Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Governo Bolsonaro inviabiliza reajuste dos salários dos professores

 

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) destaca que “será a primeira vez na história do Fundeb que os docentes da educação básica pública ficarão sem acréscimos em seus vencimentos

 

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) reagiu ao congelamento do piso salarial imposto pelo governo de Jair Bolsonaro. Através de uma portaria, o Executivo impossibilitou o reajuste salarial da categoria no ano de 2021.

A entidade, através de nota, explica que a portaria promove a “redução de 8,7% no custo aluno/ano do Fundeb”. Em outras palavras, a modificação promovida pelo Executivo federal reduziu de R$ 3.643,16 para R$ 3.349,56 o valor anual investido na educação de cada aluno, o que inclui o salário dos docentes.

Com as modificações, que incluem uma redução dos aportes federais a entes estaduais e municipais, o Planalto impôs que governadores e prefeitos tenham de devolver partes dos recursos recebidos, comprometendo até mesmo “os compromissos salariais com seus servidores públicos”.

Com a modificação, “o piso salarial do magistério, que tinha atualização prevista na ordem de 5,9% para 2021, agora terá reajuste zero no ano que vem”, critica a entidade. Com a expectativa de que haja juros positivos na economia brasileira no próximo ano, a categoria terá perdas reais.

A Confederação destaca que “será a primeira vez na história do Fundeb que os docentes da educação básica pública ficarão sem acréscimos em seus vencimentos, historicamente defasados sobretudo em comparação a outras profissões ou mesmo a docentes de outros países”.

Fonte: Reconta Aí

Em Santana, unidades de saúde realizam ações da campanha Novembro Azul

SAÚDE

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

APrefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando neste mês de novembro, diversas ações de conscientização do Novembro Azul, campanha que tem o objetivo de estimular os homens a cuidarem da saúde de forma integral.

As Unidades de Saúde da Família da Baraúna e Lagoa do Junco realizaram ações como objetivo conscientizar a população a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Vale ressaltar que no câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença.

Como prevenir o câncer de próstata?

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

Ter uma alimentação saudável

Manter o peso corporal adequado

Praticar atividade física

Não fumar

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Municípios terão 60 dias para apresentar contas da Educação

Por Agatha Gonzaga

As informações sobre a execução dos recursos recebidos em 2019 para fins educacionais, devem ser enviadas em um prazo de 60 dias aos Conselhos Municipais a partir do ano que vem. O novo prazo foi definido pela resolução 10/2020 com base no fim do Estado de Calamidade Pública (ECP) estabelecido pelo Governo Federal para o dia 31 de dezembro de 2020.

Os Conselhos de Controle Social também tiveram prazos prorrogados. A partir de 1º de Marco, encerrado o período para envio das prestações, os conselheiros terão mais 60 dias para analisar as informações e enviar os seus pareceres pelo Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon).

A ampliação de prazos atende ao pleito municipalista encaminhado por meio de ofício ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no dia 31 de março.

Os municípios deverão prestar conta dos programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Transporte de Escolar (Pnate); Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Agregadas; entre outros.

Diretor de hospital vê com preocupação aumento de casos da covid: "Estamos preocupados"

  • Daniel Paulino
  • 01/12/2020 06:20
  • Maceió
Foto: Reprodução
Vacina para a Covid-19

Com o registro de um considerável aumento de casos da Covid-19 em algumas regiões do estado Alagoas, o diretor médico do Hospital Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, disse ao CadaMinuto que tem visto com preocupação o aumento no número de casos e explicou como está a atual situação de pacientes internados com suspeita ou confirmação na unidade hospitalar.

“Temos atendido sim, apesar de ainda ser desesperador, estamos bastante preocupados com a elevação de casos novos nesta velocidade”, disse o diretor.

Durante o período mais crítico de transmissão e contágio do vírus no estado, a Santa Casa chegou a registrar 127 pessoas internadas que recebiam tratamento em suas unidades em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o diretor do hospital, atualmente existem 23 pacientes internados, sendo destes, 10 que ainda não possuem diagnóstico confirmado, mas que são casos de síndrome gripal e aguardam a confirmação através de exames laboratoriais.

Ainda segundo Artur, outros 13 pacientes seguem internados já de maneira confirmada e seis destes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devido a gravidade do estado de saúde.

Apesar do registro de aumento no número de casos, o o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, garantiu que não há possibilidade de um novo isolamento social total, ou seja: de fechar tudo. Outro ponto que o secretário destacou é que a contaminação está atingindo mais os jovens.

O que muda também, de acordo com ele, é que a taxa de contaminação atinge mais os jovens entre 20 e 29 anos. “O que quer dizer que os jovens estão nas ruas, perderam o medo da contaminação e do vírus, mas estão esquecendo que possuem pais, avós e familiares que estão no grupo de risco”, pontuou.

*Sob supervisão da editoria

Enfermagem é curso mais procurado entre as graduações

Visibilidade trazida pela pandemia e brava atuação dos profissionais na linha de frente do combate à Covid-19 fez o interesse pelo curso crescer consideravelmente

↑ (Foto: Ilustração/Márcio Ferreira)

Aárea da saúde está em alta e o curso de enfermagem é um dos mais bem cotados em todo o Brasil. É o que revela os dados levantados pela pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos”, realizada pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insight e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Segundo o levantamento, entre os 15 cursos mais procurados pelos participantes, e que representam mais de 73% das intenções de matrícula, destacam-se, além de enfermagem, psicologia, educação física, biomedicina, nutrição e fisioterapia. E não há dúvidas sobre o principal motivo da alta na procura: a brava atuação de vários desses profissionais no combate à pandemia do novo coronavírus.

“De fato, o profissional de enfermagem, nesse último ano, recebeu uma grande visibilidade em relação ao mercado e houve uma valorização geral da categoria por parte da sociedade, devido aos esforços e cuidado direto com os pacientes acometidos pela Covid-19”, afirma Priscila Leal, coordenadora do curso de enfermagem da Estácio. Para ela, o reconhecimento é mais do que justo, pois foram inúmeros os desafios que as pessoas que trabalham na área de saúde tiveram, e ainda têm, que superar.

“Muitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem tiveram que lidar, quase que de uma hora para outra, com o medo diante de uma situação única e inédita, implementar todos os protocolos de segurança e de assistência aos pacientes com suspeita ou com diagnóstico da doença, isso sem falar na carga mental e emocional de estar exposto a um inimigo invisível, muitas vezes tendo que ficar longe da própria família para cumprir a missão de cuidar do próximo”, completa Priscila.

A coordenadora acrescenta que a pandemia evidenciou ainda mais a necessidade da atualização constante por parte dos profissionais da área, ponto que deve ser levado em consideração por quem sonha em seguir este caminho. Afinal, a ciência está em constante avanço e a cada dia surgem novos tratamentos, procedimentos e condutas, sem falar em novas doenças, a exemplo da Covid-19, que exigem aprimoramento e estudo constantes, para além do conhecimento prático.

“Quem está pensando em começar o curso não deve perder tempo. Enfermagem é uma profissão que só cresce e o mercado de trabalho está precisando de pessoas capacitadas e dedicadas, seja para atuar nas Unidades de Terapia Intensiva, nas Urgências e Emergências, com saúde da família e saúde mental, e até mesmo na área de gestão”, afirma Priscila. Dados da consultoria KPMG International confirmam a carência do setor de saúde. Segundo as estimativas, até 2030 faltará mais de 18 milhões de profissionais na área.

 

Especificamente no segmento de enfermagem, de acordo com pesquisa da Catho, logo no início da pandemia, a procura no Brasil pelos especialistas na ciência do cuidar teve um aumento exponencial, atingindo ainda em março deste ano uma alta de quase 400% nas vagas disponíveis em relação ao mesmo período de 2019. Ou seja, é um mercado em ascensão, porém ainda muito carente.

A estudante Hirllana Gabriela, do 6º período do curso de enfermagem da Estácio, prepara-se para ajudar a suprir esta lacuna. “Desde pequena, sempre me interessei pela área da saúde e sonhava em trabalhar para ajudar as pessoas, vê-las bem e saudáveis. Então, foi uma escolha natural para mim”, conta. A graduanda conhece os desafios da profissão e sabe que não será um caminho fácil. “Tem que estudar muito, praticar muito desde a faculdade. Enfermagem é muito mais do que aquilo que as pessoas pensam. É uma profissão pautada pela entrega total ao cuidado com o próximo”, finaliza.

 

41

Fonte: Assessoria

R$ 73 milhões: Sinteal cobra explicações à prefeita Fabiana e prevê ato em Arapiraca

Câmara de Vereadores ainda não se pronunciou sobre o pedido milionário de suplementação

Opedido de suplementação orçamentária no valor de R$ 73 milhões, a um mês do final de seu mandato, está colocando a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) no centro de mais uma grande polêmica em Arapiraca.

Nesta segunda-feira (30), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Núcleo Regional Agreste, emitiu uma nota cobrando explicações à gestora, que foi derrotada nas urnas no último dia 15 de novembro, em sua tentativa de reeleição.

Em nota, o Sinteal diz que vem a público repudiar qualquer atraso no pagamento dos Servidores Públicos da Educação do Município de Arapiraca, bem como dos servidores aposentados.

“Não se concebe que a Gestão Municipal não cumpra o seu dever legal de promover o pagamento em dia dos servidores.
Cobramos publicamente a solução imediata do problema e responsabilizamos a Prefeita Fabiana Pessoa e equipe pelo prejuízo causado aos Servidores Públicos Municipais.
É importante que seja dado clareza sobre o fato, uma vez que os recursos da Educação são claramente garantidos pelo Fundeb. Não podemos ser prejudicados pela ingerência e
desorganização da Gestão Municipal e solicitamos as providências urgentes para garantir o direito dos trabalhadores da Educação do Município de Arapiraca.
A categoria, informamos que se não ocorrer o pagamento dentro do prazo, na próxima quarta-feira, estaremos encaminhado
mobilizações e tomando as devidas medidas para defesa dos direitos de nossa categoria”, finaliza a nota do Sinteal, por meio do Núcleo Regional do Agreste.

Outra versão

A Prefeitura de Arapiraca afirma que enviou pedido de suplementação orçamentária à Câmara Municipal de Arapiraca, no valor de R$ 73 milhões.

Na versão da prefeita, os valores devem ser repassados para hospitais, bem como pagamento da folha dos servidores (novembro, dezembro e décimo), dos aposentados, entre outros.

Contudo, os vereadores não apreciaram o pedido porque, segundo apurou a Tribuna, o documento com os detalhes financeiros e orçamentários ainda não havia chegado à Câmara Municipal devido ao final de semana e o feriado estadual desta segunda-feira (30), dedicado ao Dia do Evangélico.

Em nota enviada à imprensa, a gestão municipal diz que encaminhou o documento no último mês de outubro e novamente neste mês de novembro, com maior detalhamento, a pedido da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Arapiraca.

No entanto, até esta segunda-feira, o presidente do Legislativo local, Jario Barros (PROS), não fez qualquer pronunciamento oficial acerca do pedido de Fabiana Pessoa da suplementação no valor de R$ 73 milhões, a um mês do final do mandato como prefeita, como também não revelou uma data prevista para os vereadores apreciarem o documento enviado pela atual gestora.

286

Fonte: Davi Salsa

 

Prefeita Christiane Bulhões apresenta potencial e atrativos turísticos de Santana ao Sebrae

TURISMO

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

Com objetivo de fomentar o turismo e a economia santanense, a prefeita Christiane Bulhões, apresentou aos diretores e gerentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o potencial e os atrativos turísticos de Santana do Ipanema. A apresentação aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), na Pousada Cangaço.

Também foi apresentado o Guia Turístico de Santana do Ipanema e um vídeo com os principais pontos turísticos do município, além do material publicitário do Governo de Alagoas que coloca Santana na rota do turismo de aventura.
 



Para a prefeita Christiane, a apresentação foi um passo muito importante para fomentar o turismo e uma verdadeira experiência proveitosa.

Um almoço regional foi servido aos presentes. O cardápio ficou por conta do Restaurante Hoora Extra e da Churrascaria Rei do Bode. A sobremesa foi da Pousada Cangaço.

Participaram do evento as secretárias Renilde Bulhões (Governo), Andréa Brandão (Turismo), Vera Araújo (Assistência Social), os secretários, Marcelo Melo (Infraestrutura), Jorge Santana (Meio Ambiente), Antônio de Pádua (Gestão de Pessoas), José Marques (Finanças), Cleudson Nobre (Chefe de Gabinete), o coordenador do Turismo, Ederlan Cunha (Fred Adventure), a arquiteta Renild Bulhões, além de empresários da cidade.
Representando o Sebrae, participaram: Vitor Pereira (Gerente Adjunto do Relacionamento Empresarial da Agência Delmiro Gouveia), Fátima Aguiar (Gerente Adjunta do Relacionamento Empresarial da Agência Maceió), Renata Fonseca (Gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento), Roberval Cabral (Diretor Administrativo e Financeiro), e Vinícius Lages. (Diretor Técnico).

“Siga o Líder!” Valmiro Costa concede entrevista em Rádio e faz visita ao Núcleo do SINTEAL Santanense.

Por: Valter A. Oliveira Filho

Foto: Assessoria

 

        O prefeito eleito Valmiro Costa – PSDB, de Poço da Trincheiras-AL, cumpriu Agenda de visitas a cidade de Santana do Ipanema, e na oportunidade concedeu entrevista ao Programa: Liberdade de Expressão – que tem como âncora o Radialista Gilmar Dionísio. Sabatinado pelo apresentador, Valmiro disse esperar a equipe de transição de Governo o mais rápido possível para que assim, possa tomar pé da real situação do município pocense e contudo, puder montar o seu planejamento do seu governo, e também definir os nomes do seu secretariado. O prefeito eleito também tratou de explanar sobre a campanha pacífica, que baseou-se na vontade soberana dos cidadãos e cidadãs que escolheram um novo rumo para a cidade em questão, com o chamamento a “acreditar numa nova forma de governar”. A persistência, segundo Valmiro, foi sempre a força propulsora que o fez seguir e conquistar a prefeitura, além de apoios de figuras do meio político alagoano, a exemplo do Deputado Estadual Ronaldo Medeiro e Deputado Federal Isnaldo Bulhões Júnior. Ao término da entrevista radiofônica, Valmiro Costa, ladeado pelo Vereador reeleito Júnior Bolero, fez uma visita a sede do Núcleo Regional do SINTEAL – Santana, onde reiterou o seu compromisso com a Educação Pública, assinando Carta Compromisso, elaborada com proposta da equipe do Sindicato, fruto de discussões com a categoria de Trabalhadores da Educação. Num ambiente de descontração pousou para fotos ladeados de dirigente sindicais presentes: Edson Alencar, Claudenilson Vieira e Kelvia Vital, os quais agradeceram a pela visita da liderança pelo compromisso assumido perante a entidade representativa de trabalhadores, que estão empenhados na educação e desenvolvimento da região sertaneja.

 

 

Prefeitura de Santana do Ipanema antecipa pagamento do salário de novembro

GERAL

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

APrefeitura de Santana do Ipanema antecipou o pagamento do salário dos servidores referente ao mês de novembro deste ano. O dinheiro começou a ser creditado na conta dos funcionários nesta terça-feira (24).

O pagamento da folha salarial dentro do mês trabalhado sempre foi um compromisso do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões que também vem sendo honrado pela prefeita Christiane Bulhões.

“A valorização desses profissionais tão importantes sempre foi um compromisso do meu pai e nosso inesquecível prefeito Isnaldo Bulhões e comigo não será diferente”, disse a prefeita prefeita Christiane Bulhões nas redes sociais ao comunicar a antecipação do salário do funcionalismo.

Programa de pós-graduação da Uneal abre inscrições para mais de 500 vagas

Para efetuar a inscrição, o candidato deve atender aos requisitos determinados pelo edital, disponível no site da universidade

↑ Uneal (Foto: Assessoria)

AUniversidade Estadual de Alagoas informa que estão abertas, de 25 de novembro a 13 de dezembro, as inscrições para a seleção  dos cursos de pós-graduação do Programa Institucional de Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) Uneal Especializa.

Estão sendo disponibilizadas mais de 500 vagas distribuídas para os cursos de Controle, Gestão, Transparência e Elaboração de Projetos Sociais; Metodologia do Ensino de Ciências; Biotecnologia da Saúde; Vigilância de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Ecologia e Conservação da Natureza; Educação do Campo e Sustentabilidade, Ensino de História; Linguagem e Ensino; Linguagem e Ensino; Gestão e Planejamento Estratégico Empresarial; e Gestão Pública.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve atender aos requisitos determinados pelo edital, disponível no site www.uneal.edu.br, e enviar e-mail com a documentação exigida para o endereço eletrônico do curso escolhido pelo candidato, conforme relacionado no Anexo I do edital. A cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 100) através de DAR-CB ou o protocolo de entrega do Formulário de Isenção Provisória de Inscrição também deve ser enviado via on-line.

Isenção de taxa de inscrição

Residentes em Alagoas há mais de dois anos que estejam desempregados, sejam carentes, doadores voluntários de sangue ou trabalhadores que ganham até um salário mínimo por mês poderão solicitar isenção de taxa de inscrição até o dia a 8 de dezembro. Para tanto, é necessário preencher o Formulário de Isenção Provisória de Inscrição (Anexo IV do edital) e enviar para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO”, junto com os demais documentos indicados no edital.

O resultado da análise está prevista para ser divulgada no dia 09 de dezembro,  para dar tempo de o candidato se inscrever, caso tenha o pedido indeferido.

Dúvidas sobre as inscrições poderão ser esclarecidas através do endereço eletrônico especializa @uneal.edu.br.

Processo seletivo

Cada curso possui processos próprios de seleção, embora existam critérios gerais definidos no próprio edital. O candidato deverá atentar para os critérios de cada curso expostos no Anexo VI do edital nº 33/2020 (Propep)

O resultado final de todo o processo, inclusive de seleção, será divulgado até o dia 30 de dezembro. As matrículas ocorrerão entre 1º e 5 de fevereiro de 2021, e as aulas estão com previsão para início em 8 de fevereiro.

Aulas presenciais, apenas quando as condições sanitárias permitirem e o Conselho Superior autorizar. Por isso que a ampla maioria dos cursos optou por aulas remotas, para começar imediatamente o curso nas condições possíveis para o momento.

54

Fonte: Assessoria Uneal

 
 

Comentários

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter