Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Folha, Estadão e O Globo criticam ideologização e politização da vacina contra a Covid

Em uníssono, jornais criticam a reação de Jair Bolsonaro ao apoio do Ministério da Saúde para a compra da Coronavac, vacina contra a Covid produzida por laboratório chinês

↑ Jair Bolsonaro veste jaleco em Centro Tecnológico da Marinha (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Fonte: Revista Fórum / Plinio Teodoro

Flamengo vence Junior Barranquilla e avança em primeiro do Grupo A na Libertadores

Com 15 pontos, equipe carioca foi terceira classificada no geral da fase de grupos

↑ Reprodução

OFlamengo passou fácil pelo Junior Barranquilla na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Com a vitória por 3 a 1, o Rubro-Negro avançou às oitavas de final em primeiro lugar no grupo A. Thuler, Lincoln e Bruno Henrique fizeram os gols do Fla no jogo, e Teo Gutiérrez descontou.

Com 15 pontos, a equipe carioca foi a terceira classificada no geral da fase de grupos, atrás apenas de Palmeiras e Santos. O Junior de Barranquilla, terceiro no grupo com a vitória do Independiente del Valle sobre o Barcelona, garantiu uma vaga na Sul-Americana.

Primeiro tempo definiu o jogo

Mesmo com um time praticamente reserva e precisando apenas de um empate, coube ao Flamengo propor o jogo no Maracanã. E o Rubro-Negro acelerou desde o início, enquanto o Junior se limitava a se defender.

Aos 9, Renê recebe em profundidade e cruza na área. No rebote, Vitinho solta uma bomba de primeira e o goleiro Viera salva com um toquinho antes da bola explodir no travessão. No minuto seguinte, Vitinho cobrou escanteio da esquerda no segundo pau. Léo Pereira cabeceou para o meio e Thuler se antecipou ao zagueiro e chutou para a rede.

O gol não parou o Fla, que seguiu em cima. Aos 12, Viera mais uma vez fez uma grande defesa e impediu o segundo. Michael fez boa jogada pela direita e tocou para Vitinho no meio. O camisa 11 bateu cruzado mas parou no goleiro.

O jogo caiu um pouco de ritmo mas em nenhum momento o Rubro-Negro perdeu o controle. O Júnior tentou mas não ameaçou o gol de César. Até que aos 39, Diego puxou o contra-ataque e acionou Bruno Henrique, que foi ao fundo pela esquerda e cruzou. A bola bateu na marcação, encobriu o zagueiro e caiu nos pés de Lincoln, que tocou de primeira no ângulo e ampliou.

O Flamengo voltou com os garotos Lázaro e João Gomes nos lugares de Vitinho e Arão. A equipe perdeu em entrosamento com os dois jogadores que faziam a primeira partida no time principal com o técnico Dome. Mas o Fla continuou melhor, mas tinha mais dificuldes para vencer a defesa colombiana. O Junior se fechou mais ainda, mas conseguiu descontar num contra-ataque rápido.

O Flamengo perdeu a bola em um escanteio e o Junior partiu em velocidade. Fuentes enfiou pelo meio da zaga e Teo Gutiérrez antrou na cara de César e desviou para a rede, aos 23. O Rubro-Negro apertou o acelerador e ampliou poucos minutos depois. Matheuzinho cobrou escanteio da direita e Bruno Henrique acertou bela cabeçada no ângulo. Aos 42, o último momento de emoção na partida. Cetré cobrou falta para o Junior do bico da área pela esquerda e acertou a trave de César.

12

Fonte: Gazeta Esportiva

 
 

Comentário

TRE/AL esclarece que votação das 7h às 10h não é exclusivamente para idosos, mas preferencial

  • Redação*
  • 19/10/2020 22:04
  • Eleições
Reprodução / TRE-AL
Fake News

Após perceber que informações conflituosas circulam em redes sociais, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclareceu nesta segunda-feira (19), por meio de nota divulgada nas redes sociais, que  o horário de votação das 7h às 10h, nas próximas eleições – com primeiro turno em 15 de novembro e segundo turno no dia 29 – não será exclusivo para idosos, mas preferencial para eleitores que tenham acima de 60 anos.

O órgão ressaltou que, por lei, os idosos têm preferência de qualquer forma, mas, o caso do horário da votação, significa que eles serão colocados sobre todas as prioridades. “Por exemplo, se tivermos, na fila de votação, entre 7h e 10h, uma gestante e um idoso, a prioridade será o idoso. No mesmo caso as pessoas com mobilidade reduzida”, explicou a assessora de Comunicação do TRE/AL, Flávia Gomes de Barros, lembrando que os idosos fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

Apesar dessas recomendações, o TRE/AL ressalta que nenhum eleitor será impedido de votar no referido horário. No entanto,  devem apenas respeitar a prioridade estabelecida pelo TSE para os idosos. Além disso, os eleitores que tenham a partir de 60 anos não precisam ficar restritos ao horário das 7h às 10h. Eles poderão votar em qualquer momento, no período das 7h às 17h, em que durará o dia de eleição.

A orientação de estabelecer o horário entre 7h e 10h como prioritário para receber os votos dos idosos foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020, e incorporada às normas eleitorais por meio da Resolução 23.631/2020. A votação, aliás, ressalta a assessora de Comunicação, foi antecipada em uma hora – normalmente, começa às 8h -, para que se tente evitar aglomerações.

 

*Com TRE/AL

Renan Filho anuncia retorno das aulas presenciais para adultos a partir de segunda

  • Gabriela Flores e Alícia Flores*
  • 21/10/2020 15:04
  • Geral

O governador Renan Filho anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 21, o retorno das aulas presenciais de adultos e apresentou as próximas ações do Plano de Distanciamento Social Controlado com base na Matriz de Riscos. O decreto estadual deve ser publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 22.

De acordo com o novo decreto, a retomada das aulas presenciais do público adulto inclui instituições como faculdades, cursos profissionalizantes e preparatórios para concursos e pré-vestibulares a partir de segunda-feira (26). 

Apesar do governo estadual liberar as aulas presenciais, cada município terá autonomia para decidir se retornará ou não ao ensino presencial de adultos e terá a liberdade para falar com o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, caso deseje continuar com a educação à distância. 

O governador descartou a testagem em massa na comunidade escolar e disse que que alunos e professores que estejam em grupos de risco estão liberados das aulas presenciais.

“Os municípios poderão definir como será o retorno das aulas de acordo com a realidade de cada local”, destacou Renan Filho. Ainda segundo o governador, a retomada do público adulto às aulas servirá de termômetro para a normalização dos demais segmentos da educação no estado.

Sobre a vacina, o governador falou que, independente do local onde seja produzida, caso funcione, o cidadão deve tomar. “Esperamos, tendo vacina, que o país possa ofertar a quem desejar e que encontremos o caminho mais curto para imunizar a população”, disse.

 

Atividades esportivas e visitas a reeducandos

Renan Filho comentou que o novo decreto que será publicado nesta quinta-feira, dia 22, também libera as atividades esportivas em pequenos grupos em academias e que, a partir do dia 30 de outubro, serão retomadas as visitas aos reeducandos no sistema prisional.

 

Coronavírus em Alagoas

Renan Filho apresentou a evolução histórica dos indicadores e destacou que, hoje, a taxa de leitos com respiradores está em torno de 20% de ocupação. Quanto aos leitos gerais, que são com respirador e clínicos, a ocupação está em 15%.

“O estado está há oito semanas com queda no número de óbitos e ocupação de leitos, por isso estamos caminhando para uma fase que denotará uma estabilização ainda maior”, afirmou o chefe do Executivo alagoano.

No interior do estado, na última semana epidemiológica, foram registradas nove mortes, sendo o período com menor número de óbitos durante a pandemia, representando, também, controle.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, explicou os pontos positivos conquistados que diminuem a taxa de contágio e destacou a “estabilidade positiva” em que Alagoas se encontra. “As decisões sempre foram tomadas ouvindo especialistas. para que não houvesse a necessidade de retroceder, como aconteceu em outros estados, por isso agora podemos dar mais um passo”, afirmou.

Sobre a vacinação, o secretário comentou que, até que não haja um medicamento eficaz, a população precisa colaborar com as medidas sanitárias e continuar usando máscaras, evitar aglomerações e impedir um crescimento exponencial da contaminação no estado.

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, esclareceu que as medidas do governo do estado foram tomadas ouvindo, por um longo período, o segmento da educação pública e privada e, junto com a opinião dos técnicos da área da saúde, foi tomada a decisão para o avanço na área educacional.

 

*Estagiária sob a supervisão da editoria

Mais de três mil Municípios não devem retomar aulas presenciais e investem no ensino remoto para garantir ano letivo

10082020 aulas Covid Seed ParanaDiante das dificuldades para adoção dos protocolos sanitários necessários para reabertura de escolas e da complexidade do cenário decorrente da pandemia da Covid-19, 82,1% das prefeituras (3.275) consultadas em pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acreditam não ser possível retomar as aulas presenciais em 2020. Em pelo menos 3.742 Municípios do país não há data definida para retorno presencial na rede municipal de ensino. Participaram da pesquisa 3.988 gestores locais – o equivalente a 71,6% do total.

Enquanto não abrem os espaços físicos das escolas, 3.887 redes de ensino, portanto 97,5% do total de Municípios pesquisados, garantem o ano letivo por meio de atividades pedagógicas não presenciais aos estudantes, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental. A distribuição de material pedagógico impresso tem sido combinada com o envio de atividades por aplicativos de mensagens instantâneas e por aulas e atividades em meios digitais.

Para retomada presencial das aulas é necessário um plano de contingência, que deve ser articulado entre as áreas de educação e saúde. Nesse quesito, 2.811 gestores municipais afirmaram que têm os planos de retorno prontos ou em elaboração. Entre esses, a maioria respondeu que planeja adotar medidas para um modelo híbrido de ensino (78,2%), além de um retorno gradual das aulas presenciais (74,7%) e um sistema de rodízio (70,5%) para facilitar o distanciamento social.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, destaca o complexo cenário para tomada de decisão. “Não se pode esquecer que há, até este momento, mais incertezas do que respostas ou soluções e a realidade tem exigido planejamento sério e articulado e uma forte capacidade de adaptação dos gestores, que estão pautando suas decisões de forma responsável para garantir a continuidade do processo educacional com segurança e qualidade.”

Somente em relação à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os estudantes, estima-se que o custo total - incluindo rede municipal e estadual de ensino de todo país - seria de cerca de R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão desse valor referente apenas às instituições municipais. Além dos EPIs para o restante da comunidade escolar, há ainda outros diversos investimentos necessários para reabertura das escolas, como adaptação da estrutura física (salas de aula, cantinas, bebedouros), aquisição de materiais de limpeza e higiene (álcool, medidor de temperatura), campanhas de prevenção, capacitação e contratação de profissionais para substituir os que estão no grupo de risco.

Acesse aqui o estudo completo.

 
 
 

Grave acidente resulta na morte de uma pessoa e deixa outras feridas entre Santana do Ipanema e Dois Riachos

  • Igor Ribeiro
  • 19/10/2020 15:42
  • Acidentes
Reprodução

Um grave acidente foi registrado na noite deste Domingo, 18, em um trecho da rodovia BR 316, entre os municípios de Santana do Ipanema e Dois Riachos, Sertão de Alagoas. O acidente teria envolvido inicialmente uma motocicleta ocupada por duas pessoas que teriam sido atingidas por um veículo de passeio modelo: Fiat Uno. Os dois veículos colidiram um no outro, o Uno acabou rodando na rodovia vindo a parar fora da pista. 

Uma van que seguiu atrás de ambos veículos acabou atropelando as vítimas que estavam na motocicleta e ficaram caídas no meio da rodovia, uma delas entrou em óbito no local. A identidade não foi revelada. Após o atropelamento, a van incendiou, os 16 ocupantes, cujas identidades não foram divulgadas, são do Povoado Cansanção, zona rural de Inhapi, conseguiram sair antes do veículo ficar tomado pelas chamas.  Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estiveram no local assim como a Polícia Rodoviária Federal e Policia Militar.  O Instituto Médico Legal de Arapiraca foi acionado para recolher o corpo da vítima fatal. 

Gilmar Mendes diz que suspeição de Moro será votada apenas em 2021

Processo que trata da suspeição do ex-juiz nos caso envolvendo o ex-presidente Lula está paralisado desde 2018, após um pedido de vista feito pelo próprio ministro Gilmar Mendes

↑ Gilmar Mendes (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil - Arquivo)

Ojulgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá entrar na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) somente no próximo ano. O assunto, que deveria ter entrado na pauta da Corte em 2019, foi postergado para 2020 e agora, segundo o ministro Gilmar Mendes, deverá ser pautado somente com a retomada dos trabalhos presenciais, suspensos em função da pandemia da Covid-19.

Segundo reportagem do blog da jornalista Bela Megale, Gilmar Mendes vem afirmando que o caso é considerado delicado e precisa ser avaliado em sessão presencial. Além disso, o ministro também teria admitido a pessoas próximas que não há mais tempo para que o julgamento ocorra ainda em 2020. O processo que trata da suspeição de Moro está paralisado desde 2018 devido a um pedido de vista feito pelo próprio Gilmar Mendes.

Atualmente, a Segunda Turma do STF – responsável pelo julgamento – encontra-se dividida sobre a questão. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes já apontaram que devem votar pela suspeição de Moro. Edson Fachin e Carmen Lúcia, porém, já se posicionaram de forma favorável ao ex-juiz.

Como Celso de Mello deverá se aposentar na próxima semana, o quinto voto poderá ser de Kassio Marques, indicado por Jair Bolsonaro para a vaga aberta com a saída do decano da Corte. Uma outra possibilidade, é que alguém da Primeira Turma seja transferido para a segunda, antes da entrada de Kassio Marques.

46

Fonte: Brasil 247

 
 
 

Flamengo massacra Corinthians no Itaquerão, com vitória de 5 a 1

Rubro-Negro assumiu, provisoriamente, a liderança do G4

↑ Foto: Amanda Perobelli/Reuters

OFlamengo venceu o Corinthians por 5 a 1, neste domingo (18), na Arena Neo Química. A partida, foi válida pela 17ª sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi transmitida pela Rádio Nacional. O resultado coloca a equipe carioca na liderança provisória da Série A, com 34 pontos. Os cariocas podem ceder o lugar, pois o G4 só será definido após os resultados da rodada, dos duelos Internacional x Vasco, e  Atlético-MG x Bahia.  A derrota deixou o Timão na 14ª posição, com 18 pontos, próximo da zona de rebaixamento. Confira AQUI a tabela de classificação da Série A do Brasileirão.

Flamengo massacra Corinthians no Itaquerão, com vitória de 5 a 1

Rubro-Negro assumiu, provisoriamente, a liderança do G4

↑ Foto: Amanda Perobelli/Reuters

OFlamengo venceu o Corinthians por 5 a 1, neste domingo (18), na Arena Neo Química. A partida, foi válida pela 17ª sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi transmitida pela Rádio Nacional. O resultado coloca a equipe carioca na liderança provisória da Série A, com 34 pontos. Os cariocas podem ceder o lugar, pois o G4 só será definido após os resultados da rodada, dos duelos Internacional x Vasco, e  Atlético-MG x Bahia.  A derrota deixou o Timão na 14ª posição, com 18 pontos, próximo da zona de rebaixamento. Confira AQUI a tabela de classificação da Série A do Brasileirão.

A partida começou equilibrada. Aos nove minutos, Pedro mandou para as redes, mas o VAR anulou o lance, porque a bola tinha saído antes pela linha lateral. O Flamengo seguiu melhor e, aos 31, Éverton Ribeiro marcou de cabeça, após ótimo cruzamento da esquerda de Filipe Luís.

No segundo tempo, os cariocas voltaram com mais apetite ofensivo. Da entrada da grande área, Vitinho chutou e ampliou. O terceiro nasceria da cobrança de escanteio, aproveitado pelo zagueiro Natan, de cabeça. O Timão esboçaria uma reação, descontando com uma cabeçada certeira de Gil, aos 18 minutos, para a meta do goleiro Hugo. Entretanto, atacando em velocidade, o Rubro-Negro chegaria ao quarto gol com Bruno Henrique. Aos 40 minutos, a zaga corintiana bobeou e Diego Ribas, limpando a jogada entre dois marcadores, selou a goleada.

O Flamengo enfrenta o Internacional, no próximo domingo (25), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Antes disso, porém, encara o Junior Barranquilla (Colômbia) no Maracanã. O Rubro-Negro entrará em campo na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), já com a vaga garantida para as oitavas de final do principal torneio das Américas. O jogo terá transmissão ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Marques, comentários de Mário Silva, reportagem de Rodrigo Campos e plantão de Luiz Ferreira. O Show de Bola Nacional começa às 21h (horário de Brasília).

Já o Corinthians visita o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (21), pela 18ª rodada do Brasileirão.

28

Fonte: Agência Brasil

A partida começou equilibrada. Aos nove minutos, Pedro mandou para as redes, mas o VAR anulou o lance, porque a bola tinha saído antes pela linha lateral. O Flamengo seguiu melhor e, aos 31, Éverton Ribeiro marcou de cabeça, após ótimo cruzamento da esquerda de Filipe Luís.

No segundo tempo, os cariocas voltaram com mais apetite ofensivo. Da entrada da grande área, Vitinho chutou e ampliou. O terceiro nasceria da cobrança de escanteio, aproveitado pelo zagueiro Natan, de cabeça. O Timão esboçaria uma reação, descontando com uma cabeçada certeira de Gil, aos 18 minutos, para a meta do goleiro Hugo. Entretanto, atacando em velocidade, o Rubro-Negro chegaria ao quarto gol com Bruno Henrique. Aos 40 minutos, a zaga corintiana bobeou e Diego Ribas, limpando a jogada entre dois marcadores, selou a goleada.

O Flamengo enfrenta o Internacional, no próximo domingo (25), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Antes disso, porém, encara o Junior Barranquilla (Colômbia) no Maracanã. O Rubro-Negro entrará em campo na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), já com a vaga garantida para as oitavas de final do principal torneio das Américas. O jogo terá transmissão ao vivo na Rádio Nacional, com narração de André Marques, comentários de Mário Silva, reportagem de Rodrigo Campos e plantão de Luiz Ferreira. O Show de Bola Nacional começa às 21h (horário de Brasília).

Já o Corinthians visita o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira (21), pela 18ª rodada do Brasileirão.

28

Fonte: Agência Brasil

Após intervenção do MPT, abrigo volta a pagar insalubridade a técnicos de enfermagem

Lar de idosos aceitou adequar sua conduta após setor de perícias do MPT verificar que profissionais estão expostos a risco biológico

↑ MPT/AL (Foto: Divulgação/Assessoria)

Após intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), o abrigo São Vicente de Paulo, localizado em Maceió, voltou a conceder o adicional de insalubridade a técnicos de enfermagem que laboram no local. O MPT instaurou inquérito civil para investigar o caso, após receber denúncia de que o lar de idosos havia deixado de pagar o benefício há dois meses.

Durante as investigações, o MPT notificou o abrigo a prestar esclarecimentos sobre a denúncia da suspensão da insalubridade e, durante audiência, o lar de idosos informou que a assistência para a saúde existente não o caracteriza como estabelecimento de assistência médica. O representante do abrigo também alegou que não há a aplicação de medicamentos intravenosos nos idosos e que os técnicos de enfermagem apenas ministram as medicações – argumentos utilizados pelo abrigo para não realizar o pagamento do benefício.

No entanto, durante inspeção in loco realizada no abrigo, o setor de perícias do MPT verificou que algumas situações que colocam em exposição os técnicos de enfermagem ao risco biológico, principalmente pela manipulação de materiais perfurantes, dão direito ao pagamento do adicional de insalubridade. Ainda de acordo com a perícia, o abrigo realiza a aplicação de medicamentos injetáveis nos idosos, há o contato entre os profissionais e os abrigados – estes últimos em situação de extrema vulnerabilidade – e a mão-de-obra destes trabalhadores é técnica em saúde, e estão expostos ao risco, ainda que não permanentemente.

“Em Apreciação Prévia, restou deferida a instauração de procedimento em face da denúncia, por se tratar de fato de interesse público, pois constituía, em tese, lesão a direitos indisponíveis dos trabalhadores. O Inquérito Civil foi instaurado, então, para averiguação quanto à efetiva ocorrência das lesões apontadas e adoção das providências legais cabíveis para que a investigada ajustasse sua conduta, sanando as irregularidades que fossem constatadas”, explicou o procurador do MPT Matheus Gama, ao ressaltar as medidas legais adotadas para buscar, junto ao lar de idosos, a correção das irregularidades.

Após apurar os fatos durante a inspeção e discutir os pontos durante audiência, o MPT havia concedido prazo para o abrigo firmar termo de ajustamento de conduta, mas, atendendo às recomendações que constam em laudo pericial, o empregador passou a realizar o pagamento do adicional de insalubridade de seus técnicos de enfermagem, adequando sua conduta voluntariamente. Mesmo com a adequação da conduta, o MPT continua acompanhando o caso.

10

Fonte: Ascom MPT/AL

 
 
 
Artesão autodidata transforma sucata em esculturas em Santana do Ipanema

Roninho Ribeiro retrata personagens icônicos do Nordeste, conceitos abstratos e objetos do cotidiano; peças estão no marketplace do Alagoas Feita à Mão
Por: Texto de Agência Alagoas  
 
 Foto: Márcio Ferreira

Reutilizar o que antes era inservível. A frase ganha significado mais profundo ao olhar para as peças do artesão Roninho Ribeiro, 52 anos, que faz arte a partir de sucata. Ele molda o ferro e acrescenta itens que estavam inutilizados em oficinas de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Audodidata e sem recursos, começou a moldar as peças com materiais que recolhia na própria cidade. Hoje, com as ferramentas necessárias, consegue produzir até cinco peças por dia em seu ateliê.

As esculturas são variadas – têm a temática regional, porém abrangem um universo amplo de cenários e objetos do dia a dia. Todas as obras trazem ressignificação para a sucata. “Qualquer pedaço de ferro não se perde em nada; tudo se aproveita”, ressalta o artista, que busca retratar personagens icônicos do Nordeste, a exemplo de Lampião e Maria Bonita. “As peças mais regionais são as mais procuradas, as pessoas ficam encantadas e sempre querem levar um pedacinho de história e cultura para casa”, explica.

Ele conta que não faz nada a partir de imagens já concebidas. “Eu sento no meu ateliê e começo a imaginar as peças. Como elas serão ou quais as características que vão ter. Tudo é feito a partir da minha imaginação. Começo a peça e não sei como ela vai terminar, porque não há nada desenhado ou programado”, conta o artesão.

A habilidade para a arte despertou pela proximidade com o irmão mais velho, que era artista plástico. Inspirado pelo irmão, ele – ainda criança – começou a fazer pinturas em tela. Em seguida, encantou-se pela arte em argila, mas optou por seguir o caminho da escultura a partir do material reciclável. Desde então, descobriu afinidade com a matéria-prima da sucata e o resultado obtido após horas moldando as peças.

O artista conta que não vê o tempo passar quando está no processo de criação e após concluir uma escultura, passa um tempo sozinho apenas admirando o resultado.

Uso do digital para alavancar as vendas

O artista, que já teve outras ocupações, explica que tinha o sonho de viver apenas da arte que produz – o que, segundo o artesão, “está se realizando”. Com a pandemia provocada pelo coronavírus, Roninho pensou em parar o processo de produção, mas não seguiu em frente com a ideia. Produziu e conseguiu vender mais no período de isolamento social – tudo em decorrência das mídias sociais.

Ele também está no marketplace do Alagoas Feita à Mão, projeto do Governo do Estado para exibir e vender as peças de artesãos alagoanos.

Com a internet, ele pretende expandir o trabalho. “Já trabalhei em várias feiras e eventos, mas quero entrar no mundo digital também. Tenho compradores de todo o Brasil, inclusive da Argentina, porém quero poder levar a minha arte para outros locais”.

O artesão montou um portfólio digital e está em contato com galerias e lojas tanto de Maceió quanto do eixo Rio-São Paulo. Além disso, também está montando uma loja virtual para comercializar as esculturas. Para 2021, ele pretende fazer duas exposições, uma em Maceió e outra no Sertão.

“A arte sempre foi e continuará sendo tudo. Esqueço do mundo quando estou no meu ateliê”, finaliza.

 

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter