Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Flamengo: Pedro e Everton Ribeiro entram em lista dos 100 melhores de 2020 de jornal espanhol

  • ExtraOnline 
  • 01/01/2021 09:06
  • Notícias
SERGIO MORAES/REUTERS

O Flamengo encerrou 2020 fora da Libertadores e da Copa do Brasil e atrás na briga pelo título brasileiro. Nem por isso o time deixou de chamar atenção internacionalmente. No último dia do ano, o diário espanhol “Marca’ incluiu Pedro e Everton Ribeiro na lista dos 100 melhores jogadores dos últimos 12 meses.

Pedro foi o rubro-negro mais bem colocado. O centroavante ficou na 94ª colocação. Para justificar a escolha, o “Marca” o chamou de “a grande irrupção do Flamengo no pós-Libertadores”. Segundo o jornal, a confiança dada por Domènec Torrent o converteu em “algo mais que o reserva de Gabigol”. Em 98º, Everton Ribeiro foi chamado de um dos melhores do Flamengo, mesmo aos 31 anos.

Outro em atividade na Série A citado pelo "Marca" é Brenner, do São Paulo. A publicação aposta que o atacante de 20 anos, um dos destaques do Campeonato Brasileiro, estará em 2021 no futebol europeu e aponta que o Arsenal, da Inglaterra, como um possível destino.

A lista é liderada pelo polonês Robert Lewandowski, que também venceu o prêmio de melhor do ano da Fifa. Os outros brasileiros na relação são: Gabriel Jesus (Manchester City, 79º), Philippe Coutinho (Barcelona, 69º), Marquinhos (PSG, 41º), Alisson (Liverpool, 40º), Ederson (Manchester City, 39º), Firmino (Liverpool, 36º) e Neymar (6º).

Messi, que por anos dominou as listas de melhores do mundo, é apenas o 10º colocado. Segundo o "Marca", o desgaste com o Barcelona e a tentativa de deixar o clube tiraram seu foco no início da temporada. Confira o top-10:

  1. Lewandowski (Bayern de Munique)
  2. Kimmich (Bayern de Munique)
  3. Mbappé (PSG)
  4. Sergio Ramos (Real Madrid)
  5. Cristiano Ronaldo (Juventus)
  6. Neymar (PSG)
  7. Benzema (Real Madrid)
  8. Neuer (Bayern de Munique)
  9. Haaland (Borussia Dortmund)
  10. Messi (Barcelona)

Governo confirma suspeita de nova variante da Covid-19 no Brasil

 

Dois casos foram notificados pelo Laboratório Dasa no estado de SP

 

Representação icônica do novo coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou hoje (31) que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa da suspeita de dois casos de uma nova variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado de São Paulo.

“O Instituto Adolfo Lutz está analisando duas amostras de vírus de casos com contato com o Reino Unido e, em até 48h, fará o sequenciamento genético para identificação da linhagem”, disse o ministério em nota. 

A nova variante do vírus, segundo o laboratório Dasa, é a mesma detectada recentemente na Inglaterra e nos Estados Unidos. A confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 

De acordo com o laboratório, a mutação não é mais letal do que outras cepas do novo coronavírus, mas pode ser mais transmissível. No Reino Unido, ela já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o European Centre for Disease Prevention and Control, resultados preliminares de estudos feitos no Reino Unido, publicados em 19 de dezembro, sugerem que a variante é significativamente mais transmissível do que as variantes anteriormente circulantes, com um aumento estimado de transmissibilidade de até 70%.

“O sequenciamento confirmou que a nova cepa do vírus chegou ao Brasil, como estamos observando em outros países. Dado seu alto poder de transmissão esse resultado reforça a importância da quarentena, e de manter o isolamento de dez dias, especialmente para quem estiver vindo ou acabado de chegar da Europa”, destacou a pesquisadora da FMUSP Ester Sabino.

 

Segundo a cientista, a prevenção ainda é o método mais eficaz para barrar a propagação do vírus: lavar as mãos, intensificar o distanciamento físico, usar máscaras e deixar os ambientes sempre ventilados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o município da capital, já tomou as providências quanto ao monitoramento dos casos confirmados.

Publicado na Agência Brasil

Deputado Isnaldo Bulhões é escolhido como novo líder do MDB na Câmara

POLÍTICA

Por Assessoria  0

 

 

 

Odeputado federal Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL), foi eleito por aclamação como o novo líder do Partido Movimento Democrático Brasileiro na Câmara dos Deputados. O MDB usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (28), para fazer o anúncio do seu novo líder.

Bulhões substitui o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que é candidato à Presidência da casa. A candidatura tem apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de um bloco de 11 partidos: PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL. Ao todo, 269 deputados compõem o grupo.

Nas redes sociais, Isnaldo Bulhões relatou sua alegria e sentimento de união, por receber de seus pares a responsabilidade de representá-los na liderança do MDB. “Esta missão confiada a mim vai necessitar ouvir ainda mais cada um dos colegas, e transmitir com toda força as necessidades de cada canto do nosso Brasil. Me sinto preparado para esta nova jornada, e tenho a certeza de que com fé e muito trabalho teremos bons resultados em 2021. Vamos em frente”, escreveu o parlamentar.

Isnaldo Bulhões Barros Júnior é filho do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões e da senadora da República, Renilde Bulhões. Tem como irmãs a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, a arquiteta Renild Bulhões e a empresária Lisyane Bulhões.

Ele foi vereador por Maceió no período de 1997 a 1998, sendo eleito em 1998 deputado estadual onde ocupou o cargo por 5 legislaturas: 1999 a 2002, 2003 a 2006, 2007 a 2010, 2011 a 2014 e 2015 a 2018. Em 2018, disputou o cargo de deputado federal, sendo eleito com 71.847 votos. Em 2019 assumiu o cargo de deputado federal, construiu um bom espaço político no parlamento e no Governo Federal, o que o faz dele um político atuante e reconhecido a nível nacional, vem presidindo sessões na Câmara, mostrando capacidade de articulação e possibilidade de influenciar em decisões importantes.

SANTANA: prefeita, vice e vereadores vão tomar posse em evento restrito na Câmara

Cerimônia será transmitida pelo Instagram da prefeita Christiane Bulhões e pela Rádio Correio do Sertão FM 100,9. Restrição foi adotada devido a pandemia do novo coronavírus.
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

Os candidatos eleitos em Santana do Ipanema nas eleições que ocorreram em novembro deste ano vão tomar posse em evento restrito na Câmara de Vereadores do município devido a pandemia do novo coronavírus. A solenidade está marcada para às 18h desta sexta-feira (1), e vai seguir os protocolos medidas sanitárias para evitar disseminação da Covid-19.

Participarão apenas a prefeita Christiane Bulhões, o vice Iury, os vereadores e suplentes eleitos, além de uma quantidade de familiares em número reduzido.

A prefeita Christiane Bulhões divulgou que irá transmitir a cerimônia ao vivo pelo seu instagram @christianebulhoesmelo.

A Rádio Correio do Sertão FM 100,9 também irá transmitir o evento.

O presidente da Câmara de Vereadores informou que no interior da Casa Tácio Chagas Duarte será obrigatório o uso de máscara. Será aferida ainda a temperatura corporal dos presentes e ofertado álcool gel.

 

 

Detran Alagoas informa que pagamento do seguro DPVAT não será cobrado em 2021

Seguro continua em vigor, contudo os proprietários de veículos não precisarão arcar com a taxa no ano que vem

↑ Proprietários de veículos não precisarão arcar com a taxa do seguro DPVAT no ano que vem (Foto: Lays Peixoto / Agência Alagoas)

ODepartamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa aos proprietários de veículos que o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) não será cobrado em 2021. A decisão é do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Economia, e válida para todos os estados da federação.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o DPVAT tem recursos em caixa suficientes para a operação no próximo ano. Esses recursos são de valores pagos em anos anteriores e que não foram utilizados. O seguro continua em vigor, os proprietários de veículos só não precisarão arcar com a taxa no ano que vem.

O DPVAT tem o propósito de amparar familiares e vítimas de acidentes de trânsito e pode ser recebido em três situações: casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas por assistências médicas e suplementares.

O Detran de Alagoas oferece atendimento sobre o seguro mediante agendamento no site detran.al.gov.br, de forma remota, através dos contatos telefônicos 98833-9295/ 98833-98833/ 99933-1089 e pelo mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Detran/AL ainda ressalta ainda que não é necessária a contratação de intermediários. O processo é administrativo e pode ser resolvido pela vítima e/ou familiares. Por isso é importante que o cidadão entre em contato para receber todas as orientações e não ser vítima de fraudes.

29

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Mácio Amaral

Governo publica MP e define salário mínimo de R$ 1.100 em 2021

Valor está acima dos R$ 1.088 previstos pela equipe econômica e passa a valer em 1º de janeiro. Reajuste repõe apenas perdas com inflação, ou seja, mínimo não terá alta real.

↑ Reprodução

O governo federal publicou nesta quinta-feira (31) no “Diário Oficial da União” a medida provisória (MP) que define o salário mínimo de R$ 1.100 em 2021.

O anúncio do valor foi feito nesta quarta (30) pelo presidente Jair Bolsonaro. O valor atual do salário mínimo é de R$ 1.045, e o novo valor vale a partir de 1º janeiro de 2021.

Para o reajuste, o governo usou uma previsão de alta de 5,22% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que serve de base para a correção anual do salário mínimo. Isso significa que não haverá aumento real no salário mínimo em 2021 mas sim a correção pela inflação (leia mais abaixo).

MP que define salário mínimo de 2021 foi publicado no DOU desta quinta-feira (31) — Foto: Diário Oficial da União

MP que define salário mínimo de 2021 foi publicado no DOU desta quinta-feira (31) — Foto: Diário Oficial da União

O salário mínimo de R$ 1.100 está acima dos R$ 1.088 previstos pelo governo na proposta de alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada em 15 de dezembro ao Congresso Nacional.

Evolução do salário mínimo — Foto: G1

Evolução do salário mínimo — Foto: G1

O que explica a diferença?

Na proposta, o governo revisou de R$ 1.067 para R$ 1.088 em razão do crescimento da inflação nos últimos meses.

O crescimento da inflação fez a área econômica do governo aumentar a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), base para a correção anual do salário mínimo.

De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 49 milhões de trabalhadores no Brasil.

Em entrevista na quarta (30), o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, disse que o reajuste do salário mínimo está em linha com o que foi feito em 2019.

Para o reajuste, o governo usou uma previsão de alta de 5,22% para o INPC. Segundo Guaranys, esse valor leva em consideração o valor fechado do índice até novembro e a última estimativa do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (28). Com isso, será mais um ano sem alta real no salário mínimo.

24

Fonte: G1

 
 

Comentários

Rodovia Portal dos Cânions nesta quarta (16)

Estrada é a principal via de acesso aos cânions do Rio São Francisco e, agora asfaltada, garantirá mais facilidade de acesso e segurança

↑ Estrada é a principal via de acesso aos cânions do Rio São Francisco (Foto: Ascom Setrand/AL)

Ogovernador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguram, nesta quarta-feira, 16, a implantação e pavimentação do trecho de 3,6 quilômetros da Rodovia Portal dos Cânions, principal via de acesso aos cânions do rio São Francisco, em Olho D’Água do Casado, no Sertão de Alagoas. A solenidade acontecerá às 9 horas na própria rodovia, próximo ao Chalé.

Além do acesso totalmente implantado, pavimentado e sinalizado, todo o percurso foi contemplado com serviços de drenagem e implantação de ciclovia até a orla, na conhecida prainha da Dulce, às margens do rio. A obra foi executada por meio do programa Pró-Estrada, encabeçado pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), com um investimento de R$ 5,8 mihões de recursos oriundos do governo estadual.

A rodovia que liga Olho D’Água do Casado à prainha da Dulce tem atuação direta na consolidação da atividade turística na cidade sertaneja. Apenas por esta via, circulam mensalmente mais de quatro mil viajantes e, agora asfaltada, irá garantir mais facilidade de acesso e segurança atraindo mais visitantes.

Além disso, a obra contemplou ainda um estacionamento para carros, motos e ônibus, já que a estrada é um local estratégico para estacionamento de veículos que chegam diariamente por meio da promoção do turismo regional impactando na geração de emprego e renda local.

Serviço

Inauguração da implantação e pavimentação asfáltica da Rodovia Portal dos Cânions, que liga Olho D’Água do Casado à prainha da Dulce

Data: 16 de dezembro de 2020

Horário: 9 horas

Local: Rodovia Portal dos Cânions, próximo ao Chalé – Olho D’Água do Casado

77

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Lívia Holanda e Thiago Tarelli

 
 

Comentários

Precisamos salvar o Fundeb das garras dos barões da educação

 

.

 

Foto: Marcos Santos / USP imagens

Há poucos meses tivemos uma grande vitória com a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com uma emenda à Constituição, tornando-o permanente e com mais recursos a serem destinados à educação pública. Após a aprovação na Câmara dos Deputados, no Senado e a promulgação pelo presidente da República, passamos a lutar pela regulamentação ainda neste ano, para não perdermos essa conquista fundamental para melhorar a educação pública.

A votação do Projeto de Lei 4.372/2020 para a regulamentação, trouxe de volta o fantasma da privatização. Os barões da educação, sempre de olho nos recursos públicos para os seus negócios agiram, aliados ao presidente Jair Bolsonaro, e transformaram o Fundeb num Frankstein, tirando recursos da educação pública – objeto do Fundeb –, passando-os para esses empresários sem compromisso com a qualidade do ensino porque visam somente aumentar os sues já enormes lucros.

A maioria dos deputados aprovou a retirada de recursos das escolas públicas em, favor do Sistema S e de escolas ditas filantrópicas, muitas de caráter confessional. Por isso, a deputada federal do Acre, Perpétua Almeida, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, declarou que o partido recorrerá à Justiça para impedir a transferência de dinheiro do Fundeb para escolas particulares.

 

Os deputados da base do governo Bolsonaro se aproveitaram da pandemia e da proximidade do fim do ano para golpear o Fundeb. Desde a eleição de Bolsonaro, nós da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) dizíamos que o atual presidente é o inimigo número 1 da educação pública. Foi o que se viu nessa votação. O atual governo trabalha pelo fim da educação pública. Quem perde são os filhos da classe trabalhadora, que ficam sem a esperança de um futuro melhor com os anos de estudo.

O resultado dessa votação dificulta imensamente a manutenção das escolas públicas, tirando inclusive dinheiro para o aumento salarial dos profissionais da educação, destinando parte desses recursos para profissionais de instituições privadas. Além de impossibilitar o desenvolvimento de uma educação inclusiva, de qualidade social e democrática porque transfere os recursos para os empresários da educação, sem compromisso com o país e muito menos com o povo brasileiro.

O texto aprovado libera a utilização de recursos públicos para a realização de convênios com creches e escolas de educação infantil particulares, além de permitir a reserva de 10% das vagas do ensino fundamental e médio para a rede particular. É a mais descarada transferência de dinheiro público, pago com os nossos impostos, para os barões da educação, que não se contentam com os seus altos lucros e querem mais, sempre mais.

 

Não podemos admitir esse descalabro. Dinheiro público tem que ser investido em escolas públicas. O setor privado da educação pode e deve existir, mas tem que se manter com seus recursos e investimentos, pois os lucros são apenas deles. Não transferem nada para o país e menos ainda para a maioria da população, que vive do trabalho com o seu suor cotidiano.

O sonho de uma vida melhor para seus filhos fica comprometido com a regulamentação aprovada pela maioria dos deputados. Então, todos os pais, todas as mães, os estudantes do ensino médio, as professoras e professores, os profissionais da educação em geral, assim como toda a sociedade precisa se manifestar e combater a destruição da educação pública.

O futuro de nossos filhos depende de nós. Todo apoio à ação do PCdoB ao Supremo Tribunal Federal contra essa desfiguração do Fundeb. Vamos também pressionar os senadores a desfazer esse verdadeiro crime de lesa pátria. Além de unir todos os setores do movimento educacional e da sociedade civil em defesa dos recursos públicos para a educação pública. Nossos filhos merecem nossa dedicação e luta para terem chance de sonharem com um futuro mais digno.

 
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
AUTOR
Prefeita Christiane Bulhões assina contrato de repasse para construção de um conjunto habitacional

Construção das unidades habitacionais terá um investimento de R$ 48 milhões. Serão construídas aproximadamente 700 casas no maior investimento da história do município.
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, assinou na manhã desta quinta-feira (10), o contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal para construção de um Conjunto Habitacional. A assinatura aconteceu no gabinete da prefeita. O gerente municipal de Convênios, Rodrigo Moreira, participou do ato.

 

A construção do conjunto terá um investimento na ordem de R$ 48 milhões, sendo o maior investimento da história do município. A Prefeitura vai entrar com uma contrapartida de R$ 480 mil. Os recursos foram viabilizados pelo deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL), que trabalhou integradamente com a prefeita Christiane Bulhões, junto ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

As unidades serão construídas para as pessoas que perderam suas casas nas enchentes do Riacho Camoxinga e Rio Ipanema, além das que fazem parte do déficit habitacional do município.

Nas redes sociais, Christiane Bulhões comemorou a notícia e enfatizou que as unidades vão favorecer os santanenses que perderam as suas casas nas enchentes e famílias que fazem parte do déficit habitacional do município. A prefeita ainda ressaltou sua gratidão ao ministro Rogério Marinho e ao deputado Isnaldo Bulhões que trabalhou incansavelmente para a viabilização desses recursos. “Nossa gratidão”.

 

 

Dezembro Verde: diariamente são registradas cerca de 25 denúncias de maus tratos aos animais, diz OAB

  • Alícia Flores* e Tiago Logan*
  • 14/12/2020 06:00
  • Geral
 
Foto: Alícia Flores/CM

A campanha do Dezembro Verde acontece todos os anos, visando o combate ao abandono e aos maus-tratos contra animais. Dezembro foi o mês escolhido devido ao aumento dos casos de abandono, que se intensificam por causa das festas de fim de ano.

Em Alagoas, cerca de 25 denúncias são recebidas diariamente pela Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), que variam entre casos de abandono e abusos diversos.  

 

Ignorância ou perversidade?

Ao CadaMinuto, Rosana Jambo, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB, destacou que os motivos que levam as pessoas a atos cruéis contra os animais ainda são uma incógnita.  

“Em alguns casos, é ignorância, já que viram isso dos pais e, por sua vez, cresceram achando isso normal e replicam a conduta. Na grande maioria das vezes, é índole mesmo, a ação de cometer todo tipo de perversidade contra os animais”, acrescentou.  

Em Alagoas, nos últimos meses, dois casos ganharam repercussão devido à gravidade dos atos. Em outubro deste ano, um homem teve prisão preventiva decretada após agredir seu cachorro diversas vezes com um pedaço de madeira.  

Já no início de novembro, após um cachorro ser encontrado com ferimentos nos olhos, foi constatado em laudo veterinário que a perda completa da visão foi causada devido à falta de assistência veterinária ao animal, que possuía câncer nos olhos.  

“As justificativas para esses atos vão desde ‘eu não sabia’ ou ‘ele mereceu’; outros ainda negam, mas quando são confrontados com provas, assumem e não têm o que dizer”, disse a presidente da Comissão.

A Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020, pune com rigor os maus tratos a cães e gatos, com sentenças que podem variar de dois a cinco anos de reclusão. Jambo garante que ainda não é o essencial em termos de punição, “contudo, já é um grande avanço, permitindo prisão em flagrante, prisão preventiva, entre outras consequências legais, pois já tem trâmite em varas criminais”.  

Todos os casos de abuso, crueldade, abandono, falta de assistência veterinária, se incluem em casos de maus tratos e são cobertos pela lei.

 

Cats Maceió

No bairro de Mangabeiras, uma praça se tornou alvo para o abandono de gatos. Mais de 80 animais vivem na área, dependendo de doações e da boa vontade de quem deseja ajudar de alguma forma.

A princípio, moradores dos prédios ao redor começaram a deixar ração no local, o que atraiu muitos animais. Depois, o abandono de animais na praça virou algo comum.

O projeto Cats Maceió, criado pelas irmãs Walma e Fernanda Gonçalves, cuida dos gatos da região, alimentando e limpando a estrutura do local, e arrecada os valores necessários para a compra dos materiais usados. Hoje, apenas cinco pessoas são membros ativos do projeto e vão diariamente à praça para fazer a manutenção.

Além dos gatos que estão na praça, há os que estão com alguma doença, que Walma leva para sua casa. “Fazemos isso para tentar salvar a vida deles. Só que, geralmente, quando tem esses surtos, é muito difícil salvar o animal”.

Ela explica que, há duas semanas, houve um surto de virose na praça, em que mais de quinze filhotes foram enterrados. Por ser um espaço aberto e público, todos os dias tem animais atropelados.

“Infelizmente, o nosso estado é muito carente de políticas públicas que tenham olhos para a causa animal. Nós somos voluntárias e protetoras independentes, e sobrevivemos pela ajuda de pessoas que gostam da causa e divulgam”, lamentou.

Walma explica que o projeto precisa de um ponto de energia para instalar uma câmera de segurança, já que conseguiram instalar no apartamento de uma voluntária, mas, devido à distância da praça, a imagem não sai nítida.

“A gente precisa de políticas públicas e apoio para tentar coibir esse crime. Muitas vezes os motoboys chegam lá com capacete, deixam a moto na rua paralela e vão lá a pé, e as pessoas estão pagando pra eles deixarem os animais”, conta.

“A situação saiu do controle, definitivamente. E todos os dias aumenta o número de animais. Já chegou num ponto em que a gente não sabe mais o que fazer, porque a demanda é muita para poucos voluntários. Nós não somos uma Organização Não Governamental (ONG), mas temos os mesmos problemas de uma”, desabafou.  

Para ajudar o projeto, basta acessar o Instagram @catsmaceio.

 

Iniciativa

A servidora pública e tutora de gatos, Ceres Mendonça, realiza o trabalho de CED. A técnica consiste em capturar os felinos em situação vulnerável, castrá-los e, na sequência, devolvê-los para as suas colônias (aglomerações em terrenos, praças, condomínios).

Segundo ela, é importante que as pessoas se preocupem em levar comida e água para os gatos em situação de rua, porém, apenas isso não resolve. Ela explica que é importante, também, ter a iniciativa de esterilizar para evitar que se reproduzam sem controle, afinal, se eles já não são desejados nas ruas, suas crias também não são.

“O fruto de todo abandono, de todo esse sofrimento de animais na rua, de filhotes atropelados, de filhotes recém nascidos sem mãe, é justamente por causa das crias indesejadas. Os animais não têm controle sobre isso, eles se reproduzem por puro instinto”, afirmou.

Ela defende que é urgente que a prefeitura efetive a política pública de controle populacional de cães e gatos, principalmente com a situação dos bairros de Maceió afetados pela mineração da Braskem, que viraram pontos de abandono de animais; e eles seguem se reproduzindo.

“Eu ainda não percebi nenhuma movimentação para buscar os recursos para o castramóvel ou qualquer política de esterilização de animais errantes. Espero que a nova gestão abra os olhos para isso”, alertou.

Ceres conta que, no momento, está cuidando e dando lar temporário para dois gatinhos, ambos encontrados no bairro Pinheiro. Pantera foi resgatada em março com uma grande ferida abaixo da orelha. Mesmo com os exames e tratamentos, o local ainda não cicatrizou.

Já o gatinho Ozzy, resgatado recentemente, foi encontrado sendo comido vivo por larvas de moscas que pousaram em uma ferida no pescoço. Ele foi atendido por um médico veterinário e está em recuperação.

“Todo dia é preciso limpar a ferida e fazer curativos. Até que ele se recupere totalmente e possa ser, finalmente, adotado por alguém”, disse a tutora.

Para que haja uma mudança desse cenário, Ceres defende que é importante a criação de um Hospital Público Veterinário, a realização de castração, para o controle da taxa de abandono, e uma educação ambiental de posse responsável, para que as pessoas tenham consciência de que criar um animal é se comprometer com o bem estar dele.

Para contribuir com o tratamento da Pantera e do Ozzy, acesse o Instagram @gatinhosdaceres.

 

Denúncias

Para denunciar o abandono ou maus-tratos, pode ligar para a Polícia Militar pelo número 190, pelo Disque Denúncia 181 ou para o Ibama pelo número 0800-618080.

 

*Estagiários sob supervisão da editoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter