevade, no estado de Minas Gerais, devem desembarcar de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no aeroporto de Paulo Afonso (BA) ainda nesta segunda-feira (7). 

Após desembarcar no aeroporto de Paulo Afonso, que logisticamente é mais próximo das respectivas cidades de origem, os corpos irão seguir em cortejo em caminhões do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), até os locais dos velórios, para que as cerimônias possam serem realizadas. 

A FAB em uma outra aeronave irá levar os parentes das vítimas que se deslocaram para o estado de MG para que pudessem executar os trâmites burocráticos até a liberação dos corpos.

Dos 19 corpos, a Polícia Civil de Minas informou que na manhã desta segunda-feira (07), que pelo menos quatro devem seguir para o estado de São Paulo e outros 15 seguem para o estado de Alagoas. 

"Serão duas aeronaves, uma da FAB C-130, que será utilizada para o transporte das urnas com os corpos, e outra aeronave, um C-90 da FAB, para transporte das vítimas e parentes das vítimas. O voo sairá do aeroporto de Pampulha para a cidade de Paulo Afonso, na Bahia, pois fica mais próximo de Mata Grande. Todas as ações estão sendo coordenadas pela FAB, Gabinete Militar de MG, Defesa Civil e Gabinete Militar de AL", detalhou o tenente-coronel Flávio Godinho, que é coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais.

Dentre os corpos que serão levados para o estado de SP, estão os de Maria Silma da Silva Batalha e Elias Vieira Batalha, que voltava do estado de Alagoas após encontrar seus pais que não visitava há mais de 22 anos. Além do casal, outras quatro pessoas da mesma família seguem internados devido os ferimentos provocados pelo impacto da queda do veículo.

Vindos de Alagoas, pelo menos seis familiares de vítimas do acidente com ônibus em João Monlevade, em Minas Gerais, chegaram ao Instituto Médico-Legal (IML), em Belo Horizonte, neste domingo (6).

De acordo com a polícia que deu prestou assistência aos familiares, a intenção da vinda da maioria é buscando fazer o reconhecimento dos corpos.

Os voos deverão sair do aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte por volta do 12h e devem chegar em Paulo Afonso (BA) no final da tarde por volta das 17h. 

*Sob supervisão da editoria 

 O Vereador-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema, recebe Prêmio Destaque do Ano 2019.

Assessoria

        Em uma noite especial para premiação dos Destaques do Ano 2019, evento organizado pela ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTANA DO IPANEMA - ACSI, a entidade premiou: comerciantes, comerciários e autoridades que apoiam o comércio local, e que prestam serviços relevantes a cidade e região e que contribuem diretamente com o crescimento e desenvolvimento da economia. Como não poderia ser diferente o ilustre Vereador presidente da Cãmara de Vereadores Santanense, Mário Siqueira - MDB, foi novamente contemplado com a premiação Destaque 2019, pelos seus feitos em prol da comunidade. Reeleito no pleito de 2020, como o vereador mais votado com 1.309 votos, ele amplia a visão de trabalho coletivo e de projetos para o engrandecimento e desenvolvimento da cidade.

Cancelamento de festas de réveillon repercute na ALE; deputados definem decisão como "hipocrisia"

  • Redação*
  • 03/12/2020 21:48
  • Geral
 
Foto: Divulgação
Sede da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL)

A decisão do governo estadual de proibir a realização de eventos de final de ano, como as tradicionais festas particulares de Réveillon, devido ao avanço dos casos de Covid-19 em Alagoas, foi contestada durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 3, na Assembleia Legislativa do estado (ALE/AL). Em seus discursos, a maioria dos parlamentares consideram a medida como uma “hipocrisia”, tendo em vista as campanhas eleitorais encerradas no último domingo, 29, que geraram aglomerações.

O deputado Davi Maia (DEM) disse que a medida trará prejuízos para o comércio, os ambulantes, os produtores de eventos, assim como o setor turístico e as prefeituras que investiram na realização da festa. 

"Como dizer agora para o comerciante, para o produtor de evento e para o ambulante que eles não podem trabalhar? Qual a condição política tem de se proibir a realização desses eventos que estão programados, mesmo com toda condição sanitária, mesmo com projetos baseados em estudos de universidades?”, questionou Maia.

O líder do Governo a Casa, deputado Silvio Camelo (PV), disse que a questão das eleições não foi uma medida adotada pelo Executivo alagoano, mas uma decisão da Justiça Eleitoral e do Congresso Nacional, e que isso contribuiu para o aumento no número de casos de Covid-19, e que a grande preocupação do Governo é em conter o avanço do vírus e evitar uma segunda onda da doença. “A preocupação primeira continua sendo com as vidas; a economia vem depois. Não é e não será fácil. Teremos que ter, nesse momento, a união do Estado e das prefeituras para que possamos continuar combatendo a pandemia”, defendeu o líder governista.

Os deputados Bruno Toledo (PROS), Gilvan Barros Filho (PSD) e Léo Loureiro (PP) e a deputada Cibele Moura (PSDB), também manifestaram seus posicionamentos sobre a questão. Toledo apelou para que as autoridades do Executivo repensem as medidas que limitam a atividade comercial, principalmente as que estão atreladas ao turismo. “Certamente gerará uma indignação da sociedade, que não respeitará essas medidas”, avaliou o parlamentar.

Gilvan Filho questionou o período em que foi verificado o aumento dos casos da Covid-19. “Pararam de fazer as análises de como estava a Covid e o nível de contaminação da população durante a campanha e retomaram agora? Creio que não”, questiona. “A gente nota que, irresponsavelmente, não foi tomada uma medida durante a eleição, com medo de resultados nas urnas”, observou o deputado.

Cibele Moura classificou como "hipocrisia" a retomada do assunto nesse momento. “Não existe outra palavra para definir esse momento que não seja hipocrisia, depois de uma eleição dessas, onde todos se aglomeraram, vamos agora falar em proibir os eventos e impedir as pessoas de ganharem dinheiro”, disse a parlamentar.

Já deputado Léo Loureiro observou que todos sabiam que após uma grande onda de pandemia viria o "repique" e que não faz sentido responsabilizar as eleições pelo aumento de casos pois, com a reabertura do comércio e o retorno das pessoas às ruas, isso já era esperado. “Nós tivemos restaurantes cheios, bares e indústrias trabalhando, ou seja, era natural que houvesse o repique ou segunda onda como se fala”, disse. “Por isso mesmo, o Governo se preparou para isso. Não estou dizendo que concordo em fechar, mas o que estou querendo explicar é que não se credite às campanhas eleitorais o aumento dos casos”, argumentou Loureiro.

Nesta quinta-feira, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que os eventos com mais de 300 pessoas estão proibidos em Alagoas, devido ao avanço de casos de Covid-19 no estado.

Após o anúncio, grandes festas de Réveillons do estado divulgaram o cancelamento das festas e o reembolso dos clientes.

 

*Com Assessoria

90% dos casos de leishmaniose visceral canina da América do Sul ocorrem no Brasil

"Verão é o período mais propício à doença", alerta especialista da Vetoquinol

↑ A leishmaniose Visceral Canina é uma doença grave, provocada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido aos cães através da picada da Lutzomyia longipalpis, também conhecida como, “mosquito palha” (Foto: Ilustração)

Os períodos de temperaturas mais elevadas não trazem apenas mais chuvas. Trata-se da época do ano mais propícia para várias doenças transmitidas por vetores, como a leishmaniose, e o aumento da presença de ectoparasitas como pulgas e carrapatos, que intensificam sua multiplicação em ambientes quentes e úmidos, causando terríveis desafios para os pets. “Já a Leishmaniose Visceral Canina (LVC) também é uma zoonose, ou seja: além dos cães, acomete também os humanos”, informa o médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

Segundo dados da Fiocruz, o Brasil concentra 90% dos casos da leishmaniose na América do Sul. “Definitivamente, a doença deixou de ser restrita às áreas rurais e espreita importantes zonas populacionais em diferentes estados”, alerta Dias.

A leishmaniose Visceral Canina é uma doença grave, provocada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido aos cães através da picada da Lutzomyia longipalpis, também conhecida como, “mosquito palha”. A doença não é contagiosa e a transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do “mosquito” infectado. Os sinais clínicos mais frequentes nos cães são desânimo, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento progressivo, descamações na pele, aparecimento de feridas no focinho, orelhas, articulações e cauda, perda de pelos, crescimento exagerado das unhas, vômito, diarreia, além de acometer órgãos importantes como baço, fígado, rins.

Segundo Jaime Dias, a leishmaniose é uma doença de evolução crônica que, se não diagnosticada a tempo, pode levar a óbito, além de ser considerada uma zoonose grave. “Por isso, a importância de procurar um médico veterinário sempre que houver qualquer suspeita da enfermidade”.

Atenção às pulgas e carrapatos

O aparecimento de pulgas e carrapatos nos pets também aumenta no verão. Esse período de altas temperaturas e clima úmido, oferecem condições ideais para reprodução desses terríveis parasitas. Os especialistas alertam que a maior parte destes, cerca de 95%, estão no ambiente. “Os sinais mais comuns são coceira, lesões de pele, dermatite alérgica, inquietação, emagrecimento, falta de apetite, além de enfermidades que podem ser transmitidas por estes agentes, como a doença do carrapato”, pontua o gerente técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

A Vetoquinol coloca à disposição dos tutores de cães a coleira Frontmax, efetiva para proteger os cães contra pulgas, carrapatos e os mosquitos transmissores da leishmaniose. Frontmax possui ação inseticida e repelente contra este agente transmissor da LVC. A Frontmax Coleira está disponível no mercado em duas apresentações: uma com 38 cm para cães pequenos de até 4 kg e outra de 70 cm para cães maiores, com peso superior a 4 kg. Frontmax Coleira protege por até oito meses.

Frontmax Coleira possui ação sinérgica de três princípios ativos, que são liberados de forma gradativa e contínua, ficando estes apenas em contato com a gordura da pele e pelos dos cães, o que evita qualquer possibilidade de intoxicação. “Frontmax possui dermocosméticos que diminuem a possibilidade de reações adversas e sua eficácia é mantida mesmo em contato com a água. É uma excelente opção de proteção dos cães contra pulgas, carrapatos e o mosquito transmissor da leishmaniose”, reforça Jaime Dias.

Para estar bem informado sobre pets

Os tutores de cães e gatos contam com a plataforma My Happy Pet, da Vetoquinol Saúde Animal, que oferece informações sobre saúde, prevenção de doenças, além de dicas e curiosidades sobre os animais de companhia. O acesso é gratuito. “Trata-se de um verdadeiro portal que disponibiliza informações importantes sobre doenças, prevenção, cuidados em geral com a saúde dos pets. A atualização é periódica e o objetivo é oferecer aos tutores diversas informações que possam auxiliar no conforto e qualidade de vida de cães e gatos” explica Jaime Dias.

25

Fonte: Assessoria

Reestimativa do Fundeb 2020 foi publicada; valor mínimo por aluno é de R$ 3.349,56

FetamceNova estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi publicada na sexta-feira, 27 de novembro, por meio da Portaria Interministerial 3/2020 dos Ministérios da Educação e da Economia (MEC/ME), de 25/11/2020. A portaria estabelece o valor mínimo nacional por aluno/ano em R$ 3.349,56 para 2020, conforme previsto nas Portarias Interministeriais 2 e 4/2020.

A nova estimativa de receita para 2020 totaliza R$ 162,4 bilhão, o que representa redução de 6,5% em relação ao montante de R$ 173,7 bilhão anteriormente estimado pela Portaria 4/2019. Do total da nova receita para 2020, R$ 147,6 bilhão correspondem ao total das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios e R$ 14,8 bilhão são relativos à complementação da União ao Fundo.

A nova estimativa reflete a queda da arrecadação dos principais impostos que compõem o Fundeb – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e FPM) – causada pela pandemia da Covid-19.

Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, os desafios só aumentam nesse cenário nada alentador, pois os atuais gestores têm contado com menos recursos em 2020 do que os originalmente previstos em dezembro de 2019. Portanto, torna-se mais difícil assegurar as ações educacionais e sanitárias necessárias para a retomada das aulas presenciais, devido ao volume das perdas dos recursos destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

Complementação 
A Portaria 3/2020 altera significativamente a estimativa de receita do Fundeb e, portanto, modifica também o valor da complementação da União, correspondente a 10% do total da contribuição dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ao Fundo.

Dos Estados beneficiados com a complementação da União, cinco receberão menos recursos dessa complementação: Amazonas (-22%), Ceará (-3,0%), Maranhão (-4,2%), Pará (-13,4%) e Pernambuco (-14%). Amazonas, que é o mais afetado, ficará sem a complementação da União em novembro e dezembro.

Assim como ocorreu em 2019, além dos nove Estados que já vinham recebendo recursos da complementação da União ao Fundeb desde o início deste ano, o Estado e os Municípios do Rio de Janeiro também passaram a ser beneficiários desses recursos federais em 2020.

Reajuste do piso
De acordo com a Portaria Interministerial 3/2020, o valor mínimo nacional por aluno/ano dos anos iniciais do ensino fundamental urbano passa a ser de R$ 3.349,56, em substituição ao valor de R$ 3.643,16, que fora estimado na Portaria Interministerial 4/2019.

Segundo a Lei 11.738/2008, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, o valor do piso é atualizado anualmente, no mês de janeiro, com o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno dos anos iniciais do ensino fundamental urbano do Fundeb nos dois exercícios imediatamente anteriores.

Com a queda na receita do Fundeb, em 2021 não haverá reajuste do piso salarial nacional dos profissionais do magistério. A variação do crescimento do valor mínimo nacional estimado de 2019, de R$ 3.440,29, e o estimado para 2020, de R$ 3.349,56, foi negativa (-2,6%). Assim, o valor do piso salarial continuará R$ 2.886,24 no ano que vem, e é o vencimento inicial da carreira a ser pago aos profissionais com formação em nível médio, na modalidade normal, para a jornada de 40 horas semanais.

Confira os valores da receita do Fundeb reestimada para 2020 por Estado:
Sem a complementação

Acre 
Amapá 
Espírito Santo 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 
Minas Gerais 
Paraná 
Rio Grande do Norte 
Rio Grande do Sul 
Rondônia 
Roraima 
Santa Catarina 
São Paulo 
Sergipe 
Tocantins


Com a Complementação

Alagoas
Amazonas
Bahia
Ceará 
Maranhão
Paraíba
Pará 

Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro


Da Agência CNM de Notícias

Prefeitura de Santana inicia obra de reconstrução da ponte sobre o Riacho Camoxinga no Centro de Convivência

OBRAS

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Ponte foi danificada com as enchentes do Riacho Camoxinga e Rio Ipanema em março.

APrefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta segunda-feira (30), as obras de reconstrução da ponte sobre o Riacho Camoxinga no Centro de Convivência Cônego José Bulhões.

Com as enchentes do Riacho Camoxinga e Rio Ipanema, a ponte teve sua estrutura danificada e o acesso foi bloqueado.

A ponte serve de passagem para moradores do Artur Moraes, Baraúna, Camoxinga e região ao centro da cidade.

Homens e máquinas estão no local trabalhando para reconstruir a ponte e o acesso do Centro de Convivência/centro da cidade segue bloqueado até que as obras sejam concluídas.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter