Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Gaeco deflagra operação em município do Sertão

Ação combate desvio de recursos públicos na área da saúde

↑ Ministério Público Estadual (Foto: Ascom MP/AL)

OGrupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE), com o apoio da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), no Sertão de Alagoas, a operação Embolia. O objetivo foi cumprir um mandado de prisão temporária em face de ex-secretário de Articulação Política de um município localizado no Sertão alagoano, além de dois mandados de busca e apreensão para coleta de elementos relacionados às investigações na área da saúde. Dois contratos que somam cerca de R$ 250 mil são alvos da apuração.

Segundo as investigações conjuntas do Gaeco e da 4a Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, o ex-secretário municipal participou de fraudes cometidas por empresários do ramo de medicamentos, os quais teriam fornecido notas fiscais para uma determinada prefeitura sertaneja, sem o devido repasse dos remédios supostamente adquiridos. O município investigado, por sua vez, pagou grandes quantias para essas empresas responsáveis, sendo que parte dos valores foram destinados a agentes públicos, configurando o crime de corrupção.

Durante o cumprimento dos mandados, as diligências resultaram na apreensão, dentre outras coisas, de dispositivos eletrônicos e documentos. Tudo isso será levado para a sede do Gaeco para fins de análise por parte dos promotores de Justiça.

EMBOLIA

O nome da operação, Embolia, remete à obstrução de vasos pelo deslocamento de um trombo (coagulação de sangue) até o local da obstrução. No caso da investigação, os agentes envolvidos geraram uma obstrução dos recursos públicos que, em vez de serem destinados à saúde, acabaram por culminar com o enriquecimento pessoal dos investigados.

A operação Embolia é um desdobramento da operação Sepse, anteriormente deflagrada pelo Gaeco. Após o estudo de tudo o que foi apreendido, das provas produzidas e da oitiva dos envolvidos, o Gaeco irá remeter o procedimento criminal ao Poder Judiciário.

37

Fonte: Dicom/MPE

Beijos, abraços e até choro: muvuca na rua é (ainda) a cara de uma campanha eleitoral

  • Redação 
  • 08/10/2020 09:42
  • Eleições
 Fonte: CadaMinuto.com.br

Se você tivesse de escolher, qual seria a imagem que poderia sintetizar uma campanha eleitoral? Um comício, com o candidato em cima de um palanque, rodeado de aliados, resume bem a coisa? Ou talvez você escolhesse uma cena de carreata, com dezenas e dezenas de veículos, numa fila a perder de vista, e o candidato em cima de uma caminhonete, acenando para esquinas e calçadas cheias de eleitores. As bandeiras a tremular com o rosto estampado do concorrente a prefeito daria uma boa fotografia para ilustrar a alma de uma campanha. Pode ser.

Bem, a era do grande comício – que um dia foi chamado de “showmício” – acabou para sempre. E já faz tempo que isso aconteceu. Aqueles eventos com atrações musicais contratadas a peso de ouro foram banidos da paisagem, por decisão do Congresso, no distante ano de 2006. Foi uma maneira de coibir o abuso de poder econômico e tornar a disputa um pouco mais igualitária. Claro que isso não resolveu o problema da disparidade no quesito dinheiro. De todo modo, foi um avanço.

Mas uma imagem que sem dúvida traduz o espírito de uma corrida eleitoral é o candidato no corpo a corpo com Sua Excelência, O Eleitor. É na rua, nas caminhadas, que o clima da campanha aparece na plenitude, digamos assim. E, uma vez na rua, mais do que os passos largos e acenos e cumprimentos rápidos, o ápice é o abraço forte no povão. Até parece que é um encontro de velhos amigos – o cidadão simples e o caçador de votos.

Tudo bem que os tempos são de tecnologia digital no mais extremado avanço que já se viu. E por que isso agora? É porque a era do virtual é tão acachapante que tem gente pensando que tudo está na tela de um telefone celular. Tudo é rede social e interação. Sendo assim, pode-se ganhar uma eleição pelo contato virtual, das redes. Seria o atestado de morte das campanhas tradicionais, que existem desde que as eleições foram inventadas.

Mas não. É na rua, no corpo a corpo, sim, que um bom candidato ainda tem muito a ganhar. É por isso que, mesmo com tanta novidade, a campanha tem mais cara de campanha pra valer quando vemos aquela muvuca de apertos de mão, beijos e abraços entre candidatos e eleitores. Em algumas situações, sai até choro nesses inusitados encontros de seres de verdade com seres da política. E nem a pandemia do novo coronavirus foi capaz de barrar essa tradição milenar.  

Por isso, seja qual for a sua cidade, tão certo quanto a madrugada sucede a noite, pode apostar que um candidato vai passar por aí. Se não der para ele atravessar precisamente a rua em que você mora, estará nos arredores da praça que fica logo ali. A campanha está em todos os meios, do adesivo para carro ao vídeo zoeira no WhatsApp. Mas antes dessa operação “midiática”, tudo começa, ganha força e se expande no meio da rua. Ainda não se inventou nada que substitua essa antiga (e singela) forma de pedir votos.

Eleitor alagoano é condenado a pagar R$ 53 mil por divulgação de pesquisa irregular em rede social

  • Redação*
  • 08/10/2020 20:24
  • Municípios
Foto: Reprodução
Eleitor divulgou pesquisa irregular sobre intenções de voto para prefeito de Porto Real do Colégio.

Um eleitor alagoano foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar uma multa no valor de R$ 53 mil por ter divulgado uma pesquisa irregular, em seu perfil no Facebook, com dados sobre a intenção de voto para o cargo de prefeito da cidade de Porto Real do Colégio.

A decisão, do juiz eleitoral Vinícius Garcia Modesto, da 37ª Zona Eleitoral, foi publicada nesta quinta-feira (8) no Diário da Justiça Eletrônico.

À Justiça, o eleitor Miguel Alves explicou que não teve o intuito de favorecer nenhum dos candidatos ao cargo de prefeito e que postou a referida pesquisa sem o mínimo discernimento da legitimidade ou credibilidade, sendo vítima de uma notícia falsa. Ele também afirmou que não criou a pesquisa, e que só a divulgou.

Em sua decisão, o juiz esclareceu que a legislação eleitoral veda a divulgação de pesquisa eleitoral sem o prévio registro das informações, a fim de evitar a propagação de dados falsos ou de pesquisas realizadas sem o devido rigor, “o que poderia influenciar parte do eleitorado que, não raro, segue a tendência apresentada nas pesquisas sociais”, acrescentou o magistrado.

Vinícius Garcia destacou também que “o eleitor deve agir com maior cautela e averiguar a veracidade do material que pretende divulgar, em especial quando se está diante de período eleitoral e das inúmeras notícias e alertas acerca das chamadas fake news. No caso específico, se assim pretendesse, o representado teria encontrado, sem maiores dificuldades, matéria publicada em site local, a qual noticia que a pesquisa em questão é falsa”.

 

*Com TRE/AL

Instituto Biota registra 687 encalhes de animais marinhos neste ano, em Alagoas

  • Rebecca Moura 
  • 09/10/2020 06:23
  • Maceió
Foto: Cortesia / Instituto Biota
Duas tartarugas são encontradas mortas em praias no litoral sul de Alagoas

De acordo com os dados do Instituto Biota, neste ano de janeiro a setembro foram registrados 687 encalhes de animais marinhos e 15 mamíferos, sendo 1 vivo: golfinhos, baleias e peixe-boi; e 672 tartaruga. O registro mais recente de encalhe, ocorreu com um boto cinza, registrado em Jequiá da Praia, em Alagoas. 

Segundo informações do Biota, o golfinho da espécie Sotalia guianensis (Boto cinza) era adulto e media 1,67 metros de comprimento. O animal que foi encontrado em uma área isolada da praia estava encalhado e com ferimentos no corpo e morreu por afogamento.

Ao CadaMinuto o presidente do Instituto Biota, o biólogo Bruno Stefanis, explica que o monitoramento de animais marinhos no estado ocorre uma vez por dia, durante a maré baixa. 

“O monitor percorre determinados trechos, decidimos  que são nove no litoral. Hoje em dia, estamos fazendo de forma escalonada, ou seja, algumas vezes por semana monitoramos alguns trechos. Não funciona de forma sistemática, ou seja não estamos cobrindo todo o estado todos os dias e com isso o número tende a diminuir”, explica.

Segundo o Biota, os anos que mais ocorreram encalhes foram 2018 e 2019. No entanto, para o biólogo, não é possível determinar através dos registros se houve um crescimento no número de encalhes ao longo dos anos. 

“Precisaríamos fazer essa procura constante todos os anos para daí ir comparando ano a ano o número de encalhes”, enfatiza.

Para Bruno, a ajuda da população é essencial para o registro de acompanhamentos do Instituto Biota nos casos de encalhe de animais. 

“A população pode nos ajudar de diversas formas, primeiramente entrando em contato com o Biota ao avistar o animal, passando informações. A população também pode fazer doação de materiais e de produtos. Nosso trabalho é cem por cento voluntario, qualquer ajuda nesse sentido é bem-vinda, porque cada vez que temos doações investimos em mais áreas monitoradas, em mais tempo possível”, finaliza.

Paróquia de São Cristóvão divulga a programação da Festa do Padroeiro 2020

RELIGIÃO

Por Redação com Pe. Clejean Silva Melo  0

 

 

No período de 09 a 18 de outubro de 2020 a comunidade católica da Paróquia de São Cristóvão viverá a Festa do seu padroeiro.

A seguir apresentamos o convite e a programação da festa:

Caríssimos filhos e filhas!

Exultantes de alegria no Senhor e imbuídos de imensa gratidão pelas incontáveis bênçãos a nós concedidas por Deus, nos preparamos para celebrar a 57ª festa do glorioso Mártir São Cristóvão. Tempo privilegiado da Graça dos Céus, em que nos aproximamos confiantes daquele que é Santíssimo, suplicando as virtudes dos mártires para assim, semelhantes ao nosso querido padroeiro, sermos portadores de Cristo.

No período de 09 a 18 de outubro, somos convidados a assumir com mais ardor e coragem a nossa missão de batizados. Com os corações abertos e olhares atentos, somos impelidos a ouvir solicitamente os apelos das Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023, que nos coloca diante do contexto atual, esse, por sua vez, exige de todos nós uma profunda renovação de forças missionárias para cumprir a tarefa de anunciar com coragem a Palavra de Deus e, assim, promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de barreiras, oferecer a misericórdia de Cristo Jesus como remédio para a vingança e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças.

Portanto, é com este desejo de nos unirmos sempre mais a Ele e de levar a alegria que é suscitada a partir da escuta de sua Palavra, que convidamos cada família a vir celebrar conosco estes dias de fé e devoção. Contamos com suas fervorosas orações, preciosas presenças e pródigas colaborações. Que São Cristóvão, nosso excelso padroeiro, interceda por nós nas estradas da vida!

Em Cristo,
Pe. Clejean Melo da Silva e
Comunidade paroquial
 

PROGRAMAÇÃO


1º Dia (sexta-feira) 09/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre Henaldo Chagas
Noiteiros: Crianças, Pastoral da Criança, Catequistas, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, CAACA, Conselho Municipal Tutelar da Criança e do Adolescente, 6ª GERE, Secretaria Municipal de Educação, Escolas: Ormindo Barros, Aloísio Ernande Brandão, Carrossel, Educandário Caminho Novo, Meu Sonho, Durvalina Cardoso Pontes, José Francisco de Andrade, Escola de Ensino Fundamental São Cristóvão, Creches: Tânia Maria Vieira e Santa Quitéria e Comunidade Samambaia.
Responsáveis do dia: Prof. Ronaldo, Sra. Ivaneide, Sra. Eliandra, Sra. Aglaé e Sra. Maria de Lourdes.

2º Dia (sábado) 10/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre Joelder Pinheiro Correia de Oliveira
Noiteiros: CCC – (Caminhada Comunitária com Cristo), JCC (Jovens Consagrados à Cristo), JMC – (Jovens Missionários de Cristo), JOAC – (Jovens em Aliança com Cristo), TLC – (Treinamento de Liderança Cristã), Servos do Santíssimo, Pastoral da Acolhida, Banda Lumen Christi, Banda Trono, Crismandos, Juventude em Geral e Comunidade Baixio do Tamanduá.
Responsáveis do dia: Geovania, Emerson, Joane, Jefferson, Anelúsia e Sra. Marineide.

3º Dia (domingo) 11/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre Adalto Alves Vieira
Noiteiros: Clube da Melhor Idade Nova Vida, Comunidade paroquial de Senhora Sant’Ana, Associação Comercial, Comerciantes, Fotógrafos, Funcionários Públicos, Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues Melo, Secretaria da Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, CAPS, Equatorial, CASAL, INSS, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Bradesco e Comunidade Serrote dos Franças.
Responsáveis do dia: Sra. Rosane, Sra. Margarida Farias, Sra. Nina, Sr. Reniel, Sra. Cida da CASAL e Sra. Ana Maria.

4º Dia (segunda-feira) 12/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo Monsenhor Josevel Mendes da Silva
Noiteiros: MCC (Mov. de Cursilhos de Cristandade), Pastoral Familiar, Casais, ECC (Encontro de Casais com Cristo), Viúvos (as), Comunicadores, PASCOM – (Pastoral da Comunicação), Telecom, Super Connect, TCNET, Costureiras, Rotary Club, Lions Clube, Portais de notícias: Maltanet, Alagoas na Net, Santana 360 Graus, Sertão na Hora, Rádios de nossa Cidade e Comunidade Camoxinga II.
Responsáveis do dia: Sra. Cida da CASAL, Sr. João Batista, Sr. Lessinho, Sra. Karen e Sra. Aparecida.

5º Dia (terça-feira) 13/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre Tácito José Alencar Souza
Noiteiros: RCC (Renovação Carismática Católica), Motoristas, Ciclistas, Motociclistas, Mototaxistas, Taxistas, Mecânicos, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, IV CIRETRAN, SMTT, Auto Escola Nobre, Auto Escola JBR, Auto Escola ALFA, Obras das Vocações Sacerdotais, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Vocacionados, Acólitos e Comunidade Remetedeira.
Responsáveis do dia: Sra. Maria José, Sr. Adriano, Sr. Iran Júnior e Sra. Lucivânia.

6º Dia (quarta-feira) 14/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre Reginaldo Luiz Soares
Noiteiros: Apostolado da Oração, Legião de Maria, Movimento Mãe Rainha, Aposentados, Idosos, COMIPA, Apostolado da Divina Misericórdia e Comunidade Olho D’Água do Amaro.
Responsáveis do dia: Sr. França, Sra. D’Lourdes, Sra. Iraldete, Sra. Lusmar, Sra. Rizalva, Sra. Ivanilda e Sra. Gildete.

7º Dia (quinta-feira) 15/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre José Edivaldo dos Santos
Noiteiros: Grupo de Evangelização e Animação Missionária, Homens e Mulheres do Terço, Grupo das Mãos Ensanguentadas de Jesus, Pedreiros, Músicos, Marceneiros, Cabeleireiros, Ferreiros, Grupo OSACRE, DER, DNIT e Comunidade Pedra D’Água dos Alexandres.
Responsáveis do dia: Sra. Iraldete, Sr. José Renildo, Sr. Marcos (Marquinhos) e Sra. Maria Vaz.

8º Dia (sexta-feira) 16/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre José Neto de França
Noiteiros: Bairros: Floresta, Lajeiro Grande, Pedrinhas, Santa Sofia, COHAB Nova, Ordem Terceira do Carmo, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Dizimistas, Escola Estadual Prof. Mileno Ferreira da Silva, Escola Municipal de Educação Básica Santa Sofia, Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão, Capelas de São Francisco e São José (Camoxinga I).
Responsáveis do dia: Sra. Suzana, Edivânia, Jaciara, Rodrigo, Jânio, Sra. Maria Ciríaco e Sr. José da Camoxinga.

9º Dia (sábado) 17/10
19h – Novena do Glorioso São Cristóvão
19:30h - Eucaristia presidida pelo padre Thiago Henrique Soares Pinto Tavares
Noiteiros: Bairros: São José, Barragem e Clima Bom, Grupo do Ofício, Terço das Mil Ave-Marias, Filhos (as) de nossa cidade que residem em outras localidades, Romeiros, Fazendeiros, Agricultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura, Técnicos em Agropecuária, ADEAL, Autoridades, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Madrinhas e Padrinhos de São Cristóvão e Comunidade Pinhãozeiro.

Responsáveis do dia: Sra. Maria Onélia, Sra. Zélia, Sr. João Batista, Sr. Manoel do Sindicato, Sr. Márcio do Sindicato e Sra. Aparecida da Costa.

Após a Santa Missa, tradicional leilão de animais.

DIA DA FESTA (domingo) 18/10
06h – Salva de fogos
07h – Eucaristia presidida pelo padre Jacyel Soares Maciel
10h – Solene Eucaristia presidida por Dom Manoel – Bispo Diocesano
16h – Eucaristia presidida pelo padre José Paulo Rosendo
16:30h – Solene Procissão com a imagem do nosso Glorioso Padroeiro São Cristóvão, saindo da cidade de Dois Riachos.

Trajeto da Procissão em nossa cidade: Av. Pancrácio Rocha, Rua Castelo Branco, Rua Manoel Medeiros, Rua Maria Gaia e Rua José Porfírio Palmeira; 18h – Bênção do Santíssimo Sacramento; 18:30h – Aspersão dos veículos e motoristas;

20h – Descerramento do estandarte de São Cristóvão com salva de fogos

Ótimo e bom de Bolsonaro cai e ruim e péssimo sobe em nova Pesquisa Fórum

Índice dos que o acham ruim/péssimo sobe para 36,5%; aprovam o governo 51,9% e o desaprovam 48,1%

↑ Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Macello Casal Jr./Agência Brasil)

Aavaliação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) registrou uma piora no último mês, revela a 6ª edição da Pesquisa Fórum. O levantamento mostra que a parcela da população que considera a administração ruim ou péssima aumentou de 35,3% em agosto para 36,5% em outubro. E os que a avaliam a gestão como ótima e boa caíram de 37,5% para 34,9%.

Os brasileiros que veem o governo Bolsonaro como regular passaram de 24,1% para 26,2%, o maior índice para essa avaliação na série histórica da pesquisa. Os que não quiseram ou não souberam responder são 2,5%.

O levantamento foi realizado entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, em parceria com a Offerwise, sob a coordenação de Wilson Molinari. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

MULHERES SÃO MAIS CRÍTICAS

As mulheres são mais críticas em relação ao governo Bolsonaro do que os homens. Entre elas, 42,2% avaliam a administração como ruim/péssima, 28,4% como regular e 27,2%, como ótimo/bom. Já para eles, 30% veem o capitão reformado como ruim/péssimo, 23,8% como regular e 43,5% como ótimo/bom.

Por faixa etária, aqueles que têm entre 16 e 24 anos são os que mais reprovam o governo: 44,2% o avaliam como ruim/péssimo, 32,4% como regular e somente 19% como ótimo/bom. Na outra ponta, dos brasileiros com mais de 60 anos, 49,1% o veem como ótimo/bom e 38% como ruim/péssimo, além dos 12,2% de regular.

Quanto maior o nível de escolaridade do entrevistado, mais ele desaprova o governo Bolsonaro. Entre aqueles que têm até ensino fundamental Bolsonaro é ótimo/bom para 32,9%, regular para 35,8% e ruim/péssimo para 25,9%. A avaliação dos pesquisados que têm ensino médio se divide entre 35,8% de ótimo/bom, 25,1% de regular e 38,3% de ruim/péssimo. Já dos que têm ensino superior, 49,1% responderam que o governo é ruim/péssimo, ante 35,9% para ótimo/bom.

O Nordeste, para onde Bolsonaro tem viajado com frequência para tentar descontruir Lula e o petismo, é a região com maior índice de ruim/péssimo: 44,7%. A seguir, vem o Sudeste, com 40,6%. Por outro lado, o Norte (46,8%) e o Sul (46,2%), são os pontos com maiores taxas de ótimo/bom. No Centro-Oeste, prevaleceu o regular, com 44,4%.

Na faixa de renda mais alta, acima de 10 salários mínimos, Bolsonaro marcou 58,3% de ruim/péssimo e 33,4% de ótimo/bom. Entre os que ganham até 2 salários mínimos, 27,7% têm a avaliação positiva e 36,1%, a negativa. O melhor desempenho do capitão reformado, por rendimento, fica entre aqueles que recebem de 3 a 5 pisos nacionais, com 44% de ótimo/bom.

APROVA OU DESAPROVA

Os entrevistados também são questionados sobre se aprovam ou não o governo Bolsonaro. Nesta edição, 51,9% disseram que o aprovam e 48,1%, que o desaprovam. Em agosto, os índices estavam mais favoráveis ao presidente: 52,9% de aprovação e 47,1% de desaprovação.

Entre as mulheres, 55,6% desaprovam o presidente, famoso por declarações misóginas e machistas. Dos homens, 60,4% responderam que aprovam a gestão do titular do Planalto.

Por idade, a única faixa etária em que a resposta negativa superou a positiva foi a dos mais novos, de 16 a 24 anos, em que 59,9% desaprovam o governo. A melhor avaliação está entre os mais velhos, com 60 anos, dos quais 58,3% aprovam a atual gestão.

Dos entrevistados com ensino superior, 54,4% disseram não aprovar o governo Bolsonaro, que por outro lado encontra aprovação de 50,6% dos que têm ensino médio e de 57,7% entre os com ensino fundamental.

Os mais pobres, que ganham até 2 salários mínimos (52,6%) e  os mais ricos, acima de dez mínimos (61,1%) são os que aparecem com a maior taxa de desaprovação. As faixas de 2 a 3 salários mínimos (60,6%) e 3 a 5 (57,2%), por outro lado, são as que trazem os maiores índices para a resposta “aprova”.

É na região Nordeste que Bolsonaro encontra a maior proporção de pessoas que o desaprovam (58,6%), seguido pelo Sudeste (50,8%). O Centro-Oeste é, de maneira aposta, a área do país com maior índice de aprovação (70,2%).

METODOLOGIA

A 6ª Pesquisa Fórum foi realizada entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, em parceria com a Offerwise, e ouviu 1000 pessoas de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo. O método utilizado é o de painel online e a coleta de informações respeita o percentual da população brasileira nas diferentes faixas e segmentos.

O consultor técnico da Pesquisa Fórum, Wilson Molinari, explica que os painelistas são pessoas recrutadas para responderem pesquisas de forma online. A empresa que realiza a pesquisa, a Offerwise, conta com aproximadamente 1.200.000 potenciais respondentes no Brasil. “A grande vantagem é que o respondente já foi recrutado e aceitou participar e ser remunerado pelas respostas nos estudos que tenha interesse e/ou perfil para participar. No caso da Pesquisa Fórum, por ser de opinião, não existe perfil de consumidor restrito, como, por exemplo, ter conta em determinado banco, ou possuir o celular da marca X. O mais importante é manter a representatividade da população brasileira, tais como, gênero, idade, escolaridade, região, renda, etc.”

Molinari registra que pesquisas feitas em ruas ou nos domicílios costumam ter margem de erro menor. “Porém sabemos que 90% da população brasileira possui acesso à telefonia celular e, especificamente na situação de quarentena que estamos vivendo, o método online é mais seguro do que o pessoal e sempre é menos invasivo que o telefônico”, sustenta.

Pouco usado para pesquisas de opinião no Brasil, os painéis online são adotados como método de pesquisa no mundo todo, segundo Molinari. E regulamentados pelas principais associações de pesquisa. “Os painéis hoje são amplamente utilizados para pesquisas de satisfação, imagem de marca, qualidade de produtos e serviços, opinião, etc”, acrescenta.

13

Fonte: Revista Fórum / Fabíola Salani

 

Como a encíclica do Papa Francisco pode repercutir na eleição dos EUA

 

O papa entrou direto em algumas das principais questões que dominam a eleição nos EUA.

 

Foto: Vatican News

Biden e Trump buscam o voto católico. Será que a advertência do papa contra o populismo e o nacionalismo terá alguma influência?

Os católicos são uma parte importante dos eleitores nos EUA; por isso não é de admirar que tenham sido especificamente cortejados por Joe Biden e Donald Trump durante a campanha.

Quatro anos atrás, de acordo com o Pew Research Center, 52% dos católicos votaram em Trump, e 44% em Hillary Clinton.

Com o próprio Biden sendo católico, pode-se esperar que um número substancial dos dezenas de milhões de cidadãos católicos que votam considere a possibilidade de mudar de lado e votar num de seus próprios, como Biden.

Mas agora esse voto católico ficou muito mais interessante. Neste fim de semana, o Papa Francisco foi para Assis para homenagear São Francisco, o santo que ele mais admira, por sua dedicação aos pobres, e lá assinar sua nova encíclica, “Fratelli tutti” (“Todos irmãos”) . As encíclicas são os principais documentos de ensino dos papas, nos quais frequentemente focalizam questões globais, e não apenas as preocupações internas da igreja.

Em 2015, Francisco foi autor de “Laudato Si” (“Louvado seja”), sobre o meio ambiente, onde colocou todo o seu peso moral para apoiar aqueles que defendem a necessidade de agir contra a degradação ambiental.

Desta vez, seu novo documento, “Fratelli Tutti”, publicado no domingo (4), descreve um mundo pós-pandemia e a necessidade de maior fraternidade e solidariedade. Sua mensagem significa que o papa entrou direto em algumas das principais questões que dominam a eleição nos EUA.

No documento deste fim de semana, deixa claro que populismo e nacionalismo – do tipo dos quais Trump é exemplo – são prejudiciais, e alerta que “um conceito de unidade popular e nacional influenciado por várias ideologias está criando novas formas de egoísmo e uma perda do sentido social, a pretexto de defender os interesses nacionais”.

Com os católicos constituindo uma proporção tão grande dos eleitores (cerca de 20%) nos EUA, os ativistas democratas e republicanos estão ansiosos para conquistá-los. O campo de Trump enfatiza o aborto e questões de liberdade religiosa, enquanto Biden sempre falou sobre a maneira como sua própria fé católica o ajudou em tempos sombrios. “O próximo republicano que me disser que não sou religioso, vou enfiar meu rosário em sua garganta”, disse certa vez ao jornal “Cincinnati Enquirer”. Sua equipe enfatiza o ensino católico que se concentra nos pobres e vulneráveis.

Assim, os democratas podem muito bem se alegrar com a advertência do papa em “Fratelli Tutti “, de que a falta de preocupação com os pobres e vulneráveis ​​”pode ​​se esconder atrás de um populismo que os explora demagogicamente para seus próprios fins [do populismo demagógico], ou um liberalismo que serve aos interesses econômicos dos poderosos” , lembrando que em ambos os casos “torna-se difícil imaginar um mundo aberto, com lugar para todos, incluindo os mais vulneráveis, e que respeite as diferentes culturas”.

Também está claro que Francisco viu através do neoliberalismo e seus alegados benefícios que só serviram para criar uma classe de super ricos e deixou para trás as pessoas mais necessitadas – como pessoas com deficiência e, de fato, aqueles que precisam da educação e saúde fornecidas pelo Estado. “Se uma sociedade se rege fundamentalmente pelos critérios de liberdade e eficiência de mercado, não há lugar para essas pessoas, e a fraternidade continuará sendo apenas mais um ideal vago”, alerta.

Para Francisco, a fraternidade é muito mais que um ideal, mas uma necessidade para que o mundo se torne um lugar melhor. Mas, embora seu idealismo irrite os seguidores de Trump, também pode deixar os democratas da esquerda desconfortáveis. Não há a defesa aqui de grandes narrativas de governo e de estado de bem-estar; ao contrário, ele se concentra no local, e no pequeno. E no centro de seus ensinamentos neste documento e em todos os pronunciamentos papais nos últimos sete anos está uma forte postura sobre o direito à vida, que o leva desde a rejeição total da pena de morte até o veto ao aborto.

“Fratelli Tutti” causará uma leitura incômoda para Trump e seus defensores, incluindo o proeminente procurador-geral católico William Barr, que reintroduziu execuções federais [a pena de morte] pela primeira vez desde 2003. No entanto, também será complicado para Biden e os eleitores democratas católicos, que defendem o aborto. Nesse sentido, “Fratelli Tutti” não pode ser classificado como um “imprimatur” papal por atacado a Biden. Mas para os católicos que ainda pensam em votar em Trump, isso deve inspirá-los a questionar o que o Papa Francisco diria que é a coisa mais preciosa que têm: sua consciência. Este toque de clarim do outro lado do Atlântico pode muito bem ser um argumento decisivo nas eleições nos EUA.

Fonte: The Guardian

Negras são 28% dos brasileiros, mas têm baixa participação política

Em 2016, 3,2 % das prefeitas eleitas eram mulheres negras

↑ Urna eletrônica (Foto: Maria Adjuto / Agência Brasil)

As mulheres negras representam 27,8% da população brasileira, entretanto tem baixa representatividade na política. Em ano de eleições municipais, dados divulgados pelo Movimento Mulheres Negras mostram que, em 2016, o número de eleitas, tanto para vereadoras quanto para prefeitas não chegou a 5%. Tanto em número de candidatas quanto de eleitas, elas ficaram atrás de homens brancos, homens negros e de mulheres brancas nos dois cargos. Para as eleições de 2020 houve um pequeno aumento no número de candidatas negras tanto para vereadoras quanto para prefeitas.

Nas eleições de 2016, 4,1% dos candidatos às prefeituras eram mulheres negras (691). Em comparação, os candidatos homens brancos somavam 57,7%, homens negros, 28,7% e mulheres brancas, 8,8%. Das candidatas negras, 3,2% (180) foram eleitas. O maior percentual de eleitos foi de homens brancos, com 62,2%. Em comparação com a eleição deste ano houve um aumento no número de candidatas negras, de 0,4 ponto percentual.

Para o cargo de vereador, em 2016 15,4% dos candidatos eram mulheres negras (71.066). Em comparação, o número de candidatos homens brancos foi 33%, negros, 33,3% e brancas, 17,5%. Das candidatas negras, 5% (2.870) foram eleitas. O maior percentual de eleitos foi de homens brancos, com 48,7%. Em comparação com 2020, houve um crescimento de 1,4 ponto percentual no número de candidatas negras.

Para a cofundadora e coordenadora do Movimento Mulheres Negras Decidem, Diana Mendes dos Santos, as mulheres negras não são vistas como um grupo demográfico. O movimento, que qualifica e promove a “agenda liderada por mulheres negras na política institucional”, está presente em 16 unidades da Federação (Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins).

“Enquanto movimento, tem muito essa missão de estar olhando justamente para suprir a falta de representatividade de mulheres negras dentro das instâncias de poder. Acaba focalizando isso, porque a gente trabalha muito com pesquisas, mas também tenta trabalhar uma narrativa que identifique o problema e potencialize essas mulheres que já estão, de alguma forma, trabalhando com essa agenda. Um dos principais dados que a gente tenta visibilizar, da Pnad Contínua 2019, é que mulheres negras representam cerca de 28% da população brasileira. O que isso significa? Que somos o maior grupo demográfico do país e, consequentemente, a maior força eleitoral”, disse Diana.

Para a coordenadora, as mulheres negras comprometidas com a agenda da população negra têm um projeto político de país. “Coisas que a gente entende em uma escala ampla de saúde e educação, que é uma política de igualdade racial que a gente deseja pro país como um todo. É realmente uma visão de futuro possível, que, claro, é desafiador, mas, ao mesmo tempo, a gente tem essa potência”, disse. Diana acrescentou que o fortalecimento da democracia, de acesso a direitos e de uma agenda que contemple coisas que tenham a ver com a realidade da população negra e, especialmente, das mulheres negras têm a ver com esse fortalecimento nessas instâncias de poder. “É estar lá para nos representar.”

O Brasil está entre os países da América Latina que mais apresentam obstáculos para os direitos políticos das mulheres e a paridade política entre homens e mulheres, de acordo com estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres). O país ocupa o 9º lugar em um ranking com 11 países.

12

Fonte: Agência Brasil

Curso vai preparar postulantes à adoção em Santana do Ipanema

Formação é uma das etapas exigidas para o processo de habilitação; evento será no dia 20 de outubro, no Fórum da Comarca

↑ (Foto: Dicom TJAL)
A 1ª Vara de Santana do Ipanema realiza, no dia 20 de outubro, curso preparatório para 25 postulantes à adoção que já estão com o processo de habilitação em andamento. A formação terá início às 8h, no Fórum da Comarca.
 
De acordo com a assistente social Marciele Melo, que integra a equipe multidisciplinar da Vara, o curso vai discutir o passo a passo da adoção, as motivações e expectativas dos participantes, o perfil das crianças e adolescentes, entre outros assuntos.
 
“Será um momento de preparação psicossocial e jurídica, em um espaço onde os postulantes poderão expor suas motivações e expectativas, trocar ideias, dirimir dúvidas, repensar preconceitos e conhecer seus direitos e deveres relacionados à nova construção parental”, explicou.
 
As discussões serão conduzidas pela equipe multidisciplinar da 1ª Vara, com apoio de profissionais do Conselho Tutelar e da Casa do Menor São Miguel Arcanjo.
 
Segundo a psicóloga Michelle Rodrigues, o curso é uma oportunidade para alinhar as expectativas dos postulantes à realidade das crianças e adolescentes. “Os grupos de irmãos e os adolescentes são os perfis mais difíceis de serem adotados, porque há muitos mitos envolvendo a adoção de crianças maiores e irmãos. A realização desse curso é também uma oportunidade para sensibilizar os postulantes para essas demandas”.
 
O uso de máscaras durante o evento será obrigatório, para diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19. Os participantes terão a temperatura aferida e deverão manter distanciamento. Álcool em gel será disponibilizado em diferentes pontos do ambiente.
 
O curso preparatório é uma das etapas exigidas para o processo de habilitação. Posteriormente, os postulantes serão submetidos a um estudo psicossocial conduzido pela equipe multidisciplinar, que atestará a possível aptidão para a adoção. Após a habilitação, eles serão incluídos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, aguardando um perfil compatível com as suas aspirações.
 
“Adoção é entrega, é compromisso. Nasce do desejo de exercer a maternidade ou a paternidade. Mesmo os filhos biológicos precisam ser adotados pelos pais. E isso acontece quando há entrega, quando há comprometimento com a função materna ou paterna. Então, é um encontro entre partes com o objetivo de construção de uma família”, destacou Michelle Rodrigues.
 
Em caso de dúvidas, os postulantes devem entrar em contato com a unidade judiciária, pelo telefone (82) 3621.1955 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
18

Fonte: Dicom TJAL

Empregos, diálogo e união, por Flávio Dino

 

O Maranhão gerou, no ano de 2020, saldo de empregos formais maior do que os principais centros econômicos do país

 

Foto: Gilson Teixeira/ Governo do Maranhão

No Maranhão, a união tem sido a chave do avanço frente às grandes adversidades trazidas pelo quadro econômico nacional e pela pandemia do coronavírus. Com equilíbrio, o poder público e a iniciativa privada têm atuado em favor do nosso Estado e das pessoas que aqui vivem. O setor privado fez doações fundamentais para que mantivéssemos nossos atendimentos contra o coronavírus. Também foram muito importantes os diálogos quanto à retomada das atividades econômicas, com protocolos sanitários.

Temos colhido os resultados desse espírito de parcerias. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Governo Federal, divulgados esta semana, revelaram que, até aqui, o Maranhão gerou, no ano de 2020, saldo de empregos formais maior do que os principais centros econômicos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Temos o 3º melhor saldo de empregos do Brasil e somos o único estado do Nordeste a manter o patamar positivo no ranking.

Esta semana, em comemoração aos 166 anos da Associação Comercial do Maranhão, tive um rico diálogo com os empresários presentes. Mais uma vez, demonstrei a relevância do Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, desenvolvido pelo Governo do Estado, com investimentos públicos de R$ 559 milhões até dezembro. E destaquei os benefícios fiscais e apoios ao setor privado, que temos instituído, chegando em 2019 a R$ 1,7 bilhão. Porém, temos limitações para avançar ainda mais, uma vez que, constitucionalmente, não nos cabe cuidar da política macroeconômica. Juros, câmbio, crédito, emissão de moeda são temas de competência federal e certamente as entidades empresariais de âmbito nacional estão direcionando suas propostas e cobranças às autoridades do Ministério da Economia e do Banco Central.

Naquilo que nos cabe, seguiremos o caminho da união, do diálogo e do trabalho honesto. Como lembra o salmista Davi: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união” (Salmos 133:1). De mãos dadas, vamos ainda mais longe.

AUTOR

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter