Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Com uma ampla vantagem a Dra Christiane Bulhões se reelege prefeita de Santana do Ipanema

ELEIÇÕES 2020

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista - MTE/AL 1740  0

Prefeita Reeleita Chistiane Bulhões, senadora Renilde Bulhões e o vice-prefeito eleito Yuri PInto

 

Amédica e prefeita de Santana do Ipanema Chistiane Bulhões, com uma ampla vantagem se reelegeu no pleito eleitoral de 2020.

A chapa Christiane Bulhões/Yuri Pinto – MDB 15, recebeu 13.408 votos 58,85%. O segundo colocado, advogado Edson Magalhães CIDADANIA – 23 – obteve 6.364 votos 27,93%, uma diferença de 7.044 votos. Meirica – PSB 40 obteve 972 votos, 4,27%. Marciano do Couro – PSDB – 45 – 970 votos 4,26%, Mário Silva – REPUBLICANOS – 10, 678 votos e Afonso Gaia – DEM 25 – 391 votos.

Leia na íntegra

Fonte: Maltanet.com.br

Santana: Quatro vereadores se reelegem, vereadora volta e seis são novatosBloco de situação emplacou 8 nomes, enquanto oposição ficou com 3.

Vereadores eleitos em Santana do Ipanema (Foto: Montagem / Alagoas na Net)

A Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema deve receber em 2021 somente quatro parlamentares, dos atuais legisladores, uma vereadora vai voltar à Casa Tácio Chagas Duarte e seis novos edis vão iniciar seus mandatos em 2021. Esse é o resultado das urnas neste domingo (15).

Segundo o resultado definitivo do Tribunal Superior Eleitoral, foram reeleitos para os mandatos os vereadores Mário do Laboratório, Genildo Bezerra (Papa Tudo), Roberto Oliveira e Moacir Júnior, todos do MDB. Ainda nesse partido foi eleita também a ex-vereadora Eliana Fofa.

 

Em relação aos novatos, a sigla da atual prefeita emplacou Tanila Almeida e Devá do Óleo. No mesmo grupo político foi eleito Elielson Motorista, pelo Partido Liberal.

Leia na íntegra:

Fonte: Alagoasnanet.com.br

Com chapa 100% feminina, Ceci Rocha é eleita prefeita de Atalaia

  • Redação
  • 15/11/2020 18:52
  • Eleições
Foto: Reprodução / Facebook
Cecília Rocha

(Atualizada às 21h)

A cidade de Atalaia, em Alagoas, ganhou uma nova prefeita. É que neste domingo (15), Ceci Rocha (PSC) foi eleita prefeita da cidade. Com uma chapa 100% feminina formada por ela e pela vice Camyla Brasil, Ceci ganhou a disputa contra o ex-prefeito, Chico Vigário. Até a publicação desta matéria, com apenas 7,79% das urnas apuradas, Ceci Rocha aparecia com 66,4% contra Chico Vigário que estava com 32,9%.

Chico Vigário já ocupou a cadeira do gestor de Atalaia por quatro vezes e foi vereador uma vez. 

Ceci Rocha é ex-secretária da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas e esposa do atual prefeito do Pilar, Renato Filho.

Na pesquisas, a liderança de Ceci Rocha já aparecia e Chico Vigário era o candidato mais rejeitado pelos eleitores atalaienses.

 

Ainda sem números oficiais, alguns municípios já conhecem seus novos prefeitos; confira

  • Vanessa Alencar e Raíssa França
  • 15/11/2020 18:33
  • Eleições
Foto: Reprodução
Urna eletrônica

Os dados ainda não são oficiais, mas em vários municípios de Alagoas os novos prefeitos já são conhecidos, devido aos boletins de urnas locais. Em Pilar, o prefeito Renato Filho foi reeleito e a esposa dele, Ceci Rocha ganhou a prefeitura de Atalaia. O ex-senador Benedito de Lira foi eleito prefeito da Barra de São Miguel e o deputado estadual Marcelo Beltrão ganhou a disputa em Coruripe.

Jorge Dantas venceu em Pão de Açúcar e também foram eleitos: Neno Freitas (Branquinha); Arthur Freitas (Santana do Mundaú); Bruno Feijó (Boca da Mata); Jaime do Mercado (Palestina);  Lucila Toledo (Cajueiro); Henrique Vilela (Porto de Pedras); Erivaldo Mandu (Mata Grande); Geraldo Cícero (Taquarana); Gilberto Gonçalves (Rio Largo); Geraldo Cícero (Taquarana); Aldo Lira (Estrela de Alagoas) e Olavo Neto (Murici).

Também estão eleitos Lívia Carla, que disputou o comando da prefeitura da Barra de Santo Antônio com Emanuella Moura, mãe da deputada estadual Cibele Moura; Felipe Jatobá (Jequiá da Praia); Geraldo Filho (Carneiros); Hugo Wanderley (Cacimbinhas); Leandro Silva (Junqueiro); Zé Luis (Olho D´Água das Flores); Mailson Mendonça (Monteirópolis); Marina Dantas (Batalha); Tony de Campinhos (Pariconha); Suzy Higino (Olho D´Água Grande); Marlan Ferreira (Limoeiro de Anadia); Cícero Cardoso (Pindoba); e Geraldo Cícero (Taquarana).

Os outros são Rosiana Beltrão (Feliz Deserto); Néo do Geo (Ibateguara); Jarbas Ricardo (São José da Tapera); André Almeida (Mar Vermelho); George Clemente (São Miguel dos Campos); Fernando Cavalcanti (Matriz de Camaragibe); Fernanda Cavalcanti (São Luiz do Quitunde); Eronita (Porto Calvo); Déo (Japaratinga); Maurício Holanda (Chã Preta); Conceição Albuquerque (Maravilha); Jadson Lessa (São Miguel dos Milagres); Vanessa (São José da Lage); Adelminho Calheiros (Capela); Silvana (Fleixeiras); Sergio Lira (Maragogi); Patrício Barbosa (Igaci); Ellison Santos (Passo de Camaragibe); Leopoldina Amorim (Maribondo); Ronaldo Lopes (Penedo); Celino Rocha (Anadia); Abrahão Moura (Paripueira); Carro Veio (Jacuípe); Vera Dantas (Igreja Nova); Chicão (Paulo Jacinto).

 

Resultados das Eleições Municipais começam a ser divulgados a partir das 17h de domingo (15)

Justiça Eleitoral tem até 18/11 para disponibilizar Boletins de Urna e tabelas de correspondências efetivadas
Por: TSE  
 
 Foto: TSE

Os Boletins de Urna (BUs) das Eleições Municipais de 2020 começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação) deste domingo (15), data do primeiro turno do pleito. A partir desse horário, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

Até o dia 18 de novembro (três dias após o primeiro turno), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve disponibilizar em seu Portal na internet a opção de visualização dos Boletins de Urna recebidos para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação.

Repositório de Dados

Já até o dia 20 de novembro, a Justiça Eleitoral deve disponibilizar os resultados das votações no Repositório de Dados Eleitorais (RDE) e na página de Estatísticas das Eleições 2020.

O Repositório de Dados Eleitorais é uma compilação de informações brutas das eleições, voltada a pesquisadores, imprensa e pessoas interessadas em analisar os dados de eleitorado, candidaturas, resultados e prestação de contas, entre outros.

No campo “Resultados”, os arquivos estarão divididos em duas categorias: Boletins de Urna e resultados totalizados – que incluem arquivos de votação nominal e para partido/legenda por município e zona eleitoral.

 

 

Eleitor com deficiência visual poderá ouvir nome de candidato na urna

De acordo com TSE, a tecnologia não gerou custos para o tribunal por ser baseada em software livre

Os eleitores com deficiência visual poderão ouvir o nome do candidato após digitar o número correspondente na urna eletrônica nas Eleições 2020. Pela primeira vez na história será usado o recurso de sintetização de voz, tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento.

Segundo Rodrigo Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de pesquisas e após o descarte das urnas mais antigas, dos modelos 2006 e 2008, o tribunal teve condições técnicas para implementar a sintetização de voz para as Eleições 2020.

De acordo com TSE, a tecnologia não gerou custos para o tribunal por ser baseada em software livre. Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens apenas gravadas que indicavam ao eleitor com esse tipo de deficiência o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”.

Tecnologia

Para utilizar o recurso, o eleitor precisa informar o mesário sobre sua deficiência visual, para que o colaborador da Justiça Eleitoral habilite o recurso e entregue fones de ouvido, necessários para garantir o sigilo do voto.

Mesmo habilitada, a urna não iniciará a votação de imediato, permanecendo estática em uma tela com orientações sobre como votar. Além disso, enquanto a votação não for iniciada, o eleitor terá a possibilidade de fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume.

A sintetização de voz também é capaz de fazer flexibilização de gênero ao emitir a fala de confirmação do concorrente escolhido. Isso significa que, por meio da ferramenta, a urna “falará” que o eleitor está votando em um candidato ou em uma candidata, de acordo com o gênero do postulante que está recebendo o voto.

Segurança sanitária

A eleição deste ano contará com protocolo de segurança sanitária elaborado por uma equipe de especialistas dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), consultados pelo TSE.

O plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020 é focado em duas frentes: mesários e eleitores. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão fixados nas seções eleitorais. O protocolo estabelece como obrigatório o uso de máscara. Sem ela, o eleitor não poderá votar.

O horário de votação foi ampliado este ano. As votações começarão às 7h e terminarão às 17h. O intervalo até as 10h será preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Será exigido o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara.

O TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação. Haverá distribuição de álcool em gel em todas as seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação. O tribunal também recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.

Os mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo. Se o mesário precisar sair de sua seção, a cada vez que retornar, deverá limpar sua respectiva cadeira e mesa com álcool 70%.

Eleições 2020

Neste domingo (15), quase 148 milhões de eleitores poderão votar em 26 unidades da Federação. Os eleitores elegerão vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, há 19.342 candidatos a prefeito e 518.308 disputando uma vaga de vereador.

Este ano não haverá pleito no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha, que é um distrito do estado de Pernambuco.

7

Fonte: Agência Brasil

13º salário deve injetar R$ 1,75 bilhão na economia de Alagoas

Houve queda de 3,82% com redução na jornada de trabalho proporcional ao salário e suspensão temporária de contratos

↑ (Foto: Edilson Omena)

Segundo a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o pagamento do 13º salário em 2020 deve injetar R$ 1,75 bilhão na economia alagoana. Este valor indica uma queda real de 3,82% quando comparado ao valor registrado em 2018.

A economista Natália Olivindo explicou que a queda deste ano, assim como aconteceu a nível nacional, é influenciada notadamente pela redução na jornada de trabalho proporcional ao salário e suspensão temporária de contratos de trabalho, medidas essas que foram regulamentadas pela Medida Provisória nº 936.

Além disso, segundo ela, pode-se citar para este resultado, o avanço da informalidade que já vinha aumentando no nosso estado desde 2019 (taxa de 47,20% segundo o IBGE) e o recuo da atividade econômica neste ano de pandemia pelo Covid-19.

“Até o momento cerca de R$ 335 milhões já foram injetados na economia de Alagoas a partir da antecipação do décimo terceiro salário pelo Governo do Estado, que ocorreu no dia 10 de novembro. Essa medida já antecipa os ganhos do comércio local, que se intensificarão no mês de dezembro”, ressaltou.

Ainda conforme Natália Olivindo a situação financeira de cada trabalhador e o estabelecimento de suas prioridades à utilização do 13º salário pode variar desde o pagamento de contas em atraso à economia integral do valor recebido.

“Para aqueles que estão com contas em atraso e sofrem com o avanço de juros, o uso do 13º salário para pagamento destas contas é a opção mais aconselhada. Já aqueles que preveem despesas adicionais no final do ano e início do período escolar ou desejam realizar algum projeto pessoal, podem se programar para utilizar este recurso para pagamento destas despesas e não comprometer sua renda habitual”, destacou.

“O mais indicado, contudo, para aqueles que estão com suas contas em dia é que a renda extra proporcionada pelo 13º salário seja utilizada para dar início a uma reserva de emergência ou para realizar investimentos financeiros, o que faria o seu décimo terceiro render”, observou a economista.

Lojistas confiantes

As expectativas dos lojistas para as vendas do final de ano são as melhores. De acordo com o presidente da Aliança Comercial de Maceió, José Guido Júnior, a entrada do pagamento do 13º salário, o auxílio emergencial e a black friday vão ajudar no incremento da renda e no aumento das vendas.

“O comércio agradece a entrada do 13º salário tendo em vista que ainda estamos saindo do momento da pandemia, então o momento é de fundamental importância, obrigado ao Governo do Estado pela iniciativa da antecipação do crédito para os servidores alagoanos”, frisou Guido Júnior.

Ele apesar de não concorda com a antecipação da black friday já que comumente acontece no fim de novembro diz que exista um agravante caso a eleições siga para o segundo turno, “Vai chocar a data, vai ficar no meio”, salientou se referindo a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas de Maceió.

Para o representante dos lojistas de Maceió a expectativa é ótima. “A temporada de contratações para as vendas de Natal no comércio da capital já começou e os lojistas seguem se preparando”, disse.

De acordo com Guido Júnior, o comércio segue sempre se adequando ao cliente e reafirma que a entrada do 13º salário será de grande valia para que os comerciantes comecem a se reerguer após um longo período de estabelecimentos fechados devido à pandemia.

“Os clientes aproveitem bem já que o comércio inteiro está com promoções e ofertas e esperamos que consigamos alavancar vendas muito mais do que necessitamos”, finalizou.

Federais

Na esfera federal, são 15 mil servidores no estado de Alagoas, segundo o Painel Estatístico de Pessoal, o que deve movimentar mais R$ 310 milhões a economia de Alagoas. Em Maceió, os 19 mil servidores ativos da Prefeitura de Maceió devem receber cerca de R$ 84 milhões.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, o volume trará um alento às empresas que, neste ano, enfrentaram um cenário econômico desafiador devido à pandemia do Covid-19 (coronavírus). “Se o final de ano já é um período bem aguardado pelas empresas, pois a injeção do 13º salário dos trabalhadores e as festas de final de ano aquecem as vendas, neste ano de 2020 a expectativa é ainda maior, principalmente para os segmentos que ficaram meses com as portas fechadas devido à pandemia”, avalia.

Segundo Felippe Barros, economista da Fecomércio, tudo isso é visto com bastante animosidade pelos comerciantes, empresários do setor de serviços, pelo turismo, bares, restaurantes e lojas de shoppings e do centro. Embora a pandemia tenha afetado o orçamento de muitas famílias, endividando-as, os níveis de endividamento e inadimplência da capital estão, desde outubro, no menor patamar dos últimos 12 meses, então isso pode significar que o orçamento familiar esteja mais livre para aquisição de bens e serviços e ajudar a movimentar bem a economia.

Utilizando a renda média habitual do trabalho divulgada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, no segundo trimestre, a renda média ficou em R$ 1.549, podendo estimar na média que, o 13º salário injete, ao menos, R$ 535 milhões.

Ao se somar servidores ativos e inativos do estado, junto aos servidores federais e a média dos rendimentos dos trabalhadores formais, o 13º salário deve injetar, aproximadamente, R$ 1,123 bilhão.

18

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Ana Paula Omena

Firmino marca e Seleção Brasileira derrota Venezuela

Com nove pontos em três rodadas, Seleção Brasileira é única ainda com 100% de aproveitamento e lidera Eliminatórias Sul-Americanas

↑ Foto: AFP

ASeleção Brasileira não brilhou no Morumbi, mas fez o suficiente para manter sua campanha com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. Na noite desta sexta-feira, desfalcado de nomes como Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro, o time comandado por Tite contou com gol de Firmino para vencer a frágil Venezuela por 1 a 0.

Com nove pontos em três rodadas, a Seleção Brasileira é única ainda com 100% de aproveitamento e lidera as Eliminatórias Sul-Americanas de maneira isolada. A Venezuela, por sua vez, segue zerada e figura no penúltimo lugar, à frente apenas da Bolívia, que tem saldo de gols pior.

Pela quarta rodada do torneio classificatório à Copa do Mundo 2022, a Venezuela volta a campo para enfrentar o Chile às 18 horas (de Brasília) desta terça-feira, como mandante. Já a Seleção Brasileira pega o Uruguai às 20 horas do mesmo dia, no Estádio Centenário.

Jogo – Logo no começo da partida, Renan Lodi recebeu de Marquinhos pela esquerda e cruzou de primeira. O goleiro Fariñez espalmou para frente e Richarlison completou para as redes. O assistente, porém, assinalou impedimento do lateral canhoto, confirmado pelo VAR.

A Seleção jogou de forma burocrática diante da retranca venezuelana, mas poderia ter aberto o placar em mais uma jogada iniciada pela esquerda. Renan Lodi cruzou e Gabriel Jesus cabeceou para o meio. Livre e em posição legal, na cara do gol venezuelano, Richarlison conseguiu completar para fora.

Na única chegada da Venezuela durante o primeiro tempo, o habilidoso Soteldo fintou Danilo pela esquerda e cruzou rasteiro, mas Marquinhos afastou. Nos minutos finais, Everton cruzou da esquerda, Gabriel Jesus desviou para o meio e Richarlison cometeu falta em Osorio antes de cabecear para boa defesa de Fariñez.

Tite voltou para o segundo tempo com Lucas Paquetá no lugar de Douglas Luiz, mas a Seleção continuou jogando sem inspiração. O gol enfim saiu aos 21 minutos, quando Everton Ribeiro cruzou da direita, Machis cabeceou para o meio e Firmino completou para as redes.

Na tentativa de aumentar o poder de fogo da Seleção Brasileira, Tite trocou Gabriel Jesus e Richarlison por Everton Cebolinha e Pedro, que fez sua estreia na equipe nacional. O técnico português José Peseiro também usou os reservas para mexer na Venezuela.

Apesar das alterações promovidas pelos dois treinadores, o panorama da partida não mudou. A Seleção Brasileira foi incapaz de criar oportunidades de gol, mas também não correu maiores riscos no campo de defesa e terminou com a vitória magra no Morumbi.

58

Fonte: Gazeta Esportiva

Diabetes: Hábitos saudáveis são a melhor arma contra a doença

Dia Mundial do Diabetes alerta para a importância de uma vida saudável para prevenir e tratar o problema

Seja o objetivo prevenir ou tratar, quando se fala de diabetes o caminho a ser seguido é o mesmo: ter uma vida saudável. Neste 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, especialistas alertam para os riscos da doença que, só no Brasil, tem mais de 13 milhões de pessoas diagnósticas e vivendo com ela, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.

De acordo com a nutricionista da Clínica-Escola de Saúde da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Nina Santiago, para não ser diagnóstica com diabetes ou qualquer outra doença relacionada aos hábitos de vida, é preciso ter uma vida saudável. “A nossa alimentação tem que ser rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados. Os violões da diabetes do dia a dia são os doces em geral, os feitos em casa ou comprados no mercado”, pontua.

“Além disso, precisamos observar bem o consumo de carboidratos simples, que não são tão doces, mas que depois que consumimos se transformam em açúcar dentro do nosso organismo. Entre os carboidratos simples estão o pão branco, o macarrão, o arroz branco, entre outros. Todo alimento que é branco e existe a possiblidade de trocar pelo integral, troque, pois com os integrais a digestão do açúcar ocorre de forma mais lenta, sem prejudicar o pâncreas”, destaca Nina.

Existem dois tipos de diabetes. Abaixo, entenda as diferenças:

– Diabetes tipo 1:  

Normalmente, o diabetes tipo 1 acomete pessoas mais jovens, mas não é exclusivo para essa faixa etária. É causado por uma deficiência no funcionamento do pâncreas, que é o órgão que produz a insulina, o homônimo que pega o açúcar que comemos e leva para dentro da célula, para que a gente utilize essa energia para a célula funcionar. Esse tipo de pessoa provavelmente vai depender da aplicação de insulina para sempre, por meio de injeção subcutânea.

O diabetes tipo 1 pode pode ser causado por diversos motivos, como a presença de alguma doença autoimune que destrua automaticamente as células do pâncreas ou por algum acidente ou câncer que resulte na retirada de parte do pâncreas, entre outras possibilidades.

– Diabetes tipo 2:  

Esse é o tipo mais comum de diabetes. Na sociedade atual, as pessoas têm uma vida muito corrida e não têm tempo para se alimentar bem, ingerindo alimentos mais práticos. É aí que entram as comidas muito gordurosas, muito açúcar, o que faz com que o pâncreas trabalhe demais. Com essa situação, ao longo dos anos, nosso pâncreas fica sobrecarregado e toda vez que for ingerido algo que não é saudável, ele começa a liberar muita insulina, o que causa a chamada resistência à insulina.

Com isso, nossas células começam a não reconhecer mais a insulina ou têm dificuldade para reconhecer e se chega ao diagnóstico do diabetes tipo 2. Uma vez desenvolvida a doença, não tem cura, mas tem controle. O paciente pode ter uma boa qualidade de vida, deste que tenha cuidado com a alimentação, pratique exercício físico, tome a medicação da forma correta e tenha uma saúde mental em dia.

Vida saudável é regra geral 

A Nutricionista Nina Santiago frisa que, todas as recomendações acima, voltadas aos pacientes com diabetes, são coisas que qualquer pessoa precisa fazer, independente de doença. “Por isso, o diabético pode ter uma vida tão boa como teria sem a doença, mesmo sendo um problema que o vai acompanhar pelo resto da vida”, afirma Santiago.

A nutricionista orienta a, sempre que puder, trocar o consumo de algum doce por uma fruta. “E se você sente muita vontade de comer doce é interessante procurar um profissional para investigar, pois esse desejo descontrolado pode ser sinal de diabetes surgindo. Além disso, existem outros vilões do diabetes, como o excesso de peso, o sedentarismo e o estresse. Ou seja, não é só cuidar da alimentação, tem que ter uma vida saudável”, diz a nutricionista da Clínica-Escola de Saúde da UNINASSAU Maceió.

A profissional destaca que a realidade de um diabético muda muito porque a população, de maneira geral, não tem uma alimentação saudável. Contudo, a rotina do diabético nada mais é do que uma alimentação saudável. “Nutricionalmente falando, não há nada que eu precise indicar somente para o diabético. A indicação é a mesma que para uma pessoa que não tem a doença: tirar do dia a dia alimentos que não são saudáveis, que devem ser evitados por qualquer pessoa”.

“O que deve ser evitado completamente é açúcar, ou seja, não podemos adoçar suco, chá ou café, por exemplo, com açúcar de mesa, e sim com adoçante. Mas, garanto que, a partir do momento que houver a mudança para uma vida saudável, vai ser ótimo e o paciente não vai sofrer muito, só precisa se acostumar”, fala.

Acompanhamento nutricional acessível 

O acompanhamento nutricional para pessoas com diabetes é fundamental, pois existem muitos mitos sobre a doença. “Apesar de ser possível viver com diabetes com uma ótima qualidade de vida, trata-se de uma doença grave, então, se você não tiver o acompanhamento adequado, é possível desenvolver complicações graves, como cegueira, perda de membros e problemas de rins, por exemplo”, esclarece Nina Santiago, frisando que seguindo todas as recomendações profissionais o paciente pode ter uma qualidade de vida tão boa quanto a de alguém que não tenha diabetes.

Nina é preceptora de Nutrição da Clínica-Escola de Saúde da UNINASSAU Maceió. No local é ofertado atendimento de Nutrição Clínica à população. A clínica fica localizada no prédio da UNINASSAU Maceió, com acesso pela Rua José de Alencar, número 511, no bairro do Farol. É possível agendar os atendimentos e tirar dúvidas pelo número (82) 3036-2269.

25

Fonte: Assessoria

Biden lista pandemia, crise, clima e igualdade racial como prioridades do seu mandato

Joe Biden e Kamala Harris lançam plataforma de online de transição

↑ (Foto: Jim Bourg / Reuters)

Achapa vencedora da eleição dos Estados Unidos, formada pelos presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris, lançou neste domingo (8) a plataforma online da transição presidencial e listou como principais desafios a pandemia, a crise econômica, o clamor por justiça racial e as mudanças climáticas.

“Estamos nos preparando para liderar no Dia Um, assegurando que a administração Biden-Harris é capaz de lidar com os desafios mais urgentes que enfrentamos: protegendo e preservando a saúde de nossa nação, renovando nossas oportunidades de ter sucesso, avançando na igualdade racial e enfrentando a crise climática”, publicou na internet o perfil oficial da transição, que teve sua mensagem republicada pelo presidente-eleito Joe Biden no Twitter.

 

O perfil oficial acrescentou que o governo democrata terá pela frente uma tarefa inédita na história americana, e a preparação para enfrentá-la “será guiada por especialistas, pela ciência e com caráter”.

Em relação à pandemia, os democratas se comprometem, entre outras promessas, a ser pautados pela ciência, a consultar profissionais de saúde pública para decisões de saúde pública, a promover confiança e transparência e a assegurar que todo americano tenha acesso regular a testes confiáveis de covid-19.

A agência Reuters noticiou ainda que a Biden anunciou a criação de uma força-tarefa de 12 integrantes para combater a pandemia, que já causou mais de 230 mil mortes nos Estados Unidos. O grupo terá pela frente a tarefa de planejar as ações que o governo Biden tomará a partir de 20 de janeiro de 2021, data prevista para a posse.

Primeira mulher e primeira mulher negra a ser eleita para a vice-presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris usou o Twitter neste domingo para reforçar declarações de seu discurso proferido na noite de ontem, em que homenageou sua mãe e “gerações de mulheres negras que vieram antes dela e acreditaram profundamente que um momento como esse era possível nos Estados Unidos”. “Eu espero que cada garotinha assistindo esta noite veja que este é um país de possibilidades”, repetiu a democrata.

 

Já o presidente, Donald Trump, voltou a fazer acusações de fraude contra a eleição na rede social, que sinalizou aos usuários que as alegações não eram comprovadas.

O candidato à reeleição publicou que havia problemas na autenticação dos votos feitos pelo correio, que decidiram a eleição em estados chave para sua derrota, como a Pensilvânia. O Twitter marcou as postagens com um link que explica que o voto pelo correio é legal e seguro nos Estados Unidos, especialmente em meio à pandemia.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que também concorreu à reeleição, não se manifestou no Twitter.

19

Fonte: Agência Brasil / Texto: Vinícius Lisboa

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter